CyanogenMod 9 já mexe…

69 Comentários

Por Francisco Franco para o PPLWARE.COM
O anúncio que o trabalho na CyanogenMod ia começar foi feito pelo próprio cyanogen a partir do seu Twitter, depois da Google ter lançado o seu source code do Android 4.0. Mas nunca se esperou que as primeiras versões saíssem tão cedo…

cyanogen_9

Para quem não conhece o projecto CyanogenMod é a rom mais famosa do mundo, e conta com cerca de 500 mil de utilizadores das suas releases oficiais, mais uns chorudos 300 mil provenientes de KANGS (um KANG é alguém que compila a rom a partir de umas sources “oficiais” e lança para o público, não sendo lançada pela própria equipa que tem as sources).

Os stats da CyanogenMod podem ser vistos aqui . É realmente impressionante o número de utilizadores que a usam, daí a grande ansiedade dos utilizadores para que se comecem a lançar roms Cyanogen baseadas no 4.0

Por norma este tipo de adaptações costuma demorar mais tempo, aliás é um trabalho duro que tem muito de “try & error” mas o trabalho feito pelo dev Koush é simplesmente fantástico, tanto a nível de bugfixes no Kernel como a nível de rom.
Se for um feliz contemplado com um Nexus S pode instalar esta versão alpha a partir deste link: aqui

Com o passar do tempo e com o amadurecimento do código a CyanogenMod passará a ter nightlies (roms compiladas diariamente, e automaticamente, por um Build Bot) para uma grande range de telemóveis. Mas para já este é um óptimo indicador de que o desenvolvimento está a correr bem. Claro que há muitos bugs e muito código para ser optimizado, mas, por agora, este release é tão bom quanto se pode ter.

Eu estou muito satisfeito com esta build no meu Nexus, mal posso esperar para meter as mãos em versões mais optimizadas. E vocês?

Partilhar:
Tags:

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Mesquita
    Nuno Mesquita

    então e esse link?

  2. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    “Partir deste Link:” Morreu aqui, falta o resto.

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    “Se for um feliz contemplado com um Nexus S pode instalar esta versão alpha a partir deste link:” Qual link??

  4. Avatar de Pedro Pinto

    Ja actualizei. Depois de um excelente artigo, faltava o “biscoito” 🙂 http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1356228

  5. Avatar de João Dias
    João Dias

    Eu tenho um Optimus Boston e instalei ontem a última ROM Cyanogen Mod estável que saiu. Estou mais que 100% satisfeito.

    A comunidade de developers faz o que a Optimus não é capaz de fazer. Trazer o Gingerbread para os seus telemóveis. Não podem dizer que não é possível tê-lo, porque eu tenho, e o meu telemóvel está muito mais rápido e estável. A bateria dura muito mais tempo desde que instalei ROM’s desenvolvidas pela comunidade.

    E esta comunidade existe em tão grande escala apenas porque as operadoras não são capazes (leia-se não se querem chatear) de acompanhar o desenvolvimento dos sistemas operativos que colocam nos seus smartphone. Infelizmente têm que ser os utilizadores a fazer todo o processo de rooting ao telemóvel, escolher qual a melhor ROM e ir compilando.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá Bruno,
      Também tenho, orgulhosamente, um Optimus Boston.
      Neste momento tenho também a Cyanogen Mod, mas não é a última. A que tenho é a versão 7 e tem alguns bugs.. mas nada que não se resolva com uma nova ROM. 🙂

      Concordo quando dizes que a bateria dura mais, a ROM que tinha antes era a Firetrap Lillipop, e cheguei a ter 3 dias sem carregar 😉

      Acho sim que a optimus poderia melhorar as suas roms, porque ainda estão com muita publicidade, aplicações que não de podem apagar e não servem a quem tem cartão de outra rede, e sinto-as como ROM muito pouco dinâmicas, o que não deveria ser quando são para smartphones e espera-se algo “com vida” e atractivo.

      Quando tiver oportunidade irei instalar outra ROM da Cyanogen porque gostei muito da interface, mas esta versão está com algumas falha, o que é natural.

      Cumprimentos
      MPinto

      1. Avatar de hm
        hm

        A minha sugestão para ambos é que usem uns mods dessa rom, ou que troquem o kernel, conseguem dois dias de bateria com uso semi-intensivo.

  6. Avatar de joao
    joao

    alguém se existe Cyanogen para iphone 4 ?
    o ios é uma merd…..

    1. Avatar de scheldon
      scheldon

      Para o seu azar meu caro, não tem.
      Pelo menos aprendeu uma valiosa lição.

    2. Avatar de Kombo
      Kombo

      Muito bom…vende essa bosta e compra um smartphone a sério =D

      1. Avatar de Daniel©
        Daniel©

        ainda falam dos apple fanboys…

  7. Avatar de jose
    jose

    boas.

    pelo que pesquisei nessa thread apenas funciona “aceitávelmente” para as versoes i9020A, e não para a “portuguesa” i9023. Será que alguem pode confirmar?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Penso que os que há em Portugal são i9023 e o autor do artigo já a tem.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Cito o Francisco doutro artigo sobre o ICS:

      “mas a unica diferença entre o i9020 e o i9023 é a nível de ecrã, SAMOLED e Super Clear LCD, respectivamente. O resto é igual ;)”

    3. Avatar de Francisco Franco

      Funciona tudo em todos os Nexus S normais. Só os com 4G (os Nexus S americanos) é que a história é outra, mas como não nos afecta não há problema.

  8. Avatar de Bruno A.
    Bruno A.

    O meu blade esta esfomeado pelo CM9 @,@

    Até ja pus o tema do ICS pa contentar as vistas: http://i.imgur.com/asJmm.png

      1. Avatar de Bruno A.
        Bruno A.

        Nao, é um ZTE BLADE (conhecido como San Francisco em Portugal… mas comprei o meu em espanha.. )

        1. Avatar de Tomé
          Tomé

          ou como sapo a5 😛

    1. Avatar de Kombo
      Kombo

      Sabes existe mesmo o launcher no market do ICS Launcher e esta Nice =D

      1. Avatar de Bruno A.
        Bruno A.

        mm Sim eu vi, mas tb n gosto de abusar na azeiteirice :DD O tema que uso ja muda os icons do menu e afins de forma parecida ao ICS. Prefiro manter o meu ADW Ex que sei que funciona direito.. Muitos launchers são lentos 😐

        http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1360232&page=1

        1. Avatar de Manuel Coutinho
          Manuel Coutinho

          Tens razão alguns dos launchers são lentos , eu uso actualmente o “Go launcher EX” com o “Go locker” e além de gratuito é muito bom , tem também um tema de bloqueio do ICS.

          Cumps

  9. Avatar de João
    João

    As night builds são actualizadas no nosso smartphone automaticamente?

  10. Avatar de the_doop_man
    the_doop_man

    Dei um HTC Wildfire a minha namorada como prenda,e a 1 coisa que fiz foi meter CM7 no tlm ate parece outro animal e as opções de tweek são enormes. Sao ROMS muito boas as CM, melhor sinal de GPS bateria dura mais tempo que a stock rom pra não falar do facto que a rom não trás as 200 mil apps inúteis que o operador insiste em meter só pra encher mais a rom e tornar o tlm mais lento

    1. Avatar de Ponte
      Ponte

      boas.tb tenho um wildfire isso é facil mudar o software? e é 100% funcional. onde posso encontrar instruções?

  11. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Tenho um LG P500 será que vai dar para flashar com esta ROM ?

    1. Avatar de Kombo
      Kombo

      Viva quando disponibilizarem sim…mas a cyanogenmod não é suportada na nova baseband penso que a nova vai continuar a não ser para o LG p500 mas isso resolve-se alterado a baseband para a antiga na boa =D

  12. Avatar de Manuel Baptista Pimenta
    Manuel Baptista Pimenta

    «para uma grande range de telemóveis.»

    Usar termos em inglês quando são perfeitamente traduziveis não devia ser uma política de um site português…

    tirando isso, a notícia é boa

    1. Avatar de Francisco Franco

      Lamento muito informar-te mas vivemos na era da globalização onde o Inglês a língua mais falada, e não é por ser um site português que o Inglês é censurado. Mas eu falo por mim, é a minha opinião.

      1. Avatar de FDAD
        FDAD

        吮吸我的傢伙…

        Nesse caso falo em Chinês.. essa sim a língua mais falada…

        E concordo com o “Manuel Baptista Pimenta”…

        De resto ICS já estou a esperinha dele para o meu Samsung XD!

        1. Avatar de Nao
          Nao

          errado. o inglês é a língua mais falada

        2. Avatar de Andre
          Andre

          Não existe chinês, na China ou falasse Mandarim ou Cantonês 😛

          1. Avatar de johnpopes
            johnpopes

            E pelos vistos aqui também. “Fala-se” seria a forma correcta a utilizar.

    2. Avatar de nocode
      nocode

      Deves ser daqueles que traduz software para Artigo Suave…se trabalhasses no meio das TI’s ias perceber que mais de metade do teu vocabulario é dominado por expressões inglesas…desde as SLOTS de tempo,RANGE para abrangencia,DELTA para variações apesar de delta nao ser ingles,SHIFT para as trocas,CHECKIN e CHECKOUT de projectos…etc…os estrangeirismos existem e desde que adequados ao meio em que o usamos…acho perfeitamente normal.Já estarmos na cama com a “Maria” e dizermos…”Amor da-me a tua Pillow que a minha é muito Hard” soa realmente muito mal.

  13. Avatar de Valente
    Valente

    Aguardo para o IdeosX5/U8800 ou para Tablets. Gostava de brincar com um Nexus S mas… os meus olhos já se cansam com ecrans pequenos.

    1. Avatar de Francisco Franco

      Só o tempo dirá quais os telemóveis suportados pela CM9. O ICS é definitivamente mais puxado a nível de requisitos, e mesmo com o meu Nexus, que é o rei dos single-core, nota-se.

  14. Avatar de M«ario Bonito
    M«ario Bonito

    boa tarde. tenho um hd2 com android e gostava de saber se alguem aqui na zona de leiria sabe instalar esta rom poi gostava de a experimentar. obrigado

  15. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Nunca mais tenho isso no meu p970, ja nem me interessa que o 2.3 seja lançado oficialmente, quanto mais o oficial ja prometido do ICS. Venha o CM9 mas é. Siga Ricardo Cerqueira 🙂

  16. Avatar de Diogo
    Diogo

    Se eu instalar a rom Cyanogen Mod, no meu smartphone que é da tmn, consigo utilizar um cartão da vodafone?

  17. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Offtopic: Francisco Franco por acaso não tens nenhum kernel desenvolvido para o zte blade? Sei que tens para o Ideos X5, por isso é que estou a perguntar.
    Thanks

  18. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Eu tenho o Samsung Galaxy S (i9000) e estou a utilizar o ice cream sandwich à cerca de uma semana (através destes senhores http://code.google.com/p/ice-cream-sandwich-sgs/) e posso dizer-vos que estou absolutamente maravilhado com esta versão. O sistema é mais rápido do que o cyanogen 7 (que por sua vez era bastante mais rápido que a última versão da rom oficial da samsung), e o sistema é simplesmente fantástico. São lançadas novas versões praticamente diariamente, e os bugs vão sendo resolvidos a uma velocidade alucinante.

    Desde a beta 1 que não noto qualquer tipo de lag no sistema, com excepção do arranque da câmara que demora cerca de 2 segundos a iniciar a partir do ecrã de bloqueio. O scroll as animações são fluídas e rápidas. Estou surpreendidíssimo com o que a comunidade conseguiu alcançar em pouquíssimas semanas…

    1. Avatar de Paulo Soares
      Paulo Soares

      desculpa não tinha visto o teu comentário

    2. Avatar de Cipriano Freitas
      Cipriano Freitas

      Por acaso sabes como é que se põe a lista de contactos só a mostrar os contactos com numero de telefone? é que odeio ver a minha lista de contactos cheia de endereços de email sem fim, e essa opção havia nas outras versões do android e nesta sinto falta!

    3. Avatar de Gonçalo Rodrigues
      Gonçalo Rodrigues

      Olá, Cláudio. Hoje, depois de fazer o root no meu Galaxy S (i9000) tentei instalar o Ice Cream Sandwich a partir do site que referiste no teu comentário. “Consegui”, mas ao ligar o telemóvel não passa da imagem que aparece quando se liga que aparece depois do logo do Cyanogenmod (várias cores sempre à roda)… Deixei estar durante 20 minutos mas como não desenvolvia tive que desistir e voltei a instalar o 2.3, embora continue interessado no Ice Cream Sandwich. Se poderes, agradecia que me fornecesses ou indicasses todos os passos que fizeste para o conseguir instalar 🙂 Obrigado. Gonçalo

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Eu numa situação destas tiro a bateria e start novamente. Já uma vez foi só á terceira (noutro phone) mas as CMx ás vezes tem disto.

        1. Avatar de Valente
          Valente

          … com o primeiro arranque…

        2. Avatar de Gonçalo Rodrigues
          Gonçalo Rodrigues

          Eu experimentei 2 vezes e acabei por desistir. Terei feito bem o processo:
          No CWM:
          – Wipe (data e cache);
          – Install zip from sdcard;
          – Reboot.
          Basta isto?
          Obrigado. Desculpem a ignorância, mas sou um leigo nesta matéria…

  19. Avatar de Rik
    Rik

    Eu tenho o CM7 no meu galaxy 550 feito pela MADteam e é cinco estrelas muito mais rápido e a bateria dura entre 3-5 dias

    mal posso esperar pelo CM9 😀

  20. Avatar de Paulo Soares
    Paulo Soares

    Boas venho também informar que para o galaxy s o trabalho também esta muito adiantado, ja uso ics a cerca de semana e meia e os únicos problemas que tenho de maior gravidade e mesmo o facto da gravação de vídeo ainda não estar a funcionar e por vezes mas muito raro a ui lag estilo rom original samsung sem lagfix… mais de resto totalmente operacional para uso diário deixo aqui o link

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1363593

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu, neste momento tenho um Optimus Monte Carlo. Estou muito satisfeito com o telefone mas, a Optimus atulhou-o de lixo!!!

    Sou mais um dos que está mortinho que saia (alguém desenvolva) o ICS para este dispositivo.

  22. Avatar de Fsantos
    Fsantos

    Tenho um Galaxy S e gostava de me aventurar nestas andanças mas como não estou muito a vontade com esta cena das roms tenho medo de estragar qualquer coisa.

    Tenho o telelé bloqueado e como o dinheiro é contado, não quero fazer asneiras.

    PS: Bom artigo

    1. Avatar de paulo soares
      paulo soares

      Boas compreendo completamente a tua posicao,foi a minha nos primeiros 6 meses,depois de instalar custom roms nao quero outra coisa…. quanto ao medo e aximo galaxy s e praticamente impossivel de matar so se carregares um bootloader que nao seja do galaxy s ou se por obra e graca a luz for a baixo nos milisegundos em que o carregas po tele…mais de resto da sempre para recuperares o telemovel:)

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Por essa razão é que é sempre melhor utilizar um portatil para estas brincadeiras. Ou então um pc ligado a uma ups que ainda tenha a bateria boa.

  23. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Tenho um ZTE V9 light. O CM7 funciona bem? que bugs costumam surgir? na câmara? no gps? como se pode voltar à ROM original se quisermos? é possível restaurar como estava antes?
    E o ICS 2no zte v9?

  24. Avatar de Nuno
    Nuno

    Cuidado apenas com alguns roubos de IMEI e outras informações que por vezes estas MOD fazem.
    Mas gosto muito da Cryanogen. Uso a CM6 no meu Xperia 8.
    Pois é. É vleho já mas não há dinheiro para mais.

  25. Avatar de mana
    mana

    Que rom aconselham para o galaxy ace ?

  26. Avatar de Valente
    Valente

    A CyanogemMod também é uma das minhas preferidas e esta CM 9 ainda é Alpha 11 com bugs portanto. Dois deles que estão a ser muito discutidos no Forum parece não terem ainda solução a “Sincronização do calendário nas Syncro Gmail” e a appl “Google Wallet”, além desta Rom estar ainda só em inglês e chinês. Mas podemos comparar.

    Instalei a ICS Brainmaster MIX A9- build Koush A11 com kernel de Koush e é igualzinha á CM 9. Mas esta já tem aqueles 2 casos resolvidos, O calendário sincroniza bem com o Gmail e o Google Wallet também funciona. Além de já poder ser em Português. Já é multilíngua.

    Claro ainda são Alfas, há muito que corrigir. Mas é bom termos com que comparar.

  27. Avatar de Valente
    Valente

    CM9 A11
    Kernel 2.6.35.7 Koush@Koushik-Lion #11
    Build: cm-crespo-userdebug 4.0.1 ICS_MRO
    eng.Koush.20111125.172824 test_keys

    CM9 A12 Clean install (all wipes, format /system+/boot)
    Kernel 2.6.35.14- cyanogenmod-g0f68b31
    Kalimochoaz@KalimochoAZ-HPUbuntu
    Mod Version: CyanogenMod-9.0.0-RC0-NS-KANG

    Mas… a CM9 Alpha12 agora é Kang???

    1. Avatar de Valente
      Valente

      … no Nexus S, evidente!

  28. Avatar de Valente
    Valente

    Google começa a atualizar o Nexus S para o Android 4.0

    http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/12/16/google-comeca-a-atualizar-o-nexus-s-para-o-android-4.0/

    Mas é preciso ter o Gingerbread 2.3.6 instalado não é verdade?

  29. Avatar de Nelson Costa
    Nelson Costa

    Boa Tarde!

    Recentemente adquiri um Samsung Galaxy Ace (vodafone).

    estando de férias toca a pesquisar mais sobre o android e dou de caras com o pplware, que já conhecia de outras aventuras.

    e deixando de lamechices gostaria de saber, precisamente, o que é “CyanogenMod” e como instalar.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Tem aí uma data delas para poder instalar e ficar a saber o que é:

      http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1167

      E força com a cm7 (CyanogenMod 7)

  30. Avatar de Nelson Costa
    Nelson Costa

    Mais uma questão. Nós ao utilizar o CyanogenMod não perdemos a garantia sobre o aparelho, pois irá mexer sobre a Rom do telemóvel?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Particularmente essa questão a mim não me interessa. Já vou no 5º smartphone a instalar ROM’s, (agora são as Ice Cream Sandwich 4.0.3) e o prazer que se usufrui com este hobby é muito superior a esse detalhe de perda ou não perda da garantia.
      (E em 2 tablets).

  31. Avatar de Valente
    Valente

    CyanogenMod 9 já mexe…

    … E já está a rolar como ICS 4.0.3 no meu Samsung Galaxy Tab 7″ P1000. IML74K

  32. Avatar de Pedro
    Pedro

    Instalei a CyanogenMod 9 no meu LG P500 hoje, mas não apanha rede o telemovel.

    Alguem tem uma solução?

    Obrigado