Cerca de 90% dos utilizadores não têm o Android Nougat

72 Comentários

Já diz o ditado que “Quem espera… desespera!”. Passado quase um ano desde o lançamento do Android Nougat, o problema da fragmentação continua a ser um fantasma para muitos dos utilizadores que têm Android.

De acordo com números oficiais da própria Google, o Android Nougat está apenas instalado em 11,5% dos dispositivos.


Os utilizadores que comprem dispositivos com Android correm o risco de ter de esperar uma “eternidade” para receber a versão final do sistema. Tal cenário não é propriamente uma novidade e a culpa não é da Google mas sim das estratégias dos fabricantes que demoram em lançar a última versão para os seus dispositivos (para alguns modelos não é disponibilizada qualquer tipo de atualização).

Do lado oposto temos a Apple onde este é quase um não problema. Mas vamos aos números oficiais da Google.

Segundo a informação publicada aqui, o Android Marshmallow, lançado em 2015, continua a ser a versão mais popular da plataforma da Google com 31,8% e até cresceu 0,6% comparativamente a Junho.

O Android Lollipop é a segunda versão mais popular estando atualmente presente em 30,1% dos dispositivos. A última versão do Android, o Nougat (7.0 e 7.1) tem agora um share de 11,5% (em junho era de 9,5%).

Os números da Google mostram claramente que muitos dos fabricantes de smartphones demoram a lançar as atualizações. Seja por questões de estratégia de mercado ou por falta de recursos, a verdade é que o utilizador final é sempre o prejudicado.

E você, já tem o Android Nougat  no seu smartphone?

Fonte: Android Developers

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    como ter nougat no TP-Link Neffos C5 Max?

    1. Avatar de keramex
      keramex

      Não vai ter…. perguntei à Tp-link por mail e a resposta que obtive foi que a linha C não irá ser actualizada

  2. Avatar de Toder
    Toder

    O meu morreu na praia com o 6.0(

  3. Avatar de jonas
    jonas

    Htc 10 com 7.0;
    Htc u11 com 7.1.1;
    Nexus 7 2013 android 6;
    samsung A5 2015 android 6.

  4. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Aqui com Xperia XZ, Nougat 7.1.1

  5. Avatar de youtube
    youtube

    tive um samsung galaxy s1 em que o suporte oficial morreu no android 2.3.3, e consegui que se se aguentasse graças ao suporte da comunidade e usei o dito até ao android 4.4, depois disso o hardware já não dava mais aguentou-se bem 3 anos e meio, foi quando então comprei o galaxy S4(o meu actual) o suporte oficial morreu no android 5.0.1, e graças á comunidade ainda está para as curvas já vai com o android 7.1.2, e já lá vão quase 4 anos…

    simplesmente o problema da desgragmentação é suporte do fabricante durante dois anos e na maioria dos casos só chega um update de versão e ficam por ai, recorrer á comunidade para ir mantendo o smartphone actualizado é uma alternativa, mas não é para qualquer pessoa, e há modelos que pelos mais diversos motivos não são abrangidos pela comunidade, logo nascem e morrem com a versão com que sairam para o mercado, sem um unico update…

    isto da desfragmentação, nunca vai acabar, pois isto não está depende da Google, pois esta lança a base android, depois os fabricantes tem de compilar a base para que funcione nos seus aparelhos que cada marca tem n smartphones no mercado, o que se torna impossivel darem suporte visto que lançam modelos novos de ano a ano e interessa vender é o novo, o que já saiu logo se vê o que depois vem com a desculpa que a nova versão android o hardware não é suportada o que na realidade depois é pura mentira pois a comunidade lança novos firmwares com a ultima versão para esses mesmos smartphones…

    o android só acabava com a desfragmentação se funcionasse como a apple, um modelo de smarthone e outros despositivos, e ir dando suporte aos mais antigos até estes já não darem mais, agora assim, com milhares de despositivos android aparecer anualmente a desfragmentação nunca vai acabar…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      queres dizer é que não depende SÓ da Google. Eles têm a sua quota de responsabilidade.

  6. Avatar de rfonz
    rfonz

    É mais que óbvio, ainda no outro dia saiu uma notícia aqui no pplware a dizer quais os smartphones da Xiaomi iriam receber o nougat. por exemplo um redmi 3s que é telemóvel até para correr o 8 não vai receber o 7, assim claro que é normal. único grande problema do Android, telemóveis capazes e por culpa das fabricantes não receberem atualizações

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Mas há ROM’s fidedignas baseadas no Nougat… pelo menos para os que têm processadores snapdragon, basta pesquisar!

      1. Avatar de rfonz
        rfonz

        Verdade. mas e quem não sabe trocar roms? ou quem tem garantia e não quer perder?

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      A maior parte dos terminais com SD 6xx 64- bit e superior e 2 GB ou mais de RAM podem ter qualquer Android, só não tem porque os fabricantes de hardware (Qualcomm, Samsung, LG, etc) tem que ter pretexto para vender e cada versão grande de Android é um bom motivo. Os ecrãs, baterias, fanfarras, etc agora pouco evoluem. Se o S6 ou Note 4 recebessem todos os updates de software e Android 8 acham mesmo que a maioria trocava? Nop. Acham mesmo que a maioria das coisas do meu S8 não funcionariam num S6 ou S5? Claro que sim …

  7. Avatar de Samuel Rafo
    Samuel Rafo

    Recentemente fiquei farto do desempenho do meu aparelho, falta de espaço e da lentidão da Motorola em atualizar o Moto E2 LTE (xt1514) para o nougat (que já tinha demorado mais de 1 ano para atualizar para o android 6.0.1), então instalei uma custom rom com android 7.1.2, e fiquei impressionado! O aparelho está se comportando muito melhor, tanto na fluidez quanto na duração da bateria, que ganhou pelo menos 5 horas, plus o led de notificação que passou a ter alguma utilidade. Me sinto literalmente com um aparelho novo. Acho que quem possuir conhecimento e paciência deve fazer o mesmo, já que se depender da fabricante – que não se importa com seus usuários – seu aparelho vai passar a vida útil sem uma maldita atualização, só para que alguma hora você fique farto e compre outro aparelho mais novo, com alguma versão mais nova do android (cheia de bloatwares que o governo e a fabricante empurram) e fique alimentando a esperança de atualizações que provavelmente nunca virão.

  8. Avatar de André
    André

    Na minha opinião a culpa é da própria Google e não dos fabricantes, a maneira como o android é atualizado já devia ter mudado à muitos anos, o sistema devia ser capaz de receber atualizações da própria Google

    Por exemplo o windows, tem milhares de dispositivos diferentes de marcas diferentes, etc…e no entanto todos recebem as atualizações (caso estejam ativas claro)

    1. Avatar de Pedro Cascão
      Pedro Cascão

      +1 +1 +1!!!

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Windows é sistema fechado, e mantido exclusivamente pela Microsoft. O Android é diferente, pq cada fabricante customiza o Android. Android dum Samsung é diferente do Lg, ou outro qualquer. Mesmo kernel, mas depois cada um faz que quiser. Acredito que um S4 corre sem problema um Android 7,mas Samsung quer é vender os novos

  9. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Cerca de 90% dos utilizadores continuam a utilizar o telemóvel sem se importar com isso.

  10. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    É por esse suporte que cada telemóvel Apple tem 118 dólares incluídos no preço que é para o suporte, durante 3 anos, de software. Só que a Apple só permite que os seus equipamentos recebam actualizações… já que o IOS não serve para mais nenhum dispositivo. Se só tem de cobrir 20 modelos, é fácil evitarem problemas de hardware e drivers. No caso do Android, a google fornece o sistema operativo, o resto é da responsabilidade das empresas montadoras ou das empresas de venda ao público. Com um suporte de 2 anos em cada modelo, muitas vezes nem 1 update é feito, pois o modelo vende 5 milhões de unidades e morreu porque apareceu um novo 10 meses depois.

  11. Avatar de censo
    censo

    Mas onde está a novidade, atendendo à quantidade de equipamentos e fabricantes que usam o android desde o primeiro momento ? Tanto alarido. Quando saiu o primeiro android eram 100% dos utilizadores que usavam a versão do sistema. Enfim.

  12. Avatar de Sargas
    Sargas

    Eu tenho um UMI TOUCH e sempre fiquei pelo 6.0. Foi uma desilusão.

  13. Avatar de VC
    VC

    Se todas as pessoas atualizassem os telemóveis para as versões mais atuais através de ROMs personalizadas… garantidamente os valores seriam outros.

    1. Avatar de VC
      VC

      Por isso continuo a usar o Nexus 5, neste momento com Android 7.1.2 e com os updates de segurança de Julho 2017. No Android não adianta ter um bom hardware, se não tiveres uma comunidade, sim porque os fabricantes não são competentes a esse nível (da trabalho), que faça um port da ROM para esse equipamento.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Eles são competentes e espertos: suporte dá trabalho e adia troca de terminal e isso não é bom num mundo capitalista.

        1. Avatar de VC
          VC

          Por isso o codigo fonte é disponibilizado… Para qur possam portar as novas versoes para outros equipamentos

  14. Avatar de Ronaldo Sousa
    Ronaldo Sousa

    Tenho um s7 edge já recebi um Android nougat 7.0 no mês de maio tá muito bom um meu aparelho

  15. Avatar de Pedro Cascão
    Pedro Cascão

    Tenho um Zenfone 3 com Android 7 (7.0) e sei que não irei ter mais nenhuma atualização pois irá lançar o Zenfone 4. Um telemóvel tão capaz e não tem atualizações desde abril.

    1. Avatar de censo
      censo

      E precisas da atualização para quê? O telefone não está a funcionar? Tanta paranoia com a atualização.

      1. Avatar de Pedro Cascão
        Pedro Cascão

        As atualizações são essenciais, principalmente as de segurança que só tenho a de 1 de abril

        1. Avatar de censo
          censo

          Meteram-te na cabeça que são essenciais, quando na realidade não precisas delas.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Ora isto é que é teoria da conspiração anti conspiração.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Realmente Censo. Também nunca atualizar os computadores lá de casa. Não vale a pena ser paranóico . Se é que isso faz sequer algum sentido.

      3. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        sim sim..fia-te na virgem e depois queixa-te

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          O Censi e troll, don’t feed the troll. Anda sempre a mudar de nick e a dizer parvoíces. Actualização é fundamental e por isso recomendo iphone

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Eu tenho o ZF2 e “morreu” no 6… Pelo que se entende não é feito o update para o 7 por isso mesmo, querem vender o ZF3.
      Pelo que pesquiso, as roms alternativas não estão 100% funcionais, pelo que entendei muito por culpa de o processador ser Intel…
      Mas é triste, Intel+4Gb ram+32Gb rom e ficar pelo 6…

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pudera ainda só ontem recebi o update para o 7.0 lool

  17. Avatar de Jorge Ferreira
    Jorge Ferreira

    Ace 3 aqui a correr LineageOS 7.1.2 LOL

  18. Avatar de António Marques
    António Marques

    Tenho um elephone s7 e já recebeu nougat 7.1 em junho, BOM equipamento, estou satisfeito.

  19. Avatar de umgajoquesabeumascenas
    umgajoquesabeumascenas

    Uma pergunta técnica, aqueles bocados de Nougat que estão em cima do telemovel não são de torrão de Alicante?

  20. Avatar de Uma Vergonha
    Uma Vergonha

    Eu tenho Marshmallow, e a razão pela qual não tenho Nougat é devido à UE ser um sindicato de proteção das multinacionais, em vez de ser um organismo de defesa dos cidadãos.

    A Google já há muito tempo que devia ter sido obrigada a fornecer, oficialmente e de raíz, a possibilidade dos utilizadores serem donos daquilo que compram, nomeadamente de terem root (equivalente à conta de Administrador num PC com Windows).

    E as diversas marcas já há muito tempo que devia ter sido proibidas de condicionarem a garantia à opção dos utilizadores de fazerem root dos seus telefones.

    Se a UE service para defender os interesses dos cidadãos, eu já teria root, manteria a garantia do MEU telefone, e já teria Android Nougat, de forma a ter as atualizações de segurança mais recentes.

    A UE, a Google, e os fabricantes, são todos uma VERGONHA!!!

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Tu queres obrigar a google que faz o SO de graça (óbvio que indirectamente ganha muito, mas tu não pagas o SO) a dar – te a ti e às apps maliciosas acesso total? Lolol já agora que te paguem por usá -lo …

      Agora as companhias que os fabricam essas sim, tu pagas centenas de euros e tens péssimo suporte e ninguém faz nada contra (também se vires as reuniões de eurodeputados etc todos eles andam com Apple por isso nem querem saber a não ser que dê muito dinheiro para eles depois investirem no banco europeu e estarem dinheiro aos países do sul com juros altíssimos)

      1. Avatar de Uma Vergonha
        Uma Vergonha

        A google não faz o esqueleto do Android, apenas muda pouco mais que a embalahem.

        A base é linux, onde existe conta de administrador. E é desenvolvido de forma gratuita, e era o que faltava a Google pegar nisso e depois cobrar pelo que não fez.

        O root é a liberdade do utilizador. Não é malicioso. Tal como a conta de Administrador num PC.

        Eu queria root para poder instalar o Android 7, que a marca já não disponibiliza para o meu telefone.
        E queria também poder apagar o bloatware, e melhorar a performance com alterações nas configurações só possíveis com root (passar de 4k para 1080p por exemplo, mais que suficiente para mim).

        Tal como as definições de Programador, também devia ser possível os utilizadores mais avançados terem root.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Eles não são, nem têm de ser obrigadas a nada desse género. Eles vendem smartphones como quem vende micro ondas. É a ti que cabe votares com a tua carteira.

      Há aquele ditado inglês , fool me once shame on you, fool me twice shame on me.

      1. Avatar de Uma Vergonha
        Uma Vergonha

        Têm de ser obrigados, porque obviamente estão a tirar liberdade aos utilizadores de usufruírem a 100% daquilo que compraram.

        É para isso que existe a regulação! Para intervir quando o mercado não funciona: neste caso há cartelização, pois nenhuma marca oferece alternativa.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Estás a misturar coisas.

          Eles não te impedem de usares como quiseres. Além disso nunca usas 100% de nada, tenta provar isso em tribunal.

          A regulação já interviu e obrigou-os a fornecer os míseros updates que agora se recebem, porque antes eram mesmo nulos.

          Não ha alternativa? Há sim, tu é que podes não querer por algum motivo. Tens uma marca que oferece os updates que pretendes e sem ser obrigada.

        2. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Teres root no telemóvel não é sinónimo de perderes a garantia. Diz antes que queres já a papinha toda feita. Faz-te à vida e desbloqueia o teu.

  21. Avatar de Zé

    Elephone p9000 nem sequer para hard reset dá quanto mais a actualização 🙁

  22. Avatar de Emerson
    Emerson

    Galaxy S6 edge Atualizado (dia 06 jul 2017) via smart switch. Ateeeeeeé que enfiiiim!

  23. Avatar de Antonio
    Antonio

    O meu S6 Edge, está na lista da Samsung para atualização, porém só Deus e talvez a própria Samsung sabem qnd isso ocorrerá!!

  24. Avatar de Thallia
    Thallia

    Tenho o Lenovo vibe k6 plus alguém sabe se vou receber essa atualização de 7.0? Porque a Lenovo prometeu isso e até agora nada.

  25. Avatar de Joao
    Joao

    Será assim tão dificil fazer telemóveis que sejam atualizáveis, tal como os pcs ?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Todos eles são atualizáveis. Agora, que tenham esse suporte do fabricante, só tens uma granda marca na praça.

    2. Avatar de null
      null

      Simples e curto… o problema são os drivers….sem drivers….népias

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Os drivers não são problema nenhum. O problema são os fabricantes terem background de vender eletrodomésticos.

  26. Avatar de Luiz Eduardo
    Luiz Eduardo

    Eu tenho um J7 prime e não tenho nenhuma informação se ele vai atualizar pro Android N

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Pelo que parece a Samsung já anda a testar a versão 7.0 para esse dispositivo.

  27. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas LG4 sabem se vai ter actualização para o Nougat?

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Tirado do site androidauthority: “March 6, 2017 – Unlocked: The LG G4 will be updated to Nougat in Q3 (June to August), a company official said.”

      Ou seja, parece que vai receber a atualização entre Junho a Agosto.

  28. Avatar de Victor Silva Hugo:2015?
    Victor Silva Hugo:2015?

    Sem comentários!

  29. Avatar de Pedro Faria
    Pedro Faria

    Sony Xperia X Compact com Android 7.1 e patch de segurança de 1 de Junho.
    Começou no 6 e já vai no 7.1. Têm saído (de 2 em 2 meses, se tanto) os patchs de segurança (e há 2 semanas) recebi o 7.1.1. A Sony tem sido excelente nos updates de software (basta relembrar que o Z5, lançado em Outubro de 2015 já tem o 7 e estão a testar o 7.1).

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      São os 2 anos obrigatórios por lei. A seguir a esse update, terminou.

  30. Avatar de anderson da rosa
    anderson da rosa

    Como ter a atualização no doogee f7pro

  31. Avatar de Altair
    Altair

    A melhor coisa a se fazer é trocar a ROM dos dispositivos, pq se depender dos fabricantes não vai ser atualizado nunca, coloquei o lineageos no meu Asus zenfone 2 e não tenho problemas, muito pelo contrário, tem atualização pelo menos umas 3 vezes por semana, não me arrependo nem um pouco da escolha que fiz.

  32. Avatar de Altair Costa
    Altair Costa

    Comprei um Moto G4 play e tinha lido que a Motorola atualiza os aparelhos em pelo menos duas versões. Até agora nada do 7.0 e já na realidade de não receber o 8.0. Política do comprar.

  33. Avatar de Crente
    Crente

    Ó faxavor, saia um update directo do KitKat para o Nougat aqui pró meu Vadofone Smart Turbo 4!

  34. Avatar de Soraia Branco
    Soraia Branco

    Tenho Xperia Xa ainda não tenho o android 7.0 nougat

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Nem deves ter . É Gama baixa e mediatek.

  35. Avatar de Tony
    Tony

    Eu tenho um Motorola MotoG4, versão normal ,a intermédia , e já foi atualizado para Android 7.0 à meses, acho que foi em Março, já várias atualizações de segurança também, apesar de não ser um topo de gama, estou muito satisfeito! Nunca deu nenhum tipo de problemas, muito fluído e rápido em tudo, cá em Portugal não vejo quase ninguém com Motorola, mas vale a pena, é o primeiro Motorola que tenho, mas valeu bem a pena, bom custo/benefício .

  36. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    no meu asus zenfone 3 5.5″ ainda não chegou chegou a atualização para o 7.0 e como importei ele através do mercado livre tô achando que comprei algo pirata, não consigui descubrir ainda, porém se descobrir vou ficar me lamentando

    1. Avatar de Pedro Cascão
      Pedro Cascão

      Tenho o Zenfone de 5.2 polegadas e já tenho o Android 7 à muito tempo. Melhorou bastante tudo

  37. Avatar de Anderson
    Anderson

    Alguém sabe me dizer quando vai atualizar o viber lenovo k6??? Pq tá fogo…estou no aguardo até hj e nada…

  38. Avatar de Fabio
    Fabio

    Grande Apple…. Tive um iPhone 4 quase 7 anos e as atualizações só pararam no início do ano….

    A isto se chama customer care… Tudo o resto é paisagem

  39. Avatar de Victor
    Victor

    Esta tarde recebi o Nougat 7.1.1 para download via OTA no Wiko Prime