Correr ficheiros .deb no Android

7 Comentários

O Android é um dos mais potentes sistemas operativos  para dispositivos móveis nos dias de hoje. Um utilizador do forum androidfanatic criou uma shell personalizada Debian para o Android. Para colocar a shell em funcionamento nos dispositivos com Android basta executar alguns passos simples e obter um firmware muito pequeno. Depois destas configurações, o equipamento está apto para correr ficheiros .deb no rooted G1.

android

Como colocar em funcionamento?

Como referido, agora é possível correr ficheiros .deb em todos os Android’s graças a um pequeno “hack” que activa uma shell Debian nos Androids. Para ter a sua shell Debian no seu Android basta seguir os seguintes passos:

Passo1 – Vamos começar por fazer download do firmware, no caso de estar a usar o G1. O firmware pode ser obtido aqui

Passo2 – Guardar  o ficheiro update.zip no cartão SD

Passo3 – Fazer boot em modo de recuperação (home+power) e carregar em ALT+S para aplicar as alterações

Passo4 – Download do pacote de instalação da shell Debian aqui

Passo5 – Descompactar o ficheiro para a pasta debian na root do cartão SD

Passo6 – Vamos agora à directoria /sdcard/debian através do terminal

Passo7 – escrever su

Passo8 – Dar permissões através do comando chmod 4755 *

Passo9 – Correr o instalador da shell através do comando installer.sh

Passo10 – Escrever bootdeb para montar e arrancar o sistema Debian

Vídeo Demonstrativo

E está feito. Isto é uma pequena alteração que permite correr ficheiros .deb nos equipamentos com Android.

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    note-se que este tipo de soluções o faz é tirar partido do kernel Linux que sustenta o Android, mas não do Android em si, que faz interface com o kernel a partir de “librarias” em Java

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Libraries ou bibliotecas, não há “librarias”.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        é daquelas palavras que nunca percebi qual é o problema de admitir-la. Temos tantas palavras que são estrangeirismos. Aquilo tb não é uma biblioteca, no máximo um repositório (mas não é uma palavra fácil)

        1. Avatar de JGomes

          Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, “livro”, e ϑήκη “depósito”), na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros

          logo uma biblioteca é um repositório (na sua definição global, de livros)

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            lá está um repositório de livros. Coisa que não é propriamente uma “Librarie”. É apenas uma analogia. É isso que eu defendo, se é uma analogia porque é não criamos uma palavra nova a partir de um estrangeirismo.
            A maior parte dos programadores mais antigo que conheço acabam por usar esse termo, até que vem um a corrigir

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            Se reparares em Java criaram o termo package (eu sei que não é bem a mesma coisa). Mas no fundo acaba por ser. É um termo que sinceramente gostaria mais (pacote)

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Humn. Interessante.. Então seria possível instalar o gnome, ou xfce e iniciar o X, para ter um ambiente desktop ?