Como executar o Ubuntu num Samsung Galaxy S III?

63 Comentários

O telemóvel mais vendido de sempre

Em informações recentes disponibilizadas no próprio site da Samsung, o Samsung GALAXY S III é o telemóvel Samsung mais vendido de sempre. O novo terminal da Samsung acaba de conquistar o título de ‘telemóvel mais vendido de sempre’. A fabricante sul coreana espera assim que, até julho 2012, as vendas ultrapassem os 10 milhões de unidades.

Sendo este o dispositivo da moda e um dos mais potentes, a equipa do XDA Developers apressou-se em disponibilizar um conjunto de instruções para que se possa correr o Ubuntu no Samsung Galaxy S III.

s3_00

Requisitos para executar o Ubuntu no Samsung Galaxy S III

Para que o Ubuntu possa correr no Samsung Galaxy S III, o equipamento necessita de:

  • Ter privilégios de root Instruções aqui).
  • Além disso, o telefone necessita também de ter instalada a ROM OMEGA v4.0 rom e um kernel com o suporte para loop.
  • A opção usb debugging deve também estar activa

s3_01

O processo tem como base o VNC Viewer e necessita que o dispositivo esteja preferencialmente ligado à Internet via Wifi. Para executar o Ubuntu num Samsung Galaxy S III deverá então seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Instalar as seguintes aplicações que se encontram no Google Play:

Passo 2 –  Fazer o download do ficheiro Ubuntu.sh a partir do site [SourceForge] e copiá-lo para a raiz do cartão /sdcard/ubuntu

Passo 3 – Executar a aplicação Terminal Emulator e escrever os seguintes comandos:

su
cd /sdcard/ubuntu
sh ubuntu.sh

Como o Samsung Galaxy S III suporta 720p, deveremos indicar a resolução 1280×720

s3_02

Se pretendermos guardar as configurações, devemos escrever Y.

s3_03

E esta feito a nível do Terminal Emulator.

s3_04

Fechamos o Terminal Emulator e voltamos a homescreen e abrimos o VNC viewer. Para acedermos ao Ubuntu, vamos indicar as seguintes configurações:

  • Nickname: ubuntu
  • Password: ubuntu
  • Address: 192.168.2.8
  • Port: 5900

s3_05

feitas as configurações, apenas temos de definir o formato da cor, para este exemplo escolhemos “24-bit color 4 bpp” e na opção Force full-Screen bitmap escolhemos a opção Auto.

s3_06

Se tudo estiver bem configurado, o Ubuntu estará disponível no dispositivo tal como mostra a figura seguinte:

s3_007

Como já referimos em vários artigos, estas “pequenas” máquinas  actuais têm um nível de capacidade capaz de correr a maioria dos sistemas operativos e de realizar as mais diversas tarefas. O Linux poderá aqui também ganhar o seu espaço e, quem sabe, se num futuro breve não veremos smartphones com Ubuntu.

Homepage: XDA Developers

Partilhar:
Tags:

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Eu acho essa possibilidade brutal. Verdadeiramente podemos ter um computador no bolso.

    1. Avatar de MasterHD
      MasterHD

      Telemóvel mais vendido de sempre lol quem disse isso não me parece lol Grande tanga … o HTC one X já esta a 2 meses no mercado e já vendeu mais unidades ….

      HTC one X melhor smartphone 2012 World Mobile Congress WMC
      e considerado pela revista T3 como melhor terminal Android

      Pessoalmente prefiro o HTC one X

      e é possível correr Ubunto em qualquer terminal Android basta fazer root

      cumps

      1. Avatar de -.-'
        -.-‘

        For i=0 to Infinit step 1

        MasterHD = Tanso + 1

        next

      2. Avatar de Alegria
        Alegria

        É no que dá ler as notícias à pressa, na diagonal:
        “o Samsung GALAXY S III é o telemóvel Samsung mais vendido de sempre.”

        telemóvel Samsung!!!

      3. Avatar de Cris.
        Cris.

        “e é possível correr Ubunto em qualquer terminal Android basta fazer root” PRICELESS LOL

        Você ja deve estar tao arrependido de ter comprado o One X para que em cada post relacionado com smartphone “fale” no HTC

      4. Avatar de Pedro Levi
        Pedro Levi

        porra mas ó masterhd nao te fartas de andar a pregar aos 7 ventos o htc one x? ja enjoas.. guarda-o lá num sitio bem guardadinho.. onde so tu encontres e dps diz “my precious”

      5. Avatar de Joel
        Joel

        MasterSD no sei melhor (pior) mais uma vez…

        1. Avatar de RicardoResende
          RicardoResende

          “O telemóvel mais vendido de sempre”

          Logo no início.

          1. Avatar de Alegria
            Alegria

            Mas isso é o sub-título!
            Quem ler a notícia toda, constata que é dentro do “segmento” Samsung.
            Há pessoal que vem para aqui comentar só por comentar, não trás nenhuma mais-valia!!!

          2. Avatar de Claudio
            Claudio

            Epa… Interpretem o raio do Português.

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      O Nokia N900 já fazia isso à algum tempo 😉

  2. Avatar de Blizard

    Com estas capacidades de processamento… é perfeitamente viável!

  3. Avatar de Diarreia Mental
    Diarreia Mental

    Existe no site da ubuntu uma área dedicada a ubuntu no telemóvel: http://www.ubuntu.com/devices/android
    Ainda está em fase de “apreciação”, não sei até que ponto vão seguir com este projeto.

  4. Avatar de Carlos Vitorino
    Carlos Vitorino

    X_x Samsung mais vendido de sempre.. uauuu, não estava à espera que atingisse esse título tão rapidamente..

    Relativamente ao Ubuntu no brinquedo, como disse o Blizard, parece-me perfeitamente normal que funcione sem problemas maiores a nível de performance, agora o suporte de todo o hardware é que pode ser mais complicado…

  5. Avatar de Quinas
    Quinas

    tb já é possível instalar o XP no galaxy, basta procurar um pouco e tb encontram os passos.

  6. Avatar de Jordi
    Jordi

    desculpem a ignorância…
    mas caso instalemos o Ubuntu, como é que depois enviamos sms, fazemos chamadas, etc (as funções normais de um móvel)?

    1. Avatar de Jordi
      Jordi

      esqueçam la a minha pergunta, pura estupidez. li na diagonal e nem percebi direito a noticia.
      pode apagar o comentário.

  7. Avatar de zes
    zes

    e qual é a necessidade disso? é provar que uma coisa que saiu no mercado há dias é melhor de que o estava ainda bem que assim é!? Mas por 32 $ compro um rasperypi e corre Linux… ou compro uma psp e meto-lhe o xp e fico a olhar para a coisa como quem olha para um palácio. enfim a fazer essas habilidades e ter essas ideias, ainda ninguem se lembrou de inventar um “virtualpc” para os SO desses aparelhos seria mais prático e mais seguro!( o kernel de linux tem sempre que ser adptado porque as caracteristicas do HW são diferentes) tendo uma espcie de sandbox a proteger penso que seria mais sensato.

  8. Avatar de futuro
    futuro

    A maça roida está a ficar para trás… alias dou mais 3 anos sem o Steve para que estes (i)terminais morram! Aliás como está agora a morrer a Nokia….

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Muito me rio com este tipo de comentários!

      1. Avatar de futuro
        futuro

        Amigo, trabalho há cerca de 11 anos em estudos de mercado e tendências na área de tecnologia.
        Se quiseres coloca a minha previsão numa agenda e quando passarem os 3 anos vais ter uma outra opinião, sobre o que escrevi.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          LOL, e podes escrever também os nºs do euromilhões?

          Sabes, é que aquilo que tu estás a “prever”, já muitos o fizeram à muitas luas atrás e a realidade é que a maça roida é só a marca mais valiosa.

          Pensando bem, esquece lá os nºs do euromilhões que para acertar ao lado também eu consigo 😛

          1. Avatar de J Pedro
            J Pedro

            No mundo da tecnologia em constante mudança, nada é garantido, se a maça é hoje marca mais valorizada pela cotação bolsista não se pode esquecer que esteve quase falida há uns anos atrás.

            A Nokia, antes dominava agora já não e há quem lhe aponte futuro incerto assim como à RIM.

            A Samsung bate o pé e a maça tenta a todo o custo que os produtos da Samsung não apareçam à venda (o mundo das patentes tem muito que se lhe diga).

            Portanto, a maça não está garantida, vê a Samsung como a maior ameaça e sabe que tem de inovar para sobreviver mas a inovação tem limites e basta uma jogada mal feita para deitar a casa a baixo.

            Quanto ao futuro da maça ou de qualquer outra marca, só o futuro poderá dizer como será, agora projecções podem ser feitas e os resultados dependem da informação disponivel no momento actual e da forma como é tratada.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            J Pedro, concordo com as tuas observações, não concordo é com a futurologia que foi feita pelo estudioso dos mercados, quando diz que daqui a 3 anos a Maça já foi. Sabe lá ele… LOL

            Empresas gigantes vão à falencia, outras dão a volta por cima… recordo-me da Nissan que estava na falencia e após o lançamento do Qashqai foi um boom

            Agora dizer, daqui a 3 anos??? Está bem está… até pode ser daqui a 1 ano ou daqui a 100, mas esta futurologia parece aquela da Maia que dá na TV 😀

          3. Avatar de ubunto power
            ubunto power

            tb concordo que a maça tem os dias contados. Tb a nokia era a maior e agora é o k se vê.
            mas os fashion boys não conseguem ver mais k isso!

  9. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Isto basicamente é controlo remoto.

    1. Avatar de Pedro Domingues
      Pedro Domingues

      Pois, ao inicio também me pareceu ser controlo remoto do Android para um desktop (coisa que o teamviewer faz). Mas o que no artigo é feito é por o Ubuntu a correr no smartphone e depois aceder remotamente (e em modo gráfico pelos vistos) a esse Ubuntu. Ou seja o smartphone aguenta toda a carga do SO. 😀

      1. Avatar de TMiC
        TMiC

        Mas qual é a lógica disso?! Se o smartphone é que está a correr o SO porquê aceder remotamente ao próprio smartphone? É o q ando a tentar perceber desde o 1º minuto q li a notícia..

  10. Avatar de João
    João

    Executar ubuntu??? VNC é controlo remoto, até o meu fraquinho galaxy 551 faz isso…

    1. Avatar de Paulo Soares
      Paulo Soares

      Se pensases antes de falar vias que de facto o vnc e controlo remoto….. mas e controlo remoto para o proprio telemovel.. basicamente tu no termial poens a correr o ubuntu… e depois interages com VNC…..

      1. Avatar de TMiC
        TMiC

        então o smartphone fica com o Ubuntu e com o Android a correr em paralelo?

        1. Avatar de Paulo Soares
          Paulo Soares

          Exacto…. mas eu ja fasso isso com o meu s2 e nao tenho problemas o que fara neste…

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Duvido dessa informação … mais vendido do mundo ? duvido bastante

    1. Avatar de keytek
      keytek

      LOL…

      Telemóvel da marca Samsung, mais vendido de sempre, onde está o erro, provavelmente no mesmo espaço de tempo nenhum outro telemovel Samsung, vendeu tanto.

      Aulas de Português, aulas de português…

    2. Avatar de Carlos C.
      Carlos C.

      “Muito me rio com este tipo de comentários!”

  12. Avatar de Adriano
    Adriano

    Não será isto uma jogada de marketing?
    Se eu fosse a samsung e quisesse continuar a promover o meu produto, diria exactamente a mesma coisa.

    Não está em causa a qualidade do SG3 que é o mais avançado e revolucionário aparelho que existe, no entanto, coloco reservas quanto aos números pelo pouco tempo que está no mercado.

  13. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Desculpem a minha nabice, mas ao contrario do que o titulo faz crer (que é instalar o Ubuntu no smartphone) não estamos antes a aceder remotamente a um PC com Ubuntu a correr?

    1. Avatar de Carlos C.
      Carlos C.

      Pedro, o título diz “Como executar o Ubuntu num Samsung Galaxy S III”, e não “Como instalar..”, ou seja, ao aceder remotamente estás a executar/correr o ubuntu no smartphone.
      Cumps!!

      1. Avatar de Pedro Domingues
        Pedro Domingues

        lol, pois sendo assim consigo correr Windows 7 no meu Ideos X5 que só tem um CPU 😛 (usando o teamviewer que é bem mais facil de configurar que estes passos todos [apesar de isto também ser bastante facil]).

        Espero ansiosamente para que os smartphones consigam de facto correr SOs de desktop, ai será espectacular!

        Cumps!

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          faz o seguinte: volta a ler

          1. Avatar de Pedro Domingues
            Pedro Domingues

            O que é que eu perdi?

          2. Avatar de Pedro Domingues
            Pedro Domingues

            Ah já percebi, não está bem claro que o acesso remoto é feito para o smartphone a correr Ubuntu e não para um desktop usual.
            No entanto Sergio podias ser menos agressivo nas tuas respostas porque certamente serás um ser humano como eu que também mete o pé na poça de vez em quando. Um pouco de humildade sff.

            cumps!

          3. Avatar de Sergio
            Sergio

            não fui agressivo. Só te mandei reler. O teu comentário é que estava jocoso. Como muitos outros que povoam este artigo. Tentei ser sintético
            Se achas que o fui as minhas desculpas

          4. Avatar de Sergio
            Sergio

            e claro que todos metemos o pé na poça. Principalmente a interpretar comentários 😉

  14. Avatar de Sergio
    Sergio

    Com ubuntu não acredito (pelo menos oficialmente ) acredito mais no android evoluir para uma distribuição híbrida. Ou faz isso ou o WP ira ficar com uma grande fatia de mercado do android. Não digo já. Mas à medida que as pessoas se forem habituando ao Windows 8 no pc vão achar natural os WP
    Para quem não percebeu o tópico. O ubuntu esta a correr no smartphone. Esta é aceder-se via vnc. O vnc é apenas a firma como estão a aceder a ele

    1. Avatar de TMiC
      TMiC

      Sergio explica-me só uma cena, o smartphone fica a correr o Ubuntu e o Android ao mesmo tempo, é isso? E para aceder à interface gráfica do Ubuntu via VNC é necessário ligação à Internet?

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        A primeira parte está correcta. A segunda está incorrecta.

        Quando te ligas via VNC estás a ligar-te a um servidor. O servidor não é uma máquina. é algo que te está a disponibilizar um serviço. Esse servidor pode ser remoto (está noutra máquina) ou pode ser na própria máquina. Neste caso vais-te ligar a um servidor local, que corre está a correr no smartphone.
        O linux em si não é algo gráfico, nem é uma consola de comandos. É um thread base onde corre o kernel e à volta um conjunto de outros threads que no conjunto formam o linux.
        A forma básica de acederes a esse kernel é a partir de uma consola de texto. Uma consola de texto não é mais que um programa básico que faz a interface entre o kernel e o utilizador. A parte gráfica é um servidor gráfico que é colocado a correr e fica à espera de comandos. Esse servidor fica à espera de comandos externos e é ele que te vai desenhar uma janela, um botão, mover o rato etc. Para interagir com o servidor gráfico irás precisar de uma aplicação cliente.
        O Android corre sobre Linux, mas cria uma camada por cima. As App interagem com essa camada e não directamente com o Kernel Linux. A parte gráfica também é gerida pelo próprio Android

        Agora vou falar sem ter a certeza se é assim que este metodo funciona.
        Tu já tens o kernel linux a correr na tua máquina. é acrescentado mais alguns serviços necessários para poder executar o ubuntu, nomeadamente o servidor gráfico (que é diferente do serviço grafico do android – Tb gostava de saber se o modelo do android é do tipo cliente-servidor). Depois de tudo instalado vais necessitar de interagir com o servidor gráfico. Creio que é aí que o VNC entra. O VNC envia comandos para esse servidor grafico e depois recebe as respostas, interpreta-as e desenha no ecran. Pode haver aqui nuances e como disse não tenho a certeza que neste caso funcione assim. Mas será algo muito semelhante.
        Espero que te tenha ajudado

        1. Avatar de mcgregor
          mcgregor

          Uma das coisas boas aqui é haver gente com sentido didático e pedagógico partilhando o seu conhecimento e experiência com os outros. *****

        2. Avatar de TMiC
          TMiC

          Graças à tua paciência fiquei hoje a saber um pouco mais sobre linux 😀 muito obrigado pela explicação 😉

  15. Avatar de mariosk87
    mariosk87

    Mas isto de correr ubuntu com o vnc nao é novidade nenhuma. Dá pa fazer isso com qq dispositivo, desde que tenha capacidade se nao fica lento.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Não só não leste bem o post como não deves ter lidos os comentários.

      Isto é instalar um SO virtual e depois aceder por VNC tudo da mesma máquina.

      1. Avatar de mariosk87
        mariosk87

        e pronto, é o que da pa fazer em todos os dispositivos android, eu fiz isto no tablet chinoca que comprei, funciona mas é bastante lento. Por isso, no S3 pode e deve ser fluido.

        1. Avatar de mariosk87
          mariosk87

          eu nao estou a falar em controlo remoto para outro terminal, tipo pc ou assim. Instalo mesmo o ubuntu (uma versao minimal) e depois com o vnc consigo ver a sessao do ubuntu instalada no telemovel.

  16. Avatar de Sérgio Cunha
    Sérgio Cunha

    Uma grande questão, que eu saiba o vnc, é um programa que se conecta com um servidor e faz a emulação, basicamente o qualquer cliente vnc, é como se fosse um acesso a uma máquina no virtual box. E penso que seja isso que acontece, estive apenas a ver as coisas na diagonal no ubuntu.sh, mas do que me pareceu apenas estão a criar uma conexão com o ubuntu, nada mais que isso, o ubuntu não fica instalado no telemóvel.

  17. Avatar de angelo brito
    angelo brito

    Nao deixa de ser fantastico o que a equipa xda desenvolve para termnais moveis deste calibre, mesmo usando o vnc. O meu velhinho HD2 tambem tem uma imagem para correr em VNC. Mas porreiro, porreiro seria ligar um monitor em HDMI e ter a opcao para ele se “transformar” em um portatil com ubuntu com todas as funcionalidades de telemovel como mostra na pagina oficial do ubuntu. Isso sim, seria um salto grotesco na forma.como usamos terminais do calibre sIII

  18. Avatar de Mike
    Mike

    offtopic: para o Pedro Pinto e malta com Galáxia Note: saiu a atualização para android 4 nos equipamentos da Tmn.
    peço desculpa por posta aqui.. cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas MIke, Thanks. Vou pedir ao Francisco que actualize o artigo dele…eu nao tenho o Galaxy Note 🙂

  19. Avatar de Coiso
    Coiso

    Não percebo muitas destas pessoas falam mal do android e isso, são tão mesquinhas com as marcas, à tenho nike, adidas, fatima lopes por aí fora, e muitos quixam-se dos chineses e mesmo assim compram apple…. Que é made in china, o que me faz rir, bastante, mas pronto… Em relação à noticia, acho que é natural tendo o android como base da sua programação o linux não é algo de espetacular….

  20. Avatar de Crise
    Crise

    Só tenho um reparo a fazer: o telemóvel mais vendido de sempre (segmento Samsung ou não) custa +/- 600€ em Portugal e ‘lá fora’ o price tag também é elevado. Crise, que crise???

  21. Avatar de LOLita
    LOLita

    O Ubuntu é o Linux desenvolvido e afinado para correr em processadores x86 dos PC, feito a pensar no hardware, periféricos e forma de uso de um pc.

    O Android é o Linux desenvolvido e afinado para correr em processadores ARM dos telemóveis, feito a pensar no hardware, periféricos e forma de uso de um telemóvel.

    Perante isto, esta “notícia” não devia estar na secção de inutilidade? Ainda por cima tendo em conta a forma como se acede ao sistema operativo…
    LOL um cursor de rato num telemóvel touch…

    É tipo usar Windows 8 num iPhone… que sentido faz?

  22. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa tade, estive a ver esta tópico e apos ter trocado do s2 para s3 gostava de exprimentar o ubuntu.
    no emulador quando escrevo o “cd /sdcard/ubuntu ” nao me reconheçe…diz not found…

    alguem me pode ajudar?

  23. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa tarde. Apos ter trocado o meu s2 para um s3 gostava de ver isso a funcionar no meu equipamento.
    faço tudo direitinho mas quando escrevo o comando “cd /sdcard/ubuntu” diz me “file not found”

    ja tentei varias formas…mas nada
    alguem pode dar uma ajudinha?
    Obrigado

  24. Avatar de Nairo
    Nairo

    erro ubuntu.sh[17]: syntax error: ‘if’ unmatched
    Alguém pode me ajudar com isso??
    Quando executo ”sh ubuntu.sh” da esse erro.
    desde já agradeço.