CyanogenMod no Google Play! A revolução vai começar

94 Comentários

O CyanogenMod é o projecto mais popular e famoso quando se fala em ROM’s personalizadas. Segundo estatísticas recentes, o CyanogenMod  está presente em mais de 7.5 milhões de dispositivos em todo o mundo mas…há que adquirir que este projecto não está “acessível a todos, isto porque envolve alguma complexidade na sua  instalação.

Há poucas horas a empresa ligada ao CyanogenMod anunciou uma agradável surpresa…o CyanogenMod vai estar disponível no Google Play e pode ser instalado com um click.

cyanogen_00

Para quem não conhece, o projecto CyanogenMod é considerado a ROM mais famosa do mundo (que pode substituir a ROM que vem do fabricante) e conta com cerca de 7.5 milhões de utilizadores das suas releases oficiais, mais uns chorudos 300 mil provenientes de KANGS (um KANG é alguém que compila a rom a partir de umas sources “oficiais” e lança para o público, não sendo lançada pela própria equipa que tem as sources). As estatísticas referentes ao número de instalações desta ROM podem ser consultadas aqui.

Ao longo dos tempos, o CyanogenMod tem vindo a ganhar novos recursos que facilitam a sua instalação em dispositivos Android. No entanto, Steve Kondik e Koushik Dut, lideres do projecto,  informaram que recentemente irá ser disponibilizada no Google Play o CyanogenMod Installer que facilitará a instalação de ROMs personalizadas. Esta aplicação apenas funcionará, por agora, em dispositivos desbloqueados.

Currently the (one-click) installer supports unlockable devices and devices that come unlocked out of the box (ie, most Samsungs via Download Mode). We’re still deciding how to handle locked devices,“There’s legislation (DMCA clause) in the US that allows the user to bypass copy protection to essentially root their phone. We could do it, it’s not hard, but we have to make sure that this won’t get us into any hot water later.”

cyanogen_01

De referir que as ROM’s personalizadas tendem a melhorar a performance do dispositivos e também a melhor, em termos de interface gráfica do Android assim como a disponibilizar versões, com suporte a vários dispositivos, e que são  baseadas na última versão do Android.

O objectivo principal do CyanogenMod Installer é facilitar todo o processo de instalação de uma nova ROM, permitindo que qualquer utilizador o faça, mesmo sem grandes conhecimentos. Aparentemente a aplicação irá preparar, numa primeira fase o dispositivos para a receber a nova ROM (guardando toda a informação do mesmo) e em seguida dar-se-à inicio à instalação da nova ROM.

Serão estas boas notícias para o mundo Android? ..Ou quererá a Cyanogen crescer para criar a sua própria plataforma móvel?

Homepage: CyanogenMod Blog

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Cavaleiro
    Pedro Cavaleiro

    Acho que em breve a CyanogenMod vai deixar de ser apenas uma ROM para android…

    1. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Acho que isso irá ser excelente para quem está farto de Senses, TouchWiz e mariquiçes afins, mas a dúvida é: será necessário root prévio. Em caso positivo há que simplificar também esse processo.
      PS: esse artigo terá melhor acolhimento que o outro acerca do iOS? 🙂

      1. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        E falta ainda referir de que é preciso ter o bootloader desbloqueado, para se instalar o kernel da CM. Caso não aconteça isso penso que não será possível a instalação. Corrijam-me se estiver enganado. O meu aparelho não me permite fazer o desbloqueio ao bootloader (Sony Xperia T) por isso nada feito… Já o meu antigo Sony Ericsson Live Walkan fiz o desbloqueio do bootloader e já há muito tempo que uso a CM 10.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Não consegues fazer o desbloqueio no link abaixo?

          http://unlockbootloader.sonymobile.com/

          1. Avatar de Helder Guimarães
            Helder Guimarães

            Depende.
            Vê o ponto 2 das instruções: “2. – In your device, tap Service info > Configuration > Rooting Status. If Bootloader unlock allowed says Yes, then you can continue with the next step. If it says No, or if the status is missing, your device cannot be unlocked.

            No meu Live with Walkman não dá.

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Boas. tinha um colega meu que conseguiu desbloquear o booloader de um sony xperia P atraves do desbloqueio de sim.
          Ele pagou perto de 30€ e a loja que lhe fez o desbloqueio mandou o telemovel para a Sony

      2. Avatar de Rui Mesquita
        Rui Mesquita

        Se achas que o sense é uma mariquice, é porque nunca tiveste um HTC com o sense 5.

      3. Avatar de Rui Palmeira
        Rui Palmeira

        segundo a transcrição, a esmagadora maioria (quem usa samsung :\) vai conseguir instalar esta ferramenta sem espinhas. os restantes vão ter de esperar.

      4. Avatar de Nuno Mendes
        Nuno Mendes

        O Touchwiz 4.2.2 do Samsung Galaxy S4 está anos luz à frente do AOSP 4.3, já tive ambos e o touchwiz tem muito mais utilidades que o Android Stock 4.3, e se for o touchwiz 4.2.2 sem Blootware, meu deus… esse então É BEM MAS BEM MELHOR. só tenho pena de não ter o kernel mais recente com o Android 4.3 “que já faz trim e o 4.2.2 não o faz”, de resto… ANOS LUZ MESMO.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      É isto que safa o Android…

      Se não fosse a CM, já tinha atirado o meu gnex ao lixo…

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Vão dois!!!

        Tenho o Galaxy S e dá gosto ver o móvel a correr android 4.3 muito melhor do que quando o comprei lol.

  2. Avatar de Fausto Gonçalves
    Fausto Gonçalves

    Isto são muito boas noticias para quem, como eu, só agora fez root ao telemovel e ainda nem tinha percebido como se instalavam as custom roms 🙂

  3. Avatar de Tavanez
    Tavanez

    Alguém tinha que se chegar à frente para começar a a competir com o Sailfish/Jolla desde o Inicio . Isto são óptimas noticias para a comunidade Android

    1. Avatar de Rui Pedro™
      Rui Pedro™

      X2
      E Acho que ainda vai melhorar mais agora que virou empresa.

  4. Avatar de Nuno Félix
    Nuno Félix

    É de facto um enorme passo para esta equipa! O CyanogenMod dá mais vida ao fantástico OS Android sem perder o seu brilho original.
    Pessoalmente não gosto do TouchWiz e o único SO branded que me convence mais é o HTC Sense.
    Já se fala que aliada à Cyanogen Team estará um fabricante. Está tudo em alto desenvolvimento!

    Bom artigo Pedro!

    1. Avatar de Xis
      Xis

      “Já se fala que aliada à Cyanogen Team estará um fabricante.”

      A ser verdade, aposto que é a Samsung. A ver pelo numero de dispositivos Samsung suportados oficialmente pela Cyanogen…

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Também pode ser a Sony.
        Já houveram boas relações com a Samsung (em que esta inclusivamente empregava pelo menos um dos elementos principais da team), mas quando esse elemento acabou por “partir” da Samsung choveram recomendações por parte dos outros elementos para comprar Sony em vez de Samsung.

        Quem sabe, até pode ser um outro fabricante que tenha “a pestana bem aberta” para se aperceber do real valor de ter os seus dispositivos suportados por esta team.

      2. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        É verdade, já foi confirmado mas não disseram quem era.

      3. Avatar de justanotherone
        justanotherone

        O número de dispositivas é devido aos muitos dispositivos low low end que existem. Só o facto de estar presente e “legal”(?) pela google play é um motivo de congratular (tanto a CM como a Google).

        Única Rom que me conveceu foi a da HTC, resto.. No thanks. Mesmo assim prefiro sem nada 🙂

        Pode ser desta que troco para Android.. And then again 😀 (just teasing!)

        1. Avatar de EmanuelP
          EmanuelP

          Também falam na Oppo. A ser verdade, seria uma excelente parceria 😉

          1. Avatar de Hélder Ferreira

            É a Oppo a primeira parceira da CyanogenMod e será anunciado essa parceria a 23 de Setembro.

      4. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        Samsung? Hahahah

        A Samsung está cagando e andando pra isto. Ela nem sequer libera o drivers dos dispositivos dela.

  5. Avatar de Bruno Mira
    Bruno Mira

    e quando será isso?

  6. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Agora é que a minha lata 2.3 vai começar a fazer fumo 😀 😀

    Ou então, serão egoístas como muitos e apenas lançaram para Androids mais recentes…

    1. Avatar de Xis
      Xis

      As roms cyanogen já existem, eles só lançaram um instalador para ajudar quem não sabe fazer flash aos telemoveis…
      Portanto, não é este lançamento que determina quais os tels que vão ser suportados, isso já está definido.
      Se queres ficar a saber se o teu telemovel é oficialmente suportado vai ao seguinte link:

      http://wiki.cyanogenmod.org/index.php?title=Devices

  7. Avatar de NeoXBlast
    NeoXBlast

    Então eu tendo um BQ Aquaris 4.5 poderei automaticamente instalar CyanogenMod? é que nunca senti necessidade de andar com roms customizadas sem contar que davam o seu trabalho a tal mas se for fácil agora estou disposto a experimentar… isto permite por exemplo ter o SO mais recente?

  8. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Eu sou amante das roms Cyanogen. O problema é como é que os utilizadores inexperientes vão saber que têm o dispositivo unlock?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      A app deve ter maneira de verificar isso.

  9. Avatar de Vital
    Vital

    Para quem leia o comunicado que saiu ontem (http://www.cyanogenmod.org/blog/a_new_chapter) percebe-se claramente que o objetivo é desenvolver o projeto CyanogenMod para algo mais abrangente, nomeadamente um SO baseado em Android mas mais independente. Aguardemos para ver no que dá… Inclusive fala-se de existirem opções pagas, nomeadamente GoogleApps e uma versão mais completa.

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Perde-se a garantia na mesma?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim. Tens na mesma que flashar um bootloader, por isso, sim…

    2. Avatar de K
      K

      É relativo.
      Segundo a lei, não perdes garantia na europa for flashar nada.
      A informação está aqui com a respectiva fonte:
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1998801

      Na prática, é quase certo que te vão te tentar levantar montes de entraves (a fnac tentou por tudo não me substituir o meu S3 que pifou exactamente uma semana depois de o ter comprado e nem sequer tinha flashado nada. Obviamente não tiveram sorte.)

      Nem todos os dispositivos exigem substituir o bootloader para alterar a rom, só se estiver bloqueado ou precisar de alguma actualização (v2.2 para v2.3 do android no meu SGS1 foi preciso, por exemplo). Só posso falar pelos samsungs mas a maioria recomenda nem sequer mexer no bootloader na maioria dos casos pelo facto de que se algo da para o torto ao trocar o bootloader, o telefone passa a ser um tijolo dos caros.

      1. Avatar de luis santos
        luis santos

        não percebo porque é necessário trocar o bootloader. eu sempre me limitei a mudar o bootloader do telemovel quando necessário, nunca precise de pegar em outro telemovel só para poder fazer uma troca de bootloader. isso não tem qualquer sentido.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Se comprar um computador com o windows e meter lá o linux e entretanto se o disco avariar não vai perder a garantia só porque se meteu linux. Aqui estão a mexer no software, mas uma grande maioria dos equipamentos dá para repor tudo de origem, muitas vezes com algum trabalho mas dá… Depois se lerem bem nos termos e condições dos fabricantes não menciona nada disso (pelo menos samsung e htc)… Já me aconteceu com o galaxy s fazer um erro grosseiro e o telefone supostamente estava morto, foi para a casa e veio como novo :)mais na minha opinião penso que até é saudável meter esse tipo de roms porque limpa todo o lixo que as operadoras metem para la daí menos recurso a memoria ao cpu, torna o telefone mais rápido e consome menos de energia. Por isso penso que não é preocupante essa questão da garantia 🙂

  11. Avatar de arpinacio
    arpinacio

    Ou muito me engano ou a comercialização da ROM deve estar para breve… o que vai provocar uma grande revolução já que usam muito código livre e os autores não vão tirar qualquer dividendo disso…

  12. Avatar de Maro
    Maro

    Quanto à noticia, fantástico!

    Perguntas:
    Todas as apps do android funcionam no Cyanogen, incluindo por exemplo Android Sensor Box e SuperSU?
    O CyanogenMod Installer, instala todas as apps que eu tinha e de forma automática?
    Recupero automáticamente os meus contactos?

    1. Avatar de Profect
      Profect

      Contactos estão associados à tua conta gmail.. Se perderes, no máximo é só questão de voltar a sincronizar..

  13. Avatar de Tiago Correia

    Isto quer dizer que vamos ter sempre as ultimas versões de Android actualizadas no nosso telemóvel??

    1. Avatar de Rui Pedro™
      Rui Pedro™

      Não necessáriamente. Mas tens muitas melhorias e personalizações…
      Claro que existem versões não oficiais à CM mas isso vai depender das marcas e modelos dos esquipamentos.

      Alguns oficialmente á CM já não tem actualização para a ultima versão.

  14. Avatar de Redin

    Se há coisas que me fazem e continuam a fazer uma confusão permanente na minha compreensão mais básica é precisamente este esforço (que não deve ser assim tão pequeno como isso) que para desenvolverem aplicações grátis desta natureza e não conseguir descobrir que mais-valias tiram eles duma coisa que não tem retorno financeiro.
    Que seja para ganhar algum protagonismo e no futuro terem colocação no mercado até compreendo, mas até lá chegarem, como é que eles se conseguem financiar e garantirem que vale a pena investir assim?

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Não fazes ideia da quantidade de donativos que as pessoas fazem a estes developers!!

      Conheço casos em que em alguns developers conseguem comprar telemóveis novos de 2 em 2 meses!!

    2. Avatar de Xis
      Xis

      Para alem de ganharem balúrdios em donativos um dos programadores já foi parar à Samsung para fazer as roms deles. É esse mesmo o interesse que eles têm nisto.

      1. Avatar de Profect
        Profect

        Esse programador que falas foi o Steve Kondik, o CEO.. xD

  15. Avatar de Pedro Eloy
    Pedro Eloy

    Quando falam que para já não instalam no em devices locked, estão a falar de dispositivos bloqueados a uma rede ou de dispositivos que não estão rooted???

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Estão a falar de dispositivos com o bootloader desbloqueado. Por exemplo eu tenho o telemóvel desbloqueado para todas as redes mas o bootloader bloqueado, logo nada feito porque não consigo instalar o novo bootloader… 🙁

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Se tens o telemóvel desbloqueado é o primeiro passo para desbloqueares o boot loader, existem processos muito simples de ligar o modo depuração e fazer um simples click num ficheiro… para mais informações procura no XDA developers pelo modelo do teu telemóvel, terás em stick nos primeiros posts como o fazer manulmente e automaticamente num click. É uma questão de paciência e ler um os treads…

  16. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Eu sinceramente, á telemoveis que sem a sua UI original perdem a Piada….para mim o que é um S4 sem o touchwiz?

    se eu nao quero touchwiz ou outra UI porque não comprar um device nexus? sempre sai mais barato

    1. Avatar de Xis
      Xis

      A roms cyanogen não é “apenas” uma rom AOSP, é bastante mais do que isso.

      Permite muito mais personalização, podes usar temas, podes personalizar a barra de notificações, o ecrã de bloqueio, as funções das teclas, e muito mais…

      Normalmente as roms cyanogen começam a fazer sentido a partir do momento em que as marcas deixam de actualizar os dispositivos. No meu caso, que tenho um HTC Sensation, só comecei a usar a cyanogen a partir do momento em que saiu o Android 4.1 e a HTC deixou o meu no 4.0.4. Neste momento uso a Cyanogen 10.4 (Android 4.3)

      1. Avatar de Xis
        Xis

        Leia-se:
        “Neste momento uso a Cyanogen 10.2 (Android 4.3)”

      2. Avatar de lm
        lm

        Desculpa, uma correcção – não é 10.4 mas sim 10.2 que é o mesmo que androis 4.3.

        1. Avatar de lm
          lm

          Ups era isso mesmo, estás perdoado!! lol

      3. Avatar de Alexsandro
        Alexsandro

        Bem pensado, sempre tive curiosidade para instalar roms diferentes no telemovel, mas como tenho a pouco tempo e por questões de garantia e tudo mais não o fiz…

      4. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        certo, mas isso para os dispositivos em que tenham o suporte cyogen e não as alphas e as betas cheias de bugs…. :P…

        mas é como referi, não é um galaxy s4 que vai ficar com uma cyogen 😛 (embora a cyogen deia suporte)….para isso poupas dinheiro e vais para um nexus, onde podes depois meter uma cyogen oficial

      5. Avatar de John
        John

        Xis,

        Pelo que tenho visto é mais dificil colocar uma rom cyanogen num HTC. Eu nunca tentei mas achas que será dificil colocar uma num HTC ONE X quando ele perder os updates?

        Cumps

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Não sei como está agora, mas à 2 anos atrás a maior parte do suporte era “quase” só a HTC.

        2. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          consegues….facilmente =)
          Xda developers passa a ser o teu melhor amigo 😛
          http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1533

        3. Avatar de Rui Mesquita
          Rui Mesquita

          O XDA Developers começou por ser um forum reservado a developers da HTC. Não é qualquer marca que ensina, sim ensina a desbloquear o bootloader do telemóvel. Tens tudo no link do David Ferreira. Eu uso a Android Revolution HD 31.2. É um brinco, não tem lags, a bateria dura-te muito mais, e não perdes o sense,tens vários mods para o som (fica ainda melhor) porque a rom é baseada na original. abraço

        4. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Fazes isso num minuto!

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      A piada é ter um telemóvel rápido e sem lixo

  17. Avatar de Rui Miranda Guedes
    Rui Miranda Guedes

    Excelente artigo.

    No entanto acho que o Vítor M. prefere o termo ROMS personalizadas e não ROMS cozinhadas 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Estas são das ROMS que eu uso sim.

  18. Avatar de california
    california

    Mas que grande noticia, e grande ideia, a google devia seguir o mesmo exemplo. Tenho um e aparelhos nexus e sei o que é receber as ultimas novidades. Seria fantástico os restantes equipamentos poderem fazer o mesmo.

    1. Avatar de Profect
      Profect

      “a google devia seguir o mesmo exemplo”

      Espera pelo evento da Google pode ser que te surpreenda..

  19. Avatar de Francisco Machado
    Francisco Machado

    Boa tarde.

    Não quero estar a a deitar gasolina no lume, nem venho aqui para dizer bem ou mal CM. Apenas quero salientar isto, vejam quantos comentários de utilizadores de iOS existem neste post, seja a dizer bem ou mal dele e agora peguem num post sobre iOS\Apple, seja ele qual for e comparem.

    Cumpriemntos

    1. Avatar de Jarda do Demonio
      Jarda do Demonio

      Normal meu caro…
      Ves aqui alguem a dizer k android e o melhor sistema ou o mais avancado?
      So existem guerras qd as pessoas sao arrogantes como e o caso das pessoas pertencentes ao “culto IOS”.
      Espero k km isto entenda k existem pessoas arrogantes em tda a parte mas existe uma maioridade no culto IOS.

  20. Avatar de Mason
    Mason

    Prevejo que uma de duas coisas acontecerão no futuro não distante: Ou a Google vai comprar essa nova empresa, ou a ROM vai começar a ser comercializada/ter anúncios.

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      que empresa? a Cyogen é uma equipa de pessoas, inclusive o principal developer esteve a trabalhar na samsung e desenvolveu a maior parte das coisas no touchwiz, saio e voltou para a equipa da cyogen lol

        1. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          credo, não fazia ideia xD…..obrigado pela info :D…já ando a ficar fora do assunto :O

          1. Avatar de Mason
            Mason

            Por nada, hehehe
            Eu achei interessante de qualquer forma, mas fica minha dúvida pro futuro.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Dizer que desenvolveu a maior parte das coisas do touchwiz é um exagero de todo o tamanho.

        1. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          sim é verdade :P…..deu “uma grande ajuda” pronto :P…estavame a lembrar do velhinho galaxy s2 lol

          1. Avatar de Profect
            Profect

            Se não me engano esteve lá pouco mais de 1 ano..

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Provavelmente não deves ser um bruxo muito bom 😀
      A Oppo já ofereceu suporte à recente invenção da Cyanogenmod. Ambas as empresas, aliadas, são muito bem capazes de chegar ao nível de uma Samsung ou Htc… Aliás, penso que será amanhã, que será apresentado o novo telemóvel, já com suporte da Cyanogenmod. Oppo N1

  21. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    Onde poderei encontrar as aplicacoes android que se fazem download do googleplay para o sistema CyanogenMod?

    1. Avatar de Fábio Pereira
      Fábio Pereira

      Se tiveres uma rom da CM, a instalação de aplicações da google play, é feito do mesmo modo, atravès da google play. O que pode acontecer é depois de instalares a ROM não teres as aplicações da google, por isso tens de flashar as GAPPS consoante a versão da ROM que estás a usar.
      http://wiki.cyanogenmod.org/w/Gapps

      1. Avatar de Pedro Eloy
        Pedro Eloy

        Depois de instalares as GAPPS consegues fazer update das mesmas através do Google Play?, por exemplo fazer update do Gmail para nova versão?

  22. Avatar de Joao
    Joao

    Nao sabem se nao ha nenhuma rom ou solucao para tornar o meu Galaxy S Duos mais rapido??? é que a samsung nao da suporte nem actualiza este dispositivo -.- arrependo-me de o ter mas se tivesse outra rom, ja daria outra vida a esta maquina.

    mesmo que nao haja outra rom, poderia alguem ensinar-me a rootealo e posteriormente a configura-lo de forma a ficar mais rapido? obg. respondam-me para este email pf joao.silva94@outlook.com

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      a tua melhor solução é mudar de telemovel…..eu comprei o s duos e rapidamente mudei para o grand duos, e mesmo assim nao estou satisfeito. Existem algumas roms mas sem suporte para o dual sim

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Pois eu sei q ha roms mas nao sao compativeis com a funcionalidade dual sim e eu uso bastante isso.
        o mal é q o grand duos é carito

    2. Avatar de Profect
      Profect

      Experimenta o CM 4.1 e para fazeres root experimenta o SuperOneClick ou o NexusToolkit.. no teu caso começa pelo 1º, tens vários tutoriais no Youtube e Xda 🙂

    3. Avatar de Profect
      Profect

      *CM (Android 4.1)

      1. Avatar de Joao
        Joao

        n arranjas links disso profect?

    4. Avatar de Xis
      Xis

      A minha namorada está a sofrer do mesmo problema com esse telemovel.
      Na altura dizia no gsmarena que ele ia receber o Jelly Bean, mas pelos vistos fui bem enganado…

  23. Avatar de Luis
    Luis

    Com a “ajuda” do Youtube, consegui (nem sei muito bem como…) instalar a MOD (Jelly Bean 4.2.2) no meu no velho Galaxy S I9000 (que estava para ir para o “lixo”) e, ele ficou NOVO! Desisti por agora de trocar…

    1. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      O Samsung Galaxy I9000 é uma máquina de guerra… O meu levou quase todas as versões do Android desde o 2.1, muito por culpa do CyanogenMod. Fez agora 3 aninhos e ainda está para as curvas com o android 4.2 qq coisa.

      1. Avatar de Sérgio Ferreira
        Sérgio Ferreira

        +1

      2. Avatar de Luis
        Luis

        … vi um video no Youtube em que lhe chamam o Chuck Norris dos telemóveis… 😉

  24. Avatar de Incha
    Incha

    Lá se vai a “grande dificuldade” na instalação das roms que fazia com que só uma pequena percentagem usasse… os numeros fornecidos mostram é que ao contrario do que o vitor dizia o numero nao é assim tao pequeno…

  25. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu sou fã da cyonagen, já tive vários equipamentos com android lembro que o meu primeiro foi o htc tatoo, e na altura vinha com o 1.6 e alterei para 2.3 e foi uma das melhores coisas que fiz 😀 mas ao longo dos tempos reparei que muitas vezes não faz sentido meter esse tipo de roms, recordo-me quando comprei o galaxy s meti uma rom, mas a video-chamada não funcionava… entretanto comprei o galaxy 2 e aí meti uma rom porque achava que o telefone aquecia muito e la resolvi o problema… Actualmente tenho o note2, cabo dos trabalhos, resolvi meter a rom e ao mesmo tempo fiz um downgrade porque não há suporto para a s-pen. Por isso ao longo do tempo fui aprendendo que em gamas baixas e medias compensa e muito meter esse tipo de roms nas gamas altas não compensa, porque vamos perder muitos recursos que infelizmente a cyanogen não pode trabalhar nelas… é a minha opinião 🙂

  26. Avatar de Vasco
    Vasco

    Alguém na CM devia criar uma base de drivers dos equipamentos. Um coisas como o windows ou assim, para que fosse mais fácil instalar androids modificados sem problemas. Tipo instalávamos a ROM, cm ou outra qualquer, e depois as drivers serem actualizadas automaticamente ou já estarem pré instaladas.

    Se calhar estou a dizer uma grande asneira, mas já instalei várias ROMs da CM e de outros e uma vez a camera não funciona ou o bluetooth não funciona, porque o marca não tem drivers. Isso devia ser como nos pcs +/-. Um software dar pra instalar em todos. (Grande generalização. Um windows vista num pentium III não funca, mas nós geek percebemos a ideia).