Desaparecem SMS do seu Android? A culpa é da app Mensagens da Google

32 Comentários

Apesar de estarem cada vez mais em desuso, as SMS são ainda para muitos uma forma de comunicação de eleição. Esta é uma herança dos dias iniciais do GSM e tem-se provado como muito válida ao longo dos anos.

Os smartphones Android estão capazes de usar ainda este sistema, mas um problema surgiu agora. Muitos utilizadores queixam-se que as suas mensagens estão a desaparecer de forma aleatória e sem qualquer razão aparente.

SMS Mensagens Android Google app

As SMS estão a desaparecer no Android

Tal como em muitas outras áreas, a Google tem uma app específica para este serviço. Chama-se Mensagens e está disponível para todos usarem nos seus smartphones, para a troca e gestão de SMS. Tem sido atualizada regularmente e ganho novas funcionalidades.

É precisamente nesta app que surgem agora problemas grandes. De acordo com a informação existente, muitos utilizadores estão a queixar-se de que as suas mensagens simplesmente desaparecem, de forma aleatória e sem qualquer razão lógica.

A culpa parece ser da app Mensagens

Uma queixa no fórum de suporte da Google mostra que este não é um problema novo e que é já conhecido desde janeiro de 2019. Aparentemente, e sem qualquer razão, a Google ignorou o problema das SMS e agora as queixas têm aumentado, novamente, sem qualquer razão para que tal aconteça.

SMS Mensagens Android Google app

A única certeza que existe neste momento é que a fonte do problema está mesmo na app Mensagens para Android da Google. Este é um problema similar ao que afetou o Pixel 3 em 2018, mas desta vez afeta smartphones de outros fabricantes.

A Google não tem uma resposta

As soluções que normalmente são propostas parecem não estar a ter o resultado esperado. Falamos de propostas como o reverter para uma versão mais antiga da app, reiniciar o smartphone ou limpar a cache do equipamento. Todas estão a falhar no recuperar das mensagens.

Esperava-se que a Google tivesse já uma solução para este problema, dada a sua idade. No entanto, aparentemente a gigante das pesquisas simplesmente ignorou-o e não tem nenhuma causa identificada ou resolução para o problema do desaparecimento das SMS.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Woot!
    Woot!

    Uso a APP da Google aos anos (e não tenho um pixel) e nunca tive este problema.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Comecei a utilizar o Signal. (aconselhada pela UE como a mais segura) Muito boa.

  3. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    Sempre tive smartphones SAMSUNG.
    Neste momento tenho o GALAXY NOTE 10+ e o GALAXY S20.
    E utilizo a App Mensagens da Samsung.
    Nunca nenhuma SMS desapareceu!

    1. Avatar de Wtf
      Wtf

      Haja dinheiro fonix…. Se calhar sou eu que estou a ganhar mal e porcamente

  4. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    Isso do SIGNAL é treta!
    Todos os utilizadores desistiram, porque NÃO PRESTA!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      O que é treta é o que dizes.

  5. Avatar de Vítor Rodrigues
    Vítor Rodrigues

    Uso o app Mensagens da Google há 10 anos e nunca tive problemas…
    Como diz a notícia houve uma queixa talvez esse queixa teve problemas o que no geral pode não acontecer!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não é apenas 1 queixa. O que dissemos foi que A PRIMEIRA queixa foi em 2019. É diferente 🙂

  6. Avatar de Hugo Peixoto
    Hugo Peixoto

    Já há bastante tempo que uso a App Textra, pois a gestão das sms em smartphones dual sim como é o meu caso, é muito má.

    1. Avatar de sdfg
      sdfg

      eu usei essa app ha uns anos e nao tinha suporte para dual sims

  7. Avatar de ENG ARCINDO R LUCAS
    ENG ARCINDO R LUCAS

    Haja carteira para usar uma só marca em tudo. E não há. Há que exigir à marcas que oferecem serviços indicarem sempre vantagens e inconvenientes (entre incompatibilidade etcc) e cumprirem conforme as obriga a sua constituição como empresa global

  8. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Eu utilizo a app Messengens da Google e também fui afectado por este bug: apagou todas as sms de vários números/contactos, mas não de todos.

    1. Avatar de Nobre Luso
      Nobre Luso

      Pois é…
      Se tiverem um Samsung e usarem a App Messenger nativa, podem estar descansados.
      NOTA: quem trabalhar durante 44 anos como eu e tiver procurado chegar ao topo de uma boa empresa. E depois se reformar e receber parte dos descontos que fez (sem falhar um escudo ou euro para a Segurança Social), já pode comprar os gadgets que mais aprecia.

      1. Avatar de Nem
        Nem

        Típico tuga…
        -“eu estou sempre certo e quem não me seguir é imbecil!”. Pelo que deixou escrito foram 44 anos desperdiçados,onde podia ter aprendido algo útil para partilhar;mas só tem servidão para mostrar.

        1. Avatar de R. Ahcor
          R. Ahcor

          A ver se ainda vou a tempo:
          – Ó NEM, podes chamar imbecil ao teu pai?
          Por acaso conheces-me de algum lado?
          E NEM por isso foram 44 anos desperdiçados, criatura de baixo nível cultural, moral e social.
          E sim, aprendi muito! Agora reformado (com uma pensão que nunca terás!…), fui Gestor de Conta de uma das maiores empresas do mundo!
          A servidão é o que tu carregas desce que nasceste!
          Porque eu servi de pé e com orgulho! Mas nunca fui servil, grande bacoco!

          1. Avatar de Nem
            Nem

            Uau,que sensibilidade…acabaste de mostrar a dor de teres sido servil 44 anos,lamentável o teu desperdício!
            -o termo “imbecil” foi usado numa analogia,se te ofendeu é porque as dores da servidão te acompanharão até ao fim da vida;mais uma vez,lamentável!
            Há quem opte por nunca ser “gestor de conta” e aproveite os 44 anos para usufruir da vida,esse milagre, que um gestor de conta não entende…nem na reforma!

      2. Avatar de PuxaAutoclismo
        PuxaAutoclismo

        As configurações laborais mudaram. Os anos 50 e 60, são passado. Não há emprego para a vida, não existem as mesmas facilidades e direitos adquiridos, os salários são nivelados por baixo e a concorrência é grande.
        Nota: A malta de hoje em dia, não precisa de trabalhar 44 anos para comprar um smartphone.

      3. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Dass… Trabalhar 44 anos para poder comprar gadgets?
        Que vida interessante!

  9. Avatar de Lino Alexandre
    Lino Alexandre

    A quem diga que o signal é uma treta, quem diz isso não deve ter nenhum conhecimento básico!

    Mas fica aqui a notícia e a recomendação da Comissão Europeia,
    do Conselho de Tecnologia de Informação e Cibersegurança.

    https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2020/02/26/tecnologia/noticia/comissao-europeia-pede-funcionarios-usarem-app-signal-1905545/amp

  10. Avatar de lumia
    lumia

    A google também tem um bug no modo não incomodar que ainda não resolveu…, que este se ativar automaticamente, sem ordem ordem para isso…

  11. Avatar de lumia
    lumia

    durante as chamadas ou após termino destas…

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    O meu problema tem a haver com as mensagens rápidas. Ou seja quando alguém nos liga e não podemos atender, enviamos uma mensagem pre-definida. Neste caso, aparece a msg que queremos e ao enviar o sistema informa “não enviado” “sistema interrompido” e a pessoa na recebe…a mim está a causar transtorno pois uso muito, em virtude de receber muitas chamadas. Tenho instalado a versão 5.9.099. Alguém sabe de uma solução ?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Desculpem…onde diz a “pessoa recebe” deve ler-se ” a pessoa não recebe”

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Lamento que vim a este forum obter ajuda para um problema que parecia comum. No entanto as pessoas, vem discutir estados sociais, sabedorias informáticas e ou actualizações cibernéticas e ainda quem tem mais ou menos….daaaa, não tem mais nada que fazer…..Vão trabalhar. Ainda aqui cheguei e já fui. cumprimentos a todos.

  14. Avatar de R. Ahcor
    R. Ahcor

    Pedro F. e Cisco, sois namorados, nota-se bem…
    Consolai-vos, bem sabeis como…
    E se decidirem casar um com o outro, ofereço-vos uma semana de férias na minha quinta no Douro, onde tenho o meu paraíso de férias e fins de semana.

    Sois tão rascas, tão pobres de espírito e de finanças, que meteis dó.
    Mesmo pena!

    Sim, trabalhei 44 anos para ter filhos a gerir empresas, apartamento na cidade e uma quinta!
    A minha capacidade mental originou uma reforma de 6 mil euros por mês.
    Bem sei que é pouco, se comprado com o ordenado que eu tinha.
    Bem… mas deixei de trabalhar aos 58 anos de idade!

    Que raiva, heim?…

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Se soubesses com quem falas se calhar não te sentias tão especial…
      Mas pelos vistos tens uma quinta depois de 44 anos de trabalho e devemos dar-te ouvidos, é isso?
      Será que devo esperar até aos 58 anos para poder gastar 6000€/mês?
      E até lá o que faço?

      E por falar em raiva… Quem é que veio aqui ao fim de quase 2 meses com outro nome mandar bitaites?
      Compravas um gadget para brincar e não te stressavas com bocas de estranhos na internet…

  15. Avatar de R. Ahcor
    R. Ahcor

    Mesmo para terminar esta conversa com o Parvalhão Pedro F.:
    – Se eu soubesse com quem falo?…
    Ora bolas! Fiquei tão assustado com o o teu 1,98 de altura e 98 Kgs de peso (incluindo as tatuagens e os piercings), que daqui em diante vou andar sempre com dois guarda costas…
    Se tenho mais do que um Nickname?
    Como também sou Escritor, faço como Fernando Pessoa. Naquele tempo chamava-se Heterónimos às várias personalidades do mesmo autor, consoante o estilo e o género.
    Mas sabes lá tu do que estou a falar!…
    Vai lá para o ginásio e dá os meus cumprimentos ao teu amigo COVID-19.

    NOTA: escusas de responder, porque não te darei mais troco. Só tenho notas de 100€ e 200€ , que as de 500€ foram retiradas da maioria dos países europeus. Vou guardar as últimas que tenho em casa para recordação.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Eu não falava de ginásios…
      Mas pelos vistos tanto dinheiro não te deu para comprar inteligência…

  16. Avatar de ze
    ze

    Estou a ter problemas de envio no googleSMS.
    A pessoa para quem eu envio a msg não recebe o texto correto.

  17. Avatar de Anabela Nhaca
    Anabela Nhaca

    Infelizmente minhas mensagens desaparecem, e já me criou vários transtornos, uso redmi 9, como faço pra recuperar as mensagens?

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Tens o redmi 9, mas a APP é da google.