COVID-19: que outros países têm apps de rastreamento de contactos?

29 Comentários

Portugal acabou de receber a app STAYAWAY COVID. A aplicação móvel está disponível para Android e iOS. Ainda que as apps não sejam uma solução para a COVID-19, podem ajudar a controlar possíveis surtos.

Saiba que outros países têm aplicações já disponíveis ou em desenvolvimento.

COVID-19: que outros países têm apps de rastreamento de contactos?


COVID-19 – As aplicações e os receios

Vivemos em plena pandemia e ainda existem céticos que acreditam que tudo não passa de um esquema programado para tramar o mundo. Esquema ou não, é impossível ficar indiferente aos milhares de mortes diárias que ocorrem por causa da doença da COVID-19.

Não existem horários ou locais para a propagação e, qualquer restrição imposta chega para a minimizar o impacto. As aplicações móveis, apesar de muito contestadas, poderão ter um papel fundamental no controlo de surtos localizados em pequenas regiões.

Por cá, a app STAYAWAY COVID já está disponível e pode ser instalada em smartphones Android e iOS. Quem coloca a utilização da app em causa por conta da privacidade, saiba não existe nenhum registo de identificação de infetados ou de informações dos smartphones.

A app STAYAWAY COVID deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias com o novo coronavírus.

O código da aplicação é público e está disponível no Github para quem o quiser analisar. O decreto-lei que estabelece o responsável pelo tratamento dos dados e regula a intervenção do médico no sistema STAYAWAY COVID também pode ser obtido aqui.

Mas além de Portugal, que outros países têm disponíveis apps semelhantes para rastreamento de contactos à COVID-19?

Europa

  • Áustria – Stopp CoronaAndroid / iOS
  • Bélgica – Em desenvolvimento
  • Croácia – Stop COVID-19Android
  • República Checa – eRouška – em desenvolvimento
  • Dinamarca – SmittestopAndroid / iOS
  • Estónia – HoiaAndroid / iOS
  • Finlandia- Koronavilkku – em desenvolvimento
  • Gibraltar – Beat Covid GibraltarAndroid / iOS
  • Irlanda – Covid TrackerAndroid / iOS
  • Itália – ImmuniAndroid / iOS
  • Letónia – Apturi Covid LatviaAndroid / iOS
  • Malta – em desenvolvimento
  • Países Baixos – CoronaMelderAndroid / iOS
  • Irlanda do Norte – StopCOVID NIAndroid
  • Polónia – ProteGO SafeAndroid / iOS
  • Portugal – STAYAWAY COVIDAndroid / iOS
  • Escócia – em desenvolvimento
  • Eslovénia – OstaniZdravAndroid
  • Espanha – Radar COVIDAndroid / iOS
  • Suíça – SwissCovidAndroid / iOS
  • Reino Unido – NHS COVID-19Android / iOS

América

  • Brasil – Coronavirus – SUSAndroid / iOS
  • Canadá – COVID AlertAndroid / iOS
  • Equador – ASIAndroid / iOS
  • México – COVID-19MXAndroid / iOS
  • Uruguai – Coronavirus UYAndroid / iOS
  • Estados Unidos da América:
    • Alabama – GuideSafeAndroid / iOS
    • Arizona – Covid WatchAndroid / iOS
    • Michigan – em desenvolvimento
    • Nevada – Covid Trace NevadaAndroid / iOS
    • Nova Iorque – em desenvolvimento
    • Carolina do Norte – em desenvolvimento
    • Pensilvânia – em desenvolvimento
    • Dakota do Norte e Wyoming- Care19 AlertAndroid / iOS
    • Carolina do Sul – em desenvolvimento
    • Virginia – COVIDWiseAndroid / iOS

África

  • Quénia – em desenvolvimento
  • África do Sul – COVIDConnectAndroid

Ásia

  • Brunei – BruHealthAndroid / iOS
  • Japão – COCOA – COVID-19 Contact AppAndroid / iOS
  • Cazaquistão – eGov bizbirgemiz – em desenvolvimento
  • Filipinas – StaySafe PHAndroid / iOS
  • Arábia Saudita – TabaudAndroid / iOS

Oceânia

  • Austrália – COVIDTrace – Em desenvolvimento
  • Guam – Guam Covid AlertWeb Site

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    Fonte do post: xda-developers
    Instalei a de Espanha (Radar Covid). Ativei e vai-se às definições do iOS em:
    Privacidade > Saúde > Registo de exposição à Covid-19, com registo de exposição ON e com duas aplicações ativas que se pode alternar: A Radar Covid (Espanha) e a Stayaway (Portugal).
    Isto significa que se pode instalar a app de outro país com a mesma API (Exposure Notification API) da Google & Apple.

    A espanhola dá para selecionar a língua (espanhol, catalão e inglês). A portuguesa não, mas outro participante que tem o iOS em inglês diz que o interface da app lhe aparece em português.

    Isto quer dizer que se pode mudar de país e usar a app desse país com tudo a funcionar. Há também notícias que está a ser criada uma rede europeia, por iniciativa da Alemanha, para estas apps.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      … outro participante que tem o iOS em inglês diz que o interface da app (Stayaway Covid) lhe aparece em INGLÊS.

  2. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    Saltaram a Alemanha (app Corona-Warn-App)

    A Alemanha é que levou à adoção das apps Google & Apple na Europa. Inicialmente a França e a Alemanha, com a participação da Inglaterra, estavam a desenvolver outra app, com outros procedimentos.
    Quando a Alemanha se passou para a Google & Apple deixou a França sozinha. A França lançou a sua app em junho, está muito orgulhosa e desconfia das empresas americanas. Que se saiba a sua app teve pouca adesão.

  3. Avatar de C.S.
    C.S.

    “Vivemos em plena pandemia e ainda existem cépticos que acreditam que tudo não passa de um esquema programado para tramar o mundo.”
    Pensava que a Suécia era habitada por suecos, afinal estou enganado, agora chamam-se cépticos, também há quem lhes chame negacionistas, vá-se lá saber porquê.

    1. Avatar de FernandoRJ
      FernandoRJ

      Não sou cético, sei que é perigoso, mas que há política nisso tudo há. Aqui no Brasil estamos com 120.000 mortos, mas magicamente tivemos 70.000 mortos a menos de problemas cardiacos nesses 5 meses de pandemia que estamos enfrentando.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Se a contabilização dos mortos for feita aí como é feita em Portugal é simples.
        Cá quem morre de problemas cardíacos e tem covid, é contabilizado como morte covid,porque o que conta é o evento final e não a causa básica.
        Por isso é que eu digo que esta pseudo pandemia é uma história muito mal contada.

        1. Avatar de FernandoRJ
          FernandoRJ

          Está acontecendo de igual forma. Só não enxerga quem não quer.

          1. Avatar de pois
            pois

            Entretanto, nos estados Unidos foi feito uma “pequena clarificação”

            “For 6% of the deaths, COVID-19 was the only cause mentioned. For deaths with conditions or causes in addition to COVID-19, on average, there were 2.6 additional conditions or causes per death.”
            cdc.gov/nchs/nvss/vsrr/covid_weekly/index.htm

            🙂

      2. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        Eu pesquisei por “brasil mortos por ataque cardíaco covid-19” e as notícias que me aparece são: “Durante a pandemia do novo coronavírus, as mortes por doenças cardiovasculares cresceram 31% no Brasil”

        O negacionista do Covid-19 dá jeito aos bolsonaristas. “O Covid.19 … uma gripezinha”, “Os 120.546 mortos … a maior parte foi de outras doenças” 😉

    2. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      “A expressão Negacionismo da COVID-19 refere-se aos que negam a realidade da pandemia de COVID-19 ou, negam que as mortes não estão acontecer da maneira ou nas proporções cientificamente reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde.[Essas alegações são consideradas pseudocientíficas e o atual consenso científico apoia os dados emitidos pelos órgãos de saúde dos países” (Wikipédia)

      Notícia de hoje: “Militantes da extrema-direita fintaram a polícia e subiram a escadaria do Reichstag, em Berlim. Entre os negacionistas encontravam-se centenas de militantes de extrema-direita que, de acordo com a BBC, romperam o cordão policial que protegia o Reichstag e subiram a escadaria. Os mais radicais traziam consigo a bandeira do império alemão – usada pelo grupo de extrema-direita Reichsbürger (Cidadãos do Reich) – fintaram um grupo de polícias e chegaram à entrada do edifício.”

      Queres juntar os suecos aos negacionistas? Não, comunicaram oficialmente 5.821 mortos, contados com a mesma metodologia usada em Portugal (temos 1.819 mortos, com uma população idêntica).
      Os suecos são céticos é quanto a eficácia das medidas de confinamento anotadas noutros países, Dado que já tendem a isolar-se naturalmente.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Eu não quero juntar nada. O que eu digo é que estas medidas são abusivas, são estúpidas, e violadoras de direitos constitucionais básicos.
        E a sua continuidade vai dar origem ao aparecimento de movimentos neo nazis cujas consequências serão mais prejudiciais do que uma pseudo pandemia que mata menos que uma gripe normal.

        1. Avatar de LR
          LR

          “estas medidas são abusivas, são estúpidas, e violadoras de direitos constitucionais básicos.” Podes dar exemplos da última parte, por favor?

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Ficar em prisão domiciliária durante 14 dias sem ter qualquer sintoma.

  4. Avatar de zelfer
    zelfer

    Já sei como afastar as pessoas de mim.

  5. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Malaysia: MySejahtera.

    Super completa, updates diários de informação, etc.
    Obrigatória no país.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Por certo não é uma app de contact-tracing Google & Apple. As da post são.
      Há outras mais completas noutros países, mas recolhem dados, armazenam-nos e tratam-nos como não é permitido na Europa (e a Apple e a Google também não permitem).
      Em alguns países são também, obrigatórias, o que não é caso destas.

      1. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        A app Google & Apple da Malásia é a MyTrace, segundo a lista do @eu2.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Boas. Não aqui na Malasia a única app oficial e utilizável e unicamente a MySejahtera. Disponibilizada pelo Governo da Malaysia. Relativamente ao tratamento de dados internos não há muita preocupação. Visto que nós todos que usamos tecnologia já sabemos disso tudo

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Já instalei e não vi nada de extraordinário na App relativo às ENORMES teorias da conspiração que os habituais personagens gostam de inventar.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Parece que tu inventaste uma teoria só tua. O que se apontava que essa app iria ter de problemático com a privacidade, de facto tem, portanto não é teoria nenhuma.

      A questão é, que raio esperavas tu encontrar na app?!

      1. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        E o que raio apontas tu de problemático na privacidade?

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Tudo.
          E as razões são exatamente as mesmas que impediram a aplicação para detectar os infectados com o vírus da sida.

          1. Avatar de Os Rótulos
            Os Rótulos

            LOL
            Diálogo antes de se ter relações sexuais:
            – “Tens a app Stayaway Sida”?
            – “Hã? Para que serve?”
            – “Se eu estiver agora infetado com o HIV estou no período de incubação (sem sintomas), que é variável. Se tiver sintomas vou fazer o teste. Mas desde a data da infeção até desenvolver anticorpos detetáveis nos testes passam uns três meses. Mas se tiver um teste positivo dou o alerta na app! Todos os meus parceiro(a)s sexuais ficam a saber que podem ter sido infetados nos últimos três meses!”.
            – “Ó ##&/??!& usa um preservativo! “

  7. Avatar de eu2
    eu2

    Está aqui outra lista, mas um pouco desatualizada: https://public.flourish.studio/visualisation/2241702/

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Se ja nao bastava a comunicacao andar a bombardear-nos constantemente com noticias covid. Agora temos mais um pica miolos com esta aplicacao que nao serve para nada alem de gerar ainda mais panico as pessoas. Deviamos respirar mais e deixar este virus em paz para quem se quer preocupar com ele neh ? Enquanto isso a economia continua a abrir um buraco sem fundo. Obrigado covid criminoso. Alguem devia pagar pelo que estao a fazer a economia do mundo.

  9. Avatar de João
    João

    Não me acredito que haja esses negacionistas que referem.

  10. Avatar de C.S.
    C.S.

    Ah! Já percebi.
    Esta aplicação funciona mesmo que tenhas o preservativo.
    Eh! Pá! Este vírus é mesmo muito perigoso. Quem diria que é pior que o vírus da sida…