Commodore voltou… mas agora com um smartphone

25 Comentários

Um dos nomes mais populares no mundo dos computadores em 1980 reaparece agora no mundo dos smartphones. A Commodore prepara-se para lançar brevemente em alguns países o seu primeiro smartphone que custará cerca de $300 (versão base) que terá um ecrã de 5,5”.

Conheça melhor o Commodore PET.

commodore


O Commodore PET é um novo smartphone Android que vai fazer-nos fazer  sentir (a alguns de nós) adolescentes. Segundo algumas revelações, este equipamento dual-SIM tem suporte para redes 4G e vem com um ecrã Full HD IPS LCD de 5,5 “ Gorilla Glass 3. O CPU é um Mediatek octa-core a 64 bit a 1.7 GH e traz também uma GPU Mali T760.

A câmara principal é de 13 MPX da Sony enquanto a secundária é de 8 MPX. A bateria é de 3000 mAh.

pet_02

Além das características em termos de hardware, este equipamento destaca-se por trazer uma versão personalizado do Android e dois emuladores pré-instalados: Commodore 64 (VICE C64) e Amiga (Uae4All2-SDL).

Commodore Pet emulating C64

Este equipamento será lançado na Europa em duas versões:  16GB de memória de armazenamento e 2 GB de RAM devendo custar $300 (cerca de 272€) e 32GB de memória de armazenamento e 3 GB de RAM com um preço de $365 (cerca de 330€).

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Hmmm não tem umas especificações nada más!!
    Ainda assim, por mais 100€ prefiro arranjar um convite e comprar o oneplus 2

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Thx 😀

  2. Avatar de duda
    duda

    bom bom seria se em vez do Android como SO, ter um SO baseado no AmigaOS, que continua, a meu ver, a ser o melhor SO alguma vez desenvolvido.
    Estou curioso em ver a Commodore evoluir o AmigaOS para uma versão mobile…mas com a “não experiencia” do FireFox OS e do Ubuntu Mobile, creio que será dificil a Commodore evoluir o SO dessa forma…. infelizmente!

    1. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Se difícil fosse impedimento o amiga não estaria em desenvolvimento aTé hoje, e olha que o Firefox OS e o Ubuntu tem uma documentação gigantesca que poderia ser aproveitada em um amiga mobile.

  3. Avatar de Filipe Fonseca
    Filipe Fonseca

    Ao ver esta publicação fez-me recuar no tempo e lembrar-me do meu Amiga 500, saudades.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ou o meu Commodore 64 😀

    2. Avatar de Tagus
      Tagus

      +1 Adorava jogar Sensible Soccer e Cannon Foder. Alguém sabe se existe emulador para iOS?

  4. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Só uma maneira de ganhar dinheiro com chantagem nostálgica, a vender mais um telemóvel de marca branca chinesa…

    O que virá a seguir? Megadrive? BlackBerry?

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      ZX Spectrum

      ou DroidSpectrum ?

      E leitor de cassetes opcional para ligar ao telemóvel senão perde a piada toda.

      1. Avatar de Manuel Silva
        Manuel Silva

        O telefone desses deve fazer muito barulho no arranque, não?

        load “”

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      É que é mesmo isso!
      Sempre quis ter um Commodore (tinha um Spectrum128), e ao ver a notícia deu a curiosidade abrir, mas afinal nao passa de mais um Android chinês..

    3. Avatar de borderline
      borderline

      true story, as mesma specs estão disponiveis <100€ em ulefones e elephones jiaiyuss

  5. Avatar de JN
    JN

    Se fizerem um novo SO, poderia ser um Workbench Mobile, que me trouxesse o meu velho Amiga 500 de 1987 (e aquilo é que era uma máquina!) para o smartphone, compro já…
    Bons tempos!

  6. Avatar de millers
    millers

    sempre mediateks. enfim

  7. Avatar de joão
    joão

    Para quando um smartphone Atari com emuladores do Atari 2600 e Atari ST ( para mim mais completo que o Amiga por dispor de um emulador de PC que funcionava e uma interface midi para instrumentos musicais ) ?

    Ainda assim, bem vindo de regresso a bordo Sr. Comodoro !

    Mas se apenas for um marketing chino para capturar nostálgicos então bem pode o smartphone torrar como os douradinhos do capitão Iglo.

  8. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Depois da empresa falir, a marca foi vendida e revendida várias vezes. Quem aparece agora com a marca em smartphones são italianos. Assim, por alto, parece-me semelhante à Bq a vender Androids chineses.

  9. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Uma ofensa, um roubo de um legado que ainda tem força e apoio para abalar o mercado mobile.

  10. Avatar de Alexandre Cunha.
    Alexandre Cunha.

    Não vai fazer companhia aos meus 3 commodore históricos

  11. Avatar de Hapéle
    Hapéle

    Uma velha senhora, a Commodore. Na altura estavam demasiado à frente para serem compreendidos e caíram por isso. Pena porque os produtos deles sempre foram sub-explorados, apesar de serem tecnologicamente mais avançados… mas isso era antes, agora é só um nome, quem sabe…

  12. Avatar de johnnie
    johnnie

    Este tlfn eh óptimo

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Tive um Commodore 64 e um Amiga 1200.. isto traz boas recordações.
    Quando vai estar disponível para venda em Portugal?

  14. Avatar de Mike
    Mike

    Este ano (2019) o Amiga faz 34 anos e houve uma exposição este fim de semana na Alemanha! http://www.amiga34.de
    @PPlware: Podem sempre publicar algo sobre o tema, baseando-se numa review alemã: https://www.heise.de/newsticker/meldung/Amiga34-Zwei-Tage-rund-um-den-Kultcomputer-4559997.html
    E quem sabe, para o próximo ano estar presente na exposição, que pelos vistos se realiza anualmente…

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Houve um lapso meu, afinal o evento decorre apenas de 2 em 2 anos: https://www.eventbrite.de/o/amiga-30-jahre-team-8143481111 😀