É oficial: Chegou finalmente o Android Oreo

45 Comentários

Há vários meses que a Google vinha a trabalhar na nova versão do Android, apelidada apenas de Android O ou 8. O seu nome final sempre foi uma incógnita, mas, tal como é normal, os nomes possíveis foram logo identificados.

Hoje, num evento especial de apresentação, a Google revelou finalmente o nome do Android O. Tal como sempre se falou, este é agora o Android Oreo.

Android Oreo

A política de nomes da Google para o seu sistema operativo móvel é conhecida de todos. São nomes de doces ou de guloseimas que segue, desde o Android 1.5, o alfabeto.

A versão mais recente tinha atribuída a letra O, o que deixava pouco espaço à gigante das pesquisas. Desde o início que o nome Oreo começou a ser falado e, tal como se esperava, veio a ser o escolhido.

O Android Oreo traz várias novidades, desde o Picture-in-Picture, as Notification dots, o Autofill e o Smart Text Selection. Há ainda centenas de melhorias ao nível da segurança e otimizações de sistema.

A Google revelou que esta nova versão vai ser lançada para os seus equipamentos nos próximos dias, via OTA e também com a disponibilização das imagens de instalação.

Ao mesmo tempo a Google irá também lançar esta versão no AOSP, para que todos possam usá-la e melhorá-la, caso seja necessário. Será também entregue aos parceiros para que criem as suas versões.

Está finalmente conhecido o Android Oreo, a mais recente versão do sistema operativo da Google. Foram vários meses de desenvolvimento que agora culminam nesta nova versão.

Android Oreo

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Altamente
    Altamente

    Mais um para ficar actualizações.

    1. Avatar de Altamente
      Altamente

      Mais um para ficar sem actualizações.

  2. Avatar de Goncalo Pereira
    Goncalo Pereira

    Mas é preciso um novo android para as alterações? não as conseguem implementar em qq outra versão do android? isto assim daqui a 10 anos vai ser engraçado conta tanto android espalhado pelo mundo…a mama que a google arranjou para o pessoal estar sempre a mudar de “smartphone”…

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Sim eles vão implementar no android 2.0

    2. Avatar de The Onee
      The Onee

      Qualquer sistema operativo funciona da mesma forma.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      São muito poucos os telefones com mais de 4 anos, muito menos 10. A actualização do sistema base dos smartphones é vista com demasiada importância. Um telefone Android com 4 anos pode ter a versão mais recente dos serviços Google, de jogos, de Gmail, etc.
      Claro que seria interessante ter no Android mais actualizações do sistema base, mas os telefones ficam desactualizados mais depressa por outras razões, nomeadamente hardware.

    4. Avatar de Jona
      Jona

      só mudas sempre de telemovel porque compras telemoveis com fraca assistencia.
      compra um pixel ou nexus que tens updates durante 3 a 5 anos na boa. as outras se durarem 2 updates já é muito..algumas prometem 3 mas no fim dos 2 ve-se a dura realidade…

    5. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      E porque nao pegam num motor supersonico o o metem no aviao dos irmaos Wright?

  3. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Bem, em principio com este Oreo, quem o receber vai receber mais actualizações

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Po ano chega aos smartphones

    1. Avatar de Pedro Simões

      Já o tenho no meu e não tive de esperar

      1. Avatar de NckPortugal
        NckPortugal

        no meu nexus 5x tbm já o tenho faz tempo a cada versão beta ia actualizando
        5*

      2. Avatar de Cassie O.
        Cassie O.

        Pedro como assim? Eu tenho um samsung J7 e outro S5 neo de 2016, será que posso ser bafejado por esse milagre tecnológico? Aguardo resposta por favor. Abraço

    2. Avatar de JP
      JP

      tamb]em ja tenho no meu. ups..
      para o ano chega ao teu mas nao digas mal dos outros

  5. Avatar de vitor
    vitor

    Continuo sem perceber para que tantas versões de android. Atualizem os existentes com estas novas funções. Nao, temos que vender mais. Próximo android, android “línguas de gato”.

    1. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Tal como todos os outros, tal como os carros, as motos, os PCs, o Mac OS, o iOS, o Windows 10, televisoes, etc. Tudo evolui, tudo melhora, tudo precisa de acompanhar a evolucao de outros produtos ou servicos concorrentes, e/ou que estejam directamente ou indirectamente ligados.

    2. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      Windows 10 melhora em pc’s vindos da época Windows XP e Vista, talvez mais estável e rápido do que W7 e W8.
      em computadores existe bilhões de combinações diferentes de cpu, ram, motherboard, gpu, drivers, etc. etc. e ao instalar o w10, funciona impecavelmente em quase tudo até com drivers genéricos.
      isto podia acontecer o mesmo com o Android e os dispositivos antigos, actuais e futuros, só que não, a google não quer, complica com tudo e lança tudo às pressas, nem para optimizar a forma como as outras marcas implementam novos seus Interfaces Gráficos em pouco tempo e livre de bugs, só agora conseguiram pôr Nougat em alguns topos de gama.
      já foi muito mais empolgante esperarmos pelo 4.4 Kitkat e quando chegou, foi da noite para o dia tudo mais rápido fluído estável autonomia do que Jellybean e anteriores, agora é tudo mais do mesmo e talvez venham com muitos bugs e drain battery inexplicáveis.

  6. Avatar de Pedro Meira
    Pedro Meira

    o que estás a fazer num post sobre a mais recente versão de Android?!?

    1. Avatar de Marco Silva
      Marco Silva

      então se olhasses para o ecrã de um s8, se tirasses fotos como um htc 11 ou um pixel, se tivesses uma bateria também de um pixel, a qualidade de som de um xperia z premium e por aí tinhas um orgasmo.

  7. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    A fragmentação do android a continuar, pois as marcas nao evoluem e desculpam-se sempre com os drivers das placas. Enfim mais do mesmo

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      se demoram mais de 1 ano os programadores sem fins lucrativos implementar custom rom em um telemóvel sem bugs, então com as marcas estão a trabalhar para dezenas de dispositivos ou até centenas como é o caso da samsung. talvez nem cheirem a próxima versão.

  8. Avatar de Luís M
    Luís M

    Oreo? Não gosto nada, já que Portugal está na moda podiam lançar o Android Pastel de Nata. 😛

    1. Avatar de Pedro Simões

      Pode ser que na versão seguinte, o Android P, tenham isso em consideração.

      1. Avatar de JedyKnight
        JedyKnight

        Android Pudding? Android Peanut Butter? Android Peanut? Android Pancake? Android Pie? Android Popcicle?

        ate ao pastel de nata vai um longo caminho lol

        1. Avatar de Pedro Simões

          Temos de acreditar e fazer força para que seja uma realidade

  9. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Quando falas de som falas de gravar em som mono os filmes apesar de reproduzir em stereo? Ecra a cores brutal ahah, sim é um ecra a cores va lá … mas brutal vai ser no iPhone8 quando tiver um ecra como todos os samsung galaxy desde a 1a geração 🙂 OLED power.

  10. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Amigo tenho um iPhone 7 e estou chateado com a qualidade do Wi-Fi e dos dados móveis. Inconsistência no sinal, de ambos, se bloquear o telemóvel e entrar no messenger fica ali pendurado com a net a tentar ligar novamente. Espero que o ios 11 venha resolver este problema de conectividade. De resto é o costume fluidez no sistema. Há várias pessoas a queixar-se deste problema.

  11. Avatar de Allez
    Allez

    E podes utilizar cartões SD e enviar ficheiros por bluetooth para outras marcas como se não houvesse amanhã…

  12. Avatar de Altamente
    Altamente

    Mete menos produto nisso que andas a fumar rapazola.

  13. Avatar de FILIPE SANTOS
    FILIPE SANTOS

    Já cá mora. OTA

  14. Avatar de Ah pois é
    Ah pois é

    Desculpem a ignorância, mas o que é que este no SO faz no smartphone que um iPhone ou um outro smartphone agora neste momento já não faça????

    1. Avatar de NckPortugal
      NckPortugal

      só deves de estar a brincar
      é quase como dizeres o que o novo IOS faz que o antigo não fazia já!

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Estou a ter dificuldade em perdoar a tua ignorância 🙂 mas pronto… Estás perdoado. Até porque no artigo já diz quais são algumas das novidades…

      1. Avatar de Miguel Arrebita
        Miguel Arrebita

        Novidades todas presentes no ios ha 2 anos. No ios toda a gente tem, no android o so 1%

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Calma, o Ruben nem falou da Apple.
          E se te faz sentir melhor: o teu problema tem cura 😀

        2. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Há 2 anos? Querias dizer era daqui a 2 anos!

          1. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            Será que o iPhone 8 vai ter vr support? Não é cedo demais? 😉

        3. Avatar de Pjayk
          Pjayk

          Deves tar a baralhar as coisas… Novidades já presentes no ios há dois anos?
          Tipo o que mesmo?
          Convenhamos que muitas destas novidades na verdade são aprimorações do que já existia no M e no N.
          Se formos ao basico do fazer chamadas e mandar sms sim, a ios é a rei nesse quesito com os simplismos do seu sistema.

    3. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Smart Text Selection?

  15. Avatar de Mario
    Mario

    O pip foi lançado à cerca de 6 anos e desde a versão do python 2.7.9 que vem por defeito.
    Eu curtia era mesmo um iphone em vez de um iohone.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O iohone é uma nova marca de smarphone chines?

  17. Avatar de Pedro Meira
    Pedro Meira

    agora de manhã já tinha disponível a atualização Android oreo no meu Nexus 6P, ao instalar ocorreu erro de validação. 36.5mb de ficheiro

  18. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Vou comprar um Nokia para a Maria. Pelo menos vem com Android puro e segundo Cnet vai actualizar.