É o fim do Messenger Lite! Meta acaba com app dedicada a Android com menos recursos

16 Comentários

O Messenger Lite É uma das propostas criadas para garantir o acesso às ferramentas da Meta. Esta era a versão mais leve da ferramenta dedicada à comunicação e que assim garantia o acesso a smartphones Android com menos recursos. Esta proposta foi removida da Play Store e aparentemente o seu fim chegou.



As versões Lite das grandes apps do Android foram a solução encontrada para um problema bem conhecido. As grandes gigantes tecnológicas sempre quiseram tirar mais das suas apps, o que deixava muitos smartphones com menos recursos fora deste acesso ou com uma lentidão anormal.

Assim, e em versões muito reduzidas e apenas com o essencial, estas apps garantiam tudo o que os utilizadores necessitavam para usar os serviços. A Meta apostou forte nesta área e o Messenger Lite ou o Facebook Lite eram apenas algumas das soluções apresentadas.

Agora, e de forma silenciosa, a Meta resolveu colocar um fim no Messenger Lite e no que este oferece. Os relatos que têm surgido, principalmente no Reddit, mostram que a app foi simplesmente removida da Play Store do Android, sem que nada tivesse sido comunicado pela Meta.

(Meta) Messenger lite discontinued
byu/andree182 inAndroid

Quem ainda tem esta app instalada está também com problemas em usar esta solução. Muitos relataram ter recebido notificações que os direcionaram para a app Facebook Lite. No entanto, este sucessor traz consigo um conjunto de novos desafios: falta-lhe a funcionalidade de chamada e alguns utilizadores consideram a sua mecânica de mensagens complicada, com as mensagens enviadas por vezes a permanecerem na caixa.

Esta não é a única mudança significativa que a Meta faz nos seus serviços de mensagens. Recentemente, a empresa dona da maior rede social da Internet anunciou os seus planos de eliminar gradualmente o suporte para SMS no Messenger. Este acontecerá até 28 de setembro de 2023.

Apesar de ser uma alternativa que muitos abraçaram, o Messenger Lite nem sempre agradou a todos. Tinha algumas funcionalidades em falta e que assim limitavam a sua utilização. Ainda assim, e para o propósito que foi criado, era a solução ideal para os smartphones Android com menos recursos.

Já só tem até setembro para usar as SMS na app Messenger do Facebook

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Tinha algumas funcionalidades em falta e que assim limitavam a sua utilização.” Sem dúvida,e por isso acho que o Facebook Lite também devia seguir o mesmo caminho.É outra aplicação que não presta para nada.

    1. Avatar de cK
      cK

      Pois é. O problema está agora nos telelés mais antigos. As apps do Messenger e Facebook são bastante pesadas no sistema e sugam muita bateria…

      1. Avatar de TRUE
        TRUE

        Os telelés mais velhos, não morrem por falta destas app’s, morrem pelo cortar do suporte do sistema operativo. já tenho aqui uns quantos assim, neste momento só chamadas e sms, mais nada o resto já nem contas google deixam ativar para ter o restante sistema a funcionar, opções de firmwares alternativos existem, mas não chegam aos calcanhares das de origem e tem muitos problemas, se bem que se nota bem a lentidão com versões android mais recentes.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Não concordo, uso o facebook lite há uns quantos anos porque tinha telemóveis com poucos recursos hj em dia já não mas prefiro, para o que eu faço no facebook é mais do que suficiente e no facebook lite consigo usar o mensseger sem ser preciso outra app

      1. Avatar de LR
        LR

        Usa o browser, é igual

        1. Avatar de TRUE
          TRUE

          não, não nada igual, pois a app permite uma serie de funcionalidades ativas mesmo sem estar com a mesma aberta, o browser serve apenas unicamente para aceder via web assim que sai do site acabou…

          1. Avatar de LR
            LR

            Tendo em conta que o Rui disse “para o que eu faço no facebook é mais do que suficiente” julguei que o browser servisse

      2. Avatar de TRUE
        TRUE

        temos de ser realistas, nada dura para sempre, os smartphones infelizmente tem uma vida muito limitada, há velocidade que os softwares evoluem, o hardware torna-se complicado acompanhar, neste momento isto já está feito para ser assim, o essencial qualquer um faz que é chamadas e SMS, o resto fica pelo caminho que é o extra.

        Para eles chegarem ao ponto de acabarem com estas versões, é porque de certeza o numero de utilizadores é muito reduzido, ao ponto de nem sequer compensar ter a app, até porque muitas melhorias nem sequer dava para usar na versão lite…

        1. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          Xiaomi redmi note 8 pro 6/128GB, messenger lite

  2. Avatar de oak
    oak

    Aqui no meu iphone 14 pro nunca usei nada lite. Comprem smartphones de jeito

    1. Avatar de cK
      cK

      Boa. Então enviei-me o número de cartão de crédito para poder comprar…

    2. Avatar de Oh
      Oh

      Que m/&$% de comentário.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Aqui no meu Redmi note 8 de 2019 nunca usei nada lite. Em vez de comprar um iphone para me armar em esperto, fiz umas férias de jeito.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Com apenas uma frase mostras a pessoa pouco interessante e atrasada que és. Parabens