Cyanogen OS vai integrar a Cortana de forma nativa

19 Comentários

A ideia da Cyanogen para o Android é bem clara e precisa. Quer retirar toda a dependência das aplicações e serviço da Google, desenvolvendo alternativas abertas e sem o controlo apertado que actualmente existe.

Alguns passos importantes foram já dados, mas o próximo vai trazer para o Cyanogen OS a integração total da Cortana, a assistente virtual da Microsoft.

cortana_1

A Cyanogen tem conseguido criar uma alternativa viável ao Android, através das suas ROMs e do seu Cyanogen OS. Esta é uma versão mais leve e mais optimizada do Android, na sua versão Open Source, mas que está livre de todo o software e serviços que a Google lhe integra.

O sucesso desta versão é já muito elevado, tendo a Cyanogen conseguido cada vez mais parcerias com fabricantes de smartphones, que a incorporam nos seus equipamentos e os lançam assim para o mercado.

Na procura de se libertar da Google a Cyanogen tem oferecido as suas soluções próprias para os diferentes serviços e prepara-se agora para dar um salto ainda maior.

A Cortana, a assistente pessoal da Microsoft, está a ser integrada directamente no Cyanogen OS e prepara-se para ser o padrão deste sistema operativo.

Cyanogen is working with Microsoft to deeply integrate Cortana into the next version of Cyanogen OS.

This is key to catapulting Cyanogen into the mass market, McMaster asserts: Cortana is currently available as an app on Android, but in order for it to make a real difference, it needs to be able to be integrated at the OS level so that its full potential can be leveraged.

Este trabalho está a ser realizado em conjunto com a Microsoft, uma das principais interessadas na utilização da Cortana num sistema fora do seu ecossistema.

cortana_2

Apesar de já existir no Android, a Cortana é apenas uma aplicação sem uma interligação profunda ao sistema, como acontece com o Google Now. Ao ser integrada pela Cyanogen no Android passa a ter acesso a todas as funções de mais baixo nível e assim ter uma integração muito maior, tornando-se mais útil.

A filosofia da Microsoft está a mudar, como já se tem visto. Deixa de estar centrada nos seus produtos e na sua oferta, alargando-a a outros sistemas e abrindo-a para outras áreas.

Desta forma consegue estar presente dentro de outros sistemas e assim dar os seus utilizadores sempre os mesmos produtos e a mesma experiência de utilização, independentemente da plataforma onde estes estão.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    Se livrar do google e depender da Microsoft?? não vi vantagem, apesar da cortana parecer ser bem melhor que o google now

    1. Avatar de Teched
      Teched

      Uma vantagem que vêm imediata é a possibilidade de integrar melhor com o PC.

    2. Avatar de sniperpt
      sniperpt

      Quando li pensei o mesmo.

    3. Avatar de Fernando
      Fernando

      Se querem abolir a google têm de usar a aplicação de outra empresa… Só sobra a Microsoft…

    4. Avatar de Mota
      Mota

      Alex

      +1

      Comigo anda de carrinho. Nem o google now uso, embora o cortana seja melhor mas.. bloatware.

      1. Avatar de pedrostrik
        pedrostrik

        +1000 google now, cortana e siri, não passam de bloatware pesado e futil, para já são assistentes em alpha phase.

  2. Avatar de Martins
    Martins

    Com esta opção pela Cortana da Microsoft, fico com a impressão que acaba por ser um cavalo de Tróia no Android.

  3. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    Acho que ha aqui mais do que simplesmente alternar. Ha qualquer coisa para que tenham mudado. €€? Burocracias?

  4. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Eu só não sei uma coisa. Isso quer dizer que será opcional o uso de Google Now ou Cortana? Quer dizer que o utilizador pode querer não ficar com nenhum dos 2?

    Sinceramente, eu não vejo utilidade para estes assistentes quando há aplicações para tudo e mais alguma coisa. Se for para ter Cortana em vez de Google Now, é algo bastante infeliz.

  5. Avatar de bola
    bola

    Era de prever quando á uma tempos foi noticiada a parceria entre Microsoft e Cyanogen, e penso que também vão colocar o bing como escolha de motor de pesquisa.

    Na mina opinião uma coisa é certa a Cortana está quase ao nível do now e em pouco tempo ficará melhor a juntar á integração com windows, será um “must-have” de certeza, atenção na mina opinião claro 🙂

    1. Avatar de bola
      bola

      Reparei agora que a palavra “minha” ficou mina… De qualquer forma perceberam todos 😉

    2. Avatar de tfae
      tfae

      O Bing já é a predefinição do motor de pesquisa desde a última atualização para o CyanogenOS 12.1.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        what?! Que smartphones tens??

        eu instalei o 12.1 no meu e não vi la bing nenhum

  6. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Para que é que um gajo quer isso? Só serve mesmo para quem não tem braços ou tem dificuldades motoras.
    Está na hora da cyanogen ser subsistida por outra sem bloatware, só querem é dinheiro.

  7. Avatar de lol
    lol

    A filosofia da cyonogen só mostra que estão em base de lucros e não num SÓ independente como diziam.
    Isto só vai trazer a morte ao Android Aosp visto que ira fazer que o princípal contribuidor, a Google, saia da versão open-source e se foque na versão comercial e o cyonogen vire um Android Windows Phone style

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      O que é um “SÓ”? lol digo eu

  8. Avatar de joao
    joao

    para quando cortana em pt

  9. Avatar de Romeu
    Romeu

    “…tendo a Cyanogen conseguido cada vez mais parcerias com fabricantes de smartphones, que a incorporam nos seus equipamentos e os lançam assim para o mercado.”
    Que marcas o estão a fazer?

    Cumps

  10. Avatar de Berloque
    Berloque

    “passa a ter acesso a todas as funções de mais baixo nível e assim ter uma integração muito maior, tornando-se mais útil.”
    Querem dizer útil ou intrusiva/espiatória?
    E se eu não quiser nada disso?