DTEK60: A BlackBerry lançou um novo smartphone

33 Comentários

Apesar de ter sido claro que a BlackBerry ia abandonar a produção de smartphones, a marca deixou a porta aberta a continuar a lançar novos equipamentos.

Para isso iria deixar ao cuidado de empresas associadas a sua produção. Esse passo parece já ter sido dado com o lançamento do DTEK60, o novo smartphone da BlackBerry focado na segurança.

DTEK60

O DTEK60 não é um assunto novo. Há já mais de um mês que se fala deste novo smartphone, depois da BlackBerry ter, acidentalmente, deixado escapar as suas especificações.

Este é o complemento da linha DTEK, que tinha sido iniciada com o modelo DTEK50. Para estes equipamentos a BlackBerry aposta forte na segurança e na protecção dos dados dos utilizadores, quer em ambientes empresariais ou corporativos.

Mas o DTEK60 segue também outra linha importante. Este é um smartphone baseado num equipamento da TCL, o 950 que acabaria por não ser lançado.

DTEK60

As especificações do DTEK60 não são modestas e colocam-no num segmento alto. Contamos com um processador Snapdragon 820, 4GB RAM, 32GB de armazenamento, expansível com um cartão microSD e uma bateria de 3000mAh, que deverá garantir as 24 horas de funcionamento.

O ecrã do DTEK60 é de 5,5 polegadas e tem resolução QHD (2560×1440). As câmaras são de 21MP na traseira e 8MP na parte frontal. Neste novo smartphone podemos ainda encontrar um leitor de impressões digitais.

Um ponto onde a BlackBerry não deixou de trabalhar e onde é tida como forte é no seu software. O DTEK60 tem instaladas as principais aplicações de segurança e produtividade da BlackBerry.

DTEK60

O preço do DTEK60 é outro dos seus elementos fortes. Com um valor de venda de 579€, oferece ainda uma capa e um carregador rápido. A sua venda está para já limitada à loja online da BlackBerry e Portugal não consta da lista de países onde pode ser comprado.

Este novo smartphone marca o regresso da marca a um espaço que já foi seu. As alterações estão à vista mas a BlackBerry parece estar a conseguir reinventar-se com o Android, mesmo que sem equipamentos próprios.

BlackBerry

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose
    Jose

    Estou a ver bem? O pplware com uma notícia BlackBerry!! Para quando um review?

    1. Avatar de Vítor M.

      Logo que nos chegue às mãos.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E traz o Led a frente. A mim faz imenso jeito para as notificações. No meu BlackBerry Passport tenho personalizado, por exemplo, verde para notificações de whatsapp, azul para emails e mais. É prático, e não preciso de estar sempre a desbloquear o telemóvel. De referir, que este vai receber Updates constantes a nível de segurança.

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Tiras o tele do bolso para olhar para o led e voltas a por no bolso?! ^^

      Não digo que nao tenha utilidade mas não é nada que marque a diferença . . .

      1. Avatar de T
        T

        Por acaso era uma coisa que adorava no meu antigo 8520. Como dizes no bolso não faz grande diferença é certo, mas se estiver na mesa ao teu lado dá jeito.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Nota-se que nao conheces blackberry. E se o telefone esta em cima da mesa, no carro, etc? Basta olhar para perceber que tipo de mensagem entrou. Tenho um Passport e essa “pequena” função no dia a dia evita como muito bem dito pelo Ricardo a necessidade de estar a olhar para o telefone.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Deixa os estar, não tem, não percebem o qua útil pode ser, um simples Led. Sem tocar no telemóvel, sei se recebi um email, uma mensagem de whatsapp( mais, até posso personalizar a cor para um indivíduo, como no meu caso, a minha esposa), emails, chamadas, até saber o estado da bateria, isto sem mexer no telemóvel. Só para perceberam o quanto útil pode ser, uma coisa que se calhar ia custar 2 euros a por.

          1. Avatar de travessak
            travessak

            hummm… o meu BQ faz isso 🙂
            e sim, dá muito jeito

          2. Avatar de Adrien
            Adrien

            O meu xperia também faz 😀

      3. Avatar de Flavio
        Flavio

        O facto de tu o achares, não quer dizer que não dê jeito a outros.

    2. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Infelizmente não eh RGB por isso apenas dá luz vermelha.

  3. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    blackberry nunca mais

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Pq?
      Adoro o meu z10 e no troco por nada!

      1. Avatar de marco
        marco

        Tinha o tamanho ideal para mim, infelizmente começou a reiniciar e nunca mais parou…

        1. Avatar de T
          T

          Mesmo. Para mim também o tamanho ideal.
          @marco, @ Pedro S. Será que ainda vale a pena utilizar um ? Como é o sistema para quem só quer utilizar para chamadas, sms, mails, gps, fotos e whatsapp?
          A bateria é pequena. chega para chegar ao fim do dia com carga?

          1. Avatar de jonasfreitas2
            jonasfreitas2

            1+ tamanho ideal para mim. continua a bombar sem riscos e nunca usei capa. pena é dia 31 de Dezembro alguns programas que uso abandonarem o sistema. estou a namorar o dtek60 mas se lançassem um telemove exactamente igual ao tamanho e design do z10 mas com ratio de ecra/body superior e specs actualizadas, comprava na horinha, venha ele com que preco vier.

          2. Avatar de Pedro S.
            Pedro S.

            Não apostes no z10. Já eh muito old.. ou um z30 ou Passport. Eu quando vir a preço bom compro o Passport silver edition. O sistema operativo está impecável e vai ter atualização entretanto. Infelizmente vai perder o Whatsapp nativo no fim do ano. Mas como corre apps Android consegue correr o Whatsapp sem problemas por isso não o irá perder.

  4. Avatar de APereira
    APereira

    Muito bom, principalmente ver que uma das marcas que marcou o mercado no passado e que estava adormecida está a tentar acordar novamente.

    Esperemos que tenham sucesso.

    Quem quiser comprar este telefone em Portugl, consigo arranjar pelo mesmo valor anunciado na store (579Euros + 10Euros de portes de envio para Portugl.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Tem lá a opção EU store. Será que não fazem envios para PT?

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Segundo sei acho que nao, Espanha é o mais próximo que tens para Portugl.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          amazon Alemanha. Os meus dois últimos Blackberries foram comprados assim. Ultimo ha um ano.

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    “ter acidentalmente deixado escapar as suas especificações”
    É só acidente de por todas marcas.
    Alguém ainda acredita que não é propositadamente ?

  6. Avatar de marco
    marco

    A meu ver continuam muito caros… Assim não ganham mercado
    O meu Z10 morreu, ainda estou a decidir o que usar, gostei do DTEK50 mas a bateria é muito má. Se este fosse mais barato, na casa dos 400…

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      Então compra o S7 também a 400€ se é que me estás a intender

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Não podes comparar um modelo com provas dadas no mercado com outro que está a entrar agora. Devem sempre entrar mais devagar porque senão aleija.

        1. Avatar de Freitas
          Freitas

          A entrar agora? Só se for no mundo com ROM Android, eu já uso aos anos a BB e qualidade não lhe falta até nos equipamentos que digo até hoje os meus funcionam em pleno, tenho um todo partido em quedas e ainda funciona, capa nova e está como novo. e em comparação a outras marcas está num bom preço

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Para uma empresa que quer voltar a crescer acho que o preço é elevado.
            Os equipamentos eram bons, o SO BB10 era fantástico mas… não vingou e as pessoas estão algo reticentes em apostar na empresa.
            As reviews que tenho visto do DTEK50 (que eu estava a pensar em comprar) são más, as vendas do Priv foram muito abaixo do esperado e isso não ajuda a BB a lançar agora o DTEK60 com o preço que lançou. As pessoas estão desconfiadas.

        2. Avatar de jonasfreitas2
          jonasfreitas2

          o telemovel é feito pela TLC que por acaso é patroa da Alcatel, se olhares para o Alcatel 4s e o 4 pro (que penso que ainda não tenha saido) sao exactamente iguais..alias é o mesmo aparelho, so mudam algumas specs internas. Tem mais que provas dadas no mercado. vem é mais caro que o Alcatel, que o software da bb/segurança e updates também se pagam..olha pro pixel…

  7. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Parecido com o Alcatel idol 4 kkkk

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Actualmente tenho um Z10 e estou super satisfeito, alias como outros que tive anteriormente (9700, 9780, Pearl).
    Mas também estou de acordo que os equipamentos BB são algo caros 🙁

    1. Avatar de jonasfreitas2
      jonasfreitas2

      o mercado alvo da BB sempre foi o empresarial..ou seja povo com pasta…e sempre virado pra produtividade..isso tem um custo…tem 2 defeitos este aparelho, 5.5 e nao ser feito pela BB, que normalmente fazem com excelente qualidade ao nivel da apple, htc ou google…nao falo na samsung que a qualidade deles seja que modelo for é para amadores. a TLC/alcatel nao é ma, mas nao esta ao nivel das que referi em qualidade de materiais. o preco esta aceitavel, embora o htc 10 tenha descido 150 euros..e o s7/s7 edge tambem desceu bastante, o aparelho devia ter vindo com o soc 821 que o 820 ja anda ca a mais de meio ano…a bb tem sempre um timing de caca…daqui a 2 meses ja saem aparelho muito superiores a este, ou seja tem 2 meses para vender alguma coisa…ate ficarem esquecidos no meio de muitos outros que saem todos os dias…

    2. Avatar de Marco
      Marco

      O meu Z10 deixou de funcionar faz um mês. Ainda não me consegui decidir para onde vou… O único contra dele era a bateria

  9. Avatar de Filipa
    Filipa

    Boas , este telefone tem idioma em Português? Mesmo mandando vir de fora ?
    Obg.