EUA aliviam a tensão comercial ao atribuir licença especial à Huawei

9 Comentários

Os Estados Unidos da América (EUA) aliviaram, temporariamente, as restrições comerciais impostas à Huawei com o intuito de assegurar os direitos do utilizador. Isto é, para que os consumidores não corram o risco de ficar sem atualizações do Android nos seus smartphones, bem como os serviços da Google.

Contudo, o fundador da gigante chinesa, Ren Zhengfei, diz já estar preparado para qualquer cenário.

EUA smartphones Android Huawei Google



Ainda que a licença anterior, com uma duração de 90 dias, a mesma acaba de ser alargada. Assim, todos os fornecedores e empresas sediadas nos EUA podem continuar a normal negociação com a Huawei. Para os consumidores, isto significa que os seus smartphones Android continuarão, tal e qual os conhecem.

Amenizam-se as tensões entre os EUA e a Huawei

No entanto, esta história tem sido feita de ditos e desditos. Ainda que, à luz dos procedimentos administrativos, as palavras de Trump não surtam efeitos imediatos, é natural e compreensível a apreensão pública dos consumidores. Ora, ninguém quer ficar sem os serviços Google, ou atualizações do Android.

Recordando que ainda na semana passada o departamento de comércio dos EUA impediu a Huawei de encetar relações comerciais com empresas norte-americanas. Uma atitude baseada nas alegações de práticas contrárias à segurança nacional dos EUA. Agora, vemos um amenizar dessas mesmas tensões e preocupações.

Ainda assim, certo é que ambos os países aumentaram as taxas aplicadas aos bens importados de cada país, colocando os EUA e a China cada vez mais afastados. Já, em contra-corrente, a Huawei recebeu assim uma extensão da licença para poder continuar a providenciar todo o suporte necessário aos consumidores.

Tudo continua igual, com atualizações do Android e serviços Google

De momento, este é o status quo, ainda que tal seja marcadamente volátil. Mesmo assim, para que todos os equipamentos de redes continuem a operar nas melhores condições e para que os smartphones e dispositivos Android continuem a atender as necessidades dos consumidores, os EUA acabaram por tomar esta decisão.

A medida visa também dar à tecnológica tempo suficiente para tomar as medidas que achar necessárias. Algo que nos dá a entender a manutenção de um clima de tensão, ou medo latente. Isto é, para já prevaleceram os interesses dos consumidores, mas a qualquer momento (no fim do novo prazo), tal pode mudar.

Ainda que a Huawei possa garantir a manutenção dos serviços Google e atualizações do Android para os seus smartphones atuais, para os futuros terá que obter novas licenças. Por sua vez, estas dependem do departamento de comércio dos EUA. Aqui bem como das ordens executivas da administração Trump.

Já, por sua vez, Ren Zhengfei, CEO da Huawei, afirmou que a nova licença pouco impacto tem. Nas suas palavras, a empresa está preparada para qualquer cenário. Portanto, incluindo-se aqui as possíveis sanções a aplicar pelos EUA, ou a não renovação (ou até mesmo revogação), das licenças em vigor.

Por fim, o departamento de comércio dos EUA afirmou que avaliaria a licença e a possibilidade de a renovar e ampliar, passados 90 dias. Para já, tudo continua dentro dos trâmites normais para os consumidores. Oxalá pudéssemos dizer o mesmo do futuro. Note-se que tem existido um autêntico bailado político.

Até ao momento a Huawei rejeitou veemente todas as acusações de que lhe têm sido imputadas. Ainda assim, isto não a salvou da crispação dos EUA. Algo que pode trazer novas repercussões económicas e transtornos para o consumidor. Esperemos que nunca chegue a tal.

Leia mais…

Tensão comercial é para continuar! Donald Trump volta a bloquear negócios com a Huawei

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Se o fundador diz que está preparado para qualquer cenário entao é porque o HongMeng está pronto e bem afinado.
    Que o lancem, quero testar…

    1. Avatar de pauloj
      pauloj

      A Huawei é uma fachada porque são a CIA e a KGB chinesa, não enganam ninguém.

      1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
        Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

        A Apple engana ou o Android?
        Só se o enganarem a si, porque a mim não.

    2. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Não é verdade que esteja já preparado para ter uma alternativa ao android , recentemente disse que a Huwaei precisa entre 3 a 5 anos para ter um smartphone com o sistema operativo da Huwaei que seja uma verdadeira alternativa ao android, pelo andar da carruagem eu pessoalmente prevejo no máximo 2 anos pois agora a Huwaei vai apostar tudo num novo sistema operativo pois é uma questão vital não só para a sobrevivência da Huwaei mas de todas as empresas Chinesas. O que Trump fez foi o renascimento de uma nova guerra fria, similar á que havia no passado entre a URRS e os EUA só que agora é uma guerra comercial tecnologica.
      Mas uma coisa é certa os países ocidentais não podrm continuar a oferecer de bandeja á China as empresas tecnologicas, de energia e telecomunicações a preços de saldo quando a China não deixa os outros países e empresas estrangeiras a investir na China pois na China as empresas que dominam a energia e telecomunicações são do Estado . Basta ver o que fez o governo chinês em Portugal que comprou parte da EDP e já tentou lançar uma OPA para ficar a tomar conta da EDP, agora vejam se é bom o governo Americano lançar uma OPA com os dólares impressos no FED a grandes empresas sejam ocidentais ou de países comunistas ou mesmo com ditaduras. O Trump pode ser um “maluco” mas o que está a fazer com a China eu concordo a 200% só é pena que não tenha havido um Trump há 20 anos atrás.

      1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
        Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

        Eu gosto do Trump e votaria nele com toda a certeza.
        Mas, já vai tarde.
        Já não dá para impedir a China de ultrapassar toda a gente ou quase.
        Tivesse ele surgido uns bons anos atrás e aí a conversa seria outra, mas assim…
        Em relação à Europa, enfim, continente em decadência acentuada.
        Então com a invasão em curso, pior ainda.

        1. Avatar de Luis Santos
          Luis Santos

          o Trump dá uma no cravo e outra na ferradura .Ele pensou que a china se ia acorbardar,e ia assinar tudo o que ele queria ,mas saiu o tiro pela colatra.Então agora já não há problemas de espionagem ?

          1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
            Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

            O problema do Trump sei.eu qual é.
            É ter todas as empresas atrás dele a dar lhe cabo da cabeça.
            Não fazer negócios com a Huawei são biliões de dólares que vão ao ar.
            Entre dinheiro e espionagem, dinheiro fala mais alto…

        2. Avatar de Luís Martins
          Luís Martins

          A Europa está em decadência e com o Brexit e saída do Reino Unido mais rápido será a de decadência da UE e do UK. Basta ver que na Europa já quase nada se fábrica em relação às tecnologias de telecomunicações e computadores a UR está em passo acelarado de ser um continente do estilo de África mas pior, com os povos escravizados por impostos e governados por gatunos e corruptos especializados a vender os seus países em saldo.

          1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
            Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

            Em democracia temos os políticos que merecemos.
            Sabemos que são gatunos e votamos neles?
            Parece que o pessoal gosta de ser enganado….