CyanogenMod 13: Nova actualização baseada no Android 6.0.1

24 Comentários

Foi no final de 2015 que os responsáveis pelo projecto CyanogenMod disponibilizaram o CyanogenMod 13. Agora, baseado já no Android 6.0.1, a equipa de desenvolvimento passou a disponibilizar o CyanogenMod 13 ZNH5Y, que traz melhorias ao nível da segurança e também algumas novidades.

cm13_marshmallow-752x439


A CyanogenMod é uma das ROMs personalizadas mais conhecidas e mais utilizadas no mundo Android.

Esta ROM, que entretanto serviu de base para a criação de versões personalizadas diferentes, possuí um conjunto de opções e de personalização que não se encontra nas ROMs stock dos fabricantes.

Uma das grandes características presente nesta ROM é a possibilidade de aplicar diferentes temas ao sistema, oferecendo uma personalização sem limites ao utilizador.

Mas há outras ROMs personalizadas – ver aqui.

CM13

Com o lançamento de uma actualização do CyanogenMod 13 (CyanogenMod 13 ZNH5Y) estão disponíveis algumas novidades:

  • Wi-Fi Tethering: automaticamente desliga o hotspot após X minutos de inactividade
  • Novas opções para apresentação de wallpapers, meteorologia
  • Nova app câmara
  • Restrição de apps usarem o Wifi ou plano de dados ou simplesmente bloquear o acesso à Internet a todas as apps.
  • Novas Web Apps
  • Várias traduções
  • e muito mais – ver aqui toda as alterações

Esta versão inclui todas as últimas actualizações de segurança que foram disponibilizadas pela Google. No entanto continua em aberto a vulnerabilidade QuadRooter, que afecta 900 milhões de Androids.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Pires
    Rui Pires

    A Cyanogen fabrica excelentes ROMs. Usei diversas nightlies no meu OnePlus One e em breve vou começar a usar no OnePlus 3

    1. Avatar de KURT
      KURT

      Não sei se será boa ideia, uma vez que o OxygenOS é focado exclusivamente no OnePlus 3 é normal que todas as melhorias no sistema tragam mais correcções e vantagens ao equipamento do que qualquer outro sistema.

      1. Avatar de Daniel Gomes
        Daniel Gomes

        Utilizo a Ressurection Remix baseada no CM13 no meu Oneplus 3 e é extremamente estável, utilizo no meu dia a dia, está com o kernel da ElementalX e tenho melhor bateria e é tão fluido com o OxygenOS, só que lá está, a bateria dura-me mais nesta ROM, e também tem mais opções de personalização, para além da engine de temas da CM.

  2. Avatar de Max
    Max

    “Quando é que crescem e compram um iphone? ” ” quando é que compram 1 android “, mas o pessoal que anda a ler o o pplware agora tem 5 anos? cada um usa o que quer, deixem-se desses comentários inúteis, just move on…

  3. Avatar de Modem
    Modem

    Rapazinho, entende uma coisa, só usa quem quer, quem não quer está quieto. Tu achas realmente que a maioria dos utilizadores de android andam a meter rom’s nos telefones?
    Preferes a Apple? Tudo bem, é uma opção tua, se não gostasses tudo bem na mesma, mas deixa os outros com as suas “pancadas”.
    Meu, cresce um bocadinho e vê se começas a pensar pela tua própria cabeça. E sobretudo, deixa de ser infantil.

    1. Avatar de Modem
      Modem

      Parece que o comentário foi apagado, mas serve para os outros que ainda não vieram dar aqui a sua achega…

  4. Avatar de Eduardo Carvalho
    Eduardo Carvalho

    alguem com o OnePlus One que tenha tido problemas nas ultimas duas atualizações? o meu passado um dia de utilização, de vez em quando fica lentissimo e demora imenso a fazer alguma coisa.. aquece e descarrega a bateria.. nao consigo perceber qual é o processo que está a correr e que empanca aquilo..
    so resulta com um reload 🙁
    pensei que esta atualização viesse resolver o problema mas ontem voltei a ter de reiniciar o telemovel..
    acho que é desta que experimento o Oxigen OS..

    1. Avatar de Filipe V
      Filipe V

      deves acompanhar este thread e seguir tudo após a pagina 47,
      https://forums.oneplus.net/threads/cyanogenos-13-bugs-thread.442044/page-47

      Muitos dos bugs são corrigidos com um nandroid backup e factory reset com flash da ultima nightly e respectiva limpeza do cache e dalvik cache. O único inconveniente é mesmo ter de restaurar todas as aplicações.

      1. Avatar de Eduardo Carvalho
        Eduardo Carvalho

        Obrigado Filipe,
        Eu tenho tudo de origem e so fiz os updates via OTA.. para já fiz o clear da cache e data à trebouchet que de vez em quando tb crasha.. deixa ver se resolve.. :s
        já me deixei dos tempos das nightlies.. preciso do tlm pra trabalhar e estudar e nao quero andar a perder tempo a reinstalar tudo again and again.. 🙂

  5. Avatar de eachtime
    eachtime

    CYanogen era a minha rom favorita. Com o instalador então era super facil. Usei muito no meu galaxy nexus.

    Agora parece-me que andam a decair e desde que removeram o instalador que deixei de usar 😐

  6. Avatar de Ever
    Ever

    Se pelo menos emviassem direto para o celular ficaria melhor. Mais nao, tem que baixar em um coputador as roos ..

    1. Avatar de VC
      VC

      Quem não sabe só diz asneiras… Posso instalar a Rom sem pc, tudo pelo telefone apenas…

    2. Avatar de MC
      MC

      Vocês andam enganados, eu recebi esta instalação no telemovél, descarreguei e instalei tudo a partir do telemovel.

  7. Avatar de sideshow
    sideshow

    Está disponivel para o LG G2 e não para o LG G3? Que estranho!!!

    1. Avatar de JR
      JR

      Para o G3 tens a Fulmics 6.0 que está muito boa num D855

      1. Avatar de sideshow
        sideshow

        Acredito. Mas sinceramente tou satisfeito com a CM. Talvez um dia experimente essa. Obrigado pela dica.

  8. Avatar de RATM
    RATM

    Andei p meter a cm 13 no meu Nexus 4 há cerca de um mês,mas acabei por optar pela chroma, tbm 6.0.1,mt boa,estavel e com boa gestão de bateria:)E td pelo tlm,sem PC!

  9. Avatar de RATM
    RATM

    Andei p meter a cm 13 no meu Nexus 4 há cerca de um mês,mas acabei por optar pela chroma, tbm 6.0.1,mt boa,estavel e com boa gestão de bateria:)E td pelo tlm,sem PC!

  10. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    é preferivel usar as actualizações nightlies, são mais estáveis e são mais poupadas em termos de bateria.