Equipamentos Android vendidos com Malware Pré-instalado

45 Comentários

Quando se fala em vulnerabilidades/malware no segmento dos dispositivos móveis, o Android é a primeira plataforma a quem se aponta o dedo. Os últimos relatórios (tanto da Cisco com da Kaspersky (1) e (2)) confirmam que de facto o Android é o principal alvo do malware (até porque é a plataforma móvel mais usada), no entanto apenas 0,1% do do malware para Android  está no Google Play.

Relatórios recentes de segurança dão agora conta que há novos smartphones e tablets Android a serem vendidos com Malware Pré-instalado.

android_00

Segundo David Jevans, fundador e CTO da Marble Security, há um vasto leque de smartpones e tablets, comercializados pela Samsung, Motorola, Asus e LG Electronics que vêm com malware já pré-instalado.

A descoberta foi feita com base numa queixa de um utilizador, que reportou que a plataforma móvel de segurança da sua empresa tinha detectado malware na aplicação Netflix, em vários dispositivos Android que tinham sido adquiridos recentemente.

netflix_00

Depois de uma avaliação, Jevans referiu que as aplicações eram mal intencionados e que recolhiam passwords e informações financeiras que posteriormente eram enviadas para servidores na Rússia. Segundo reportou o cliente, as aplicações maliciosas já vinham instaladas com os equipamentos.

As it turned out, they were malicious, and were harvesting passwords and financial information and sending it to a server in Russia. The company claimed the apps were already installed on the devices when they bought them

Da lista de equipamentos comprometidos há a destacar o Samsung Galaxy Note, o Galaxy 3 e 4, os tablets Asus, Nexus S e vários da Motorola.

Segundo reporta o site net-security, a Samsung já foi contactada, tendo negado a instalação da aplicação Netflix antes da comercialização dos equipamentos.

O Pplware continuará a acompanhar esta noticia, e procederá à actualização da mesma assim que existirem novas informações relevantes.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de User
    User

    O Nelson já cá vem 😀

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Dizer que não acredita nisto até ver com os seus próprios olhos… :/

      1. Avatar de ANDROID +1
        ANDROID +1

        Nelson, como nunca vi, ouvi, ou presenciei isto, por agora são apenas boatos lançados pela Apple para infernizar a google.

      2. Avatar de int3
        int3

        “a Samsung já foi contactada, tendo negado a instalação da aplicação Netflix antes da comercialização dos equipamentos.” not android’s fault 😀

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não é a app da netflix, é uma app a fazer-se passar pela da netflix.

          1. Avatar de Eduardo ComeNelson
            Eduardo ComeNelson

            Nelson, vc é um bagre no oceano, nao serve para nada.

    2. Avatar de Nao Sei
      Nao Sei

      Oh Nelson! Nelsonnn! Neeelsonnn!

      Onde será que anda o Nelson?

      1. Avatar de Xiko37
        Xiko37

        O Nelson mudou de nickname. Agora está aqui com outro 🙂 🙂 🙂

  2. Avatar de Daniel San
    Daniel San

    Windows XP ali é XD…

  3. Avatar de usssr
    usssr

    admira ser o netflix e não o flappy bird.

    1. Avatar de Alexandre Badalo
      Alexandre Badalo

      LOLLLLLLLLLLLLLL

  4. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Oh Nelson..vem cá partilhar com a gente toda a tua imensa sabedoria, que vai desde telemoveis, sistemas operativos, passando por programação a coisa coisa nenhuma.

    1. Avatar de Cresce Xoxota
      Cresce Xoxota

      Se tivesse metade do conhecimento que ele tem já serias grandinho o suficiente para não fazeres este tipo de comentários.

      1. Avatar de Xoxota
        Xoxota

        Eu tenho visto por acaso

  5. Avatar de kekes
    kekes

    A questão é a quem me mataram estes aparelhos. Fico a espera de desenvolvimentos.

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Acham que se equipemos da Samsung viesses com malware que rouba passwords e números de cartões de crédito já não se sabia??

    Publicidade gratuita para esta empresa de segurança que ninguém conhecia até hoje e uma machadada no Android e na Samsung que interessa a muita gente…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Nada impede que o telemóvel seja modificado entre o intervalo que sai da Samsung e te é vendido.

      Neste caso, o crime compensa…

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Com sorte vamos verificar que foram todos vendidos pela mesma loja e quem instalou o programa foi alguem desse mesma loja e quem lucra com isso é essa mesma pessoa e por acaso é tudo na Rússia.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      É possível acontecer, mas não creio que seja na fábrica, será antes ao nível dum revendedor qualquer, afectando só algumas regiões ou países!

  7. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    Ainda bem que o galaxy S3 nao traz nada xD

    Eu sou a favor que devia existir uma entidade reguladora do software movel pre-instalado…é “crapware over 9000!” -___-

    A korea é que está bem…

  8. Avatar de Off The Grid
    Off The Grid

    Tive um Nexus s e não trazia o NetFlix instalado de origem.
    Nem faz sentido trazer uma vez que vinha com o android stock de origem.
    Nesta concordo com o Nelson “…não acredita nisto até ver com os seus próprios olhos…”

  9. Avatar de Al'thor
    Al’thor

    Acho muito estranho e dificil de acreditar sem segundas ou terceiras opiniões.

    Anyway, a minha stock ROM do S4 nao vinha com o NetFlix, nem fazia muito sentido, sendo uma ROM meo.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      XD, realmente… a meo meter-te o netflix, era uma escolha muito feliz para o meo videoclube… 🙂

      1. Avatar de Al'thor
        Al’thor

        Exactly. Aliás, netflix nao é suportado com IP portugues, nao faz sentido nenhum smartphone vendido em territorio nacional a vir com essa aplicação.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol comprei o Galaxy 3 e o 4 e nunca veio com o Netflix instalado por defeito…

    Esta história está muito mal contada, mas mesmo muito mal contada, que jornalismo de treta!

    Informem-se antes de publicar estas noticas, depois temos que levar com o Nelson…

  11. Avatar de Moi Meme

    Isto é conversa da treta.

    Tenho um Nexus S e não vem nenhum netflix instalado de raiz, até porque não funciona em Portugal :/

    Seja como for, ainda este fim de semana passado -e por acaso-, resolvi instalar o AVG tendo feito um full scan e…nada!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Até porque é um serviço concorrente com o da Googla Play 😉

  12. Avatar de int3
    int3

    Eu não entendo, nunca vi netflix em smartphones alguns.
    Provavelmente, deves ser smartphones desviados para instalar malware como fizeram com os Iphones da apple com a NSA. 🙂

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Anda aqui Nelson responder xD

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      iOS 7.1 = 1 dia = 6%
      Android 4.4 = ½ ano = 2,5%

      NSA-mos!

      1. Avatar de i-greja da Apple
        i-greja da Apple

        Se eu so tivesse 2/3 modelos todos identicos e do mesmo fabricante tb conseguia. Queria ver a Apple fazer isso com a diversidade de equipamentos Andriod que existem no mercado! Falar é fácil!

        Mas não te vi responder à questao da NSA!

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Esses modelos Android todos, têm muita mais gente que a Apple a tratar do suporte, por isso não é uma questão de número de modelos mas das prioridades dos fabricantes para suporte, da forma como desenvolvem os seus produtos e da política que a Google implementou ao início para a distribuição do Android!

          E ao contrário do que possas imaginar a Apple tem de dar suporte a bem mais do que 2 ou 3 aparelhos a cada update! Só no iPhone são 5 modelos, que se desdobram nalgumas variantes por região, por isso à volta de 15 aparelhos! No iPad são 6 modelos que se desdobram em versões com ou sem 3G! Mais um modelo de iPod Touch!
          Como vês são muitos aparelhos tb

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ahahah!

          Apple:

          iPhone 4
          iPhone 4S
          iPhone 5
          iPhone 5S
          iPhone 5C
          iPad 2
          iPad 3
          iPad 4
          iPad Air
          iPad mini
          iPad mini Retina
          iPod Touch 5G

          12 dispositivos!

          Samsung Galaxy Android 4.4 (a empresa que tem mais modelos a correr):

          S4
          Note 3
          Tab Pro 8.4
          Tab Pro 10.1
          Note Pro 12.2
          Nexus 10

          6 dispositivos, 7 se quiseres contar o S5 que ainda não chegou…

          Portanto, essa de que são muitos dipositivos, é só treta e já cheira mal.

          Não têm desculpa nenhuma a não ser que querem que tu compres um aparelho novo…

          E vocês, fandroids, compram um hardware completamente novo, só para terem uma atualização de software, que é grátis no caso da Apple.

          1. Avatar de leor
            leor

            Quais desses modelos vêm com iOS 7? 3 ou 4 pois ok 🙂

            De que adianta argumentar sobre isso? Sabemos que android é um sistema mais confiável que iOS mas o hardware que o traz muitas vezes não vale cú, ao menos não levam muito dinheiro por um produto de uma empresa que tem uma gestão indecente dos recursos que utiliza.

            De qualquer das formas aquilo que trabalha melhor para cada um de nós é o melhor que se pode ter.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            leor, vêm TODOS os que forem comprados depois de ter saído o iOS 7. Claro.

            Mas eu sei, como és android, não compreendes o conceito de atualizações de software OTA…

            Ahah

            “De que adianta argumentar sobre isso? Sabemos que android é um sistema mais confiável que iOS mas o hardware que o traz muitas vezes não vale cú, ao menos não levam muito dinheiro por um produto de uma empresa que tem uma gestão indecente dos recursos que utiliza.”

            Para a comédia, não é?

          3. Avatar de i-greja da Apple
            i-greja da Apple

            Continuas a nao responder à questao da NSA, as verdades doem!

            Anda tudo cansado das tuas opiniões evangelizadoras Nelson.

            Gostas de Apple/iOS otimo para ti, o Android tem caracteristicas que eu e muitos apreciam, se nao gostas de Android não comas. Mas já paravas com o ódio. Ou então não te queixes que o ppl te mande bocas!

            Este passatempo de aturar a tua gonorreia mental começa a cansar.

          4. Avatar de leor
            leor

            Eu android? Estás maluco? Comigo é mais pasteis de nata.

            Eu aqui não estou do lado de ninguém. Lá por falar de factos não quer dizer que esteja a defender um ou outro, estou mais aqui para corrigir as pessoas quando erram porque pequenas mentiras por não saberem bem do que certas vezes falam acabam em avalanche de desastres e é isso que tento evitar.

            Agora, não cheguei a recorrer a insultos mas se não consegues ter um argumento decente aí eu já não me responsabilizo pelo o que andas a meter à boca.

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Treta da NSA = Treta

          Ninguém apresentou sequer uma prova.

        4. Avatar de Nunes
          Nunes

          @ i-greja da Apple
          o que é que tem a NSA!?

          1. Avatar de i-greja da Apple
            i-greja da Apple

            A NSA não tem nada de especial, acede aos dados que quer em qualquer SO. Agora existem pessoas que acham que a sua religião é diferente e que aos sistemas deles ninguém acede, LOL.

            Quanto ao suporte, o PplWare ja fez um artigo interessante acerca do modo como se processa todo o flow entre players android:

            Google – Fabricantes dos SOC – Fabricantes de equipamentos e Operadores móveis.

            O sistema é complexo porque envolve muitos players diferentes em cada etapa.

            Se o Nelson afirma que não é assim e que conseguia agilizar o processo, ele que envie o organigrama/proposta à Google, eles pagam bem!

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Sabes perfeitamente que a forma como isso se processa podia não ser assim! A Microsoft consegue agilizar muito mais o processo e ser ela a lançar updates para grande parte dos dispositivos com o seus sistema!
            O facto de haver muitos intervenientes não explica que os fabricantes deixem aparelhos relativamente recentes sem update, ou que lancem updates para um aparelho e só mais tarde para outros. Ou que haja fabricantes que ainda vendam aparelhos com versões do Android com 2 ou mais anos!

  13. Avatar de Mota
    Mota

    … por estas e por outras é que nunca uso/abro algumas apliações que o meu android traz. Volto a afirmar, digam o que disser eu uso android e não quero outra coisa, independentemente do que se passa com marcas/paises/roms, etc.

  14. Avatar de LG G2
    LG G2

    O meu LG G2 também não trazia o netflix…

  15. Avatar de leor
    leor

    A Microsoft, a Google e a Apple fazem o mesmo e ninguém diz nada 🙂