CyanogenMod 12 – Versões Nightlies já disponíveis

62 Comentários

Enquanto o Android 5.0 Lollipop continua a não estar disponível para a grande maioria dos smartphones/tablets, os responsáveis pelo projecto CyanogenMod desejaram hoje um Feliz Ano Novo a todos os utilizadores e, como presente do dia dos Reis, disponibilizaram o CM12 – Versões Nightlies para um conjunto de dispositivos.

cyanogenmod-12


Ao contrário do que acontece normalmente com a maioria dos fabricantes de dispositivos móveis, a equipa responsável pelo projecto CyanogenMod é rápida e tem já disponível o CM12, que é baseado no Android Lollipop, disponível para um conjunto vasto de dispositivos (31 equipamentos neste momento).

cm12_01

Lista de dispositivos suportados
  1. bacon
  2. d802
  3. dlx
  4. e975
  5. e980
  6. evita
  7. falcon
  8. find5
  9. flo
  10. ghost
  11. hlte
  12. hltespr
  13. jewel
  14. jfltevzw
  15. klte
  16. m7
  17. m7spr
  18. m7vzw
  19. m8
  20. mako
  21. mondrianwifi
  22. moto_msm8960
  23. t6
  24. t6spr
  25. t6vzw
  26. serrano3gxx
  27. serranoltexx
  28. shamu
  29. v500
  30. ville
  31. vs985

Apesar de não ser a versão final do CM12, é muito provável que algumas funcionalidades ainda não estejam ainda a 100% (ex. wireless, GPS, Wifi, etc). Segundo a equipa de trabalho, 85% do trabalho já está feito e a versão final não demorará a chegar.

Para experimentarem esta versão, basta fazer o download da ROM adequada para o vosso dispositivo.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    o meu TMN Huawei U8800 já tem o CM12 v5.0.2, e a funcionar muuuuuito bem. Um simples Cortex A8 800Mhz e 512MB Mhz

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Este pessoal do Cyanogen trabalha bem! 😉

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Nem duvides! Mas muito do mérito tem um tipo “Blefish” no xda que faz as modificações necessárias. O Huawei X5 é o tlm de reserva e já o testei por uns dias e estou estupefacto com a performance do “velhinho” sob o 5.0.2

      2. Avatar de Ariano
        Ariano

        Acho que é mais o pessoal que contribui fazendo com que as coisas respetivas ao hardware funcionem bem… Por isso é que há aqueles dispositivos ainda. Alguns ou não vão ter um contribuidor que fazem isso ou como o caso do S3 que têm mas há incertezas se vai haver versão oficial ou não.

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      Funciona bem no teu equipamento?

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        No u8800 Huawei? Para já lindamente, não tenho tido problemas nenhuns, mas também não tenho usado muito já que é o aparelho de reserva.

        Vê no xda “mmick”, está la como fazer. O ideal é instalar TUDO de base da ROM original, limpar tudo, recover LVM e instalar a ROM do Blefish baseada na CM12. Comparando com a original ou custom 4.1.2 que tinha é MUUUUUITO superior. Agora com outras CM não faço ideia.

        A bateria dura uns 30% mais que com a 4.1.2 que tinha, muito mais fluido e o Touchscreen mais sensível.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      De onde sacaste ?

  2. Avatar de Daniel de Melo
    Daniel de Melo

    Infelizmente ainda não está disponível para o Nexus 4 (Mako).

    Deverei ter que aguardar mais algum tempo.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      O build automático da Nightly do Nexus 4 (Mako) falhou. Nos próximos dias, possivelmente já amanhã, deveremos de ter uma nova build.

      1. Avatar de Daniel de Melo
        Daniel de Melo

        Felizmente já está disponível.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Se a performance for proporcional ao hardware, e eu com um Huawei X5 fiquei impressionado … então o teu Nexus 4 vai voar.

      1. Avatar de Daniel de Melo
        Daniel de Melo

        Espero que sim! Não tenho qualquer problema a nível de desempenho com a versão original, mas gosto sempre de algumas adições que a CyanogenMod inclui.

  3. Avatar de Andre S
    Andre S

    Aqui LG G2 D802 a voar em CM12 🙂

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Amanhã de manhã já experimento. Depois ao fim do dia dou feedback

    2. Avatar de Tiago Frutuoso
      Tiago Frutuoso

      É muito melhor que a Stock?

  4. Avatar de João Dias
    João Dias

    Como é que está para o OnePlus One?
    Eu tinha um Nexus 5 e agora esperar de novo pelo Lollipop parece estar a matar-me a paciência 🙂

    1. Avatar de Vítor
      Vítor

      Tem “full hardware support”, é logo o primeiro da lista, “bacon”.

      No entanto este não é o CM12s, ou seja, não é a mesma coisa. Uma das novidades é a inclusão da gestão dos privilégios root no privacy guard, coisa que não poderá sair com o 12s

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Sim, isso eu sei que vai sair entretanto, mas é a espera que me mata.

        Por acaso estou na dúvida se vai ser a CM12s que vai ser lançada no OTA para os OnePlus ou a nova ROM da OnePlus, que nem sei se é diferente da CM12.

        No entanto, eu já estou por tudo, queria mais ter a experiência “Pure Google” no OnePlus (tal como tinha no Nexus 5) que esperar até finais de Fevereiro ou Março. Desde que a ROM fosse estável…

        Só que isso implica instalar versões que nem sequer estão estáveis, digo eu, na minha santa ignorância 🙂

      2. Avatar de Telmo
        Telmo

        Vitor onde vês essas informações de “full hardware support” ?

  5. Avatar de Malamen
    Malamen

    Já uso o Lollipop 5.02 há bastante tempo. Versão optimizada para o Galaxy S4 pelo AntaresOne. Disponível no XDA. Funciona 5 estrelas.

  6. Avatar de Elcavi
    Elcavi

    Boas

    Instalei há pouco a bacon…
    Veio foi sem Gapps e claro os atalhos touch que tinha na cm11s, muita pena…

    De resto está a funcionar bem…
    Cumps

  7. Avatar de Mota
    Mota

    Cheira me que não vou ter sorte com o meu Galaxy tab 2.. hum.. Por enquanto pelo menos.

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      Visita o XDA Developers. Já existe o Lollipop para o Tab 2.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Bem que podia sair uma versão estável para o Galaxy tab 2. Nem que fosse do 4.4. É só NIGHTLY 🙁

  8. Avatar de João Teixeira
    João Teixeira

    Boas
    Tenho um Vodafone Smart III é possível instalar?
    Sem sim, como se faz?
    Obrigado

  9. Avatar de Marco
    Marco

    nao ha nada para o meu velhinho s2 🙁

    1. Avatar de ed
      ed

      O meu já tem a uns dias, visits o xda

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Já estive a ver no xda, queria mesmo era esperar pela versão da CM, para não ter fazer os wipes.

        E que tal se porta?

        1. Avatar de ed
          ed

          Lindamente, nunca esteve tão fluido e a interface é espectacular, tem uns pequenos bugs como lá está descrito mas nada de preocupante

  10. Avatar de Liliana Ramos
    Liliana Ramos

    Podem-me ajudar? como faço para colocar a ROM no meu oneplus one? obrigada!

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Algúem sff me corrija se eu estiver errado…

      Mas penso que dentro de um tempo terás o update da rom automaticamente no teu telemóvel visto que usa o cyanogenmod.

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      unlock bootloader, flash de uma nova recovery e depois flash de uma ROM.
      Simples 🙂
      Senão esperar até que saia o update oficial.

      1. Avatar de Ariano
        Ariano

        Simples para ti… Ela se calhar nem sabe o que isso significa. Mas não aconselho que ela mexa, até porque o Oneplus one tem suporte oficial por parte da CyanogenMod, por isso ela terá o Lollipop quando a Cyanogen achar que está estável o suficiente para o telemóvel dela.

  11. Avatar de Moliveira

    Espeço que não me abandonem que por enquanto nada pro meu Google Galaxy Nexus (GSM)

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      +1

      Já não recebo um update para o meu há mt tempo.. Espero que não abandonem mesmo!

  12. Avatar de José
    José

    para o moto g já lá esta. e para o de segunda geração dual sim?

  13. Avatar de Delgado
    Delgado

    Já existem diversas roms CM12 para o meu G3 (d855) e não está na lista… O problema das CM Roms é o baixo rendimento da câmara, comparando com a stock rom…

    1. Avatar de Filipe Felizardo
      Filipe Felizardo

      Já saiu o CM12 Oficional para para o G3(d855)

      http://download.cyanogenmod.com/?device=d855

  14. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Alguém sabe se vão suportar o Galaxy S3?

    Obrigado.

  15. Avatar de Sergio Dias
    Sergio Dias

    Humm… eu tive que reverter para a Rom original.
    Tenho um i9300 (Galaxy S3) e para alem de dificuldades parvas na instalação automática da CM, a Rom não funciona nada bem. Consumo excessivo de Bateria, Problemas com qualidade de imagem nas fotos. Wifi instavel, aplicações instaveis e bloqueio do equipamento (necessario retirar bateria). Voltei a colocar a Rom da Optimus (original) e ta novamente a 100%. Tive um ZTE que funcionava lindamente com CM, mas no S3, não devo voltar a tentar.

    1. Avatar de David Cordeiro
      David Cordeiro

      Tenho um i9300 (Galaxy S3) com a rom CM12 e funciona na perfeição. O telemovel está muito mais rápido do que com a versão original da Optimus. Nunca bloqueia, a bateria dura como sempre…
      O único defeito que lhe encontro é não consegui emparelhar agora com o bluetooth do VW.
      Está 5 estrelas…

  16. Avatar de Ze Sousa
    Ze Sousa

    CM para mim está muito mal vejam bem o bug que também tive e está aberto ha meses e so a pouco tempo é que colocaram como major
    https://jira.cyanogenmod.org/browse/CYAN-5728
    Retornei a stock 5.0.1 no Nexus 4.
    Não ter som em chamadas ou fazer um workaround que papa a bateria toda… é muito mau.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Num Huawei X5 tem funcionado bem (CM12 5.0.2 modificada pelo Blefish)

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      De facto esse bug é incomodo, mas não tem nada a ver com cyanogen.

      http://forum.xda-developers.com/nexus-4/help/audio-call-nexus-4-cm11-t2924589/page10

      Aqui num htc stock room
      http://forum.xda-developers.com/htc-one/help/m7-mute-calls-please-help-t2921985

      o problema acontece devido ao google play services, e já foi encontrado em nexu’s 4 5 6 htc entre outros..

      a cm do dia 01012015 resistiu no meu e conseguiu anular esse bug, hoje actualizei para cm12 e arrependei-me de o ter feito tão rápido pois a cm12 ainda parece AOSP sem as funções CM que me fizeram mudar para CM.

    3. Avatar de Telmo
      Telmo

      tb levei com esse bug no nexus 4 mas daí a dizer “CM para mim está muito mal” é falar sem conhecimento de causa.. Eu fiz o tal workaround e sim a bateria às vezes nem 24h aguenta mas com CM12 esse bug já vem corrigido 😉

    4. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Num LG Maximo G (E975), que é irmão “de sangue” do Nexus 4 (até tenho o bootloader dele — o makoz30f), esse problema não existe.

      Uma vez que o workaround é para os serviços da Google e não para a ROM em si, as coisas já não são assim tão simples nem lineares para não ter dúvidas que é culpa do Cyanogenmod… (nem vou entrar na parte que já tive conhecimento desse problema em ROMs “stock”, mas não consigo precisar o modelo neste momento)

  17. Avatar de CapitaoLuso
    CapitaoLuso

    E para o Nexus 5 ainda nada?
    Estou com a CM11 4.4.4 apesar de já ter lido muito sobre alguns bugs na rom stock da Google Lollipop que ainda não foram resolvidos ou algumas funcionalidades “esquecidas”, não me sinto tentado instalar, irei permanecer por enquanto na CM e aguardar a CM12 por OTA.

  18. Avatar de Filipe Peixoto
    Filipe Peixoto

    Para o meu galaxy S5 diz que não existe ?! era existir?

  19. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Quais as gapps que estão a usar?

    A CM só tem na lista gapps até à CM11…(http://wiki.cyanogenmod.org/w/Google_Apps)

    1. Avatar de ed
      ed

      Eu uso as PA gapps

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Boas,
    Eu tenho um galaxy s3 neo (GT – i9301i), não encontro lá esse depositivo, a minha pergunta é, será que o do galaxy s3 (GT – i9300)é igual? Posso instalar esa ROM?
    Obrigado

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não.

      O S3 Neo é um Qualcomm enquanto que o S3 original é Exynos.
      Não têm nada a haver um com o outro!

  21. Avatar de Cláudio Gutierres
    Cláudio Gutierres

    Boas, tenho o SAMSUNG gALAXY s3 neo e gostava de saber se esta ROM estará disponivel para o meu dispositivo?
    Obrigado

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Tambem Gostava de saber 😛

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Versão oficialmente não sei, tudo depende se alguém se “chega à frente” para ser maintainer do dispositivo.

      Mas já tens no xda versões não oficiais tanto para o CM11 como o CM12 (com alguns bugs como NFC que não funciona).

      1. Avatar de Cláudio Gutierres
        Cláudio Gutierres

        Na loja onde comprei o meu na altura do natal disseram que ia receber, pelo facto de vir com 1,5 Gb de RAM, vinha preparado para receber o Lollipop e acho que tem specs para isso e a Samsung dá ou é suposto dar 18 meses de actualizaões.

  22. Avatar de Tiago
    Tiago

    A camera é muito, muito má 🙁 na nightly build de ontem cm12…

  23. Avatar de Ruben
    Ruben

    Alguem já instalou num bq aquaris 4.5??

    Parece que a bq n´~ao vai fazer actualização oficial para o 5.0 🙁

  24. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Quero ver isso no meu BQ 5HD 🙁

  25. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não encontro nada para o optimus madrid

  26. Avatar de Diego
    Diego

    Alguém já testou no S5? Ele perde o leitor biométrico ou de frequência cardíaca? Se não, me diga se notou perda de alguma funcionalidade estou quase instalando mas preciso tirar essas dúvidas.