Conhecer o Android M: Poupança de energia é feita por aplicação

17 Comentários

Uma das melhorias que a Google apresentou para o Android M é a poupança de bateria. Este é um ponto negativo que várias vezes foi apontado ao Lollipop e que nunca foi resolvido de forma definitiva.

O M traz agora melhorias profundas neste campo e garante que vai haver poupanças grandes de forma nativa e sem qualquer configuração especial.

andriod_m_doze_00

O Doze é a nova forma que a Google quer implementar para garantir que os utilizadores do Android conseguem tirar muito mais partido da bateria do seu smartphone.

Este modo detecta quando o equipamento está parado e consegue desabilitar a maioria das interacções das aplicações com o sistema operativo e até com os próprios utilizadores.

Na prática o Android vai controlar as aplicações e colocá-las num estado de hibernação para assim pouparem energia nos momentos em que não são realmente necessárias.

De forma nativa todas as aplicação vão estar sujeitas a este novo comportamento, sendo no entanto possível definir quais as que podem escapar a este controlo.

Para colocarem uma aplicação fora da zona de optimização de bateria precisam de primeiro aceder ao separador Aplicações, dentro das Configurações do Android M.

Ai dentro devem escolher o menu que fica no canto superior direito e escolher a opção Avançadas. No novo menu devem depois escolher a opção Ignorar optimizações.

andriod_m_doze_1

Uma vez dentro da zona dedicada à definição das aplicações que podem contornar a poupança de energia vão de imediato ver quais as que estão assim. Caso queiram adicionar uma nova devem mudar a opção Autorizadas para Todas as aplicações.

Escolham então a pretendida da lista de aplicações presentes no sistema e vão ter acesso à única opção disponível e que realmente interessa.

Activem então a opção para Ignorar optimizações e de imediato o Android M passará a dar prioridade a tudo o que essa aplicação fizer, ignorando os pontos referentes à poupança de bateria.

andriod_m_doze_2

Curiosamente o Android M tem activada este ponto para três das suas aplicações que muitas vezes são as que mais consomem energia, mas que são necessárias para o sistema funcionar de forma perfeita e sempre actualizado.

Lentamente a Google vai melhorando o seu Android e dando-lhe funcionalidades que permitem explorá-lo mais e durante mais tempo. O Doze é o exemplo perfeito do que deverá ser o futuro do Android, garantindo a máxima utilização da bateria.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gFan
    gFan

    Mta bom, power to the user!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O trocadilho foi intencional, certo? 😉

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Já não era sem tempo, detesto ver aplicações a consumirem muita bateria sem eu as usar.

  3. Avatar de paulo
    paulo

    o meu meizu mx4 faz isso com a rom oficial flyme 4.5 baseada em android lollipop.ao final de 3minutos em standby suspende tudo menos o que damos pernissao parw estar em atividade

  4. Avatar de edvis
    edvis

    No Sony Xperia Z2 tenho o modo Stamina sempre ligado que basicamente faz isso… por isso não há assim muita novidade aqui, mas sendo implementado directamente no sistema agora poderá sempre ter alguma optimização…
    Mas pronto o Android 5.2 é como devia ser o 5.0… e a parte mais irritante é que vai demorar mais meio ano ate eu ter o update para essa versão sem falar que ainda falta o 5.1… O ponto mais fraco dos telemóveis Android :/

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Sim acho o Stamina muito fixe. Ainda não usei o Ultra Stamina, LOL dá umas estimativas malucas tipo 9 dias. Alguém já usou e sabe o que desliga?

      1. Avatar de edvis
        edvis

        O Ultra Stamina já diminui desempenho e acho que não faz sentido pagar tanto por um smarthphone e depois cortar desempenho, o Stamina actua em modo stanby e chega perfeitamente, a bateria também é muito boa no Z2 🙂

        1. Avatar de Rui Castro
          Rui Castro

          O meu é um E4, a MEO meu deu por 50 euros, tem uma bateria 2300 mAh. Adorei este telemovel.

    2. Avatar de LP
      LP

      Dos Sony (e outros), querias tu dizer… se comprasses nexus, p.ex., tinhas atualizações imediatas.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    pelo que li de inicio a tal Doze sera uma especie de greenify (hibernação de aplicativos)

  6. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    É preciso isso tudo para os vossos telemóveis finalmente durarem um dia, sem chegar ao fim da tarde sem bateria?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tenho um xiaomi Android de 140€ e dura 3 dias com 2 cartões e wireless ligados.

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Jeez, e wireless ligado!

        Deve… sem o utilizar, dura…

        Se fosse com a minha utilização… coitado…

        1. Avatar de LP
          LP

          E com a tua utilização, o teu dura-te o quê? Uma palavra para ti: benchmark!

  7. Avatar de Victor Falcon
    Victor Falcon

    Esse era já um ponto que tardava em chegar… a Huawei com o seu sistema EMUI já faz isso. Cá esperamos essa nova funcionalidade.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Android M?É o novo Android que anda a copiar coisas do Windows 10? Android M …S?

  9. Avatar de Romulo
    Romulo

    No meu S6 não consigo encontrar. Podem ajudar?