Cyanogen 12 com Lollipop chegou, mas ainda não é para todos

35 Comentários

A chegada da versão 12 da Cyanogem, dedicada ao Lollipop, era já esperada há algum tempo. Depois da Google ter lançado de forma oficial a sua nova versão do Android começaram os trabalhos de adaptação desta versão para a ROM alternativa mais conhecida do mundo Android.

Lentamente a Cyanogen 12 foi surgindo, de forma mais ou menos oficial, e hoje é finalmente disponibilizada, mas com alguma exclusividade…

Cyanogen_12_1

A nova versão da Cyanogen foi para já lançada de forma exclusiva para os equipamentos da OnePlus, garantindo que estes acedem primeiro ao Android 5, e mantendo também a exclusividade que a parceria entre estas duas empresas garante.

Apenas daqui a algumas semanas a versão geral da Cyanogen 12 será libertada para todos os utilizadores, que a vão receber de forma gratuita e OTA.

Para além de incluir todas as novidades que a Google colocou na quinta versão do Android, a nova versão da Cyanogen traz algumas novidades exclusivas e que tinham estado lentamente a ser apresentadas.

Falamos da possibilidade de customizar de forma muito alargada todos os elementos desta ROM, com o recurso à app Themes. Esta permitirá alterar elementos decorativos, que vão ao pormenor de poderem ser aplicados a aplicações específicas.

Para além disse está também presente a nova aplicação de email Boxer, que vem substituir a da Google. Esta garante aos utilizadores não apenas a melhor performance, mas também a melhor segurança.

A versão hoje lançada não tem ainda incorporadas as melhorias que a Google colocou na mais recente actualização do Lollipop, mas espera-se que a próxima versão, provavelmente a Cyanogen 12.1, já as tenha presente.

Mesmo com as relações entre a Cyanogen e a OnePlus a estarem ainda meio frágeis e com a existência da versão própria do Android desta última, o lançamento em exclusivo desta nova versão vem mostrar que estas duas empresas ainda têm muito para produzir entre si.

Ainda não existe uma data oficial para a disponibilização geral da Cyanogen 12 para o público geral, mas a mesma deve fazer-se nas próximas semanas, altura em que todos vão poder instalá-la nos seus smartphones Android.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Vou já flashar!

  2. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Gostava mesmo do lolipop para o meu highway

  3. Avatar de Romeu Branquinho
    Romeu Branquinho

    Mil anos depois…..
    Lolipop 5.1 já nos Nexus..
    Enfim..
    Aqui no OPO já roda 😀

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E havia quem dissesse que as actualizações rápidas seriam umas das vantagens destes equipamentos em relação aos de outras marcas mais convencionais, exactamente por terem ROM Cyanogen… até a tradicionalmente lenta Samsung já actualizou uma carrada de equipamentos para Lolipop e há já bastante tempo…
      Afinal ter que criar uma ROM para um único equipamento não acelerou as coisas para os lados da 1+.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        E continuam a ser, alem de ter um Android próximo do stock com custumizacao ao extremo,de trazer bootloader desbloqueado, o oneplus em particular, tem uma comunidade excelente.
        Este atraso deveu se a cyanogen receber o código mais tarde que as gulosas das marcas convencionais, e de esta versão de Android ser um grande salto em relação a anterior, o que trouxe muito trabalho e problemas inesperados, vais poder confirmar isto que disse com a actualização mais rápida para o 5.1 que grande parte das marcas, devido ao trabalho duro já estar feito.

  4. Avatar de admilton

    Tenho um one plus, mas não me aparece nenhuma actualização disponivel. como devo fazer para ter acesso a esta nova versão para o meu one plus one?

    1. Avatar de Raúl
      Raúl

      Deves esperar pois a OTA não vai estar disponível para todos no primeiro dia.
      Nos próximos dias todos terão acesso à actualização via OTA.
      Ou em alternativa, se desbloqueaste o Bootloader e tens root feito, podes sacar o ficheiro zip de actualização CM12.1 e flashas via TWRP.

      1. Avatar de tfae
        tfae

        Não é necessário ter o bootloader desbloqueado nem root.
        Basta flashar o zip pela Recovery stock.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Já rola!
    Está muito boa!
    Só o motor de temas é que está um pouco esquisito!
    O anterior era mais intuitivo.

  6. Avatar de Wilson
    Wilson

    Gostava de saber se já se pode instalar a cyanogen nos telemóveis com processadores mediatek?

    1. Avatar de Pedro Cunha
      Pedro Cunha

      em algum mas nao todos, tens para o mtk6589, e para os android One

  7. Avatar de Daniel de Melo
    Daniel de Melo

    Eu já utilizo CM 12 (Android 5.0.2) há algumas semanas no meu Nexus 4.

    No entanto, compreendo que as versões nightly não sejam do agrado de todos os utilizadores e é sempre bom surgir uma versão mais estável (embora não tenha nada a apontar às nightlys da CM 12).

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      tal e qual, uso desde a 1ª nightly oficial, melhor que a stock em todos os sentidos, e se existirem bugs devem ser da versão base que pelos vistos não tem agradado muita gente

  8. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Já cá canta 🙂

    1. Avatar de admilton

      como fizeste para actualizar, tens ai algum link

      1. Avatar de João
        João

        Tens os procedimentos todos no forum, incluindo apps para fazer a actualização (caso não estejas à vontade com os comandos fastboot e recovery)

  9. Avatar de João Branquinho
    João Branquinho

    Sabem quanto tempo vai demorar o OTA a chegar a todos os OPOs?

  10. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Já uso as versões nightly no meu s3 e s4, experimentei no s5, mas ainda não tinha todas as funcionalidades disponíveis. Para já a ROM oficial é muito melhor.

  11. Avatar de Pedro Cunha
    Pedro Cunha

    O meu Gnex ja bomba a cm12.1 desde Janeiro quase!

  12. Avatar de admilton

    Ninguem me pode dizer nada sobre um link para poder fazer a instalação

    1. Avatar de Raúl
      Raúl

      Usa o ficheiro simplesmente se, já alguma vez flashaste o teu OnePlus One, de outro modo, espera pela OTA.
      Para isso terás que ter desbloqueado o Bootloader e ter root feito, sacas o ficheiro zip de actualização CM12.0 e flashas via TWRP.

      http://builds.cyngn.com/cyanogen-os/bacon/12.0-YNG1TAS0YL-bacon/2263178b74/cm-12.0-YNG1TAS0YL-bacon-signed.zip

      1. Avatar de tfae
        tfae

        Não é necessário ter o bootloader desbloqueado nem root.
        Basta flashar o zip pela Recovery stock.

  13. Avatar de Moto G 2014
    Moto G 2014

    No meu moto g segunda geração ja mora o cm 12.1 à anos.. muito estavel e bateria dura 1 dia e meio com uso intensivo

  14. Avatar de joao manuel moutinho
    joao manuel moutinho

    Será que o cyanogen mod suporta o meu sony xperia l25i? É que não queria gastar tanto dinheiro para um novo móvel.

  15. Avatar de Simão
    Simão

    Já está a bombar aqui no OPO. 😀 Mas gostava de ter visto melhorias na aplicação da câmara… de resto só traz de novo o lollipop, mais umas quantas aplicações… Como o email by boxer e a aplicação Baton. Melhorias na fluidez também, vamos agora esperar para analisar a autonomia da bateria. Mas para já valeu a pena flashar. Vim das nightlys CM12…

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Boas… Actualizaste manualmente ou foi Ota? Cumprimentos

      1. Avatar de Simão
        Simão

        Manualmente, saquei o zip e flashei via TWRP. 😉

  16. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Boa noite,

    Existe alguma rom que possa ser instalada no Tablet Xperia S?

    1. Avatar de Raúl
      Raúl

      A última versão “stable” Cyanogenmod para Xperia S é de 29-08-2012.

      http://download.cyanogenmod.org/get/jenkins/7112/cm-9.1.0-nozomi.zip

      A última versão “nightly” Cyanogenmod para Xperia S é de 29-09-2013.

      http://download.cyanogenmod.org/get/jenkins/43137/cm-9-20130929-NIGHTLY-nozomi.zip

  17. Avatar de FG
    FG

    Carago! Agora é que vai ser, agora é que vai passar dos 5%!!!

  18. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Não percebi, CM12 já não existe ao tempo? Pelo menos desde o inicio do ano

  19. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu no meu S3 tenho a CM11 e corre às mil maravilhas, também testei a CM12 ,5.0.2, mas ainda numa fase não oficial e tinha alguns bugs, voltei para Cm 11, mas assim que sair “oficialmente” volto a colocar, uma das cisas que mais notei CM 12, era a bateria que gastava muito mais rápido espero que isso já esteja resolvido.
    Para mim o chato é a perda do rádio.

  20. Avatar de Fernando jesus
    Fernando jesus

    Boas, alguém sabe se irá sair para o s3 e para o s2.
    Obrigado

  21. Avatar de Kenedy
    Kenedy

    Como instalo no smart xperia s?