Conheça o IRIS, o concorrente do SIRI para Android

168 Comentários

Depois da Apple ter anunciado o novo iPhone 4S, equipado com o inovador sistema SIRI, que é um assistente pessoal, não tardou até que empresas pretendessem desenvolver um sistema idêntico para outros Sistemas Operativos móveis.

Assim, a Dexetra anunciou o IRIS, o concorrente do SIRI para Android!

iris_00


Como já devem ter reparado, IRIS é a palavra SIRI ao contrário, e não é por acaso, uma vez que aplicação para Android pretende ter algumas das funções que o SIRI tem no iPhone 4S. IRIS significa mesmo Intelligent Rival Imitator of Siri.

O IRIS é um software que permite que as suas pesquisas se tornem muito mais intuitivas e dinâmicas, uma vez que só irá necessitar de fazer a pergunta, oralmente, para o smartphone, e este, por sua vez irá responder àquilo que deseja saber.

Para que este serviço seja utilizado, apenas necessita ter no Android o “Voice Search” activo.

iris_01

O IRIS é  fácil e rápido de usar, uma vez que quando iniciar a aplicação, irá surgir-lhe uma tela com um microfone e, ao clicar-lhe, pode perguntar o que entender.

Veja o IRIS em funcionamento:

Para uma normal utilização desta aplicação, não se esqueça de instalar o SpeechSynthesis Data, de forma a sintetizar e normalizar a interpretação da linguagem pelo software.

O IRIS ainda se encontra numa fase ALPHA, não possuindo as tarefas mais complexas do SIRI. Mas é uma ferramenta com vários conteúdos que abrangem áreas como a História, Cultura, Arte, Meteorologia, Literatura, etc, e vale a pena experimentar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.1 +
Homepage: iris [271 KB]

qr_iris

Partilhar:
Tags:

Comentários

168

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    Nem no nome são originais… OMG!!!

    1. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      o nome é o contrario ahahahah

      SIRI
      IRIS

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Acho que acima de tudo serve para mostrar as pessoas que o iPhone não é nada de outro mundo, e que a inovação deles está bem ao alcance de outras empresas.

        O nome, é bastante irónico e provocatório. Gosto.

        PS:Não sou anti Apple, muito pelo contrario.

        1. Avatar de Ruben Veiga
          Ruben Veiga

          Se não for a apple a fazer os outros tambem não se dão ao trabalho, ou nem se lembram.

          1. Avatar de hm
            hm

            Apenas numa coisa há que dar o mérito à Apple, na humor que introduziu, pois o motor que está por trás, já existe há muito… sempre tive funções por voz em android, se formos por aí, até já tinha funções por voz em symbian.

          2. Avatar de JM
            JM

            Claro que sim, a apple lança o SW a semana passada e esta semana já existe uma app para android parecida…há gente que trabalha a velocidades supersónicas e consegue desenvolver uma app destas numa semana! fenomenal!
            Apple é sinonimo de inovação, mas atenção que as outras empresas não andam a dormir! o mundo não gira à volta da apple….

    2. Avatar de Diogo Correia
      Diogo Correia

      A Zon ainda vai colocar um processo em cima deles. Pois que eu saiba iris é o nome de um serviço da Zon.

      1. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        Sim, e uma colega minha que se chama Iris vai pôr um processo à ZON..

        1. Avatar de cenas
          cenas

          xD hahahahahaahahahahhahaah

        2. Avatar de estiganhof
          estiganhof

          eu tenho iris nos olhos, portanto vou processar a tua amiga.

    3. Avatar de Valter
      Valter

      desculpem lá mas já algo como o siri para android desde agosto de 2010. sim, mesmo com contextualização e tudo..

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        exacto… não percebo a inovação

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          é só para lembrar que existe uma coisa parecida para android 😛

      2. Avatar de Limat
        Limat

        Qual é o nome?

  2. Avatar de Miguel Lança
    Miguel Lança

    Péssimo!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Péssimo? aham….o siri só vai suportar 3 linguas alemao frances e ingles….a base de dados em termos de linguas da google tem …hmm deixa ver umas quantas mais….qeq achas que vão fazer? … agr veremos o que acontece se a apple descobre como meter o siri em mais linguas ou entao vai ter que pagar a google pa ajudar ah pois…

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Se tivesses perdido algum tempo a pesquisar antes de comentares já saberias que para o ano já vai ter mais línguas! Como saberias que o “motor” do reconhecimento que o siri é da Nuance que já tem alem das que o siri já usa as seguintes linguas:European and Canadian French, Italian, Americas and European Spanish, Japanese, Mandarin Chinese, Korean, Cantonese, Taiwan Mandarin, Dutch, Norwegian, Swedish and Portuguese. Logo é só esperar que a Apple as implemente! quanto as línguas do google todos sabem que não “funcionam” assim muito bem.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Português, lol
          Brasileiro, como a maioria das aplicações.
          Não basta as pessoas aceitarem impavidamente uma aberração e mutilação da língua, a que chamam acordo ortográfico, como ainda vão ter de apreder a falar Brasilês se quiserem usar o telemóvel.

    2. Avatar de António
      António

      Como o Fracisco Pinto disse, a Google tem mais línguas, mas tu não podes falar PORTUGUÊS DE PORTUGAL para o android e esperar que ele entenda o que tu dizes.
      Tenho o Google Translate instalado no meu Android e se eu disser olá como estás aparece uma coisa em Inglês ou então ao calhas, por isso isto em Português de Portugal não deve funcionar lá muito bem.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        ya só o do brasil!
        é uma bosta isto !

  3. Avatar de BR
    BR

    looool

    onde posso arranjar o ficheiro .apk?

  4. Avatar de Paulo Simões
    Paulo Simões

    Numa palavra
    Patético!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não sejas radical.. tenho a certeza que ainda ainda é capaz de te ensinar algumas coisas 🙂

      1. Avatar de Frank Davis
        Frank Davis

        Frank Davis e mais 235 pessoas gostam disto!

  5. Avatar de _97M
    _97M

    Que originais.

  6. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Não é uma aplicação oficial da google.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não sei onde está a dizer que é.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não está, simplesmente não é.

    2. Avatar de Ryan
      Ryan

      Só pelo nome vê-se logo que não tem nada a ver com o Google.

      1. Avatar de John Lemons
        John Lemons

        Concordo

      2. Avatar de Ivo Mota
        Ivo Mota

        Concordo plenamente

  7. Avatar de Bruno Filipe
    Bruno Filipe

    Em 8 horas (fase de desenvolvimento usado para fazer esta demo) não está nada mau.
    Tal como dito no video, ainda tem um longo caminho pela frente mas começou bem.

    De lembrar que esta não é a primeira nem a unica aplicação para android que faz isto, há ate uma que é multiplataforma o vlingo.
    Além disso já havia o google voice search no sistema base do android.Pode ser que com o surgir do siri o pessoal da google faça algo ainda melhor com a aplicação deles.

      1. Avatar de Gil
        Gil

        Exato, não “exacto”, hoje exacto é um “enro”!
        E JÁ AGORA, TODOS TÊM RAZÃO, O PROGRAMA É PÉSSIMO

        1. Avatar de Marisa Pinto

          @Gil, por favor não me venhas ensinar a escrever porque eu ainda não faço parte do teu rebanho. ok?

          1. Avatar de José Lourenço
            José Lourenço

            Win^^

          2. Avatar de Miguel Ribeiro
            Miguel Ribeiro

            Epic WIN 😀

            E já agora, @Gil, a adoPção do acordo ortográfico só é obrigatória (infelizmente…) a partir de 2012 =]

        2. Avatar de Pedro Pinto

          É um erro, jááaáá? Ai Gilinho que andas agastado pela crise 🙂

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Atenção que ele dise que é um “enro”.. :/
            É um acordo muito à frente.

        3. Avatar de Joao Pinho
          Joao Pinho

          Não é erro se o restante português estiver pre acordo ortográfio.

          1. Avatar de SexOnaSal

            eu escrevo com “p’s” (optimo), com “c’s” “exacto, facto”

            Só faltava dizerem que o luis de camoes, nao sabia falar portugues porque escrevia coisas tipo “lvsiadas” ….

            acordo ortografico o tanas… nao vou passar a falar abrasileirado, eles é que deviam começar a falar mais aportuguesado !

            Mas claro, Portugal anda para trás,, “daqui a uns anos somos colónia do brasil”

            Cumps

  8. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Parece que o nome faz comichão a muitos 😮

  9. Avatar de ozie
    ozie

    siri – iris

    só copiam a apple

    tenham dó

    1. Avatar de click here xD

      e quem diz que esta cópia não terá sucesso?

      1. Avatar de _97M
        _97M

        Se é uma cópia, há de ter um sucesso inferior ou igual…

    2. Avatar de Bónus Betclic

      Mas é uma cópia assumida. Só por isso já tem a sua piada.

    3. Avatar de João Dias
      João Dias

      Gosto mais de ter Ré. Ou Si Bemol.

    4. Avatar de GreenTuxer

      E vais dizer que o Siri é um conceito original da Apple, não?

    5. Avatar de Valter
      Valter

      não sei se andam a dormir mas não sabem que já algo como o siri desde agosto de 2010 em android? foi o android que copiou? este IRIS foi, na minha opinião, uma notícia fraca pois apenas se trata de uma empresa que quer ganhar € imitando outros softs.

    6. Avatar de Miguel
      Miguel

      então o que é o oppenoffice? uma copia do MS Office…mas de borla? pois pa quem tem dinheiro então que vão pela marca….isso ha muito pessoal que defende a apple, mas nao pensam que a apple não é algo propriamente barato…

  10. Avatar de N. Roque
    N. Roque

    Gosto especialmente do descaramento dos senhores, pode ser que a Apple os processe e consiga impedir de vender o produto na Austrália.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      E em Narnia também. Eles em Narnia têm um código muito rígido nestas questões.

  11. Avatar de jose
    jose

    é só em ingles ?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não, tens vários idiomas: Inglês Americano e Britânico, Francês, Português do Brasil, Espanhol, Italiano e Alemão. Podes confirmar aqui nos idiomas disponíveis no SpeechSynthesis Data Installer

  12. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Lolada! meteram o nome do siri da apple ao contrario xDD SIRI = IRIS xDD o nome ao contrario xDD, a google agora meteu a mao na poça xD mas acho que eles nao vao deixar esse nome na versao final, senao vai ser muito processada pela apple!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      :/ Não é da Google.. e acho que a empresa que criou o IRIS está bem ciente que o nome está ao contrário! 🙂

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      A aplicação não é da Google, Dumitru.

  13. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Enquanto as pessoas não compreenderem que:

    Apple = utilizadores que não se estão para chatear, que querem que tudo funcione, sem dar dor de cabeça.

    Tudo o resto = O mesmo que lidar com um PC

    Na prática, resume-se a isso. Quem tem gadgets Apple sabe do que falo, quem tem mais que um então..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Queres com isso dizer que os utilizadores da Apple já têm a papinha toda feita e, obrigatoriamente, percebem menos daquilo com que lidam.. uma vez que quem tem que “ter dor de cabeça”, sabe o que utiliza, porque utiliza, como é feito, de onde vem, em que pode melhorar, etc..
      Essa perspectiva é um pouco reducionista em relação às capacidades intelectuais dos utilizadores Apple.. digo eu.

      1. Avatar de Bónus Betclic

        O que eu acho que ele quis dizer é que os utilizadores Apple, são utilizadores que já se fartaram de ter dores de cabeça e de perder tempo com coisas que não sejam produtividade e/ou lazer.
        “obrigatoriamente, percebem menos daquilo com que lidam” não me parece ter qualquer relação com os mesmos. 😉

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Eu percebi a ideia do Tiago Marisa, a questão é que os gadgets da apple (apesar de não ter nenhum em particular…á excessão de um ipod nano) simplesmente funcionam. Com isto basicamente quero dizer que o ios , devido as suas características, esta completamente adaptado na maquina em que corre. Com isso existe a garantia que tudo funciona com a maior fluidez possível…é essa a grande essência dos idevices, se reparares por exemplo nos dispositivos android é quase obrigatório instalares um custom rom para teres o melhor proveito da maquina em questão e isto para um utilizador normal que quer tudo “out of the box” é do pior que pode haver. O dinamismo do android (que acaba por ser a sua grande característica) é ao mesmo tempo o seu maior problema…porque (infelizmente) ainda não temos garantias que qualquer aplicação existente no market funcione em todos os dispositivos. Já para não falar dos updates onde nada é certo (apesar de já ter lido por ai que a google ia impor politicas mais rígidas nesse aspecto) onde se não fosse por vezes a comunidade o smarthphone ficava desactualizado em 3 tempos.

        Cumprimentos

        Ps: Há uns tempos mandei uma proposta a vocês via email, na qual não recebi nenhuma resposta (nem positiva nem negativa) da mesma…sinceramente fiquei um bocado triste com a atitude porque já sigo o vosso blog á bastante tempo (até já escrevi alguns artigos para vocês) esperava ter tido outra atenção da vossa parte sinceramente…qualquer das maneiras não vos deixei de visitar (como da para ver).

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Alex,

          Podes reencaminhar o teu e-mail sff para geral[at]pplware.com, podes até colocar em CC o meu contacto ppinto[at]pplware.com. Sinceramente não vi o teu e-mail em lado nenhum :(.

          Envia sff
          Pedro Pinto

        2. Avatar de Vítor M.

          Alex, provavelmente passou-nos… o que não é difícil, tanto é o mail que nos chega, acredita. Pedimos desculpa e se puderes volta a enviar sff.

      3. Avatar de _97M
        _97M

        Não é bem assim…

        Mesmo que os que utilizam produtos da Apple ainda podem tirar uns cursozitos, né…

        Mas enfim, os produtos da Apple, em termos um bocado mauzinhos, são para gente burra e rica.

        Quem quer um Android podem comprar um por +-100 € no mínimo, mas tem de perceber dessa tralha toda e de estar preparado para enfrentar os problemas…

        Mas quem quer um Apple apenas tem de ter dinheiro para comprar o produto, porque depois já se entende com aquilo tudo…olha o Papa e o iPad.

        1. Avatar de Antonio Ferreira

          gostei dessa da “gente burra e rica”. e dar quase 700€ por um samsung galaxy ii s, onde como ja apareceu noticiado, existem 6000 apps com malware no android market, é mesmo coisa de inteligente. bela ideia de quem no minimo não faz puto de ideia do q esta a dizer. na app store da apple, existem muitas apps q n fazem nada do q prometem, mas pelo menos não sao malwares a enviar sms a torto e a direito. abraços a todos.

          1. Avatar de Lopes
            Lopes

            É caso para dizer: “E o burro sou eu?!” xD

          2. Avatar de Bruno Filipe
            Bruno Filipe

            Vou escusar-me a comentar esta discussão no meu entender inutil, eu gosto que apareçam estas apps contra apps e funcionalidades vs funcionalidades, só contribui para a evolução do mercado e nisso ficam todos a ganhar.

            @Antonio Ferreira
            é Samsung Galaxy S II e não II S…
            Após uma pequena pesquisa encontrarás o preço real desse modelo e não é 700€ por exemplo a pixmania tem por 470€

            Para terminar o meu raciocinio, não sei porque se tem de estar contra a apple quando se está a favor de android ou vice-versa. Podemos estar a favor da evolução que será boa para todos.
            O android já tinha este tipo de aplicações há muito, chegou agora a apple e como habitualmente não trouce nada de novo trouce o que já havia bem feito…maravilha, em questão de dias teremos a comunidade android a responder, e posteriormente a apple fará o mesmo. Esta app da noticia está em alpha, não está em pleno, e o siri está em beta pelo que também não.Quando as duas apps estiverem em pleno (se não for a app iris desde developer será outra certamente) ambas as comunidades apple e android ficam a ganhar com isso.

          3. Avatar de Maraduxo
            Maraduxo

            Antonio vê lá tu que já existe Samsung Galaxy S2 por 700€, mas olha que é verdade… Em Espanha custa isso desbloqueado, mas em Portugal compras por 499€ e tens resmas de aplicação gratuitas que existem a pagar na applestore e é isso que faz correr enorme boatos que existem as tais 6000 aplicações com vírus.

            Quanto as apps da apple o jailbreack deve conter malware para desbloquear, o problema é que como todos os usuarios da apple acham que não é preciso virus e depois usam à vontade e são roubados.

            Quanto a inteligência dos usuarios da apple não contesto, mas que tem muito dinheirinho, lá isso tem lol

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu não sei onde andas a ver samsungs a quase 700? dizes tu? o mais caro que vi foi 599€ desbloqueado e 499€ bloqueado…aliás agr enquanto escrevia isto fui ver para confirmar e bloqueado digo te tava a 404, acho que se quiseres desbloquea-lo tutoriais é o que nao falta na net

        2. Avatar de Tiago Dias

          @_97M

          Visão redutora do que é a tecnologia. Muito redutora. A tecnologia deve ter como objectivo servir o utilizador, e não o contrário. Um smartphone (que é o que se está aqui a comentar) é um produto final, é suposto ser um produto acabado. Não é uma coisa para ser o utilizador a acabar, e aí não há neste momento nada nem ninguém que bata a Apple e os seus Gadgets.

          É feio, e, como disse, de uma visão extremamente redutora, caracterizar quem gosta de pagar por um produto acabado e que o possa servir da melhor maneira possível como “gente burra e rica”.

          Quando compras uma camisola, vem com as mangas descosidas? Quando compras um carro, tens que lhe montar o ar condicionado? Acho que explorar, brincar, num smartphone (ou computador) é interessante, muito interessante, (e é uma coisa que gosto muito) não devia ser uma necessidade, mas sim uma opção, para quem quer ir mais além.

          Para reflectires: imagina trabalhares 10 a 12 h/dia e estudares à noite (e conta também com a família, amigos, namorada/mulher, e possivelmente filhos). Guarda também meia dúzia de horas para dormires. Onde é que vais ter tempo para corrigires falhas num produto que pagaste para usares.. para te servir?

          Pensa nisso.

          1. Avatar de _97M
            _97M

            Eu não sou contra a Apple nem contra a Google. Nem a favor de nenhuma das duas.

            Aquele foi um comentário um pouco sarcástico como resposta ao da Marisa, mas ainda assim, de certa forma, com alguma razão.

            Eu entendo que explorar as funcionalidades de um telemóvel é interessante, e ficamos todos contentes quando achamos uma coisa nova, mas a questão é mesmo essa.

            Eu já usei tanto iPhones como Androids e uma diferença bem notável é a facilidade de utilização.

            Enquanto que eu tinha de estar muito tempo a explorar o Android para descobrir as suas funcionalidades, com um iPhone eu já tinha tudo à mão de pegar.

            E sim, eu até admito no próprio comentário que o que eu disse foi “uma visão redutora da tecnologia”.
            Peço desculpas.

      4. Avatar de Tiago Dias

        Marisa, olha que não! 😀

        Em primeiro lugar tenho que deixar claro, como é óbvio, que nada é prefeito, e os dispositivos Apple estão longe da perfeição. Mas de toda a oferta actual no mundo tecnológico, os produtos da Apple são os que menos problemas dão, os que, regra geral, mais fiabilidade têm, é pegar e usar, sem preocupações, sem truques.

        Resume-se nisto: quando se compra um produto Apple, paga-se, e bem, mas depois não se tem que estar a trabalhar, e gastar do nosso tempo, para corrigir falhas da empresa (a quem se pagou). Na maior parte das outras marcas/fabricantes, também se paga bem, e depois o utilizador, se quiser corrigir as falhas, tem que fazer o trabalho que compete à marca que vendeu o produto. E isso torna-se um ponto muito importante, muito mesmo.

        Quem gosta de explorar, consegue fazê-lo independentemente da plataforma, seja Apple ou outra qualquer.

        Mas claro, como disse no início, nada é perfeito, e estão todos muito longes da perfeição! 😀

        Bjinhos*

      5. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não acho que seja isso.

        Vê a coisa assim: eu também não quero saber como o frigorífico que tenho em casa funciona, só quero que funcione. Ou a televisão. Ou o carro. Ou a ZON Box (ok, neste caso vamos fingir que a ZON Box funciona…).

    2. Avatar de Joao Pinho
      Joao Pinho

      Errado, apple não dá problemas se não saíres do básico. E sou utilizador Macintosh :).

      Não percebo estas guerras, se os produtos apple são bons? são, mas essa magnificência deve-se também ao facto de os utilizadores apple andarem de trela, estando restritos ao que a apple quer. Tanto é que para ligar o meu mac a uma televisão vou ter que gastar 30 euros num adaptador HDMI 🙄

      1. Avatar de Joao Pinho
        Joao Pinho

        resposta no sitio errado, era ao comentario do Tiago Ferreira.

      2. Avatar de Maraduxo
        Maraduxo

        hahahaha é estas cenas que me fazem rir lol

        Apple no seu melhor!

    3. Avatar de Kito
      Kito

      Sou utilizador de muitas plataformas, desde o meu MacBook que adoro, ao PC de secretária com que trabalho todos as dias (Windows 7, que também gosto muito), passando por 1 NetBook da moda de 12”, outro computador com LINUX, telefone Android e 1 Iphone. Aquilo que vos posso dizer é que cada 1 tem aquilo que gosta e pode ter.
      Não digo que A é Melhor que B ou C, apenas digo que dependendo das tarefas que se fazem uns sistemas tem mais vantagens em relação a outros.

      Nenhum é perfeito.

      Em relação ao tema em questão, é salutar o aparecimento de aplicações como o SIRI e congéneres em outras plataformas (embora confesso que IRIS é 1 nome infeliz, e ainda bem que a Google nada tem a ver com o assunto para não agravar ainda mais a parvoíce de processos em tribunais, enfim… ), ficando o nós, os consumidores, a lucrar mais.

      Cumprimentos a todos.

  14. Avatar de Pedro Pinto

    Ui Ui Ui…mas isto é só FanBoys por aqui??? Primeiro criticam o nome…bem penso que a fonte de inspiração foi o serviço da ZON :)…depois criticam a APP… já experimentaram?

    1. Avatar de John Lemons
      John Lemons

      Tenho uma boa resposta para isso.. Sou um apreciador da apple sem duvida, tenho um macbook pro que não me deixa ficar mal (tendo sempre as falhas de qualquer computador)… mas dar 600€ por um iphone ? esquece.. apple pc, android mobile 😉 e assim será.. até aparecerem as surpresas em portáteis da google 😉

      ps: gostava de experimentar a aplicação , mas não tenho android

      Hugs,

      John Lemons

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Eu gosto de tudo o que é tecnologia 🙂 Eu já experimentei e até não desgostei.
        Posso-te emprestar o meu Android 🙂

      2. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        Arranja uma custom rom Android na net e instala na virtualbox…já há um artigo aqui no pplware a explicar como se faz, se não me engano!;)

  15. Avatar de Bruno Filipe
    Bruno Filipe

    Uma pequena nota sobre a noticia. a aplicação não está em fase BETA mas sim ALPHA é uma diferença grande pois significa fases de desenvolvimento bem diferentes.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Corrigido. Muito obrigada pelo reparo 😉

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero.
    Apple forever!! Special one!!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Então não há liberdade de criticar…
      É da crítica que nasce a verdade, e se chega à perfeição.. por isso há tanta necessidade de criticar o Android. Nós agradecemos as criticas 🙂

  17. Avatar de cesar_panter
    cesar_panter

    As criticas eram mais construtivas se experimentassem e dessem
    dessem uma opinião…
    penso que ninguém aqui esteja a pensar em fazer uma estratégia de marketing para publicitar o produto e escolher um novo nome…
    e de louvar a iniciativa de criar aplicações alternativas ao que existe, seja para que plataforma for…
    Afinal de contas, se todos nós gostássemos do vermelho o que seria do verde?
    Bom Post Marisa

    1. Avatar de Marisa Pinto
      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ai que vem aí o Gilinho…é EXATO…ou Birão como diz o outro 🙂

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Comprem produtos apple e dps podem criticar… se forem capazes disso!!!
    Nada neste mundo é perfeito, mas mesmo assim a apple esta acima de tudo!!
    Deus que é deus nao agrada a todos!!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      “[…] a Apple está acima de tudo”
      -> rest my case.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Epá então tive azar, não é que em 2 ipads os “maganos” lagam como se não houvesse amanha no Safari em páginas estáticas? E atenção que não tão jailbreak nem quanto têm grandes aplicações instaladas. Até o meu LG P990 com aquele cancro de rom de origem se portava melhor…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      LOOL eu nao tenho um mac mas a minha namorada tem e falava maravilhas do mac….até ao dia em que tamos a tentar ver um filme e aquilo so dava fails, e dois amigos meus que recentemente compraram os dois cada um 1 iphone 4 tem sido só fails um o bluetooth nao funciona o outro a coluna não dava som, não funcionava msm XD nao se lembrem paí de dizer que poderia estar no silencio 😛
      ….eu se pudesse (€) comprava um portatil pq é a tal coisa, o mac está optimizado para o hardware com que vem tirando isso nao acho nda de especial …( e para nao haver confusoes, digo nao acho nda de especial, mas não quero dizer que seja mau ou que isto ou que aquilo )

  19. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    vlingo, ainda n experimentei o IRIS, mas o vlingo é mto bom

    1. Avatar de Marisa Pinto

      hmm, não conhecia, também me parece bem 🙂

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Alguma delas em Português de Portugal? O melhor que arranjei foi em Português do Brasil, e é o Speech Recognition que vem com o Android 2.2 para o Optimus Boston.

    3. Avatar de X-Pippes
      X-Pippes

      O vlingo é interessante tambem sim 😉

      1. Avatar de Toni Antonio
        Toni Antonio

        Já experimentei! Nao vi onde esta o interesse! Nem para enviar SMS! Tens de carregar sempre no next! Isto quando ele percebe o que queres! E por exemplo a minha mae nao sabe ler ingles! E a minha mulher também nao acha muita piada!

        Abraços amigos!

  20. Avatar de João Dias
    João Dias

    O nome é realmente bastante semelhante ao do iPhone, o que não é coisa boa, MAS fica aqui um recado para os fanboys da Apple, que acham que foi a melhor e maior invenção do ano:

    1. A Apple não é uma empresa que colecciona dados sobre nós, utilizadores.

    2. A Google e o Facebook são.

    3. A Apple não sabe nada sobre os meus hábitos na Internet, mas a Google e o Facebook sabem.

    Portanto, embora esta seja uma resposta de fraca qualidade (até porque nem é versão final, nem é versão da Google ou do Facebook), acho que temos é que estar atentos a estes dois, pois são eles que sabem mais sobre nós.

    E parem de ser tão fanáticos, credo. Parecem bebés.
    A Apple está a tomar o primeiro passo para um futuro que parece inevitável: falar com um computador e este responder.
    Mas não será deles que virá a ferramenta mais importante.

    Acalmem-se lá, fogo.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Para além de que acho que faltam um bocadinho ao respeito a quem desenvolveu o programa…Só nisso perdem qualquer ponto na argumentação.

  21. Avatar de Johny Myko
    Johny Myko

    Para 8 horas de trabalho, está bom. Mas para competir com a Siri (sim, para mim é uma “ela” xD) ainda têm IMENSO trabalho pela frente…
    A Siri faz tarefas no telemóvel, é rápida, simples de aceder (é só carregar um bocado no botão da frente do iPhone) e, aquilo que achei mais interessante, tem alguma personalidade. A maneira de falar têm alguma expressão (ainda que pouca – o que faz sentido, é um “robô”) e tem boas respostas para quando tentam gozar com ela.
    Além disso, visualmente é apelativo, tal como praticamente tudo o que vem da Apple.
    Não sou fanboy de nenhuma das marcas e até espero que isto se desenvolva mais, mas ainda está longe da Siri.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim, concordo.. mas temos que ter em atenção que está numa fase de construção e testes.. e a própria empresa admite que as funções do IRIS não são totalmente iguais à do SIRI.. mas vamos aguardas por futuros desenvimentos … 🙂

  22. Avatar de Nuno L
    Nuno L

    O que é que o iris tras a mais que o SII já não tenha? Tambem consigo fazer perguntas ao galaxy…

      1. Avatar de Marisa Pinto

        eheh, já conhecia, está muito bom.

      1. Avatar de Hugo Araújo
        Hugo Araújo

        Leiam com atenção a sms ao minuto 4.18 🙂

        É pena que estas apps raramente tenham português de Portugal…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          LOL! Boa observação! 😀

  23. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só porque o SIRI apareceu primeiro num produto da APPLE, mais ninguém pode usufruir de um conceito presente na maioria de séries e filmes de ficção científica do último século?
    Será que nem todos podem apreciar o avanço tecnológico, sem discutir quem chegou lá primeiro? Que até, felizmente, nem é pago?

    A história é sempre a mesma:
    -O pessoal da APPLE a dizer que tudo o resto não presta como se fossem utilizadores regulares de produtos não-Apple. (Ex: Ter telemoveis Android e iPhones.)
    -E os outros a dizer que é uma boa iniciativa, que os produtos ate nem sao assim tao maus, e que o que interessa e todos poderem utilizar os serviços.

    NÃO VÊEM O QUE ESTÁ MAL AQUI???

    Os melhores cumprimentos,
    Tiago

    P.S. Acho a aplicação muito interessante. Acho que vai deixar os telemóveis muito rapidamente, e passar a estar presente em todo o lado.

  24. Avatar de Um internauta
    Um internauta

    Eles tê é mas de ter cuidado, porque daqui a im bocado já estão cheios de processod judiciais da Apple, a acusar de imitação.

  25. Avatar de Francisco A.
    Francisco A.

    Agora vai ser a zon a processar… “Iris by ZON – Não é televisão é a tua visão XD” LOOOL

    1. Avatar de Marisa Pinto

      E porque não a Apple a processar a ZON? 😀

  26. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Intelligent Rival Imitator of Siri 😀

    Bem a Microsoft planeava esta ideia com o Kinect e quando saiu foi o que se viu…

  27. Avatar de X-Pippes
    X-Pippes

    Ele instalou o texttospeech, mas a versão PT-BR, e qd vai ouvir e tentar escrever em ingles troca-se todo lol

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não podes falar com sotaque do nordeste brasileiro ehehe 🙂
      Tem coisas que tem que melhorar sim.

  28. Avatar de flavio
    flavio

    a microsoft tem à algum tempo um projecto semelhante, o tellme

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não conhecia, mas a grande diferença é que essa é mais uma aplicação em que o utilizador indica o que o smartphone deve fazer/procurar, não há um feedback tão dinâmico como “pergunta, resposta” ao nível verbal, como as que existem no Iris e no Siri.

      1. Avatar de Francisco Cirne
        Francisco Cirne

        Exacto! Nem é tão dinâmico nem consegue manter uma “conversa” como Siri alias neste aspecto e no facto de os “pedidos” não serem “regidos” em relação a forma como são feitos penso que é a onde está a grande diferença avanço do Siri em relação ao outros. Exemplos do que quero dizer com “conversa”: Se eu pedir ao siri restaurantes italianos ele responde-me com uma lista perto de mim(Porto) se de seguida disser “e em Lisboa” ele responde dando uma lista de restaurantes italianos em Lisboa. Na concorrência terias de fazer a pergunta do inicio.
        Ex2: Se receberes uma sms a marcar uma reunião e pedires ao siri para verificar a tua agenda a seguir para responder não precisas de especificar a quem queres responder que ele sabe! Na concorrência tens de especificar! Sim o Siri não é prefeito por alguma razão é beta. Ainda falta estar 100% integrado no ios, não funciona a 100% fora dos EUA, mas penso que está um passo ou dois à frente dos vlingos e companhia.

  29. Avatar de nioxys
    nioxys

    Já repararam no link que aparece no video? À primeira vista parece hemorróides.. 😛 😀

  30. Avatar de Zeze
    Zeze

    Para um projecto no modo alpha e já com o desenvolvimento que tem acredito que vai longe, de certeza! Agora, eu tenho, duas perguntas acerca da aplicação (indirectamente):

    1°O speechsynthesis não tem português pois não? É que a única maneira de por a língua em português é nas definições do voice search (corrigam me se estiver errado) , e mesmo assim é português do Brasil, o que dificulta o entendimento por causa do sotaque.

    2° A voz predefinida existente (é a mesma para todas as aplicações de voz acho eu) é aborrecida, há alguma app que a mude?

    Obrigado 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá,
      1. O SpeechSynthesis não tem português de Portugal, só do brasil, podes conferir outros idiomas do serviço aqui.

      2. Penso que sim, é a mesma.. talvez eles alterem isso em futuros desenvolvimentos 😉

      Cumprimentos!

      1. Avatar de Zeze
        Zeze

        Curiosamente eu já usava o Speakoit, mas just for fun, para quando me sentia sem nada para fazer lol. E quando lhe perguntei “how can I change your voice” ela aconselhou me uma chamada Loquendo e outra que não me lembro. Isso resulta mesmo?

        E já agora, para vocês qual a melhor? Iris ou Speakoit?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          O Speakoit é bom, mas o IRIS ainda está em fase inicial e já é algo.. penso que pode sair dali uma fantástica aplicação.

  31. Avatar de Djsuca

    Para uma App Alpha… esta gira.. ja rodou no SGS2 sem probs…

  32. Avatar de Manuel Coutinho

    Gosto de ver os comentários dos fans da apple a falar de cópias , caso não saibam o android já há bastante tempo que suporta este tipo de programas além dos controlos de voz que o meu galaxy s 2 já trazia , existe ainda um programa chamado “voice actions” que tem funcionalidades de cotrolo de voz semelhantes aos falados.

  33. Avatar de Maybe
    Maybe

    Curioso…. ninguém nunca nega comentários quando é a falar mal do Android

    1. Avatar de kurayama
      kurayama

      isso diz qualquer coisa sobre o SO .. 😛

  34. Avatar de aver
    aver

    “IRIS – Atira’tó mar” e diz que t’emperrarem…”

    Vocês levam tudo muito a sério. O Android há-de ter o seu assistente, melhor ou pior que o do iOS. O Iris ainda é só uma app “alfa alfa”, não é comparável ao SIRI do iOS, integrado no próprio sistema operativo e ligado aos servidores da Apple.

    http://www.youtube.com/watch?v=Z4-iZGQvn6s

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Opa… em resposta a isso, só tenho a dizer isto
      ehehehe 😀

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Eu acho que nesta “luta” não há um vencedor.. São os dois muito bons, e apesar das semelhanças/diferenças, penso que há mundo suficiente para os dois.. e para mais que aí vêm. 😉

  35. Avatar de Pedro
    Pedro

    Que lol, os fan-boys ficam logo todos espicaçados… até parece que uma IA controlada por voz é algum exclusivo da apple.

  36. Avatar de Rodrigo Marinheiro
    Rodrigo Marinheiro

    A mim a única coisa que isto diz é: “No Speech input”

    Modelo: Boston

    1. Avatar de Frank Davis
      Frank Davis

      Por aqui igual -.-‘

  37. Avatar de Luis
    Luis

    @ _97M e aquele pessoal que diz que o pessoal apple é que é fan boy e bla bla bla

    Hum, Burros e inteligentes…Hum…Então o pessoal que usa o Android é aquele que é super inteligente e percebe bue da cena…para mim vejo mais aquele pessoal que vai ao google pesquisa e segue um how-to e basicamente se aquilo não funciona pronto já não se sabe resolver, mas não estou com isto a generalizar. pessoal que percebe é aquele que compila a propria rom e se dá um erro sabe que erro é e resolve-o.

    Sou utilizador mac desde muito novo porque o meu pai tem uma empresa de publicidade e tem mac desde o 9 pelo menos que eu conheça pois sei que teve mais. Nunca teve nada mais funcional e não dispensa.

    Quando fui para a Universidade comprei um pc topo de gama todo bom sem mariquices mas com tec de topo (1800€) e ao final de um mês tava na garantia e eu um mês a espera e sempre assim. Ao fim de 2 anos cansei-me e comprei um mac. Podia ter comprado um mac pois o meu tinha-me ajudado com o que faltava pois aquele paguei-o eu e não dava para um mac na altura mas não quis. Enquanto o tive só usei linux. Ainda uso mas na maior parte do tempo uso OS X pois interessa-me muito mais produtividade(o que não quer com isto dizer que linux não seja). Considero-me uma pessoa que sabe de linux e não preciso dum ambiente gráfico uma bash chega-me. Grande parte das vezes nem preciso do google mas como já não uso linux diariamente é dificil acompanhar tudo.

    Julgar as pessoas porque usam produtos apple ou produtos não apple é de quem é claramente muito inteligente. Então aqueles que descobrem problemas de segurança e por aí fora nos sistemas são no entender de muitos uns “burros” pois usam apple. Engraçado. Estudo Engenharia de Computadores e Telemática e cada mais vejo mac’s em que grande parte são os profs. Se calhar também não são inteligentes.

    É por certas ideias de certas pessoas que depois o nosso país está no estado que está.

    Ah quem nunca usou OS X a fundo que não fale pois basta querer explorar um pouco mais e tirar muito mais partido deste grande SO, pois o mesmo esconde imensas funcionalidades escondidas que um simples terminal pode dar acesso, que esse pessoal que uns intitulam de “burro” conhece e usa e pode tirar o sistema de arrancar como já algumas vezes me aconteceu mas como não segui nenhum how-to e sabia o que fiz e como resolver o erro um simples acesso ao single user mode onde não existe google nem GUI’s resolvem-se os problemas, mas se calhar eu sou “burro” porque breakei o sistema.

    Sorry, mas costumo acompanhar o pplware e ver pessoas sempre a falar mal do pessoal que usa apple e eles é que são os bons deixam uma pessoa nem sei como…continuem com as boas news e sobre TUDO o mundo da TEC que é enorme…

    Pessoal do pplware isto não é para vocês mas sim para o pessoal que só diz asneiras nos comments aqui. O vosso trabalho é brutal há pessoas que não percebem que para o mundo da TEC EVOLUIR TEM SEMPRE DE EXISTIR competição…

    1. Avatar de Guedezz
      Guedezz

      Olha… este é o “BONITO”

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Pronto vem a criança que alguem diz alguma coisa e ele tem de opinar com a coisa mais estupida e menos construtiva.

  38. Avatar de hm
    hm

    Mas porquê senhores?
    Porque é que tudo tem de acabar em guerrinha?
    1. A app em questão não é da Google.
    2. O nome… pois não é preciso ser-se um génio para reparar..
    3. Ainda acerca do nome, o mesmo quer dizer “Intelligent Rival Imitator of Siri”
    4. Sim, é uma provocação, e foi intencional
    5. Não é para copiar, foi para mostrar que poderia ser feito e que a tecnologia necessária já existia também para android
    6. Já disse que a app não é da responsabilidade da google?
    Surge uma nova tecnologia, programa, funcionalidade… todos os fabricantes de software/hardware usam… ninguém se chateia com isso e quem ganha são os utilizadores… porque será que isto não acontece mais vezes? afinal de contas, alguém deve ter “inventado” o respirar e não estou a contar que me venham pedir que pague direitos de autor.

    Bom dia a todos e não se chateiem tanto.

    1. Avatar de Valter
      Valter

      não vale a pena.. quem não quer ver não vê.. associam logo ao android e não a uma empresa que desenvolveu o produto com propósito de ganhar €. Vamos todos criticar as carradas de apps disponíveis para iOS feitas para permitir funcionalidades existentes no android e não no iOS nativo!

  39. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    A apple é super inovadora por ter o SIRI! Oh wait… a apple COMPROU a empresa que desenvolveu a aplicação, adaptou-a, mudou o nome e embutiu no iphone =]

    There

  40. Avatar de serva
    serva

    Bom dia ,

    O meu tablet de 7” que faz agora um ano já tem reconhecimento de voz e o programa é nativo do Android , de facto não reconhece bem o Português de Portugal , esta é mais uma aplicação que está a ser desenvolvida por programadores como já existem outras referidas por outros leitores , o que me faz rir no meio de tudo isto é a forma sensacionalista com que o Iphone 4s é lançado dando como inovador o seu sistema de reconhecimento vocal que certamente terá muito caminho ainda para percorrer até estar perfeito , de facto a novidade pode estar na total integração com todas as funcionalidades e aplicações do dispositivo , mas isso ainda está para ser provado que funciona mesmo, a mim não me basta um vídeo publicitário para que fique demonstrado que as funcionalidades aí demonstradas funcionem mesmo dessa forma fluida e tal…. e sem erros de reconhecimento , convenhamos que o vídeo que vimos é suficientemente honesto tanto nas solicitações que faz (algo complexas) como na própria humildade de admitir que este programa ainda se encontra numa fase alpha e que ainda existe um longo caminho a percorrer até que a aplicação seja suficientemente fiável , esta alias é a grande diferença que noto nas apresentações dos produtos Android versus os produtos Apple , e não necessitamos de ir mais longe é só vermos o que se passa com o Lion que foi apresentado como sendo o SO mais poderoso do momento e depois verificamos que os users de Mac acabam por fazer um downgrade para o Leopard de novo , essa é a parte que critico mais nos apoiantes de Apple é que acham sempre que os seus produtos são isentos de defeitos o que nem de longe nem de perto corresponde a verdade , são bons produtos ?!.. são não tenho dúvidas são perfeitos NÃO nem pensar .

    Cumprimentos

    SERVA

    1. Avatar de Valter
      Valter

      bem verdade amigo mas até com integração com o restante sistema já há para android desde agosto de 2010! mas como podes ver nas dezenas de comentários acima, só sabem ver o que a apple diz e gostam de criticar os outros, mesmo sem razão, dizendo que copiaram algo que, afinal, já existia em android bem bem antes de sair em iOS e, ainda por cima, não foi desenvolvida por eles mas comprada e acoplada..

      1. Avatar de Francisco Cirne
        Francisco Cirne

        Mas a inovação/involução do Siri não está propriamente na integração no ios mas sim na maneira como ele consegue manter uma “conversa” interagir contigo mediante o contexto em que esta. se lhe perguntares o tempo para a tua localização(e não precisas de dizer onde estás que ele sabe) ele diz ,se logo a seguir lhe perguntares ‘e na guarda?’ ele diz o tempo na guarda. nesse do android,vlingo,etc quanto muito vai fazer uma procura na web por guarda. recebas uma sms a pedir uma reunião por exemplo. pedes ao siri para ver o teu calendário e a seguir só precisas de dizer para responder sem dizeres a quem que o siri sabe a quem tem de responder nesse do android e companhia não consegues sem lhe dizer a quem que eles não sabem o contexto,etc fora que o siri não está limitado a meia dúzia de frases/maneiras de pedir. e alem de uma demonstração in loco em palco pelo scott na kaynote há milhentos de videos a mostrar como o siri funciona bem. não é prefeito ainda falta trabalho de integração no ios bem como de alguns serviços fora dos EUA entre outros melhoramentos. mas penso que já está um passo à frente. Quanto ao ser comprado. Se formos por esse prisma a única inovação da google é mesmo só o motor de busca porque tudo que está à volta foi comprado(youtube foi comprado, android foi comprado, gmail foi comprado,google maps foi comprado,etc) e ontem foi apresentada mais uma função para o android face unlock(comprado) como muitas foram inspiradas no cydia(loja para ios com jb) entre elas as famosas notificações. Muitas vezes a involução/inovação/revolução faz-se com a direcção que se dá a algo. E o Android é uma das coisas que o demonstra! Há e o android é um bom OS como o ios. São é “dirigidos” a “mercados” diferentes.

    2. Avatar de Bónus Betclic

      “os users de Mac acabam por fazer um downgrade para o Leopard de novo”
      Não quererias dizer “alguns users” ?
      Parece-me que a tua frase está impregnada com aquilo que criticas: sensacionalismo.

      “produtos são isentos de defeitos”?
      Mas alguém alguma vez disse isso? Eu nunca li tal barbaridade aqui no Pplware. Parece-me que isso não passa de uma ideia tua para justificar a crítica.

      O Lion, como qualquer sistema operativo não é perfeito, nem nunca o há-de ser. Mas não tenhas a menor dúvida de que é o melhor OS X que a Apple lançou até hoje!

      Quanto ao Siri, achas que a Apple deu uns largos milhões ao comprar a empresa para implementar um “reconhecimento de voz” quando o Mac OS já tem isso há anos?
      Segundo o que li, a Siri desenvolveu um sistema baseado em Inteligência Artificial que aprende ao longo do tempo com a interacção que for tendo com o utilizador. Chamar a isso “reconhecimento de voz”…

  41. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Isto é um pau com dois bicos, depois de verem a notícia, decidam para qual dos lados a coisa tomba:
    http://www.pcdebolso.com/notver.asp?id=8042
    O título é “Apple poderá ter ‘inventado’ o Siri em 1987”

    Pois, ao que parece a novidade poderá ter origem numa ideia com uns singelos 24 anos. Talvez mais que a idade de alguns dos leitores do PPLWARE 🙂

    1. Avatar de hm
      hm

      se é para voltar às reclamações de patentes e se forem por aí, então direi que bem antes de 1987, também já via séries de ficção científicas onde eram mostrados “tablets” e com robots que percebiam o que lhes era perguntado e respondiam, alguns até de forma sarcástica e /ou bem humorada.

      1. Avatar de Francisco Cirne
        Francisco Cirne

        Mas a Samsung já entrou por ai! A diferença é como tu dizes são FILMES de FICÇÃO CIENTIFICA e o video da Apple esta a expor a sua visão para o futuro com “provado” nas explicações que a Sr.ª dá antes do filme! Mas não estou a defender que foi a Apple que inventou! mas que previu que em 2011 ia haver um sistema “próximo” do que esse faz!
        Link com o filme completo
        http://www.youtube.com/watch?v=9bjve67p33E&feature=related

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      É verdade sim senhor, foi a Apple que inventou isso. Oh, espera, isso é só um filme!

      E por falar em filmes (e séries de TV) que tal o Robby do filme Planeta Proibido ou o Dr. Theopolis da série Buck Rogers? (se bem que o Robby acho que não fala…)

  42. Avatar de Fernando
    Fernando

    ISTO ATÉ É ESPERTO…

    Tell me my phone number

    – I´m not sure…

    🙂

  43. Avatar de serva
    serva

    Quero ver todo esse potencial que falas a funcionar , se a Apple concretizou , estão de parabéns , só uns centavos mais , ontem a Apple após a apresentação dos resultados do último trimestre com resultados abx do esperado , desiludindo os investidores (os tais que só vêm € $) e recuou quase 5 % na bolsa de Nova York .

    Os meus cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Bónus Betclic

      Resultados abaixo do esperado pelos “analistas”.
      Resultados acima dos esperados pela Apple.

      21% a nais nas vendas de iPhones em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
      166% a mais em vendas de iPads em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
      26% a mais em vendas de Macs em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
      27% a menos de iPods em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

      Agora imagina o que os analistas esperavam… 🙂

    2. Avatar de Bónus Betclic

      Só mais um “pormenor”:
      Neste trimestre, Macs e iPads bateram records de vendas.

  44. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Nao consigo por isto a funcionar no meu X10 Mini, recebo sempre a mensagem: “No Speech Input!”.

    Alguma Solução?

      1. Avatar de Frank Davis
        Frank Davis

        Eu tenho o mesmo problema, instalei o SpeechSynthesis Data mas continua a não funcionar.

      2. Avatar de Frank Davis
        Frank Davis

        Ao que parece a solução seria instalar o Google Voice Search – https://market.android.com/details?id=com.google.android.voicesearch&feature=search_result

        Mas infelizmente é incompatível com o x10 mini /pro.

      3. Avatar de Frank Davis
        Frank Davis

        Afinal já consegui resolver o problema, fiz download por aqui do Google Voice Search – http://www.mediafire.com/?memmdtebzje

        e o iris já funciona sem erros, mas quando falo ele não reconhece e diz ‘Problema de ligação’.

  45. Avatar de YaBa
    YaBa

    E o “Find my friends” ? os pro-apple não vêm cá dizer que também é um rip-off do Google Locate do Android?
    Ah… afinal não é só a Apple que se adianta. Calha a todos… e todos tiram ideias uns dos outros… chama-se mercado e concorrência. bah…
    Anyway… Sobre o IRIS… mt desiludido com a velocidade, mas fartei-me de rir com as respostas a perguntas menos próprias 😉 cheers

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        🙂 lol 🙂

  46. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    No Boston não funciona.
    Ao instalar o “Pesquisa por Voz” devolve ” Não disponível para o seu país”.

    Temos pena…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O meu também é Boston e funcionou.. instalaste o que o post indicou?
      Cumps

      1. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        Olá Marisa e obrigado pela resposta.

        Não. Instalei o IRIS a partir do Market. Depois recebo a info de que não tenho “voice search installed” e recebo um menu com opções para baixar versões diferentes (consoante a versão do OS). Ao escolher a opção Android 2.1, recebo a info de que não é compatível com o meu aparelho.

        Tentei baixar também a partir do link aqui do post, e aconteceu o mesmo. 😐
        Just don’t get it…