Criador do Android acusa! Erro de Bill Gates custou 400 mil milhões à Microsoft

30 Comentários

Bill Gates reconheceu durante uma entrevista qual foi o maior erro que cometeu na Microsoft. O Android está no centro desta situação que se passou há muitos anos. O criador do Android não hesitou em vir a público gozar através das redes sociais vários anos após esta confissão. Saiba mais sobre este caso.

Bill Gates Android Microsoft erro

Erro de Bill Gates custou 400 mil milhões

No início, o Android esteve no limbo entre a Microsoft e a Google. Foi aí que esteve o erro de Bill Gates ao não apostar neste sistema, fazendo com que a Google o mantivesse e obtivesse o desempenho que tem hoje. Foi durante uma entrevista que o fundador da Microsoft reconheceu que o maior erro que cometeu “foi a má gestão em que me envolvi e que fez com que a Microsoft não fosse aquilo que o Android é”.

Esta má gestão fez com que a Google desenvolvesse o Android antes da Microsoft, e alcançasse o grande sucesso que tem hoje. Para além dos benefícios que o Android oferece hoje em dia por ser o sistema com maior quota de mercado. É por isso que uma má decisão e problemas com as leis anti-concorrência fizeram com que esta operação não fosse encerrada.

Criador do Android não perdeu tempo

A melhor parte desta história surge quando o cofundador do Android aparece a comentar estas palavras através da sua conta no X. Numa publicação feita detalha que o seu objetivo ao desenvolver o Android foi evitar que a Microsoft controlasse os telefones “como fazia com os computadores, sufocando a inovação”.

Esta preocupação de que a Microsoft controlasse o mundo móvel é ainda grande e isso é fácil de perceber. O cofundador do Android afirma que “Peço desculpa, Bill, mas és mais responsável pela perda de 400 mil milhões de dólares do que pensas”.

Uma perda enorme da Microsoft

Embora a Microsoft tenha tentado fazer algo semelhante com o Windows Phone, isso não resultou como sabemos. Para Bill Gates só há espaço no mercado para um sistema operativo diferente do iOS. E isto é algo que equivale a 400 mil milhões de dólares que se perderam com esta má decisão de há 20 anos. A situação é relatada da seguinte forma:

O maior erro de todos foi a má gestão que cometi, que fez com que a Microsoft não fosse o que o Android é, o que significa que o Android é a plataforma padrão para telefones que não são da Apple. Na realidade, é um mercado em que o vencedor leva tudo. Se tiver metade das aplicações ou 90% delas, estará no caminho da ruína total. Há espaço para exatamente um sistema operativo que não seja da Apple, e quanto vale isso? 400 mil milhões de dólares que seriam transferidos da empresa G [Google] para a empresa M [Microsoft].

Para Bill Gates, este é um dos seus maiores erros da história. Não tem dúvidas de que se tivesse chegado ao mercado mobile antes da Google, a Microsoft seria a empresa que estaria a dominar hoje. O erro foi deixar a Google com o Android gratuito até desenvolver o Windows Phone.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Andrew (Andy) Rubin fundou a empresa Android Inc. em 2003, que foi adquirida pela Google em 2005. Antes tinha trabalhado na Apple, no desenvolvimento do iPhone e Steve Jobs acusou-o toda a vida (e em tribunal, mas não deu em nada) de ter roubado segredos fundamentais que usou na criação do Android).
    Rich Miner é um executivo que foi co-fundador da Android, Inc., mas daí a chamar-lhe “o criador do Android” é exagerado.

    1. Avatar de Max
      Max

      Então e quanto custou a Android Inc à Google? 50 milhões de dólares.
      Escreve-se por aí:
      “Naquela época, o sistema operacional ainda estava em fase embrionária, mas o Google já tinha grandes planos para ele.
      Não por acaso, o ex-CEO do Google Eric Schmidt admitiu que o Android foi adquirido com certa urgência para que a plataforma móvel da empresa se desenvolvesse antes que a Microsoft adotasse uma estratégia consistente para esse mercado.”
      E como é que Eric Schmidt ficou tão esperto? Embora pertencesse à Google, integrava o Conselho de Administração da Apple, sem funções executivas, e foi informado sobre os desenvolvimentos do iPhone. Isto porque a Google afirmou e reafirmou que não estava interessada em desenvolver smartphones, não era competidor. Secretamente, a Google estava a desenvolver o Android que foi anunciado um ano depois do iPhone. Foi esse um dos motivos da expressão “guerra termonuclear” de Steve Jobs, por considerar o Android um produto roubado.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Resta saber se a Microsoft tornaria o Android naquilo que ele é hoje…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Se uma biblioteca infinita contém todos os livros possíveis, incluindo um livro que lista todos os livros que não o mencionam, esse livro está listado nele mesmo?

      É só mais um exemplo de uma questão que nunca saberemos responder.

  3. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Não perdeu 400 mil milhões. Deixou foi de ganhar 400 mil milhões.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Faz lembrar aquelas notícias que dizem que as operadoras perdem x milhões por causa da IPTV ilegal.
      Ninguém perdeu, só não ganharam, mas perder não perderam, não se pode perder algo que nunca se teve duh

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Igual á pirataria. No tempo dos cds de música e jogos se não houvesse os piratas simplesmente não ouvia ou jogava. Nunca iria comprar cds originais.
        Também foi graças á pirataria que o windows cresceu tanto.

    2. Avatar de jotabê
      jotabê

      +1
      eu todas as semanas perco 1 Euromilhões, não aposto por isso perco, se apostasse podia dizer que não ganhei, assim posso dizer que perdi.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Tu não perdes o Euromilhões. Só perdes o valor da tua aposta se nada ganhares de prémio.

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          exacto, o mesmo aconteceu com a MS, se não apostou no Android tb não perdeu 400MM

  4. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Pena o Windowsphone não ter continuado.
    Seria bom para todos este mercado mobile ter pelo menos 3 sistemas com igual força.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Há cerca de 10 anos atrás o Windows Phone, penso que rondava os 12% de quota de mercado, se tivessem investido, hoje poderia rondar os 30% ou mais, o que seria excelente com o Android e iPhone. Não percebo porque abandonaram o projecto, e andaram com aqueles negócios de compra e venda da Nokia, que nunca percebi lá muito bem. Parecia que queriam comprar a Nokia, e dominar o mercado de smartphones e SO de smartphones num ano com 95% de Share…

      1. Avatar de Artilheiro
        Artilheiro

        Deviam ter apostado apenas no SO (Windows Phone) e não no hardware (Nokia). O core da Microsoft é software e não hardware.

  5. Avatar de Quim Terrier
    Quim Terrier

    Com o jeito da Microsoft a comprar e arruinar empresas, hoje estaríamos obrigados a andar de iPhone.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      arruinar? e os sucessos?

  6. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Ainda bem que não pegou pois se fosse da MS seria a pagar e não seria assim.

  7. Avatar de Graco
    Graco

    Ele recupera-os em grande parte, se se tornar o “Rei” da Inteligência Artificial …

    1. Avatar de André
      André

      Graças à OpenAI, que roubou a Google. Pois foi a Google que inventou a AI em 2017, tal como não deixou dominar a internet e os smartphones. Ver documentário: AlphaGo

      1. Avatar de Mort
        Mort

        Coitadinha da Cuscoid, a parasitoid dos dados.
        Não deixou dominar a internet, mas para ser ela a dominar.
        O trashoid… podes ficar com ele.

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    Se a Microsoft tivesse o Windows+Android provavelmente teria sido considerada uma Standard Oil e e partida.

  9. Avatar de João
    João

    Se formos a ver, todos nós que não investimos no Android perdemos 400 mil milhões de dollars. Cada um.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Comentário do dia! Hahaha! Muito bem dito!

  10. Avatar de Zé

    E se a minha velha tivesse rodas, era um camião. O mundo está cheio de “ses” e de visionários… após os acontecimentos são todos os maiores.

  11. Avatar de Manuel Moita
    Manuel Moita

    Uma treta o Sistema da, Microsoft Mobile era bem melhor que o Android e até o da, Nokia metia todos num Chinelo mas existem muitos negócios escuros a Nível Mundial e com a Colaboração de Malfeitores Europeus como aconteceu com a, MERKL ao deixar a, Europa sem um Sistema Mobile Próprio

  12. Avatar de Revolt
    Revolt

    Estao todos ainda ricos rindo e curtindo a vida com casa, mansoes… Pelo visto os unicos perdedores nessa historia e nessa situacao somos nós “o povo” com nossos dados sendo usurpados e extraidos e roubados… Em relacao as bigtechs, sao todas farinha do mesmo saco, nehuma delas perde dinheiro na verdade

  13. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Para o Microsoft Mobile ter mercado bastava eles garantirem por exemplo 30 anos de garantia de actualizações de segurança e funcionalidades básicas para manter os smartphones utilizáveis.
    Tanto pessoas como em especial empresas gostam de plataformas estáveis, que não estejam a sofrer mudanças a cada ano que passa com tretas que muitas vezes não melhoram em nada a vida da pessoa.

    1. Avatar de Zé

      Tive durante umas semanas um palm PC com windows mobile. Devo dizer que era absolutamente brilhante. O problema era o preço, completamente incomportável para um comum mortal.

  14. Avatar de Imnew
    Imnew

    Isto é de fazer rir, a Microsoft é um cemitério de novos projetos, o Android nas mão deles não vingava, tornava os telemóveis caríssimos só na parte do pagamento a Microsoft por parte dos fabricantes, como acontece em todo as máquinas Windows. Esta empresa está presa e é uma carraça nas sociedades por força do seu esquema de vinculação na política, mantendo os países reféns de contratos milionários e perpétuos feitos à custa de influencia política.

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    No outro dia joguei no euromilhões e não acertei nenhum número.
    Se tivesse uma máquina do tempo ia ao futuro, tirava os números e voltava para trás.
    Prognósticos só depois do jogo…

  16. Avatar de Simão
    Simão

    Tenho android e tenho o Lumia 930 com windows a funcionar.