Utilizadores do Android são mais humildes que os que têm iPhone

171 Comentários

Volta e meia surgem estudos interessantes, com conclusões que nos fazem reflectir sobre o comportamento das pessoas que nos rodeiam.

Desta vez, o bingo recaiu sobre os utilizadores de Android e de iPhone, e o estudo concluiu, entre outras curiosidades, que os utilizadores do robô verde tendem a ser mais humildes, ao passo que quem tem o smartphone da Apple, tem tendência para ser mais irritante e extrovertido.

Android e iPhone

O recente estudo levado a cabo pelos investigadores da Escola de Psicologia da Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia, demonstra que a personalidade dos utilizadores do Android é um pouco diferente da dos que preferem iPhone.

A pesquisa teve por base dois estudos. O primeiro foi conseguido através de um questionário, aplicado a 240 participantes, cujas questões pretendiam traçar um perfil de cada utilizador, no sentido de se conhecerem melhor as carecterísticas dos donos de ambos os equipamentos.

note4_iphone6plus

Os resultados apontaram os utilizadores Android como tendo tendência para serem mais humildes, honestos e mais simpáticos também.

Por sua vez, os investigadores encontraram mais traços de extroversão nos donos do iPhone.

No estudo também pôde ser constatado que as mulheres têm duas vezes mais propensão para comprar um iPhone, sendo que os utilizadores do equipamento da Apple também parecem viver mais preocupados com o “estatuto” que o smartphone lhes confere.

No segundo estudo, o objectivo foi testar esses estereótipos contra os traços de personalidade de 530 utilizadores Android e iPhone. Os resultados deste segundo estudo reforçam os traços de Humildade e Honestidade dos utilizadores Android, sendo que os outros parecem não ocorrer de forma significativa na realidade.

iphone-6-vs-android

De acordo com Heather Shaw, investigadora deste estudo, a escolha de um smartphone é, actualmente, o nível básico da nossa personalização, ou seja, escolhemos algo com o qual nos identificamos.

Segundo Shaw:

This study provides new insights into personality differences between different types of smartphone users. Smartphone choice is the most basic level of smartphone personalisation, and even this can tell us a lot about the user. Imagine if we further researched how personality traits relate to the applications people download. It is becoming more and more apparent that smartphones are becoming a mini digital version of the user, and many of us don’t like it when other people use our phones because it can reveal so much about us.

Podem ler parte do estudo, aqui.

O que pensam dos resultados deste estudo?

Comentários

171

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Bom dia,
    Belo estudo… Mas uma dúvida, eu tenho dois smartphones, um iPhone 6S e um Samsung Galaxy Note Edge…
    Isto significa o que ??? 🙂

    1. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Dupla personalidade.

      1. Avatar de luis costa
        luis costa

        Eheheheh na muge

        1. Avatar de João
        2. Avatar de rui
          rui

          Haha Muuuu 😛

    2. Avatar de Tiago Pinto
      Tiago Pinto

      bipolar gadget dishorder

      1. Avatar de Njss
        Njss

        vulgarmente conhecida como estupidez

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Porquê?

          Qual o problema de se gostar de ambos?

          1. Avatar de Njss
            Njss

            De se gostar? Nenhum, ninguém questionou isso.
            Para que ter dois equipamentos super caros que fazem exactamente o mesmo? Este tipo de consumismo é inteligente?
            u cares…

          2. Avatar de fpojp
            fpojp

            e ja agora, o que tens a ver com o dinheiro que os outros gastam? se ele quiser compra 190 iphones e 300 samsung. não és tu que os tas a comprar, por isso não te metas. cuida do teu dinheiro e deixa o dos outros

          3. Avatar de Flavio
            Flavio

            Entao o Ronaldo tem 100 carros que fazem o mesmo, é estupido.

          4. Avatar de Njss
            Njss

            @fpojp @Flavio, não quero saber do que gastam ou deixam de gastar, do que teem ou deixam de ter. A pergunta é “Este tipo de consumismo é inteligente?”
            @Flavio basicamente, de um ponto de vista racional sim. Os jogadores de futebol não são propriamente conhecidos pela inteligência :), são tão inteligentes quanto as pessoas que estão por trás a gerir o dinheiro/património/imagem, e mesmo assim muitos conseguem fazer asneira e ficar sem nada.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Estupidez é acharmos que somos menos estúpidos que os outros, só porque sim 🙂

          1. Avatar de Njss
            Njss

            Isso é discurso filosófico…
            Estupidez é ter dificuldade em compreender, discernir ou julgar.
            Parece-me que seja o caso.
            just saying…

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não me parece.
            O rapaz tem os dois dispositivos por opção pessoal, porque quer, e aparentemente não conseguiste compreender isso. Chama-lhe o que quiseres 🙂

          3. Avatar de Njss
            Njss

            Hugo, estás a ir de encontro ao que disseste do só “porque sim”.
            Mas responde à pergunta que eu fiz… Para quê gastar mais de 1200€ dois equipamentos super caros que fazem exactamente o mesmo?
            Porque pode? Por opção pessoal? O que é que esse consumismo tem de inteligente?

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ainda não definiste a tua personalidade, vais chegar lá :p

    4. Avatar de Celso
      Celso

      Significa que és mais introvertido, no entanto extremamente arrogante… 😉

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Não me parece… Provavelmente humilda, mas extrovertido. 🙂

    5. Avatar de Dark Mode
      Dark Mode

      Significa que és uma pessoa equilibrada e compensada!
      Um único Windows 10 Mobile, em vez desses dois, ficava-te mesmo bem.
      Estou a brincar… Não acredito em nada destas tretas.
      Não significa nada. Significa que este estudo é uma treta sem interesse nenhum.
      Isto é como as sondagens.
      As que são para uso interno de uma organização e usadas para definir sua estratégia, fazem-se com o máximo rigor.
      As que são para o público e que pretendem manipular a opinião pública, dá-se-lhes o volta que se quiser dar…

    6. Avatar de Jose
      Jose

      Não sei o que significa, mas os meus tem aspeto de serem mais caros que os teus.

    7. Avatar de Pedro
      Pedro

      que estás cheio de dinheiro…. e que gostas de mostrar que o tens.
      quem tem pouco dinheiro, procura alternativas com a mesma qualidade, mas bem mais baratas.

      1. Avatar de Ju Izh
        Ju Izh

        Ele nunca disse que os tinha comprado…
        Então e se alguém receber duas prendas de aniversário: um iPhone 6 Plus e Galaxy Note Edge. Qual é a tua teoria?

    8. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Hum?! Talvez bipolar…

    9. Avatar de JN
      JN

      +1 que é assim desde sempre e assim continuará – 1 iPhone numero pessoal e 1 Android trabalho (foi sempre HTC até ao 8, no inicio Qtek mas com windows, atualmente OP3). Sempre foi Android topo de gama, e o iPhone mantenho enquanto não achar necessário um mais recente (atualmente o “velhinho” iPhone 6 64gb) não gosto de empecilhos, qual o problema? Cada um gasta o dinheiro como quer! E uns têm possibilidades outros não. O que me parece é que há muita gente que também gostaria, mas acha-se mais inteligente que os outros, mas o verdadeiro problema é que não quer… ou o mais certo não pode. Depois destilam inveja e insultam. Um iPhone, para muita gente complementa um Android e vice-versa. Mas quem tem um iPhone 6 ou 6S não quer de certeza um Android de 150 ou 200 euros, ou quem tem um HTC 10, um Samsung S7, galaxy note Edge ou até o mais baratinho OP3 também não quer um iphone 5 ou 5s para nada! Deixem-se de guerrinhas estúpidas, qualquer máquina atualizada é uma grande máquina independentemente do sistema operativo escolhido.

    10. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Deixa lá, eu tenho um iPhone 6 Plus e um Nexus 6P .

    11. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      Dás para os dois lados. Calma, estou a falar sobre plataformas móveis. 😀

  2. Avatar de João
    João

    Definitivamente temos de acabar com estes estudos… mas hoje em dia não há mais nada que fazer a não ser “estudos” ? Com supostas respostas a coisas que nem ligamos, ou de menor importância… ou que simplesmente não têm pés nem cabeça! Eu já tive iphone, já tive android… mas também.. já tive os velhinhos telemóveis como o famoso 3310.. então e o que diz o estudo sobre quem usa telemóveis como esse?

    Chamo a isto… noticias de encher chouriços! e muito tempo livre de quem realizou estes estudos.

    PS: não, não tenho iphone (atualmente). Mas como já tive, e agora tenho android, devo estar no meio termo, O ideal 😛

    1. Avatar de Marisa Pinto

      São estudos baseados em provas com validade, desenvolvidos em escolas credíveis. Por não gostarem, concordarem com os resultados, isso não faz o estudo como algo de ‘encher chouriços’. As nossas escolas devem muito à nossa personalidade e foi esse um dos objectivos do estudo 🙂

      1. Avatar de JB
        JB

        Há estudos sérios e há outros que me fazem lembrar a anedota abaixo.
        É na separação dos dois que os media se deviam dedicar e fico muitas vezes (demasiadas) com a sensação que os adoram misturar.
        A anedota é a seguinte:
        Num laboratório fazem uma experiência – colocam um rã e gritam “SALTA”. A rã saltou e mediram milimetricamente o salto. Cortam uma das partas da frente e gritam “SALTA”. A rã saltou e mediram um salto mais curto. Cortam outra pata e gritam “SALTA”. A rã saltou, mediram um salto mais curto. Cortam uma pata detrás e gritam “SALTA”. A rã saltou, mediram um salto ainda mais curto. Cortam a outra pata detrás e gritam “SALTA”. E a rã nada. “SALTA” e a rã nada. Conclusão – rã sem pernas não ouve!
        JB.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Normalmente também convém conhecer-se QB a base e o teor dos estudos para se poder falar sem ser ‘para o ar’. Aconselho a pesquisares sobre traços de personalidade 🙂

          1. Avatar de alienflowerx
            alienflowerx

            Deixem-se disso , o que se passa é que toda a gente quer um mercedes
            e depois como não o consegue ,compra um dacia e diz que também tem rodas , dai a “humildade”
            ISTO CHAMA-SE INVEJA

      2. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        @Marisa
        Não tem a ver com o não concordar ou não gostar. Simplesmente parece me que o estudo em si não prova que seja verdade. O estudo foi feito num determinado país com um número muito pequeno de pessoas.
        Se fosse feito noutro país ou cultura, e que abrangesse muitas mais pessoas, se calhar o resultado seria diferente.
        Não é para desvalorizar o artigo, aliás o estudo nem é vosso. Simplesmente acho ridículo o estudo em si. Tal como aquele que diz que os utilizadores da Apple são mais inteligentes que os utilizadores Android. Ridículo também.
        O que dizer daqueles que usam neste caso as duas plataformas? Lol
        🙂
        Vale a ironia dos comments acima!
        😀

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Mas estás a esquecer-te de algo essencial… os resultado apontam para uma tendência para, ou seja não leste, nem poderias ler, em lado nenhum que é algo taxativo, Android TODOS serem humildes. Estamos a falar de traços de personalidade e a nossa personalidade determina as nossas escolhas, se estas forem de livre vontade.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            @Marisa
            Percebo o teu ponto. Mas mesmo assim os resultados são ínfimos para se chegar a uma conclusão que aponta para uma tendência.
            Mas é apenas o meu ponto de vista.
            😉
            Seria uma discussão de âmbito filosófico. 🙂

          2. Avatar de Marisa Pinto

            @Brasão SS, sim se utilizarmos a lógica, poderíamos verificar que tanto tu como o estudo têm razão. Às vezes o problema é meter-se tudo no mesmo saco 🙂

            “Alguns utilizadores Android são humildes” é diferente de “O João usa Android logo, o João é humilde.” 🙂

        2. Avatar de alienflowerx
          alienflowerx

          Também há um estudo que diz que quem tem um iPhone é mais feliz , inteligente
          e vive mais
          E AGORA ?

      3. Avatar de Dark Mode
        Dark Mode

        Cara Marisa,
        O estudo está à partida ferido de rigor devido a um enviusamento de carater económico.
        Para haver algum rigor, teríamos de ter uma amostra de utilizadores de iPhone e outra de utilizadores de Android com equipamentos de valor similar ao do iPhone.
        No estudo em questão, no grupo dos utilizadores do Android, provavelmente mais de metade tem equipamentos com valor inferior a 200€.
        Experimente a aplicar o mesmo estudo apenas a utilizadores de Android, com um grupo de utilizadores de equipamentos com valor superior a 500€, um grupo intermédio e outro com equipamentos com valor inferior a 250€.
        Depois compare com o estudo do artigo… Talvez tenha matéria para um novo artigo.
        Basta olhar para algumas sondagens em época eleitoral. Há para todos os gostos. Cada um dá-lhe a volta que quere.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          E o estudo mostra isso que afirmas?
          Provavelmente foi feito com aparelhos com o mesmo valor.

        2. Avatar de Bruno Lopes
          Bruno Lopes

          Era mesmo isso que estava a pensar.
          +1

        3. Avatar de José
          José

          Nem mais! Tenho WMobile e Iphone. E depois? Têm utilização diferente. O que uso diariamente e não dispenso é o WM, porque me habituei de tal forma pela integração com todos os mes equipamentos que se tornou imprescindível, adoro o sistema nunca o neguei. O Iphone uso-o para as aplicações que não tenho no WM e contactos pessoais. E android tenho um tablet que se ficou no 4.2. uma pen de tv com o 4.4. Actualizações deste sistema: Zero.

          1. Avatar de alienflowerx
            alienflowerx

            e se te disserem que só podes ter um , qual é que mandavas para o lixo
            vais dizer que era o iPhone não?

        4. Avatar de Marisa Pinto

          Mas não tens esses dados para afirmar que foram ou não utilizados smartphones abaixo dos 200€. Mas caso queiras defender a tua tese com dados concretos, aconselho a entrares e contacto com os responsáveis pelo estudo, ou tentar aceder ao artigo original.

          *enviesamento

          1. Avatar de Dark Mode
            Dark Mode

            Não sou um purista da Língua Portuguesa mas, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, enviusar significa o mesmo que enviesar.
            Quanto ao que é realmente importante em relação ao artigo, não tenho tese nenhuma. Apenas quis manifestar que este estudo vale muito pouco ou mesmo nada.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Mas a validade do estudo não é determinada pela nossa opinião em relação ao mesmo. O estudo pode não valer nada para ti, mas se isso fosse verdade, nem vinhas ao artigo comentar, digo eu 🙂

          3. Avatar de Dark Mode
            Dark Mode

            A validade de um estudo é determinada por critérios estatísticos rigorosos, dos quais identifiquei uma possível falha.
            O interesse dos estudos já é outra coisa. Um estudo só justifica o tempo e os recursos gastos se puder contribuir para uma mudança positiva, se for útil para perceber um problema visando a sua resolução.
            Não deve servir para fomentar estereótipos e preconceitos.
            O meu interesse em comentar o artigo é precisamente pelo facto de não me rever em preconceitos, logo não me revejo num estudo que pretenda à partida atingir determinada conclusão.
            Que interesse tem isto?
            É como querer associar o uso de determinado SO à raça, ao género, à condição sexual ou à religião, etc…
            Gerar preconceitos e estereótipos.
            Já agora uma pequena declaração de interesses: Não uso nem nunca usei iOS e uso muito pouco Android. Portanto, não me sinto incluido em nenhum dos grupos da amostra.

      4. Avatar de Francisco
        Francisco

        Um estudo sério chegaria à conclusão (depois de algumas rãs) que o número de pernas é directamente proporcional ao tamanho do salto, o que seria verdade. Essa conclusão é uma treta xD

        1. Avatar de alienflowerx
          alienflowerx

          LA PALICE , HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAA……

  3. Avatar de vrael
    vrael

    Eu nao concordo muito com o resultado deste estudo mas para mim o iphone é cada vez mais um telemóvel de prestigio….

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O resultado do estudo não é propriamente uma conclusão do tipo “quem tem Android é humilde”.
      É como pegar numa amostra de pessoas e fazer uma estatística de que tipo de calçado usam as pessoas mais altas, certamente chegaremos a um valor….que no entanto não nos servirá de muito 😛
      Em relação ao tema do post, sinceramente e pelo tipo de comentários que por aqui vejo, não me surpreende.

      1. Avatar de alienflowerx
        alienflowerx

        Nem sei porque é que estamos a perder tempo com estas baboseiras
        os comentarios são muito muito mais interessantes que estas noticias.

    2. Avatar de MAFF
      MAFF

      “Cada vez mais um telémovel de prestigio”….pessoalmente eu tenho de dizer que discordo a menos que prestigio seja comprar algo a preço de ouro que ao final do dia faz o mesmo ou menos que a competição só porque tem um logótipo mais bonito. Cada vez mais se tem vindo a provar que a marca está longe da perfeição, veja-se as falhas de segurança descobertas como exemplo que previamente pensava-se não existir, pelo simples facto de ser um alvo de baixo interesse. E não venham falar da cena do FBI não conseguir aceder aos dados do iphone, o fbi estava apenas a tentar arranjar desculpas para futuramente fazer de tudo pela calada

    3. Avatar de censo
      censo

      E isso do prestígio é o quê?

    4. Avatar de Phoenix
      Phoenix

      Deve ser o pretigio de pagar prla marca
      è por isso e que o nosso pais està como está

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não é preciso nenhum estudo para saber isso 😉

  5. Avatar de Jose
    Jose

    iPhone -> tenho para mostrar que tenho e porque quer ser chique
    WP -> tenho para dizer que sou diferente e especialista em cenas
    Android -> tenho para usar e estou-me a c.g.r

    1. Avatar de Nice
      Nice

      Muito bem resumido! =)
      +1000

    2. Avatar de Rudua
      Rudua

      Iphone = Gosto do IOS
      WM10 = Gosto do WM10
      Android = Gosto do Android
      Será que é assim tão complicado?

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Isso é no mundo real, mas quando as pessoas estao a sonhar já é como o Jose disse…

        Nao vejo outra razao que nao a frustracao, para achar que os outros usem algo porque acham que é chique ou outra coisa qualquer que nao…Gosto disto e por isso uso.

      2. Avatar de ...

        Vamos ser sinceros…achas que maior parte da malta compra o iPhone por gostar do iOS?
        Maior parte das pessoas que o compram é só mesmo pelo prestígio e para dizerem que têm um.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          E quem compra um galaxy S7 edge? Achas que a maior parte compra porque gosta de Android? Conheço muitos que compraram simplesmente para SMS e chamadas. Nem um e-mail sabem mandar. Compram por causa da fama que tem a marca, principalmente em Portugal. Tal como existe desses com iPhone.
          Prestígio? Um telemóvel? Isso é mentalidade de miúdos.
          Enfim.

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            É ridículo, mas ele tem razão. A grande parte compra iPhone para se mostrar.
            Eu não sou assim, talvez tu também não, daí acharmos estúpido que o façam, mas é a realidade. E são essas pessoas sem cérebro que mancham a imagem dos users da Apple.
            Até aqui no PPLWARE já houve pessoas que disseram “Sou advogado e de boas famílias, por isso uso iPhone, jamais usaria outro porque não tem status”. Custa a acreditar, mas é infelizmente a razão pela qual muitos usam iPhone (e obviament os Galaxy de topo também!)

        2. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Sem duvida, pois duvido que usem 10% do que o telemóvel é capaz, agora vai sair o 7, praticamente igual ao 6s, trás umas melhorias de Hardware mas é só para inglês ver porque na realidade desde o 4 que não necessitam de processadores mais rápidos nem aumento de memória de RAM e lá vão mais uns milhões se entalarem com contratos de 24 meses.

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Deste o 4 não, desde o 5. Hoje em dia o iPhone 5 roda muito bem o iOS 10 e 1GB de ram é suficiente para tudo.
            CONTUDO se a Apple não aumentar as especificações de geração em geração os críticos do costume começam a reclamar e o povo também. Além disso têm de ter algo que torne um equipamento superior ao seu antecessor, daí o aumento de ram de modelo para modelo (6s 2GB e o 7 que irá ter 3GB) e atualização do processador.

          2. Avatar de MLopes
            MLopes

            @Portimão, o que sabes tu sobre a “maioria” para fazeres esse tipo de afirmação? quem é essa maioria? quantos são? que percentagem dos compradores ios significa essa maioria? tens os dados? como chegaste a eles?
            pois…parece-me que não, não é? é apenas preconceito, nada mais…shame on u

        3. Avatar de Rudua
          Rudua

          Quanto ao IOS também concordo que seja uma exceção e dou te a razão. Mas a maior parte das pessoas que eu conheço que têm Iphone é mesmo pelo IOS.

        4. Avatar de APereira
          APereira

          Oh mentalidade pequenina…

          As pessoas usam aquilo que gostam de usar, seja Samsung, Apple ou outra marca qualquer…

        5. Avatar de MLopes
          MLopes

          como acontece com todas as pretensas conclusões geradas no preconceito a tua, @…, é desprovida de sentido

      3. Avatar de MLopes
        MLopes

        como acontece com todas as generalizações, a tua conclusão é desprovida de sentido

    3. Avatar de LuisMSantos
      LuisMSantos

      Eu tenho WP ,porque gosto mais do sistema ,em relação ao ANdroid e IOS ,é crime?Bem secalhar até é, porque somos rotulados quase de anormais por usarmos WM10.

    4. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Só uma nota adicional:
      WP -> tenho para dizer que sou diferente mas nego tudo o resto
      Ubuntu Phone -> sou especialista em cenas e quero ser ser dono do meu equipamento

    5. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Reformular o que foi dito:

      Mundo real:
      iPhone -> tenho porque gosto ou estatuto
      WP -> tenho porque gosto e/ou +barato
      Android -> tenho porque gosto e/ou +barato

      Mundo dos blogs e posts e wtv:
      iPhone -> tenho para mostrar que tenho e porque quer ser chique
      WP -> tenho para dizer que sou diferente e especialista em cenas
      Android -> tenho porque sou OP e dono do meu telefone, sei fazer root quando nao tenho necessidade, percebo do SO, e android > iphone (ate negam o WP).

      Basicamente é assim

    6. Avatar de Coiso
      Coiso

      comentário top, e tem sim muita razão.

    7. Avatar de Portimão
      Portimão

      Menos! Dizes isso porque usas Android!

      Toda a gente sabe que é assim:

      iOS – Tenho para o mostrar na rua e dar uma de rico, mesmo que coma sopa todos os dias;
      Windows Phone – Tenho para ser diferente, exclusivo;
      Android – Tenho porque é barato e não tenho dinheiro para mais

      Obviamente que não são todos. Regra geral o Windows Phone é assim, eu pelo menos gostava de ser exclusivo enquanto o usei.
      Quanto ao Android há também aqueles que não podem ficar uma hora sem trocar roms e fazer outros hacks, esta-lhes no sangue.
      iOS (e este é o meu caso) há quem o use pela optimização do sistema, pelos anos de suporte a atualizações, pelo serviço pós venda de excelência que a Apple oferece, pela loja de apps, que é a melhor loja de apps existente e pela fantástica sincronização entre os iDevices.

    8. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      BOM TRABALHO

  6. Avatar de Celso
    Celso

    “No estudo também pôde ser constatado que as mulheres têm duas vezes mais propensão para comprar um iPhone…”

    Realmente, fora de brincadeiras, a maior parte dos utilizadores de iPhone que vejo na rua são mulheres, habitualmente com um modelo 5/5S.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E isso é porque as mulheres vivem muito de aparências. Costumas ver mulheres com automóveis velhos? Não. Porque nem elas querem tal coisa. Carro must para mulher são stations Audi ou BMW, de preferência novas.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        hey hey hey 🙂 Não generalizem 🙂

      2. Avatar de roque
        roque

        ” Carro must para mulher são stations Audi ou BMW, de preferência novas.” , 100% de acordo , para tirar duvidas fiquem a ver o transito a qualquer avenida de lisboa por 15 minutos ou o tempo de fumar um cigarro e depois diga-me quantas andam com carros com mais de 7 anos …

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Devo ser homem então eheheh

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Não são todas Marisa, mas sem dúvida que uma boa parte delas nem ver um carrito modesto. A sorte de muitas é que casaram com maridos endinheirados, ou os pais são ricos, senão tinham de andar de Renault Clio de 2000 e nem piavam 🙂

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Isso é demasiado preconceito, não achas? E é do preconceito que nasce a forma diferente de se tratar as pessoas, que origina mal entendidos, guerras e por aí adiante 🙂

          3. Avatar de MLopes
            MLopes

            deviam ler com muita atenção esta resposta da @Marisa Pinto e aprender, talvez o mundo mudasse um pouco

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Eu conhecia uma que tinha uns 23 anos na altura e que era secretária, devia ganhar uns 600 eur limpos e andava de BMW X5 (uns 80.000 eur) . Agora onde ela arranjava o dinheiro para pagar aquele bicho não sei mas 600 não lhe devia chegar com gasoleo e revisões + seguros. Digo eu não sei….

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Se calhar tinha pais ricos…

        3. Avatar de APereira
          APereira

          Aquele momento em que passamos a vida a admirar e invejar o que os outros tem ao invés de nos preocupar-mos com aquilo que nós próprios temos…

        4. Avatar de Machado
          Machado

          Eh, pa, eu tenho uma 320d station…se alguma miuda gira quiser dar umas voltas, diga!!!
          Eheheh
          Cada génio nestes comentários…
          😀

  7. Avatar de Just a guy
    Just a guy

    The burn is too strong 😛

  8. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Mas quem é que perde tempo com estes estudos???
    ainda mais para um doutoramento, ha coisas melhores a fazer

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Qual o problema do estudo? É completamente aceitável e interessante que se pretanda traçar um perfil dos utilizadores. Isso é feito diariamente, perfil de quem ouve múcia Y e X, perfil de quem tem facebook vs Google Plus, perfil de que prefere séries e quem prefere filmes… Etc, acho que não se aceita bem é quando o tema é este 🙂 Não levem as coisas tanto para o lado pessoal 🙂

  9. Avatar de L_730
    L_730

    É um estudo engraçado. Quando para alguém um IPhone é sinal de estatuto diz muito sobre a pessoa.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sabes que o português sempre viveu para as aparências. Digo sempre viveu, porque isto já não é uma coisa dos dias de hoje, já vem desde os tempos da ditadura. É preciso é passar a imagem de riqueza na rua, mesmo que depois dentro de casa seja só miséria.

      1. Avatar de alienflowerx
        alienflowerx

        O SER HUMANO QUERES TU DIZER

        1. Avatar de alienflowerx
          alienflowerx

          ISSO DA MISÉRIA , FALA POR TI…

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      óbvio que diz, seja ele um iphone, um telemóvel em geral ou qualquer bem material. aliás o próprio conceito de “estatuto” como algo que hierarquiza as pessoas diz muito sobre essas mesmas pessoas…sobre nós por isso.

  10. Avatar de Pilot Eyes 737
    Pilot Eyes 737

    Penso que é um estudo idiota e desnecessário.
    Se tenho é porque me faz falta e porque se adequa às minhas necessidades. Não iria gastar dinheiro num dispositivo apenas para o Status.

    1. Avatar de Raca
      Raca

      Mas há quem gaste dinheiro por status, e não são poucas as pessoas, maioria não sabe justificar a compra de um iphone sem ser “é bonito” ou algum outro argumento sem nexo

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        A maior parte é como disseste.
        No entanto se alguém responde “porque gosto do SO”, quem contra argumenta diz sempre “não sabes o que é bom”.
        A mesma razão do “é bonito” e ou status, entra para qualquer dispositivo alta gama, seja iphone, s7, htc m9(?), one, etc etc

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      NADA QUE SEJA CARO É MAU NEM NADA QUE SEJA BARATISSIMO É TÃO BOM

  11. Avatar de KRF
    KRF

    iPhone é melhor.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O teu comentário, independentemente de ser verdade ou não, reflecte bem a tua inteligência, que nem para interpretar o artigo foi suficiente 🙂

      1. Avatar de KRF
        KRF

        Não queiras medir a minha inteligência pelo comentário… afinal quem não atingiu foste tu! Shame on you, man!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Atingir o quê? O comentário para além de inútil não mostra quaisquer indícios de maturidade. Peço desculpas se me enganei, mas neste anonimato que é a internet somos o que dizemos, e no teu caso não disseste grande coisa.

          1. Avatar de KRF
            KRF

            és um pouco limitado, não és?

          2. Avatar de KRF
            KRF

            vê-se que andas por cá há pouco tempo.

  12. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    A minha experiência social diz-me que este estudo aplica-se na maioria dos casos
    ou seja não é 100% pois não é o smartphone que define personalidade e sim o contrário

  13. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Epa, eu há coisa de 1 ano comprei um iphone 4s em segunda mão, mas foi para ver se realmente aquilo era bom. Há quem escolha IOS porque a ideia que têm é a mesma que sempre a Apple transmitiu, que o hardware e o software é exclusivo e desenhado para optimizado minimizar as falhas. Creio que qualquer telemóvel se deve adaptar a quem o usa. O meu Android, que já tenho há mais de 2 anos, foi pelo tamanho de ecran, por ser dual sim e por mais uma meia dúzia de coisas. Há quem invista 100 euros, há quem estoire 800, seja em iOS, seja em Android. Se pode que o faça, se não pode e fizer, ou é por necessidade ou é por status que não tem.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Não para armar confusão, e meramente de um ponto de vista económico:
      Mais facilmente “estoiras” 100 euros num telefone, que implica normalmente ser de baixa gama, cujo o retorno que tens do mesmo, se decidires vender, é minimo. num dispositivo de maior valor, por exemplo iphone, o estoiro é menor, pois ao vender existe mais retorno. O mesmo, (in)felizmente não acontece com, por exemplo, um Android topo de gama (cujo o valor seja simlar ao iphone)

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Tretas. É como algumas pessoas que dizem ….ah e tal…um carro novo rende sempre mais porque durante não sei quanto tempo não precisam de ir à oficina bla bla…tretas. Convençam-se disso, mas eu não me posso enganar a mim próprio.
        Nos últimos 6 anos não gastei mais de 600€ em telemóveis e actualmente tenho um telemóvel razoável (six core, 3Gb ram…pah…vale o que vale…funciona bem é o que importa). Digam-me o que quiserem, a matemática não engana.
        Se tivesse comprado um iphone ou outro topo de gama tinha gasto 800€ e neste momento estava a jeito pra comprar outro.

        1. Avatar de JN
          JN

          Mas já pensaste que para uns não custa nada dar 800 euros todos os anos? Isso és tu e a tua maneira de pensar. Eu por exemplo nunca compraria “um não sei quantos ncore” da MediaTek, por razoes mais que conhecidas de 4g, das atualizações, apoio, fiabilidade, etc… seja de que marca fosse. Muito menos um “xinoca” sem as bandas europeias. Da mesma forma que prefiro andar num carro de 258 cv e 3 litros, e tu se calhar não. Da mesma forma que o CR7 gasta numa noite mais do que se calhar qualquer um de nós ganha num mês ou dois ou até num ano! É assim, cada um sabe de si e deve respeitar os outros… nem tudo são tretas, depende da visão de cada um e das suas possibilidades.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu respeito isso. Cada qual faz o que quer.
            Quando disse “tretas” referia-me em particular ao primeiro post que insinuava que compensa mais comprar um iphone do ponto de vista económico. Assim como a história dos carros novos.
            Quem pode, quer ou whatever acho muito bem que o faça. Não me tentem é convencer que do ponto de vista económico têm razão, porque feitas as contas sai mais caro 🙂

        2. Avatar de alienflowerx
          alienflowerx

          POIS , MAS NÃO TENS O QUE GOSTARIAS NÃO É VERDADE
          LA ESTÁ A HUMILDADE DE QUERER E NÃO PODER
          TEMOS DE NOS CONSOLAR NÃO É ?
          NÃO , NÃO É !
          COMPRA UM IPHONE E VIVE FELIZ PARA SEMPRE SEM QUERES MAIS NADA

  14. Avatar de Sergio
    Sergio

    Falta de humildade pode existir em todo lado, seja no iphone wm ou android, e é importante que as pessoas ao lerem este artigo que ninguém está a dizer que todos que têm iphone são arrogantes ou pouco humildes.
    O que estudo reflecte é o panorama social em que vivemos, quem tem mais poder de compra ou quem faz de tripas corações para comprar um iphone sem ter orçamento para tal, são pessoas com maior probabilidade de se tornarem pouco humildes e com vontade de mostrar a sua superioridade.
    OS’s à parte, o mesmo acontece com os carros, existem pessoas que fazem questão de colocar as chaves do seu Mercedes em cima do balcão do tasco ou café, em vez de a mesma ficar no bolso.
    Todos o fazem com intenção? não, mas que há uma maior probabilidade de isso acontecer lá isso há..

    Por fim, e até sou utilizador wm, o iphone mais que tudo sempre foi um telemóvel bonito e atrativo e é normal que as pessoas façam questão de o exibir, talvez isso seja um espelho das necessidades que algumas pessoas têm.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O ter dinheiro não significa não ter humildade. Há pessoas ricas e que não são snobs.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Subscrevo. Conheço pessoas que têm centenas de milhares senão mesmo milhões, e são do mais simples que existe. São pessoas portanto.
        Normalmente este tipo de postura, curiosamente, parte de quem já nasceu em famílias com posses e não quem veio da classe média.

      2. Avatar de alienflowerx
        alienflowerx

        “NÃO JUNTEIS TESOUROS E RIQUEZA NA TERRA , PORUQE ELES TUDO LEVARÃO”

  15. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Este estudo devia era de ter sido dividido entre utilizadores que compram telemóveis topo de gama e utilizadores que compram telemóveis mais acessíveis.

    Duvido que haja assim tanta diferença entre o utilizador que compra o iPhone K topo de gama porque é fixe, e o utilizador que compra o Samsung Z topo de gama porque é fixe.

  16. Avatar de devil one
    devil one

    bem me pareceu

  17. Avatar de RF
    RF

    Acho que todos os que comentaram até aqui, se estão a esquecer de uma coisa muito importante e que até é referido no artigo: “O recente estudo levado a cabo pelos investigadores da Escola de Psicologia da Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia” e ainda dizem que foi aplicado um questionário a 240 participantes… Ora como nada indica, depreendo que o questionário tenha sido feito na Nova Zelândia! E como alguns sabem, se analisarmos apenas um mercado específico, vamos obter resultados apenas para esse mercado.. no caso a Nova Zelândia! Se o questionário tiver sido on-line para todo o mundo, temos aqui um problema.. porque 240 participantes é uma amostragem muito pequena para se fazer um estudo aprofundado. Como é de se esperar, a um dia do lançamento do novo iPhone 7 é normal este buzz todo…

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Não adianta teres uma amostra grande se não a consegues caracterizar.

  18. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Eu adoro quando vêm os iOfendidos e os OOSP (Otarios Open Source Project).
    Leiam o estudo e percebam que se trata de uma imagem da sociedade e não esta a dizer que é toda a gente….

    1. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      PELO MENOS OS IOFENDIDOS PERCEBEM DA SUA IPLATAFORMA E NÃO FALAM SEM CONHECIMENTO DE CAUSA
      JÁ OS ANDROIDECAS FALAM COMO SE TIVESSEM E CONHECESSEM BEM
      MAS ISSO FICA SÓ NA VOSSA CABEÇA ,PORQUE NO FINAL DO DIA…
      O IPHONE E O ESCOLHIDO
      O RESTO É O BLABLABLA DA AUTOINSATISFÇÃO
      MAS EU GARANTO QUE QUANDO MUDAREM NÃO VÃO QUERER MAIS NADA
      ESSA É A DIFERENÇA
      EU JÁ ENCONTREI O GRAL E VOÇÊS AINDA O PROCURAM

  19. Avatar de Luis Mendes
    Luis Mendes

    Não percebo o stress em relação ao estudo… Fizeram um estudo de personalidade aos usuários de ios e android e apresentaram os resultados… Vale o que vale! Como foi ao sobre um SO podia ter sido por exemplo marcas de carros… O resultado ia ser idêntico. Eu por exemplo tenho dinheiro para comprar um BMW mas tenho um Opel. O que isso significa em termos de personalidade se houvesse um estudo sobre isso? Provavelmente que sou mais humilde, introvertido e por isso não gosto de dar nas vistas.

    Estes estudos não são uma crítica a ninguém, apenas mostram que somos todos diferentes pessoas e por isso temos interesses e gostos diferentes. E ainda bem que assim é.

  20. Avatar de Rui Pinheiro
    Rui Pinheiro

    Então e eu que tenho o Iphone6 plus e o samsung 7 como definem o meu ego ou personalidade? Sou bipolar não eheheheh à cada estudo….

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      És rico 😀

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Antes de nada há que perceber a defenição de “estudo” e saber avaliar os seus resultados.

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      És uma pessoa que não sabe a diferença entre “à” e “há”.

    4. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      QUEM NÃO SABE ÉS TU
      HÁ DE HAVER

  21. Avatar de ze
    ze

    e quem não usa smartphone?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Quem não usa, como é óbvio, não entrou no estudo.

  22. Avatar de censo
    censo

    Devia-se fazer um estudo para determinar as causas que levam a fazer certos estudos…

  23. Avatar de Não Tenho Smartphone... Não Preciso.
    Não Tenho Smartphone… Não Preciso.

    Uma das regras á excepção… é a estupidez.
    Um jovem chinês de 17 anos vendeu um rim a uma rede de tráfico de órgãos, que acabaria por ser detida e julgada, para comprar um iPad e um iPhone.

  24. Avatar de Pedro Duarte
    Pedro Duarte

    eu tenho um SYMBIAN… não tenho identificação e não pertenço a este planeta :(…
    mas já fui muito simpático uma vez num restaurante quando tinha o meu sapo A1.

    1. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      Não sei o que vieste cá fazer então
      tas por fora

  25. Avatar de Edson
    Edson

    Discordo da pesquisa não reflete a verdade acontece que o iPhone além de ser mais caro e um aparelho com limitações não admite troca de bateria não admite uso de cartão sd o comprador ao comprá-lo parece que não dono do mesmo etc

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Já há muitos Androids que não permitem tirar a bateria.
      Eu próprio tenho um, e não tem cartão SD. E só tenho a dizer bem, muito mais rápido.
      Essas não são de todo desvantagens significativas do Iphone.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Aliás, cada vez menos smartphones permitem substituir a bateria facilmente. É tudo uma questão de concepção. Para fazer smartphones cada vez mais compactos e finos, é necessário alterar a disposição das coisas. É diferente fazer um compartimento com contactos para a bateria, do que meter a bateria no interior ligada com um cabo. E cartão de memória tem sempre desvantagens, por isso a própria Google nunca foi muito à bola com a utilização de cartão microSD.
        Concordo, as desvantagens de um iPhone não passam por aí.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Então e os smartphones Android? Não permitem mudar de ecrã, mudar a placa, mudar a coluna de som, para isso tudo é preciso chave de fendas e maroscas… Que raio, parece que não são os donos dos smartphones.

    3. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      NÃO TENS IPHONE É O QUE QUERIAS MAS NÃO TENS , EMFIM LIMITAÇÕES

    4. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      Companheiro estamos em 2017 isso das baterias já não é problema , e muito menos os cartões

  26. Avatar de rui
    rui

    Obrigado pplware, pois finalmente foi revelado o estudo que prova que afinal 90% de quem compra produtos da apple é apenas por estatuto e não por gostar ou por ter possibilidades para comprar. Comprar apenas por se gostar era se vivêssemos num mundo ideal. São muito poucos os que compram por gosto. Ou vão na conversa de alguém ou no que leram ou é pelo estatuto. E esses 90%, além do estatuto, fazem questão de mostrar a toda a gente e principalmente a quem tiver da concorrência, fazem questão de os tentar convencer, mesmo que seja com mentiras que leram ou ouviram, de que o da apple é melhor. É raro ver alguém do android a dizer o mesmo, exceptuando, claro, quem tem aqueles modelos caríssimos em que muitos também se portam da mesma maneira. E geralmente quem tem windows phone fica cá atrás a rir-se desta palhaçada toda.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não me parece que 90% o façam por estatuto. Há pessoas que o fazem simplesmente porque gostam dos produtos, outros porque são influenciados por terceiros, enfim, devem existir 1001 razões. Aquilo que se constata, e isto para quem lida com clientes Apple, tem a percepção disso, é que uma grande parte dessas pessoas julga que por ter um iPhone é mais do que os outros e deve ter um tratamento especial em todo o lado.

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu pergunto:
    Se a Apple não tem lançado o IPhone como seria o sistema andróide na actualidade? O consumidor é o grande beneficiário dos vários produtos que vão surgindo e estas comparações só servem para encher “sapos”
    Se este é melhor que o outro não interessa, desde que a pessoa se sinta satisfeita com o que tem.
    Actualmente uso IPhone 5s com 3 anos e estou satisfeitíssimo, mas sei reconhecer as qualidades do Andróide portanto considero-me “pessoa a borrifar para estes estudos”
    : )

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O Android foi lançado precisamente para fazer frente ao iOS. O Andy Rubin argumentou na Google que se a Google nada fizesse iríamos a ter um mundo com apenas 1 dispositivo, 1 empresa de smartphones, 1 homem à frente (Steve Jobs) e uma operadora móvel a controlar. Monopólios nunca são bons para os consumidores. A pressão da concorrência também obriga a Apple a inovar.

  28. Avatar de César
    César

    Tenho um iPhone 6s e sou tudo menos extrovertido embora, como sou bastante frontal, posso ser irritante se me apetecer. Escolhi o iPhone apenas porque sou apreciador de tecnologia e considero o iOS um sistema operativo muito mais fluído, seguro e elegante que os outros. Não obstante, no PC prefiro o Windows.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Se estes estudos de opinião fossem taxativos, em vez de terem o trabalho de perguntar a centenas de pessoas uma série de coisas. Escolhiam um utilizador de android, um de ios, um de windows phone… e como sou um mãos largas porque não um de BB e faziam a “festa”.
      Tentar contrariar os resultados com um caso isolado é irrelevante.

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Tentar generalizar o número de pessoas que preenchem um planeta baseado em 200 casos também é irrelevante, lamento.

  29. Avatar de Alpha
    Alpha

    O cerne está no facto da maioria das mulheres preferir iPhone, e isso é bem visível, as restantes características decorrem disso 😀

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      As mulheres são muito levadas pela estética das coisas, querem lá saber se tem 3 ou 4 GB RAM, e 4 ou 10 cores. Desde que achem bonito, e seja cor de rosa é o que basta. Daí talvez pela maior queda para o iPhone.

  30. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    No meu tempo o status era definido pelo carro, pela casa e pelas viagens que cada um fazia… com a crise o status é medido pelo telemóvel…

    … qualquer dia: “txiii… os chinelos daquele tipo têm 2cm de espessura…ganda status!!”

  31. Avatar de José
    José

    Sem dúvida! Eu tenho um andróide porque os da maçã são só para quem é grande e fala com pessoas.

  32. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para quem não liga aos estudos, vejo muita gente ofendida.
    🙂

  33. Avatar de filipe
    filipe

    tenho uma amiga que trabalha no corte inglês , que confirma o “estatuto” que o telefone supostamente aplica nas pessoas!!!!! por exemplo : as capas que mais se vendem para o iphone têm que ter o buraco para se poder ver a maçã…… porque será?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É que no símbolo da maça está um emissor de ondas applenianas, que vai emitindo para cima de todos os que passam pela rua e ficam tipo zombies da Apple

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Muito bom lol

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Eu detesto, detesto e detesto essas capas com o buraco no lugar do logotipo. São mesmo para quem quer mostrar o símbolo!
      Já vi capas bem lindas e só não as comprei por causa desse pormenor. Ridículo!

  34. Avatar de sdsd
    sdsd

    A experiência que tenho é que os utilizadores dos equipamentos da Apple são em geral menos capazes no que diz respeito à tecnologia e são também mais arrogantes.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Normalmente são pessoas que querem algo turn on & go. Algo que não as faça pensar muito, e nisso o iPhone é o melhor. Coisas como explorar ficheiros não faz, assim menos coisas para fazer confusão. Não faz USB OTG, também menos outra confusão.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Menos capazes??
      Uso iPhone e entendo tudo sobre Android.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Será que entendes? Pelos comentários que vejo, o pouco que sabes de Android é criticar…

  35. Avatar de Jorge
    Jorge

    Outro estudo diz que s donos de iPhone são mais irritantes do que os de Andoid!

    “…
    Uma pesquisa da Escola de Psicologia da Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia, analisou centenas de usuários smartphones para tentar entender o que há de comum entre eles. De acordo com o estudo, os donos de iPhone são mais “irritantes” ou “desagradáveis” do que os que usam Android.
    …”

    in: http://www.msn.com/pt-pt/noticias/tecnologia/donos-de-iphone-s%C3%A3o-mais-irritantes-do-que-os-de-android/ar-AAixkZX?li=AA4ZoF

  36. Avatar de josé Mário Machado
    josé Mário Machado

    LOL! O meu Smartphone e o meu Tablet são Android, o meu portátil é um MacBook e o meu desktop é Windows. O que será que isso diz de mim, hehehehe? 😉

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não sei, mas o teu comentário quer dizer que não percebes o que está em causa neste estudo lol

  37. Avatar de rommel
    rommel

    Como seria de esperar depois de uma noticia destas os comentários dos fanboys de parte a parte são de rir sem nada de interessante a acrescentar…

  38. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Depois de ler este artigo e os comentários que aqui vi.
    Pergunto-me se será verdadeiro este estudo.
    Normalmente eu vejo,/experiêncio os proprietários de terminais Android a regozijarem os specs e capacidades do seu terminais com se estivessem a falar do seu primogénito, a contestar tudo o que o iPhone não tem e o que não faz em contraste com e o seu Android faz.

    Tipo: “consegues partilhar fotos por bluetooth? ehehe, Não?! pois não tens um Android…”
    Normalmente eu pergunto – “isso faz chamadas? pois o meu também…” 😛

    Julgo que o conceito de humildade está mal interiorizado. Ou a sua percepção está errada.

  39. Avatar de Malamen
    Malamen

    Mais um estudo “daqueles”…
    Vale o que vale.

  40. Avatar de Bruno Borges
    Bruno Borges

    Obvio que um estudo com esta natureza, só poderia gerar tanta atenção como este! Alias basta ver aqui pelos comentários. De qualquer forma queria deixar a minha opinião, não menos polémica. Considero os utilizadores Apple mais fúteis que os demais. Pelo estudo que eu fiz, há mais gente a colocar autocolantes da maça nas suas viaturas, que utilizadores android, alias, acho que nem sequer existe autocolantes android para colocar nos carros, tal é a sua procura! 😀 Paz e amor