Comissão Europeia: Funcionários devem usar o Signal

21 Comentários

Segurança, segurança… segurança! É este o foco da Comissão Europeia que pretende que a comunicação digiral entre funcionários passe a ser realizada via Signal.

A recomendação foi anunciada via fórum interno da União Europeia, mas a informação já apareceu na internet.

Comissão Europeia: Funcionários devem usar o Signal em vez do WhatsApp


A Comissão Europeia recomendou aos seus funcionários para começarem a usar o Signal. Esta plataforma de comunicação pertence à Open Whisper Systems e está disponível para iPhone/iPad e também para Android. Esta app usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados. Não há logins separados, usernames, password, pins, etc.

A recomendação para a utilização desta plataforma surgiu num fórum interno da União Europeia e foi recentemente tornada publica no site Politico.

Comissão Europeia: Funcionários devem usar o Signal em vez do WhatsApp

Principais caraterísticas do Signal

  • Mensagens cifradas end-to-end
  • Bom desempenho
  • Possibilidade da criação de grupos
  • Partilha de ficheiros multimédia
  • Possibilidade de apagar mensagens
  • Possibilidade de “destruir conversas”

Segundo as informações a recomendação para esta plataforma de comunicações deveu-se ao facto de terem acontecido alguns incidentes ao nível da segurança informática. Em dezembro de 2018, a empresa de segurança cibernética Area 1 Security revelou  vários incidentes com diplomatas.

Apesar do WhatsApp ter como base o protocolo Signal, esta plataforma não é open-source. Outra ferramenta que esteve para ser considerada foi o Telegram.

Leia também…

Signal quer “atacar” o WhatsApp e o Telegram

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Qual a diferenca entre apagar mensagens e destruir conversas, e como se faz uma coisa e outra?
    A unica coisa parecida que conheco no Signal é o temporizador para apagar msgs com mais de X tempo.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Que eu saiba, só o Telegram é que permite destruir conversas e apagar msgs.

    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Destruir conversa é quando apagas todas as mensagens de um contacto, apagar mensagem é quando apagas mensagens individuais.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Mas o signal não permite isso. Só o telegram.
        O signal permite colocar um temporizador apenas.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    um grande golpe para o whatsapp do facebook. Essa coisa do whatsapp do facebook está com falta de credibilidade, e a confiança no Signal é a maior prova para o cidadão comum que se preocupa realmente com a privacidade e que não vai nas modas, de igualmente repensar o Signal como um aplicativo de mensagens seguro e confiável a considerar.

    1. Avatar de CF
      CF

      Como é que uma APP k não usa login e apenas usa o SIM é de confiança? Qualquer operador pode apoderar-se da conta do cliente dessa forma, só génios !

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Já ouviste falar em segurança em dois factores, em que tu adicionas um pin ao Signal, ao qual somente tu tens acesso e que com esse pin ninguém mais a não se tu consegues aceder à aplicação??

  3. Avatar de Astérix
    Astérix

    Boas, eu sempre disse que o whatsapp só serve para conversar com as meninas dos classificados… Afinal estão a dar me razão.

    1. Avatar de CF
      CF

      Tudo que não tiver a hipótese de usar login com password em vez de usar codigo por SMS está vulnerável, os operadores tem acesso aos PINs e podem clonar cartões SIM ou bloquear um oficial e emitir uma 2ª via, o pessoal anda todo tapadinho!

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Afinal, tu falas sem conhecimento de causa, é triste

  4. Avatar de CF
    CF

    Usar cartão SIM para um serviço de Instant Messenger é por si só um atentado à privacidade e à segurança, tapam os olhos ao povo, usem o TOX: https://pt.qwe.wiki/wiki/Tox_(protocol) não há emails nem nºs SIM para ninguém!

    1. Avatar de Astérix
      Astérix

      Concordo em absoluto.
      É uma grande falha do Signal, isto de usar o número de telefone ao invés de nome de utilizador e password.
      Quer me parecer que esta falha não é uma falha, é de propósito.
      Só assim se justifica ainda manterem esta forma de autenticação.
      Por isso é que com contactos especiais uso o Wickr.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É por ser mais simples…e uma forma de identificar melhor o cliente (parece-me)

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Sim, o moxie já explicou.
          O facto de usarmos o nosso contacto faz com que a nossa rede social esteja sempre salvaguardada, porque ela é a nossa lista de contactos que esta sempre
          No nosso iphone.
          Se fosse um nome de utilizador, nunca iriamos descobrir os nosso amigos pk não saberiamos qual era o utilizador deles.
          Assim o nosso social graph está sempre nos nossos contactos salvaguardado. Podemos mudar de rede social (ehatsapp para signal) que o social graph vai connosco!
          E depois o Signal com o 2FA authentication e a encriptacao de toda a metadata, impede que qualquer dado nosso leak.

          1. Avatar de Jota
            Jota

            Bom esclarecimento

          2. Avatar de Astérix
            Astérix

            Mas vc acha mesmo que a explicação para existir apenas a autenticação por número de telefone é essa?
            A partir do momento em que tem que dar o seu número de telefone, lá se vai o anonimato e fica sujeito a uma série de ataques que podem ser elaborados e complexos tipo clonar o seu cartão de telefone, a operadora fazer cópia ou retirar o número, etc.
            Claro que fazer estas coisas não está ao alcance do Zé da esquina, mas que é possível de fazer, é.
            Contactos que quero manter segurança acrescida só com Xmpp e Wickr.
            Não há cá números de telefones ligados aqui ao je ou outra pessoa.
            Lógico que entre signal e whatsapp, isso nem se discute.

  5. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    E de repente os parolos(as) ficaram em silêncio…

  6. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
    O Monstro Precisa de Amigos

    Ao menos o Telegram já percebeu que é importante poder adicionar novos contactos de pessoas que não conhecemos, para não ficarmos com uma lista de contactos vazia, e por isso criou a função Nearby. Esse Signal deve servir para falar com os funcionários da UE, para quem os conhece.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se fosse a escolher um meio de comunicação seria certamente o Threema… mas acho estranho que a UE não financie um aplicativo feito e mantido a 100% por europeus na Europa para total independência de países externos.

    1. Avatar de Astérix
      Astérix

      Boas, também tenho o Threema, muito bom, não há cá números de telefone para ninguém, identificação é feita através de um código gerado durante a instalação do programa.
      Simples, fácil e muito intuitivo.
      Só tenho pena que não dê para meter um temporizador para destruir as mensagens, como o Wickr.
      Aliás, com o Wickr dá para remover ou destruir uma mensagem dos dois telefones de imediato…

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não sei de onde essa fonte tirou essa informação… Não recebi qualquer notificação sobre esse assunto.