Huawei já sem ARM, Wi-Fi Alliance, Qualcomm, SD Association… que futuro para esta marca?

102 Comentários

O presidente norte-americano, Donald Trump afirmou que a Huawei pode fazer parte de um futuro acordo comercial entre o seu país e a China. No entanto, na mesma resposta considerou a fabricante chinesa como “muito perigosa”. Já sem a Google, o Android, a ARM, Qualcomm, Microsoft, Intel, entre outras.

É apenas o mais recente capítulo na “saga” EUA vs Huawei, são desenvolvimentos notórios.




Ainda que no decurso das últimas semanas tenhamos assistido a uma série de infortúnios a afetar a Huawei, Trump mostra-se agora aberto a um acordo comercial. Vimos já, entretanto, o levantamento temporário do bloqueio à fabricante chinesa para que esta pudesse, entre outras coisas, garantir a assistência técnica.

 

Acordo comercial vs ameaça à segurança – Donald Trump

O presidente norte-americano mostra-se agora ambíguo nas suas declarações. Com efeito, ainda que contemple a possibilidade de negociar com a Huawei, aponta-a como um risco. Mais ainda, associa os termos “militar” e “segurança” à atividade e riscos inerentes à fabricante Android sediada na China.

Se estabelecermos um acordo, eu consigo imaginar a Huawei a ser, possivelmente, incluída de alguma forma neste entendimento. Contudo, se olharem para o que ela (Huawei) fez, numa perspetiva de segurança, numa ótica militar. É muito perigosa!

Sem precisar detalhes sobre os perigos, ou o possível acordo, Trump abriu uma porta. Em síntese, acarinhou uma possibilidade de entendimento comercial e ameaçou com a outra. Nesse sentido, temos uma preocupação com a segurança nacional e, ao mesmo tempo, com a saúde da economia, ou pelo menos assim parece.

 

O futuro da Huawei no mercado mobile e Android

Sabemos que a fabricante chinesa já tem uma alternativa ao sistema operativo Android, da Google. De igual modo, sabemos que o seu Huawei OS suportará aplicações Android. Entretanto, apontamos que a tecnológica tem uma loja própria de aplicações, diminuta para já, mas que pode vir a ser aumentada.

Já, por outro lado, a Google é apenas uma das empresas norte-americanas que se encontra impedida de encetar negociações com a Huawei. Contudo, à Google juntou-se agora a SD Association que removeu a Huawei da lista de empresas parceiras na sua listagem oficial.

 

Huawei NM Card Google Android Donald Trump Estados Unidos da América EUA

 

Na prática, os próximos smartphones da marca não podem utilizar um cartão de memória microSD. Note-se, porém, que a tecnológica tem a sua solução própria para armazenamento adicional, os Huawei Nano Memory Card. Ainda assim, acaba por ser mais um dominó a tombar.

 

A Google, Android, Microsoft, Qualcomm, Intel, ARM e Wi-Fi Alliance

Estas são apenas algumas das principais empresas que já cortaram relações com a Huawei. Ao passo que a Google e o Android fossem das primeiras, entretanto, também a Microsoft removeu os computadores Huawei da sua loja online. Seguiu-se a tomada de posição da Qualcomm e da Intel.

No entanto, talvez o desenvolvimento mais devastador seja mesmo a ARM, crucial ao desenvolvimento e produção de processadores e chips. Aliás, sem a colaboração com esta empresa, o futuro da Huawei no mercado mobile acaba por esvair-se em fumo.

Já para não falar na perda temporária da qualidade de membro na Wi-Fi Alliance, de acordo com a Nikkei Asian Review. Esta é tão-somente a entidade que regula o padrão Wi-Fi, de acesso à internet sem-fios, outra perda de peso para a fabricante Android.

 

Sem a Google, sem o Android e sem…Wi-Fi?

A Wi-Fi Alliance está a cumprir na íntegra a imposição do Departamento do Comércio dos EUA. Assim, de acordo com a normativa, revogamos a filiação da Huawei Technologies da Wi-Fi Alliance com eficácia temporária. Desse modo, a Huawei está temporariamente restrita de encetar atividades com a Wi-Fi Alliance ao abrigo desta ordem.

A Wi-Fi Alliance é um consórcio de empresas que incluem a Apple, a Qualcomm, Broadcom, bem como a Intel e várias outras. O seu papel passa pela definição e influência no estabelecimento de novas tecnologias wireless com vista à definição de padrões comuns a toda a indústria.

https://twitter.com/orderagain_/status/1131515513492762625

Importa assim clarificar que os smartphones e produtos da Huawei não perdem o direito a utilizar as redes sem-fios. De igual modo, o seu smartphone Huawei não deixará de ter acesso à Internet, mas há consequências a médio e longo prazo na eventualidade desta restrição não ser levantada.

 

A Huawei pode perder a sua competitividade

Esta é uma das principais consequências a médio / longo prazo na perda de estatuto de membro da Wi-Fi Alliance. Em suma, a fabricante Android (para já), deixará de ter uma palavra a dizer na definição dos próximos padrões de redes Wi-Fi. Isto claro, se for mantida a restrição.

De igual modo, vimos também a Google a remover todos os equipamentos Huawei do Android Enterprise Solutions. Um grupo de equipamentos móveis selecionados e recomendados pela Google para os seus parceiros comerciais e para utilização empresarial.

A próxima “peça” a tombar pode ser a Bluetooth SIG. Uma organização sem fins lucrativos, sediada em Washington e que pode encostar a Huawei à parede. Com efeito, relembramos que sem o seu aval nenhuma empresa pode comercializar um produto que tire proveito da conexão / ligação Bluetooth.

https://twitter.com/Market_Screener/status/1128850835180535808

Entretanto, assistiremos a uma guerra de atrito entre as duas potencias. É uma questão de saber qual delas aguenta sofrer mais, e durante quanto tempo. Infelizmente, no meio disto tudo e em pleno fogo cruzado está uma fabricante de dispositivos móveis conhecida por Huawei.

Para Donald Trump a Huawei é perigosa, mas pode vir a negociar com essa mesma empresa. Enfim, numa nota estritamente pessoal vejo que a coerência e a lógica se esgotam quando tocamos nos interesses comerciais.

Comentários

102

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Malamen
    Malamen

    E assim se destrói uma marca… deveriam começar a fazer o mesmo a marcas americanas…

    1. Avatar de EuTech
      EuTech

      Por “trumpisses” se perde uma boa marca!! Ridículo , todas as marcas a espiar dados, santa paciência, por esse lógica acabavam todas!

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Não percebe que isto tem tudo a ver com o 5G, do facto da Huawei estar muito mais desenvolvida nesta tecnologia, e o Trump dar com os pés para trás para ser uma empresa americana a dominar neste setor

  2. Avatar de Aquelegajo
    Aquelegajo

    Mas afinal o que tem a huawei assim de tao perigoso? Anda a sacar informação ? Anda a atacar o governo sem nos sabermos ? Estão a criar uma bomba nuclear com os telemóveis ….? Ou simplesmente porque são ….chineses ?

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Porque na zela pelos interesses lobistas dos americanos , temos como exemplo a Venezuela .

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      A huawei já tem a tecnologia 5G a funcionar …..nos Estados Unidos a única é a AT&T que colocou um simbolo 5Ge

      1. Avatar de Stenio
        Stenio

        5Ge é apenas um esforço de Marketing da AT&T, eles ainda não fornecem 5G (e nem estão perto ainda). A única empresa que já esta fazendo testes 5G de forma próxima ao uso real é a Verizon, com seus testes em Chicago.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      A Huawei está anos à frente da tecnologia americana no que toca ao 5G. Os americanos não toleram isso embora seja recomendável que se habituem a este tipo de situações.

  3. Avatar de IRRD
    IRRD

    Vai Haver retaliação da China, ai meu medo.

  4. Avatar de Ricardo Monteiro
    Ricardo Monteiro

    Cuidado. Os chineses não são santos. Os americanos tb não, mas lembrem-se chineses, russos e norte-coreanos andam sempre de mãos dadas.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Entre esse lado e o lado dos americanos venha o diabo e escolha, não sei como há gente que defende freneticamente os americanos..

  5. Avatar de Malamen
    Malamen

    O que esse ser abjecto está a fazer é, na realidade, muito simples. Quer que os mercados chineses baixem para forçar ao acordo com a China, que lhe interessa imenso. Não tem nada a ver com segurança. Pegou na marcar que era talvez a maior taxa de crescimento estava a ter no planeta e fez isto. Acho que chegou a altura de dizer basta… os EUA não mandam no planeta, têm de deixar de interferir na economia de terceiros e olhar por eles abaixo. O maior défice mundial a fazer braço de ferro com o maior credor… não deixa de ser anedótico. Já pensaram se a China começar a vender a dívida dos EUA a terceiros? E se esses terceiros começarem a cobrar? Os EUA ficam de rastos… bem… sempre têm cereais e algodão… então terão que comer e que vestir…

    Enfim… só um desabafo.

    1. Avatar de Pauloj
      Pauloj

      Mas “ajecto.” e quem, o sr?! Grande Trump, a china e uma ameaça à economia e paz mundial , copia tudo e todos e depois vende sem consequências, completamente desleal.
      Trump não quer que se suceda ao EUA o mesmo que esta a suceder a Portugal ( região chinesa do genero do tibete. )
      Informa-se sobre a política econômica mundial chinesa (interna ou externa)

      1. Avatar de Toninho
        Toninho

        eu como sou um pouco mais cota do que muitos aqui, relembro que o Japão floresceu depois da segunda guerra a copiar tudo o que era europeu ou americano e hoje são o que são.
        Os chineses não só copiam como também têm muitas coisas que saem da cabeça deles.
        Os americanos também copiam, muita da inovação hoje em dia não é americana ou europeia infelizmente, mas de outros países como Japão, China ou Índia, por ex.

        Estamos assim tão mal com o investimentos chinês?

        A ameaça é mesmo o Trump que é uma porcaria em todos os aspectos tanto económicos, sociais e políticos (e basta olhar para o seu percurso económico para ver a nódoa que é, perder um bilião em 10 anos é obra…)

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          1 Bilião roubou o Berardo a Portugal em 1 dia, não sejas toninho, a Economia dos EUA está muito melhor do que estava, cresceu em todos os aspectos e claro que estamos mal com o investimento Chinês, principalmente nas porpoções que tem. O Trump faz muito bem em defender o seu País, quer gostem quer não gostem, a China faz o mesmo, basta ver o que eles não autorizam no seu País, Google, Facebook, youtube entre outros, mas isso já ninguém reclama ou se lembra.

          1. Avatar de Toninho
            Toninho

            O Berardo não roubou nada.
            Deram-lhe para a mão 350 milhões e ele como muitos aproveitaram.
            Quantos mais não roubaram desde a direita à esquerda?

            Já o Trump perdeu 1 bilião nas empresas dele porque é mau, vá lá que seria dele o dinheiro.

            Ele defende o seu país? Que defesa é essa em que o Lobby das armas é cada vez mais poderoso e que não há saúde publica nem educação?
            Vão longe com a selvajaria do capitalismo por lá (e na China não é muito diferente diga-se de passagem com a escravidão)

      2. Avatar de Bruno Ricardo Pedrosa Pereira
        Bruno Ricardo Pedrosa Pereira

        Pauli desculpa que te diga mas o que disseste é pura estupidez afinal iphones, “samsugas” e a maior parte dos equipamentos sao feitos na china isso te garanto mas com a samsumg e apple nc houve problema serem feitos na china pois a mao de obra é muito barata…agora como a huawei está a progredir bastante já inventaram entao um problema por isso deixem de ser estupidos e vejam a realidade como ela é.chineses sao ser humanos como nós deixem de ser racistas e ignorantes.

        1. Avatar de Claudio
          Claudio

          Eu concordo plenamente em tudo o que dissestes, os EUA não passam de um país prepotente que quer mandar no mundo inteiro, Eles não querem que nenhum outro país ultrapassem eles, enfim estamos vendo a porcaria que o Trump está fazendo, è um ditador camuflado…

      3. Avatar de Ora ora
        Ora ora

        Ameaça à paz mundial são os USA. Basta ver quantas guerras eles provocaram nas últimas décadas.. e quanta gente inocente morreu.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Quanto a essa história da China vendar títulos da dívida dos EUA não me parece que vá acontecer, não interessa neste momento à China uma crise mundial pois precisa e depende muito das exportações que faz para o mundo todo… Mas sim é verdade o que você falou.

  6. Avatar de Oscar
    Oscar

    Já vendi o meu

    1. Avatar de Martins José
      Martins José

      Eu comprei o 3º e não tenho medo.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não vendo o meu e vou esperar pela “queda” dos preços no P30Pro para o comprar.

  7. Avatar de MarioM
    MarioM

    Se Baixar mais é agora que compro o Mate 20

  8. Avatar de MarioM
    MarioM

    Basta os Chineses combinarem com o Putin e afundam o dollar fica a valer tanto como papel aqueles que se enchem de dollares não se ponham a pau.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não funciona assim.

      Abc

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Por isso é que já o fizeram tantas vezes quando se sentem ameaçados, não é? Ah, espera… se calhar é mais difícil do que escrever uma frase sem a pensar.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Tem a certeza porque acha que a China esta a introduzir a sua moeda cada vez mais , na semana que vem Portugal vai ao mercado buscar panda bonds e não sei se sabe mas o Putin e a China já algum tempo que estão a preparar a folha ao dollar.

    3. Avatar de WhoKnows
      WhoKnows

      Acho uma piada a este tipo de comentários … se o dolar baixa-se quem ficaria a perder, acredita que seria mais a China que o USA …

  9. Avatar de greego
    greego

    O Iraque foi uma mentira, porque o cheiro a petróleo era imenso…
    A guerra com a Huawei, está a ser uma mentira, pois os yankes não gostam de ser ultrapassados…
    Será que já esquecemos que a NSA espiava a ocidente todos os governos!…
    Hipócritas…

    1. Avatar de Jajao
      Jajao

      Amigo, não é hipocrisia. Neste caso específico, deveriam todos fazer o mesmo. Porque razão a China gosta de entrar nos países e comprar empresas e vender o seu produto, mas ao contrário, já é muito difícil? Tenta tu começar a exportar para a China e depois vê o que acontece. A China só olha para o lado deles e pelo que vejo, há alguns anos para cá, em Portugal essa situação está a piorar. A China, em vários países africanos, está a dar com uma mão para depois tirar com as duas.
      Fidelidade, águas de Mafra, Apollo, EDP, etc, não te diz nada? Só não vê quem não quer!
      É em relação a espiar, a América não é exemplo, mas a China também não é nenhuma santa, como tal, prefiro não facilitar a China nem a América ou nem outra qualquer.

  10. Avatar de Samuel
    Samuel

    Se este idiota (Trump) faz isto a uma marca chinesa quem nos diz que vai fazer a uma marca europeia como a Laiq ou outra marca qualquer. Se eu manda-se na China a esta hora a Apple estava proibida de vender.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Por isso quando fores votar, pensa bem , vota no partido que agrada aos americanos .
      Venezuela=embargos económicos.

  11. Avatar de MarioM
    MarioM

    O Pato trampas manipulador arrisca-se a levar uma mão de ensino dos Chineses

  12. Avatar de miguel
    miguel

    Estou a aceitar tudo que seja huawei, fico com todos os equipamentos não deitem ao lixo.

    Até parece que o mundo é a América…

    🙂

  13. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Falso capitalismo .

  14. Avatar de Elementarq
    Elementarq

    Os Chineses têm 3 hipóteses, do meu ponto de vista:
    1 – Ceder. Negociar e respeitar as regras da OMC. Seria um tremendo golpe na liderança de um regime autoritário imaculado. Quem conhece a biografia de Xi Jiping, e a forma como foi subindo na liderança até alcançar o poder, saberá que este desfecho será muito difícil de acontecer.
    2 – Retaliar. Demonstrar que a China não se rebaixará a pressões para alcançar negócios que não são do seu interesse, evitando que futuramente o mesmo volte a acontecer. No entanto, provocando os EUA e eventualmente escalando as tensões entre os dois Países.
    3 – Resistir. A Huawei é uma peça no xadrez, e para alcançar a vitória por vezes é preciso sacrificar a rainha. A China tem dinheiro, pode ir comprando empresas concorrentes das Americanas, investir fortemente, desenvolvendo as mesmas.
    Isto é um jogo de paciência.
    Ao mesmo tempo que esperam pelas próximas eleições Americanas.
    Mas não acredito que se desviem do seu caminho… até podem ceder um bocadinho nas negociações de forma a apaziguarem as relações, enquanto continuam o seu destino.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      ….a bomba nuclear chinesa chama-se dívida pública americana..

      1. Avatar de Mario Silva
        Mario Silva

        Mas antes de o fazer a Apple vai ser a próxima vitima.

        1. Avatar de MarioM
      2. Avatar de Elementarq
        Elementarq

        É uma bomba para os dois lados. Pouco provável.

  15. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O medo do Trump na Huawei não é nos telemóveis, acho mesmo que ele se está a borrifar para isso. Ele está é preocupado com a tecnologia 5G deles. Vem aí uma revolução nas comunicações, a IoT vai depender muita do 5G, a indústria 4.0 também, as infrastructuras de comunicações terão de ser todas actualizadas. A Huawei preparava-se para ficar com a grande fatia deste bolo. Não teríamos uma gigante vermelha, mas sim uma super gigante vermelha. É disso que o Trump tem medo. Telemóveis? Peanuts…

    Por outro lado é um trunfo muito importante na guerra China-EUA

    1. Avatar de SergioFerreira
      SergioFerreira

      Alguém com visão das coisas como elas são! Finalmente!

      Só tenho lido haters pelos EUA, Huawei fanboys e/ou comunas/ fascistas disfarçados a aproveitar este tema para defender os seus ideais pessoais. Não só nesta publicação mas também nas anteriores sobre este assunto.

      1- Não está tudo isto a acontecer porque Huawei está a crescer e aproxima-se do número 1 em vendas de smartphones.

      Se fosse por isso, a Samsung já tinha tido o mesmo destino há vários anos e, como podemos verificar, ainda continua a comercializar na América do Norte.

      2- Não é uma guerra comercial, mas sim uma guerra de informação/espionagem.

      Com a chegada do 5g e o seu potencial nenhum país, seja ele EUA ou outro qualquer, se deveria sujeitar a perder segredos e informações vitais para outra nação. Os EUA também não querem perder a sua posição de liderança em espionagem que ajuda a manter a sua posição de Nação soberana sobre várias outras.

      3- EUA não são santos nenhuns, mas não me venham fazer comparações com China, onde dizem ser igual ou pior que a China.

      Os EUA não têm um sistema de pontos Sociais, onde cada infração cometida remove direitos básicos aos seus cidadãos. Não vão contractar centenas de milhares de espiões civis para manterem olho sobre os demais, onde esses espiões terão regalias sociais adicionais. Não forçam a remoção de filmes, programas e sites online que possam abrir os olhos dos seus cidadãos para uma possível revolução de ideais.

      4- Se procurarem, vão ver que a Huawei já havia mostrado que espiava, usando os seus aparelhos.
      A Vodafone encontrou, em smartphones Huawei, uma backdoor na programação, que permitia acesso à informação dos usuários. A Vodafone chamou a atenção e a Huawei disse ter removido, mas pouco tempo depois a Vodafone encontrou novamente uma backdoor num outro local.

      Existem provas e dados em como Huawei espia e promove tais atos.

      Agora podem vir e dizer: Até parece que os EUA não fazem o mesmo. Pois fazem, mas dada a escolha, contínuo a preferir que seja um país que me permite ver tudo o que quero e me permite aceder a Facebooks e afins (que curiosamente nem uso, mas tenho a liberdade de o fazer)!. Um país que não tem conexão com outros países Fascistas, como a Coreia do norte.

      E não esqueçam o mais importante! Existem muitas outras marcas de Smartphones que não são nem Americanas nem Chinesas!!!

      Não estou a defender Americanos, ATENÇÃO…estou a dizer que percebo a acção deles e que, se eu fosse Americano, iria defender essa acção. E todos nós, se fosse a nossa nação, também deveríamos defender.

      O 5g permite não só velocidades de navegação e Download grandes, a baixas latências, mas também permite todo um novo nível de espionagem. Imaginem essas tecnologias espalhadas por todo o lado e em estruturas Portuguesas de valor (informação e segredos).

      1. Avatar de Jajao
        Jajao

        Exatamente! Finalmente um comentário em que se fala a verdade sem interesses ou fanatismos escondidos!

      2. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        …..concordo plenamente…..mas não esquecer que foram os idiotas capitalistas que entregaram a produção para as fábricas à China. A tecnologia é constituída por dois elementos, software e hardware, o Trump está a bloquear o software, mas do que é que isso vale se ficarem sem o hardware.
        E não esquecer que a china, como governo ainda não reagiu e tem muita divida publica americana em seu poder.

      3. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Basta só tirar as pálas dos olhos para ver isso, o Trump não é burro nenhum e faz ele muito bem em defender o seu País, a China é um perigo e em breve vão ser os donos do mundo se ninguém lhes mete um travão.

        1. Avatar de MarioM
          MarioM

          A China já e o dono do Mundo a China já e a 1º Potencial Mundial os USA estão na cloud e pensam que ainda são os primeiros, já foram, só que ainda não têm a consciencia disso e Trump já não consegue nem com estes esquemas impedir isso a economia e a fartura americana assenta na ilusão a divida deles e impagável se China quiser e inundar o mercado da divida bilioes se vão perder num dia as bolsas estouram e economia Americano vai pro galheiro existe muito americano que consciência disso o que vai tapando o buraco é o Dollar ser a moeda das transacções por isso a união chinesa e russa no ataque a isso a China nos pagamentos petróleo já não usa o dollar mas sim a sua moeda segura pelo padrão ouro, e qual é o padrão dos USA ….

          1. Avatar de SergioFerreira
            SergioFerreira

            Só digo isto, para simplificar. China não é Huawei, mas Huawei é chinesa…percebes a diferença?

            Não vês os EUA a fazer isto a mais nenhuma empresa chinesa, apenas aquela que tem o 5g monopolizado a nível mundial.

      4. Avatar de João
        João

        A Samsung é sul coreana e a Coreia do Sul é um parceiro estratégico dos EUA, nunca iriam fazer isto.
        A China é um dos maiores rivais económicos dos EUA.
        Não se trata de espionagem, apenas querem travar a economia da China.
        Nem o Trump se interessa pela espionagem, senão com presidentes anteriores o mesmo teria acontecido.

        1. Avatar de SergioFerreira
          SergioFerreira

          Digo o que disse acima. China não é Huawei mas Huawei é chinesa.

          É espionagem sim. Pesquisa o potencial do 5g para esse efeito. Ainda há menos de uma semana o Trump comentou que está com dificuldades em sair do médio oriente por causa da pressão dos Generais. Aqui é o mesmo. Estruturas 5g chinesas vão colocar em risco a integridade de informação secreta e de valor Americanos, daí haver pressão.

          Pesquisem antes de se deixarem levar pelos sensasionalismos. Huawei já tem histórico de espionagem e associações ao governo chinês.

          Nunca verás os EUA a fazerem o que fizeram à Huawei, à China. Porque comercialmente ambas saiem a perder pois têm contratos gigantes que benificiam ambas.

          O Trump tem todo o interesse na espionagem se a mesma puser em risco o seu lema MAGA…ele é Americano de coração. Afirmar que não tem é desonesto pois não existe qualquer prova disso. O contrário já não é assim.

          Pelo mesmo motivo que a China junca irá cobrar as dívidas aos Americanos da forma que muitos dizem. Não funciona assim a economia.

  16. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    E, que sentido faria isto tudo, se a preocupação fosse realmente com “espionagem”?

    (Se assim fosse, era apenas a importação de produtos desta empresa que era barrada…)

    Com isto cai a máscara da Administração Trump – e fica provado que é antes de uma guerra comercial que tudo isto se trata.

    Apple, Qualcomm etc, são empresas estadunidenses que têm vindo a perder mercado para produtos da Huawei.

    E, Google, Microsoft etc, são empresas estadunidenses detidas pelos mesmos accionistas que têm acções nas empresas anteriormente mencionadas – ex: https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Gf117d950/21381578_PZC17.png

    (É sempre no interesse do Grande Capital que são as decisões políticas tomadas no Ocidente. E, com estas decisões de Trump fica isto, uma vez mais, provado. O cidadão comum têm-se dado muito bem a usar produtos da Huawei, de qualidade superior ao que produz o Ocidente.)

  17. Avatar de Belfodyl_da_Net
    Belfodyl_da_Net

    Os EUA estão a captar um sentimento de ódio contra eles mesmo, à escala mundial. Mais cedo, ou mais tarde, vai lhes correr mal. Tudo o que emana manipulação e afeta a liberdade de escolha dos outros, causa repulsa contra o causador do problema.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      O único ódio é da China, Rússia, Coreia do Norte e alguns países árabes, o resto do mundo não anda de momento preocupado.

      Os chineses tem o péssimo costume de copiar a descarada propriedade intelectual, usar e não dar explicações a ninguém já que “são os maiores”. Convém não esquecer que os chineses e russos estão a comprar tudo e a aumentar os preços na Europa; convém não esquecer que os chineses tomaram conta de vários territórios na Ásia e estão a criar ilhas artificiais para poder ampliar o seu território.

      E agora de depende os EUA é que são o mau da fita? Só o são para muita gente porque querem produtos “baratinhos”, nem que isso esteja a custar empregos na Europa, piores economias dentro da Europa, etc..

      Mas de que interessa isso ao tuga, se o tuga pode comprar baratinho tecnologia e vários produtos agrícolas mega adulterados geneticamente baratinhos vindos da China? Importante é que seja baratinho…

      Se a China alguma vez competir de igual para igual, com as mesmas regras que na Europa e América do Norte, aí tudo bem.

  18. Avatar de J. Correia
    J. Correia

    Era o povo começar a preferir a Huawei e encavar o Trumpas

  19. Avatar de LushinK
    LushinK

    Vejo muita gente do lado dos chineses.
    Temos pena, mas a vossa Huawei acaba aqui.

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Não é estar do lado dos chineses.

      É ser contra, e denunciar, os imperialismos económicos (e golpes baixos dos mesmos) e ser também contra a desonestidade na política.

      Eu não sou fã das multinacionais chinesas, que também isto praticam – pois, sei que também estas têm as suas mãos sujas de sangue, pela maneira como obtêm as suas matérias-primas em África, por exemplo.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        É isso mesmo .
        O Trump o que mostra é uma politica de manipulação e golpes sujos como sempre têm feito só que agora é as claras, nunca gostei do Sadam mas tiverem de fazer uma politica de corruptos mentirosos e falsos dizendo que tinha as armas de destruição maciça os chineses não são bons e eles são melhores gente sem qualquer escrúpulo. um nojo.
        Não passam de um bando de traidores de gravata , uns (chineses) mostram o que são os outros são lobos disfarçados de cordeiros.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Lamento imenso mas não é isso que vai acontecer.

    3. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      calma a china não é a Huawei…. a China ainda não entreviu nesta guerra, mas vai intervir, mais cedo ou mais tarde..

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Ja interviu sim , convem saber do que se fala.

        Abc

    4. Avatar de Bruno Ricardo Pedrosa Pereira
      Bruno Ricardo Pedrosa Pereira

      Acaba?? Oh pah volta para a escola a huawei nc vai acabar, informa te e instrui te melhor.

  20. Avatar de Kanu
    Kanu

    Trump(a) nação com estes adjetivos e mais a alguns… Ganância, egoísmo, corrupção, racismo… Bando de ipocritas. Metem o nariz no mundo todo depois choram que foram atacados… Lancem uns mísseis na casa Branca, pentágono. Etc etc… Acabem com eles…
    Deviamos boicotar produtos made in USA… Força Huawai, não largo meu P30.

  21. Avatar de Kanu
    Kanu

    Trump(a) nação com estes adjetivos e mais a alguns… Ganância, egoísmo, corrupção, racismo… Bando de ipocritas. Metem o nariz no mundo todo depois choram que foram atacados… Lancem uns mísseis na casa Branca, pentágono. Etc etc… Acabem com eles…
    Deviamos boicotar produtos made in USA… Força Huawai, não largo meu P30.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Lolol gosto da tua (des)informação. Quem te ouve até pensa que a China não oprime e assume territórios asiáticos, que a China não rouba propriedade privada ou lança químicos e poluição sem fim ou até que nem financia grupos guerrilheiros em África. Inocência…

  22. Avatar de Flavius
    Flavius

    No meio deste circo todo, percebi uma coisa que assusta…

    Os EUA mandam nas tecnologias de comunicação, e eu a pensar que a tecnologia nada tem a ver com um país.

    Sendo assim, penso que a Europa está de mãos atadas e sem alternativas , caso os EUA pensarem : vamos começar a lixar os europeus.

    Alguém pensou o mesmo?

    1. Avatar de Toninho
      Toninho

      Esse problema já existe há muito, desde que a Europa deixou de ser uma potencia técnica.
      Já foi a não vai voltar a ser, infelizmente, porque todos deixamos que assim fosse, ao preferir primeiro produtos americanos aos europeus.
      Hoje dia só nos carros e alemães e mesmo assim o Trump quer impedir com taxas que entrem nos USA… De resto não têm mais nada para nos lixar.

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      …..e constrói algum hardware para essa comunicação?

    3. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Todos precisam uns dos outros, se os Americanos pensarem lixar os Europeus iam se lixar a eles próprios também.

    4. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      A Europa há muitas décadas que financia políticas de pseudo-esquerda onde não só pobres/ pessoas desprotegidas ou discapacitadas são financiadas, mas sim malandros que não querem trabalhar, pessoas que pagaram a juntas médicas para serem declaradas incapazes de trabalhar e andam aí nos cafés a viver a vida… Mas também empresas amigas dos políticos (EDP, Magalhães, placares de ensino, empresas de telecomunicações, etc).

      Isto tudo levou a um desinvestimento na educação, investigação, saúde e segurança. Agora a Europa pouco tem a oferecer

      1. Avatar de Armando
        Armando

        Só me apetece rir….”A Europa há muitas décadas que financia políticas de pseudo-esquerda onde não só pobres/ pessoas desprotegidas ou discapacitadas são financiadas, mas sim malandros que não querem trabalhar” sabes quais eram as maiores empresas tecnológicas da Europa duas décadas atrás? De que países eram? – Nokia, empresa finlandesa. Desde 1995 que não tem um governo chefiado pela esquerda ou pseudo esquerda que falaste. Aonde está a Nokia? O que aconteceu? Foi sem dúvida as pseudos políticas esquerda a dar dinheiro as pobres…
        – segundo exemplo, Ericsson, sueca, sempre teve governos de esquerda e se calhar foi por isso que perdeu competitividade. Deve ter sido golden shares de certeza.
        -Philips – holandesa e tal como na Finlândia nunca teve um líder de governo de esquerda. Sempre centro e centro direita. Quando colocas as coisas nesse espectro só me apetece responder como respondi.
        Tirando isso a Hauwei está no meio de uma guerra guerra geopolítica mas quem está a chuva sabe disso. Se não se precaveu fez mal. Até porque qualquer empresa de top possui planos para mitigar riscos, inclusive os políticos. O que irá passar será sobretudo que os produtos ficarão mais caros e irá piorar se a China responder a nível das fabricas mesmo que Intel seja das poucas que não está tão exposta ao mercado asiático até porque produz 3/4 do que vende em EUA.
        Resumindo, o teu comentário foi de natureza política parcial e não sobre debater o que realmente está por detrás disso.

    5. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      A europa tem alternativas. Não é por aí .

      Abc

      1. Avatar de Flavius
        Flavius

        Por acaso tenho alguma curiosidade nessas alternativas, me consegues dizer alguma?

  23. Avatar de dom perignon
    dom perignon

    por mais que eu nao goste muito de trump ele tem razao a que desconfiar dos chineses e russos sobretudo esses dois

  24. Avatar de Sofia Santos
    Sofia Santos

    Eu sou engenheira informática, e tem pontos de vista dos quais se deveriam ter em atenção, basta estar ligado a uma rede wireless ou de operadora para termos porta aberta com códigos de informação,
    Entrei no hardware de um Apple e encontrei conteúdo malicioso, as chamadas portas de informação interna que clarifica códigos de acesso à informação, fiz o mesmo no Huawei p 30 pro e por acaso se encontra menos informação de código, a certeza é mais clara, que a água, ou seja todos os smartphone têm esses dados, pois a Internet é feita de forma mais detalhada em códigos de acesso, pois tudo indica que o problema vem dos motores de busca e não dos tlms

  25. Avatar de V@mpyro
    V@mpyro

    …por aqui P30 Pro a bombar! Desconfianças? Eu espio, tu espias, ele espia, nós espiamos, vós espiais, eles espião…

  26. Avatar de CG
    CG

    Este individuo tem uma memória fraca, pois quando os chineses entenderem executar a dívida dos EUA vão ficar com caos financeiro terrível. Espionagem serão só os chineses?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      ….os chineses entraram há pouco anos no mercado da dívida e já vão com 55% de dívida em relação ao seu Pib…. não brinques com coisas sérias….

  27. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tudo interesses. Huawei uma empresa grande que esta dentro de muita coisa. Falam em espionagem. Entao quando veio o escândalo da NSA. Isso foi espionagem forte dos EUA no mundo. A apple tambem teve escândalo a uns anos porque retirava informações dos usuarios. Se fosse governo chines. Cortava tudo o que estava ligado aos EUA. Ficava arrumado

  28. Avatar de Jorge Tomaz
    Jorge Tomaz

    O bloqueio a Huawei, não é por ela ser chinesa ou ser a 2 maior fabricante. Entre as 10 maiores fabricantes , 7 já são chinesas. . O motivo é o 5G. Com a 5G a Huawei, teria o controle de todos os dados, informações de qualquer smartphone, dos carros autónomos, dos aparelhos inteligentes em casa, das máquinas das fábricas, etc. Imaginem o perigo que isso supõe para os outros países. A Huawei é uma empresa que pertence ao partido comunista chinês, tal como todas as outras empresas chinesas. É um regime ditatorial, onde o estado controla a internet, informação e toda sociedade chinesa. Na ChinaPara uma pessoa ter acesso a aplicaçoes ou internet, tem de dar os dados do cartão de cidadão para o governo controlar.Cabe a cada pessoa escolher entre uma democracia ( mesmo com todos os defeitos que tem) e um regime ditatorial , governado pelo partido comunista desde 1949.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Estou a ver que és mais um que acredita em tudo o que lê na internet…

      Este tratamento deveu-se a pura e simplesmente medo. As coisas “made in america” (que a huawei também fabrica) estão a afundar-se porque a malta já abriu os olhos, por exemplo, para chegar à conclusão que um telemóvel de 200/300€ não vale 1000/1600. E com o 5G haveria concorrência à maior empresa americana de comunicações.

      Preparem-se que a seguir vem xiaomi e muitas outras na lista.

      1. Avatar de Jorge Tomaz
        Jorge Tomaz

        Entre as 10 maiores empresas de telemóveis a Aple é a única marca americana de smartphones, outra é a Coreana((Samsung), restantes 7 chinesas. Se fosse para acabar com a concorrência tinham atacado a Samsung anos atrás que já era a maior empresa de telemóveis.. Ou então tinham bloqueado mais companhias chinesas. Na China a Google, o YouTube, Facebook, WhatsApp, Instagram, Netflix Twitter, ou a Wikipédia estão proibidos, só para referir algumas empresas. Quanto ao preço barato, as companhias chinesas tem apoio financeiro do estado chinês, por isso vendem barato, ou até com prejuízo ( dumping), abaixo do preço de custo. Para assim eliminar a concorrência. Não é por acaso que em menos de 10 anos, 7 companhias chinesas estão no top10 mundial. Já tem 40,% da quota mundial. Só acho irónico que muitas pessoas defendam a Huawei, em nome da liberdade e na China não existe liberdade de expressão, e onde o partido comunista exercer um controle total da internet, informação e de toda sociedade.

    2. Avatar de Toninho
      Toninho

      Ainda ninguém percebeu que a guerra dos 5G à Huawei é apenas para promover os 5G da Cisco (claro americana) e que está muito mais atrasada no desenvolvimento.
      E com os 5G da Cisco o Trump pode meter a NSA a espiar todo o mundo em vez de ser espiado.

      Mas já hoje somos todos espiados pela NSA (e não só) e não é preciso o 5G…
      Parece que ninguém se preocupa com a Google, Microsoft, Apple e outras tipo Facebook que usam e abusam dos nossos dados e não cumprem o RGPD….

      Se estou em democracia posso querer escolher quem me espia, e para ser honesto prefiro não ser espiado nem por chineses (tenho HUAWEI e nunca via ligações estranhas para a China nem backdoors) nem pelo americanos, mas aqui não tenho escolha por cause da NSA que espia quer eu queira quer eu não queira. Mas me espiam os americanos no meu Huawei com os serviços da Google do que os chineses.

  29. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Nokia. .

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      A Nokia está morta seja a Europa seja os USA no seu desejo infinito de ganhar dinheiro venderam tudo agora é que se queixam ! Por exemplo a Philips sempre vendeu televisões e estavam sempre no top até ao dia que vendeu a marca para a Philips era descartavel o chineses compraram.

      1. Avatar de iFernando
        iFernando

        Todos sabem se há ou não espionagem. Fantástico!

  30. Avatar de Sérgio Moreira
    Sérgio Moreira

    E Assim começa uma guerra para além das tecnologias

  31. Avatar de Pois É
    Pois É

    Todos têm culpa no cartório. Todos espiam, todos poluem, mas ainda assim prefiro uma democracia capitalista a um regime comunista chinês onde os direitos humanos são constantemente violados. A China é comunista por dentro , mas capitalista por fora e têm um plano em marcha onde até 2050 pretendem ser a primeira potência mundial. Não tenho nada contra isto a não ser que seja a custo dos direitos intelectuais dos outros ou a violar direitos humanos. Os chineses têm um plano , não aceitam críticas e estão convencidos que é uma estratégia que não substima a inteligência do resto do mundo. Será mesmo que não substima?

    1. Avatar de Toninho
      Toninho

      Querem ver que os direitos humanos fundamentais são respeitados nos EUA.
      Quando não há um sistema de saúde publico (se não tiveres seguro estás arrumado literalmente), um sistema de educação minimamente acessível e publico, quando se quer construir um muro para evitar a entrada de pobres desgraçados que só querem uma oportunidade na vida (e não se esqueçam que os EUA são um pais de emigrantes). Isto é respeitar os direitos humanos básicos?
      Em que há um lobby das armas que até arrepia com os massacres que sabemos.
      Não me parece.
      Sim, sou do tempo do Jonh Lennnon cantar “Give peace a chance” ou “Imagine”.

      1. Avatar de Jorge Gomes
        Jorge Gomes

        Na China ja ninguém tenta entrar porque sao barrados na hora, hoje os USA também tem muitos problemas com a segurança e com falta de emprego, estao falidos como a Europa.

      2. Avatar de O Crítico
        O Crítico

        Essa doença de esquerdofonia é grave.. Por causa desse pensamento imbecil que estão a entrar na Europa milhares de terroristas.
        América é uma democracia, respeita os direitos humanos, claro mais os das vítimas do que a dos criminosos como fazem em Portugal.

  32. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A Europa esta falida, foi ela propria que se faliu em nao ter protegido as suas industrias, a unica coisa que os europeus querem é comprar barato, de onde ele vem isso nao importa, a Europa ja devia ter feito a China o que esta a fazer o Trump, mas isto ja ha 30 anos atras, agora talvez ja seja tarde, prefiro tudo que seja USA ou de sua origem que de chinesada, apesar muitas coisas de origem USA sao fabricadas na China.

  33. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Os EUA ,não fazem nada sem ter em vista interesses económicos ,foi assim com o Iraque e é assim com a huawei .Ainda hoje estamos á espera das provas das armas de destruição maciça no iraque ,que foi a desculpa que eles deram para lá entrarem .Mas acho que com a china vai-lhe sair o tiro pela colatra,porque a china não é a Venezuela ou Cuba .

  34. Avatar de Filioe
    Filioe

    Antigamente gostava da Huawei , era uma marca com preços competitivos e mais baratos , deste que quis se armar em grande aumentou o seu preço , o seu chip hi-silicon Kirin é uma bosta , a marca começou a realizar jogos de espionagem e qualquer coisa que interferisse , um simples laicher por exemplo , a marca fazia o móvel ficar lento e se arrastar , graças a Deus que a marca pode ter os dias contados , fim da Huawei é uma esperança para muitos , uma das marcas que mais aumentou os preços da sua tecnologia!

    Huawei morre já please

  35. Avatar de Rafael
    Rafael

    Go Trump. MAGA

  36. Avatar de O Crítico
    O Crítico

    Grande Trump. Consegui acabar com a palhaçada da China de andar a roubar direitos de autor, desrespeito pelos direitos do trabalho. Não é só a espionagem que fazem, é mais grave, é o abuso e devassa da vida privada para depois pedirem dinheiro virtual para não divulgar dados pessoais…
    Os chineses são um problema grave demais para imbecis ridículos comunas que os defendem, pois a China não é uma democracia, é uma ditadura.

  37. Avatar de João Meneses
    João Meneses

    Que legitimidade tem o país que espia confirmadamente os seus próprios Aliados (caso Snowden) para acusar seja quem fôr de espionagem? Não há ninguém que confronte os USA? Enfim, bando de carneirada.

  38. Avatar de Maty
    Maty

    Todos os que estão a favor dos chineses e da Huawei,que peguem nos telemóveis e nos trapos que os chineses vendem em Portugal,e vão para lá viver. Depois vão constatar se os podem utilizar como na Europa ou na América. Apesar de saber que o Sr Trump não é flor que cheire,e há coisa nos USA que não estão bem,vou todos os anos de férias aos USA porque sei que posso fazer o que quiser sem restrições.Prefiro a democracia americana que a ditadura dos arrogantes dos chineses. Aos que gostam tanto da Huawei,desejo-lhes boa sorte,aos que desejem mudar-se para a ditadura chinesa,boa viagem.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Comentário do calhau com dois olhos, muito típico no século XXI