A Cyanogen reinventou-se e acabou com o seu sistema operativo

15 Comentários

A Cyanogen, conhecida por criar ROMs alternativas para o Android, tem estado a atravessar um processo de reestruturação grande e isso, por norma, traz novidades.

Estas eram esperadas e, finalmente, chegaram. O Cyanogen OS vai ser abandonado e a empresa vai focar-se num projecto que tinha já em mãos, o Cyanogen Modular OS.

Cyanogen

Os planos da Cyanogen sempre foram claros. Pretendia crescer e tornar-se responsável pelo terceiro maior sistema operativo móvel, baseado no AOSP (Android Open Source Project), e conseguir espaço nos fabricantes onde a Google tem uma presença dominante. A verdade é que para, além do OnePlus One, esta empresa nunca conseguiu uma expressão significativa, o que acabaria por ditar parte dos seus problemas actuais.

A reestruturação que vinha a decorrer prometia mudanças grandes e que agora acabaram de ser anunciadas. A Cyanogen vai abandonar o seu sistema operativo e dedicar-se mais à personalização e à integração das aplicações no sistema operativo, tendo, para isso, criado o Cyanogen Modular OS.

A ideia é usar partes do seu sistema operativo e fornecê-los aos fabricantes e aos utilizadores, integrando-os em qualquer versão do Android, como se de uma personalização se tratasse.

Cyanogen

O conceito do Mods não é um projecto novo, tendo a Cyanogen já antes mostrado todas as suas potencialidades numa parceria com a Microsoft. Mas a diferença agora é que o Mods será a única vertente que vai ser explorada e desenvolvida. A ideia é fornecer esta integração às marcas, aumentando ainda mais as potencialidades das aplicações.

Mas, para além desta mudança de estratégia e até de software, a Cyanogen mudou também a sua estrutura interna. Kirt McMaster, um dos co-fundadores da Cyanogen, que era até agora o CEO vai assumir o papel de Presidente Executivo do Conselho da empresa. Steve Kondik, o outro dos co-fundadores e CTO, vai assumir o papel de CSO (Chief Science Officer). Para o lugar de CEO da Cyanogen entra agora Lior Tal.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Sinceramente eles não sabem o que querem… o que me vale é a grande comunidade da Oneplus One.

  2. Avatar de BTN
    BTN

    Ou seja, vai criar Apps….

  3. Avatar de g0tH1cX
    g0tH1cX

    A sorte é que existe sempre alguém que surge para ocupar o vazio criado…e muitas pessoas, hoje em dia, já sabem compilar a sua própria ROM…senão, muitos dos telefones Android iam deixar de ter updates de OS..:P

  4. Avatar de me and me
    me and me

    Tristeza….
    Perdetam-se no caminho… Tinham uma comunidade tao grande que se vai virsr para outro lado….

    1. Avatar de MiguelDias
      MiguelDias

      Tinham até começarem a vender o os. Eu depois disso nunca mais contribui com uma linha de código.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eles tinham que monetizar o seu tempo… enquanto que alguns iam contribuindo com o tempo livre, o core do Cyanogen desenvolvia a tempo inteiro… se no início é sempre bom receber doações (dinheiro e/ou equipamentos), passado algum tempo isso já não serve para os gastos. Eles seguiram uma via completamente normal: mantiveram aberto o CyanogenMod (mal seria), com ciclos de iteração curtos, e criaram o CyanogenOS tendo por base o MOD mas com ciclos e iteração mais longos e estáveis (sendo que iam buscar ao MOD mas também contribuiam para o MOD).

        O problema foi terem dado um passo maior que a perna, primeiro por não terem equipa suficiente para as necessidades e depois ao terem sobredimensionado a equipa. Pelo caminho ficaram um rol de parcerias com fabricantes que deram para o torto tendo minado a confiança na equipa da Cyanogen e no fabricante.

  5. Avatar de Flink
    Flink

    Foram fazer frente e entrar em choque com a Google e acabaram sozinhos num cantinho triste.
    Queriam que a google largasse o desenvolvimento e lhes desse esse papel e agora vão fazer apps e “cenas” para ver se não fecham a porta.
    É pena….

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Logo agora que me ia “aventurar” a flashar cyanogen….

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Eu tenho ideia que a cyanogenmod continua. O que não continua é cyanogen dedicado a um aparelho que seja vendido com ele..

      Penso ser assim, estarei errado?

      1. Avatar de André Pinela
        André Pinela

        Certo.

      2. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Espero que continue com as ROM.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    E lá se foram os Updates do Android…

  8. Avatar de Jose Correia
    Jose Correia

    Eles só podem estar a brincar…e a malta com os equipamentos OnePlus vão deixar de receber atualizações para os seus equipamentos? muito mau…

  9. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Acabou apenas o Cyanogen OS, não o CyanogenMod, certo?

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    As apps dão mais lucros do que apenas desenvolver um OS para uma marca