Efeito Parallax do iOS 7 no Android

30 Comentários

No início da semana, durante o evento evento WWDC2013, a Apple apresentou o novo iOS 7 que traz mudanças radicais comparativamente ao iOS6. Elogiado por muitos e criticado por outros, especialmente ao nível dos ícones e também de funcionalidades que muitos dizem ser copiadas de outras plataformas, a verdade é que o iOS7 parece uma plataforma muito fluida e com todas as funcionalidades que fazem falta a qualquer utilizador.

Uma das novidades do iOS7 é o efeito Parallax. Como ter um efeito idêntico no Android?

paralax_00

O efeito Parallax, presente no iOS 7, recorre ao acelerómetro do dispositivo  e cria um efeito espectacular de profundidade, que dá ilusão que os ícones estão mais salientes que o walppaper. Este efeito é conseguido recorrendo a técnicas 3D e para o Android podemos usar a aplicação “Imagem 3D Live Wallpaper”

3d_00

Principais características da aplicação
  • Cria efeito 3D a partir de qualquer imagem
  • Inclui alta resolução Jelly Bean 4,2 Wallpaper Pack
  • hardware OpenGL eficiente gráficos acelerados
  • opções ajustáveis ​​ de movimento
  • Permite usar as nossas próprias imagens

Para começar a usar o Imagem 3D Live Wallpaper, pressione longo numa área do ambiente de trabalho, selecione wallpapers, Live Wallpaper e depois escolha Wallpaper Imagem 3D Live da lista.

Veja o seguinte vídeo que mostra melhor o efeito que a aplicação consegue dar.

A pior parte desta aplicação é que é paga mas o preço também. Experimentem e impressionem.

Licença: Pago
Sistemas Operativos: Android 2.3+ (1,24€)
Download: 3D Live Wallpaper 

qr_3d

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O conceito físico é “efeito de paralaxe”.

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Não quero ser o nazi da gramática nos comentários, mas…
    existe a palavra portuguesa para Parallax, que é Paralaxe. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que ha um xarope com este nome 🙂

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        E deve saber mal hehehe

        1. Avatar de guilherme santos
          guilherme santos

          “Mucolax”

          1. Avatar de Padiña
            Padiña

            E é um laxante. Deixa a tripa limpa.

  3. Avatar de fornost
    fornost

    “não é compatível com seu TIM Samsung GT-S5360B.”

    uma pena, gostei muito da aplicação 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ha umas alternativas. Deixa-me lembrar do nome

        1. Avatar de Pedro Gonçalves
          Pedro Gonçalves

          ja tinha experimentado o GyroSpace 3D Free, á uns meses, achei engracado na primeira semana, mas depois farta um bcd
          notei alguma lentidao quando se mudava de home, mas tb o meu telemovel é lg p970, nao é topo de gama

        2. Avatar de fornost
          fornost

          vou testar pedro, muito obrigado!

  4. Avatar de Rui Brito
    Rui Brito

    Eu sei que é apenas a minha opinião, mas julgo tratar-se de um desperdício enorme de bateria tanto no iOS como no Android.
    O alarido feito pela Apple nesta ‘funcionalidade’ apenas demonstra que perderam tempo em algo (outra vez a minha opinião) de pouca importância.
    Não digo que não seja uma funcionalidade engraçada mas é um simples extra que se for possível muito vão desativar.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Acho que o efeito é conseguido em grande parte pelo próprio wallpaper, que é diferente, sem precisar de grandes recursos e “desperdício enorme de bateria”. Mesmo sem o iOS 7 instalei um e quase se nota o efeito.

      http://www.cultofmac.com/231829/get-apples-ios-7-wallpapers-on-your-iphone-right-now/

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        o wallpaper que temos visto são wallpapers dinamicos, que são difrente do efeito de paralaxe também presente.

        O efeito de paralaxe joga o ponto de vista para criar a sensação de profundidade e os wallpapers dinamicos eles proprios se movem. Aquelas bolas nos wallpapers movem-se ligeiramente sozinhas. Não o posso confirmar , porque removi ha 6 horas atrás o ios7, mas tenho quase a certeza disso. Não utilizava os wallpapers dinamicos (havia 2 disponiveis) porque são demasiado claros e não criam grande contraste com os icones também claros.

        Durante estes dias utilizei como wallpapers paisagens naturais a fugir para o escuro. O efeito paralaxe notava-se super bem e ficava bastante agradável,

        Enquanto tive jailbreak (até instalar o ios7) tinha um wallpaper dinamico espetacular que é o Aquaboard. Além de parecer que temos o telemovel cheio de água, cairem pingas de água e fazer aquelas ondas na agua espetaculares, super realistas, podiamos tambem interagir com os dedos formando ondas na agua, como se estivessemos a mexer na propria água. É o melhor wallpaper que vi até hoje. Nem no Android tive fundos tão espetaculares (mas tb já não tenho android há mais de 1 ano e entretanto deve ter evoluido muito nesse aspecto).
        Eu estou a chamar wallpaper, mas não é um wallpaper, porque a imagem é a que nós quisermos (eu usava uma que parecia tb fundo de água). É um fundo dinâmico.

    2. Avatar de EJ
      EJ

      Se não fosse este efeito visual, muitas vezes seria impossível ler o texto dos ícones, pois a equipa de design decidiu usar uma versão muito fina do tipo de letra que costuma ser usado no iOS.

    3. Avatar de carlos andré gonçalves
      carlos andré gonçalves

      +1

    4. Avatar de guilherme santos
      guilherme santos

      A tua opinião merece-me todo o respeito. Mas uma das mais valias dos Smartphones e afins relativamente aos telemoveis tradicionais é, para além do lado prático e útil proporcionado pelo número (quase) inesgotável de App’s para todos os fins, o lado estético e lúdico proporcionado por algumas das características dessas mesmas App’s (diz o ditado que “os olhos também comem”…). Claro que “não há bela sem senão” e isso reflecte-se em algumas desvantagens, nomeadamente no consumo adicional de energia e no desempenho geral dos dispositivos. É o eterno dilema entre a perspectiva dos designers e dos programadores, ou entre a dos arquitectos e a dos engenheiros, cada qual a tentar fazer valer os seus próprios pontos de vista. Seria, por exemplo, penoso imaginar uma cidade concebida só por arquitectos ou uma cidade concebida só por engenheiros. Ou um SO só concebido por programadores ou um SO concebido só por designers. Algo iria falhar. Isto é, se conseguirmos conciliar as duas coisas – aliar o útil ao agradável – tanto melhor. Se não conseguirmos, temos obviamente que optar. Mas é apenas a minha perspectiva, claro…

      1. Avatar de Rui Brito
        Rui Brito

        Concordo com o que acabaste de dizer e como disse é um extra engraçado capaz de impressionar à primeira vista e só quando o experimentar pessoal é que irei ter o que se pode chamar uma opinião formal.
        No entanto assisti ao Keynote e apesar de já estar à espera de certas funcionalidades (graças a rumor e afins) estava à espera de mais, foi o mesmo com o OS Mavericks parece que tudo é um add-on e não uma verdadeira ‘revolução’ e com a publicação deste artigo (não estou a apontar o dedo nem ao artigo nem ao seu autor) parece que a única coisa que falta ao Android é o efeito Parallax, eu por vezes gostava de ver (aqui) artigos mais técnicos sobre o core dos SO em vez de discutir qual tem as cores mais bonitas.
        Acho que foi mais em frustração que deixei o comentário inicial, por favor nada de guerras Android vs iPhone, já todos estamos fartos disso, obrigado por terem tido tempo para lerem e responderem ao meu comentário.

        1. Avatar de Marina
          Marina

          Add-ons no Mavericks?
          Já reparaste bem na evolução que vai trazer em termos de gestão de recursos, no efeito que vai ter no consumo e performance!?
          http://www.apple.com/osx/preview/advanced-technologies.html
          Tb não percebo que revolução é que estavas à espera! A cadência no OS X é bastante evolutiva, dado haver novas versões a cada ano e meio! Estavas à espera que seguissem o caminho do Windows 8?

          O efeito paralaxe será uma curiosidade, que até poderá irritar alguns, mas até tem lógica na construção que pretendem dar ao interface, lê este artigo
          http://appleinsider.com/articles/13/06/15/inside-ios-7-animations-work-with-flat-graphics-to-create-sense-of-space

          Imagino que tenha efeito no consumo, mas se fosse algo significativo certamente que não seria incluído – não esquecer que a Apple tem todo o controlo do SO e hardware, será capaz de arranjar soluções mais eficientes.
          Há mais novidades que não foram mostradas na Keynote, aos poucos vão sendo encontradas por quem utiliza a beta

          1. Avatar de Rui Brito
            Rui Brito

            Sim Marina, concordo contigo quando falas na gestão de recursos como o App Nap e o Time Coalescing parece ser tudo fenomenal, na teoria. Se fosse preciso apenas criar uma apresentação todos o faziam, o que eu quero ver é depois na prática (com benchmarks) e com base na cadeira evolutiva que falastes (vou agora falar na última) Lion para ML houve realmente mudanças significativas no consumo de memória, consumos esses degredados quando eles foram do SL para o Lion, a meu ver estavam só a corrigir, em relação aos Múltiplos Monitores já há muito tempo que as pessoas se queixavam da falta dessa funcionalidade, era preciso esperar até sair o novo OSX para encher mais o pacote com – sim – ‘addons’ para valer os habituais 25 $.
            Para acabar actualizações em cada ano e meio não são nada quando comparadas com as do Linux, no Windows não vão tomar já à muito que não utilizo e saí no caminho da discussão.

            Obrigado pela paciência.

        2. Avatar de Marina
          Marina

          Eu não falei das coisas por serem fenomenais, falei como exemplos de que o novo sistema não traz só meros “add-ons”, e que aposta em várias medidas de gestão de recursos! Todas somadas acabarão por ter efeito notório, pois abrangem diversas situações comuns.
          A evolução que traz é paralela ao que se tem visto noutras versões – algumas modificações no interface, melhoramentos internos e novas funcionalidades!
          O Lion terá sido o mais radical a todos os níveis! As mudanças internas foram imensas, daí alguns dos problemas que trouxe!
          Suporte para multiplos monitores sempre houve, o que fizeram foi corrigir problemas com as aplicações em modo “full screen” e alterar a “consistência” do interface!

          Quanto a comparar com o Linux, acho que é melhor não entrar muito essa comparação! A estratégia de comunicação das mudanças que são introduzidas é completamente diferente.
          Nem percebo porque é que mencionas, dado que me limitei a dizer que segue a cadência doutras versões do OSX!

  5. Avatar de Filipe Cristiano Pereira
    Filipe Cristiano Pereira

    Para utilizar esta App o equipamento terá que ter giroscopio… Infelizmente o meu sony xperia go não tem… 🙁

  6. Avatar de Mouxy
    Mouxy

    Este efeito já existia talvez a cerca de 2 anos com um tweak de jailbreak… Vá lá que vão buscar umas boas ideias…

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      a maior parte das ideias vem de lá. Muitas vezes dizem que estão a copiar dos outros SO, mas na realidade essas ideias já existiam como tweaks. Obviamente não todas, porque boas ideias há em todo lado

  7. Avatar de miguel
    miguel

    Muito criticam os coitadinhos dos android, mas depois querem é so sentir um cheirinho de um iPhone num samsung de plastico que nem com um tema aguenta…lol

    1. Avatar de RM37
      RM37

      Desculpa, mas sabes desde quando está disponível a referida aplicação para android??!

      1. Avatar de justanotherone
        justanotherone

        Só por curiosidade, desde quando?
        Já que querem (absurdamente) discutir o que veio primeiro, se a galinha, ou o ovo, manda lá o barro a parede e vêm já 500 dizer que “mas ja havia esta app no market a 1500 anos”, “mas o tweak já existia no cydia a mais tempo que no coiso” bla bla bla…

        É um tweak que dá algum dinamismo ao ecra, seja em iphone ou em android. Se vos incomoda, não usem, acho que é simples, não?

        Metade reclama de “o meu SO faz isto, e o teu não” “o meu é muito mais customizavel”, e eu cá para mim penso “90% dos utilizadores devem ter o telemovel como ele vem de raiz, seja iOS, ou android, não se interessam por root, jailbreak, ou custom roms, e no entanto reclamam porque “o meu pode, e o teu não. Não interessa se o uso, interessa é que pode….”

        1. Avatar de Pedro Almeida
          Pedro Almeida

          Clap Clap Clap..

          verdade sim…….

        2. Avatar de RafaTorres
          RafaTorres

          Opa, na verdade, isso foi apresentado primeiro no iphone em 2011 com um app chamado i3d da university joseph fourier, deem uma conferida, o app eh bem simples mas demonstra perfeitamente a tecnica usada.