Chainfire já conseguiu fazer root ao Google Pixel

34 Comentários

Com o lançamento do Android 7.0 e do Google Pixel, a gigante tecnológica tinha introduzido algumas medidas de segurança adicionais para prevenir a utilização do root.

Após algum tempo de espera, a Chainfire anunciou que conseguiu finalmente fazê-lo neste smartphone, mas somente com algumas alterações mais profundas.

Google Pixel

Um dos principais destaques do Android é sem dúvida a sua grande capacidade de personalização, que pode ser ampliada com acesso a permissões root.

Na última versão de Android, a Google decidiu dificultar o uso destas permissões, tendo incluído medidas de segurança adicionais como o DM-Verity, que identifica se o dispositivo tem ou não root e impossibilita o uso de certas aplicações caso a resposta seja positiva.

Esta nova política de segurança estava a atrasar o root no Google Pixel, algo que se inverteu hoje quando a Chainfire anunciou no Twitter que tinha finalmente conseguido aplicar estas permissões no novo dispositivo da Google.

Embora esta operação tenha sido possível, para que resultasse, implicou a desactivação do DM-Verity e a modificação das partições de sistema. Devido ao elevado nível de dificuldade desta operação esta é uma opção que não é facilmente replicavel para a maioria dos utilizadores.

Agora que o primeiro passo está dado, o Chainfire pretende desenvolver um novo método alternativo mais simples e que não envolva as modificações necessárias actualmente.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário S.M
    Mário S.M

    lol! segurança google! o pio é que usou um exploit par linux que toda a gente já sabe!

    1. Avatar de  
       

      O que é que fazer root ao telemóvel tem a ver com a segurança do dispositivo?

      1. Avatar de Ricardo Ruivo
        Ricardo Ruivo

        o que é que entrar na conta de superadmin do tem PC tem a ver com a segurança do teu PC??

        1. Avatar de Cristiano
          Cristiano

          Não existe forma nenhuma de segurança que previna qualquer modificação se a pessoa tem acesso físico ao equipamento.

          Isso realmente não tem nada a ver com segurança linux ou android…

    2. Avatar de Rúben Silva
      Rúben Silva

      lol? o que é que o root tem a ver com a segurança da google?… além de não ter nada a haver e dizer isso não se lembra que existe jailbreak para todos os iphones que vão saindo também.

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      Descobriram uma falha num sistema aberto… mais engraçado é quando o descobrem em sistemas fechados como o iOS.

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Quando descobrem, enviam à Apple, ela corrige, compensa-te pelo trabalho, envia a correcção a toda a gente.

        1. Avatar de Ralk2
          Ralk2

          ou vc vende essa falha para alguma empresa de espionagem e ganha umas 300 vezes mais e essa falha vai ser explorada sempre.

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          Sim, o jailbreak é enviado à Apple sem falhar, como foi o Pegasus/Trident. Fia-te na virgem!

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas, LIBERDADE no smartphone, a escolha de cada um. Acho muito bem…

    1. Avatar de FAB
      FAB

      liberdade?

      Liberdade era se viesse com root de origem, agora recorrer a falhas de segurança para obter root, não é liberdade nenhuma!

      Com cada um!

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Tal como o jailbreak no iOS.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Ninguém disse que há liberdade no iOS.

          É um walled garden, e funciona bem assim, obrigado.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            E de vez em quando a raposa salta o muro, entra no galinheiro e apanha as galinhas todas desprevenidas, fiadas no muro.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém me explica porque a Google tenta evitar que os utilizadores façam root? O que perde a google com isso?

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Controlo.

      E controlo é dinheiro.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        É esse o segredo da Apple

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      O Android e o iOS tem um sistema de privilégios, contudo o utilizador comum não precisa de ser administrador do dispositivo para trabalhar com o mesmo.
      E por outro lado serve para proteger garantias. Por isso e que Apple, Samsung, LG e por ai fora são contra root/jailbreak.

    3. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      durante anos vi comprarem telemóveis populares e com uma grande comunidade como motorolas com stock android ou nexus, e também OnePlus e isto é devido a quererem fazer roots e mudar rom’s, faz com que esses telemóveis vendam milhões e milhões. agora o que seria sem root e sem custom rom’s esses geeks vão comprar o que ? concorrências da google 😉

    4. Avatar de Li70
      Li70

      Por exemplo tenho um LG optimus G de 2012 mas com root.
      Permitui-me de Instalar a ultima Rom 7.1 Nougat que ainda nem saiu para varios moveis recentes.
      E funciona muito bem.
      A bem dizer e como se tivesse um novo movel.

  4. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Certamente que existe algum tópico no XDA sobre isso. Era interessante que isso fosse incluído no artigo.
    Ainda assim, o Google resolve…

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas Miguel, uma das razões é que assim podes instalar apps o outras coisas sem teres de gastar €, e assim a google perde muitos milhões nas vendas “se podes ter de graça porque pagar ?”, a apple nisso está muito há frente, “queres pagas”, como por exemplo a apple store faz milhões porque o clientes praticamente não tem escolha, agora cada um olha pelo seu bolso…

    1. Avatar de Balmer
      Balmer

      “Uma das razões é que assim podes instalar apps”

      Nunca foi preciso root para isso.

      “a apple nisso está muito há frente”

      Chama-se JailBreak, o resto…

      Educa-te sobre as verdadeiras razões porque a Google, ao contrario de outros como a Xiaomi, favorecem a ideia de não ter root activo nem deixar o mesmo acessível a dois cliques de distancia.

    2. Avatar de Rúben Silva
      Rúben Silva

      desde quando é que precisas de root para instalar qualquer app que seja, independentemente de quereres pagá-la ou não??? vocês informem-se primeiro antes de dizerem estas baboseiras que se lê por aqui a baixo, só as dizem sem saber porque querem a toda a força arranjar algum motivo forçado para que façam o android inferior ao iOS…

    3. Avatar de Ricardo Ruivo
      Ricardo Ruivo

      Caro Nelson, uma das razões pela qual se faz o root é o contrario do que dizes… não para instalar app mas sim para desinstalar a tralha toda que vem na rom de fabrica… quanto a apps quase todas tem uma versão gratuita… que pode ser do mesmo programador ou uma outra parecida doutro programador, até porque no tempo em que andamos todos querem experimentar antes de pagar por.

    4. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Tanta alternativa que há na loja da Apple sem pagar por aplicações. Se as pessoas pagam é porque preferem pagar para ter melhor, e porque não querem andar com o trabalho de fazer pirataria, que também existe.

  6. Avatar de Monica
    Monica

    http://techcrunch.com/2016/10/27/apple-says-no-fun-allowed-on-the-touch-bar/
    A apple não quer que os developers brinquem com a sua barra touch! Lol
    As pessoas não podem fazer o que querem agora? Se querem brincar, que brinquem.
    Se querem usar para trabalho que usem.
    Já estou a ver que vai limitar o desenvolvimento da sua barra touch.
    A apple quer que toda a gente siga o seu pensamento, e que não faça o que bem lhe apetecer. Fight free world!

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      :S São guidelines, como os guidelines para o interface gráfico no ecrã (o que nunca impediu experimentar), não são impedimentos. O único impedimento vem do que as APIs e drivers não possibilitam fazer.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tipo” não façam root, a googl€ quer dominar a vossa vida”… Bem feito

  8. Avatar de Leonardo Rodeira
    Leonardo Rodeira

    Não sei qual o grande espanto das pessoas a esta notícia e as acusações de falta de segurança… Uns dias depois da apresentação da linha pixel, um responsável da google disse que o root seria algo possível, que a google não iria impedir que o root fosse feito na linha Pixel.

    1. Avatar de skiz
      skiz

      não sei se no caso do programa nexus root toolkit vão incluir a linha pixel. se fosse era mais fácil de fazer root

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    As pessoas esquecem-se ou não sabem que o Android, tal como algumas outras distribuições de linux tem duas versões: a fechada e a aberta. A fechada está na maior parte dos dispositivos. A versão aberta apenas algumas empresas ou grupos a modificam para as suas necessidades (Android Open Source Project (AOSP)) .