Cuidado! Código que explora falha do Android foi tornado público

74 Comentários

O Stagefright foi, até à data, um dos maiores e mais sérios problemas do Android. A sua importância é de tal forma elevada que muitas marcas mudaram os seus planos de lançamentos de actualizações.

Mas o Stagefright, que teve o seu código guardado desde que foi descoberto, foi agora tornado público, como é normal acontecer nestas situações. O problema para muitos utilizadores do Android pode agora estar a começar.

Stagefright_1

O Stagefright é um simples problema, mas com um impacto muito elevado, que afecta perto de 95% dos dispositivos móveis Android que estão no mercado.

Com uma simples mensagem de texto é possível a um atacante tomar o controlo de um smartphone, roubando informação sensível do utilizador e acedendo a todas as áreas desta.

Basta ao atacante conhecer o número do telefone que quer aceder e enviar um MMS ou outra mensagem de texto para que, mesmo sem a mensagem ser aberta, o smartphone seja comprometido.

Esta descoberta foi feita por uma empresa de segurança, a Zimperium, que rapidamente a anunciou ao mundo, não sem antes ter contactado a Google e os principais fabricantes de smartphones Android.

O código que permite explorar a falha esteve sempre fora do olhar de potenciais interessados, garantindo a segurança dos utilizadores e dando tempo aos fabricantes e à Google para que criassem e lançassem actualizações para tratar o problema.

Mas a Zimperium resolveu agora, e passadas várias semanas sobre o lançamento do problema de forma pública e vários meses desde que alertou a Google, disponibilizar a todos o código que pode ser usados para explorar o Stagefright.

Com o lançamento deste código passa a ser possível a qualquer um explorar o Stagefright e obter dados dos utilizadores, e é aqui que pode começar a dor de cabeça para muitos.

Stagefright_2

Tanto a Google como a Samsung e a Motorola criaram novas actualizações de segurança, que resolveram o Stagefright, mas mais uma vez ficaram limitadas a alguns equipamento e apenas a algumas versões do Android.

Para verificarem se a vossa versão do Android está exposta ao Stagefright podem usar a ferramenta que a Zimperium propositadamente, o Stagefright Detector.

O problema do Stagefright tem a agravante de estar presente em quase todas as versões do Android e de ser complicado ou até impossível actualizá-las com as correcções de segurança.

Com uma simples mensagem o Stagefright, que nem precisa de ser aberta, abre acesso aos ficheiros e informações do Android, dando acesso total à informação do utilizador ou ao microfone ou à câmara.

É uma forma simples de aceder a um problema muito grave, que agora chegou na forma do código que a consegue explorar.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    O codigo ser tornado publico é a melhor forma de eliminar por completo o problema e voces dizem “Cuidado” sim estamos todos condenados , que chatisse! Estou super preocupado

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      “O codigo ser tornado publico é a melhor forma de eliminar por completo o problema”

      No caso do Android não porque a grande maioria das pessoas possuem uma versão do SO desactualizada e a grande maioria dos telemóveis não vão ser actualizados para corrigir esta falha de segurança.

          1. Avatar de Lumia 535
          2. Avatar de Lumia 735
    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Lol, fia-te…

      Achas mesmo que as fabricantes vão agora lançar updates para milhares de modelos de telemóveis, especialmente os mais baratos, mas também os mais caros, tipo note 3, e assim?

      Nem digam que é muito trabalho, o que precisa de ser modificado é só um programa que nem drivers precisa, mas acham mesmo que eles querem saber de vocês?

      1. Avatar de Prim
        Prim

        “Tanto a Google como a Samsung e a Motorola criaram novas actualizações de segurança, que resolveram o Stagefright”

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Quando é que elas saíram?

          E para esses montes de telemóveis, são vendidos por todo o lado, e que fazem a maior parte das vendas?

          Pois…

          Nem para os topos de gama!

    1. Avatar de NokTham
      NokTham

      haaaaa eu vinha aqui picar a malta do android, parece que cheguei tarde xD

      WP 4ever!

      1. Avatar de rm
        rm

        quero ver onde vocês se vão meter quando sair algo de (in)segurança, etc. dos WP..

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Quando isso acontecer basta a Microsoft lançar uma atualização OTA para todos os telemóveis com Windows Phone para a corrigir.

          Já aconteceu no passado e não houve problema nenhum.

          1. Avatar de Safrane
            Safrane

            Diz isso a quem teve um que ficou preso no 7.5…

          2. Avatar de PFerreira98
            PFerreira98

            Quem ficou preso no 7.8, que pense bem em comprar um telemóvel novo… Esse problema já e mais velho que o iphone 4!

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Safrane

            Quem ficou preso no 7.5 foi actualizado para o 7.8 e tiveram suporte até a Outubro de 2014.

        2. Avatar de rand
          rand

          meto-me a actulizar o SO do smartphone

          1. Avatar de Realista
            Realista

            QUE BURN!!

        3. Avatar de Robert Soares
          Robert Soares

          A diferença ao contrario dos androids é que todos os WP sem excepção tem actualizações em simultâneo.

        4. Avatar de Realista
          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            “Aplicar água na área queimada”

  2. Avatar de info
    info

    Podiam pelo menos ter indicado no artigo que o utilizador ao desligar o “auto-download” das MMS na app que utilizam para as mensagens está pelo menos a fechar a “maior porta” de entrada deste exploit.
    Bloquear o recebimento de mensagens de números desconhecidos é mais uma forma de se protegerem.

    “What users can do?

    In many ways, unfortunately, you’re helpless. If possible, use a messaging app that allows you to disable automatic downloading of MMS attachments. This is the behavior that allows you to be exploited via a message without you even knowing. You could also consider blocking messages from unknown numbers if your messaging software allows.”

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Textra SMS

      Claro que é grave, mas se os utilizadores se derem ao trabalho há formas de minimizar este efeito.

      A google devia era só fabricar para algumas marcas e obriga-las a fazerem updates! Eu uso android mas isto já começa a chatear.

      1. Avatar de FG
        FG

        Há várias maneiras mais efectivas que sms…

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Pois há. MMS, por exemplo 🙂 .

  3. Avatar de J. Almeida
    J. Almeida

    Mais info sobre este problema, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bW7Op86ox9g

  4. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    E que tal se as operadoras de comunicaçoes tambem trabalhassem nesta area? começo a ver alguns “illuminatti” (diga-se iluminados) a criar uma app que envia sms a todos os contactos do smartphone

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      É isso, fala mal da Apple, olha para a situação do Android…

    2. Avatar de FG
      FG

      Aí sim?

      O Android Pay vai ser lançado hoje…

      Ridículo… É só putos e desempregados que não têm dinheiro para um iPhone e passa a vida no facebook e 9gag!

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Em contraste, há outros que só têm dinheiro para o iphone, e passam a vida na net a defender o investimento.

        1. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          E acima dos contrastes há aqueles idiotas que nunca experimentaram um mas estou desejosos por ter um nas mãos… Nem que seja só durante um dia…

          1. Avatar de Prim
            Prim

            Então já deve ser lá para a estratosfera que estão aqueles “idiotas” que compram um iphone e pensam que percebem logo de tudo e mais alguma coisa, verdadeiros génios das TI…
            depois de tanto carro continuo a não perceber quase nada de mecânica.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    S4 mini com CM 12.1 – not vulnerable. 🙂

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Igualzinho ao meu! +1

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu já estou protegido a muito…

  7. Avatar de Joao Cardoso
    Joao Cardoso

    Isso não é um BUG, foi uma “feature” exigida pela NSA à Google.

  8. Avatar de Agostinho Teixeira
    Agostinho Teixeira

    Not Vulnerable no meu Xiaomi Mi3W… K quer isso dizer??
    Ah, pois… Xiaomi é chines como todos sabem, mas ao menos as atualizações semanais parecem valer a pena 😉

  9. Avatar de ZeMano
    ZeMano

    Aiii tão bom o Android… Mas Apple é que é uma porcaria (para não dizer outra coisa)! Todos os que defendem o Android, por mais artigos que se façam, por mais coisas que se digam, a indicar variadas vulnerabilidades, insistem porque insistem que Android é 8ª maravilha do mundo e que não tem falhas, bla bla! Fazem-me lembrar o nosso primeiro ministro, este país está pior que mau, mas ele orgulha-se que isto está muito bom que Portugal nunca esteve tão bem como agora, mesmo quando vemos as dificuldades que algumas familias passam.

  10. Avatar de Pedro Branco
    Pedro Branco

    Nexus 5 5.1.1 – Vulnerable… -_-‘

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Se tiveres paciencia, experimenta cm 12.1

      https://download.cyanogenmod.org/?type=nightly&device=hammerhead

      Ganhas em performance e segurança. Já corrigiram este bug nas roms deles e honestamente no meu moto g2nd não detectei nenhum bug, até agora é melhor que a stock rom.

      É preciso é começar a fugir para as alternativas para ver se alguém abre a pestana.

    2. Avatar de JS
      JS

      Isso é impossível. A Google lançou um update o mês passado para resolver esta vulnaribilidade,
      http://www.gottabemobile.com/2015/08/12/nexus-5-android-5-1-1-release-august/

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Eu com o meu Windows Phone vou pegar num balde de pipocas…

  12. Avatar de David
    David

    Parece que a OnePlus já tratou do problema

  13. Avatar de J T
    J T

    No meu HTC a app da erro a iniciar.

  14. Avatar de Rui C
    Rui C

    Android = queijo suíço , só buracos.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Os teus comments = queijo suíço, cheio de buracos de estupidez

      1. Avatar de FG
        FG

        Fala lá do assunto…

        Só buracos…

        Que nunca vão ser tapados em centenas de milhões de telemóveis, muitos a custarem mais de 500€.

      2. Avatar de Rui C
        Rui C

        Controla a azia. Desculpa lá dizer as verdades.

        1. Avatar de Prim
          Prim

          A verdade é que quem usar o Android sem arriscar tem uma probabilidade inferior a 0.15% de apanhar malware…
          menos de 0.15!!! vê lá tantos buracos…

          1. Avatar de Rui C
            Rui C

            Mete ai esse estudo com esses valores, para ver a fonte.
            Fico à espera!

    2. Avatar de Prim
      Prim

      Se houvesse muitos buracos, o Tim era o primeiro a apostar nele 😀
      Mas se é assim tão mau, não compres, problema resolvido, para que vens aqui?

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Mau não , é péssimo. Mas isso não é novidade , certo?

  15. Avatar de Safrane
    Safrane

    Estão a ver porque é que o Android é barato?

    Agora queres esse bug resolvido? Compra o último modelo, que ainda está para sair…

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Isso seria a solução para os iphoneros que não percebem nada da coisa.

  16. Avatar de TeAr
    TeAr

    Meu querido Windows Phone 😛 , eu ja abri os olhos … Android nunca mais .

  17. Avatar de Mota
    Mota

    CM 12.1 & 11

    Sem vulnerabilidade.
    É a solução para resolver o maior problema que o android tem.. updates.

  18. Avatar de I.A
    I.A

    Em 8 anos de utilizar Android em diversos equipamentos tive 0 problemas de segurança.
    Quem os teve se calhar é melhor deixar de entrar em sites pornográficos!

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Um comentário de quem, claramente, não leu a notícia…

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Uma resposta de quem lê estes artigos e não arrisca pensar por si próprio.
        Qual é a percentagem de afectados? No meio de tanto artigo a fazer crescer o mito sobre a insegurança no Android, sabes quantos dispositivos foram afectados no ano passado?

  19. Avatar de Diogo Miranda
    Diogo Miranda

    Estou no grupo dos 5% que não são afectados 😉 #OnePlus One

  20. Avatar de Markl
    Markl

    Tanta coisa e até agora só vi pessoalmente um equipamento ser atacado por mensagem e bloquear.. E adivinhem.. Tem a maçã

  21. Avatar de Nunes
    Nunes

    Também estou livre 😀 #Nexus 5 Android 6

  22. Avatar de lionel
    lionel

    “your device is affected by vulnerabilities in the Stagefright libary”<- meu ja era huawei p8 lite

  23. Avatar de Aybara
    Aybara

    nVidia Shield lançou hoje o Patch para o StageFright.

    Muito contente com a velocidade dos updates.

  24. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Estou super protegido…My lovely iOS devices

  25. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Diz a Zimperium:

    – Em Abril e Maio reportámos as vulnerabilidades à Google
    – Em Julho anunciámos a intenção de publicar a vulnerabilidade em 5 de Agosto, que adiaram a pedido
    – Publicaram o código que permite explorar a vulnerabilidade StageFright a 9 de Setembro.

    São vulnerabilidades muito graves pela forma, fácil, como podem ser exploradas. A comunicação social, em Julho e Agosto incidiu os holofotes no StageFright e perguntou à Google e aos fabricantes quando é que a vulnerabilidade seria corrigida – ficando-se claro que em muitos equipamentos Android não seria corrigida e que ninguém sabia em quais seria corrigida nem quando – quando a Google já tinha anunciado que já tinha o patch. O que muitos já sabiam chegou ao conhecimento público – que o sistema de actualizações Google-fabricantes-operadores não garante a segurança dos utilizadores.

    Por causa disso, a Google e outros fabricantes, como a Samsung e a LG, apressaram-se a anunciar um programa de actualizações mensais, que ninguém sabe ao certo se é eficaz ou não.

    De modos que é assim, não me parece que a comunicação social largue o assunto StageFright para se perceber a que equipamentos a correcção da vulnerabilidade chega ou não chega e em que prazos.

    P.S. Nos restantes casos, sem holofotes, é pior.

  26. Avatar de lionel
    lionel

    sinto-me obrigado a mudar de sistema operativo

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Ainda vais a tempo.

  27. Avatar de A.
    A.

    Estes problemas são hoje dia muito comuns, mas tenho duvidas se windows phone ou iphone estão muito melhor , talvez esteja o iphone, um pouco melhor o que sei é que por estas e por outras vou continuar a adiar a opção por um Android, até ver as coisas melhores, a minha dúvida é e pergunto se alguém sabe esta a Google e os Fabricantes interessados em acabar com isto ??

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Da boca para fora estão.
      Se comprares Android compra Nexus – o único que em termos de actualizações, por serem diretamente da Google, se aproxima da Apple.