Bootloop no Android depois de instalar uma “Custom ROM”?

56 Comentários

O mundo do Android dá a possibilidade dos utilizadores experimentarem (pelo menos a alguns) sistemas personalizados (as tradicionais Custom ROMs). Estas versões personalizadas são normalmente desenvolvidas por equipas independentes, como é o caso da CyanogenMod, ParanoidAndroid, AOKP, MIUI, JellyBAM, entre outras, oferecendo outra liberdade e “poder” aos equipamentos.

E se, ao instalar um “Custom ROM”, o equipamento entrar em em loop durante o boot?

android_01

A Google disponibiliza livremente o código fonte do seu sistema através do projecto AOSP – Android Open SourceProject, que depois é usado pelos fabricantes para criarem as Stock ROMs para os seus próprios equipamentos mas também por outras equipas que procedem à personalização do sistema.

Um dos projecto mais populares nesta área é o CyanogenMod que oferece actualmente suporte para mais de 200 dispositivos, tendo recentemente lançado já o CyanogenMod 11 baseado no Android 4.4.3.

Um dos “problemas” mais frequentes quando se instala uma Custom ROM é quando o equipamento entra em loop no boot. Existem várias razões para tal acontecer, mas hoje deixamos aqui a solução “tradicional” para resolver tal problema, recorrendo ao Stock Recovery.

Como fixar o problema de Bootloop no Android?

Para resolver o bootloop no Android, recorrendo ao Sotck recovery, basta que siga os seguintes passos:

Passo 1) Desligue o dispositivo Android

Passo 2) Entre no Recovery mode através de uma combinação de botões (depende do fabricante)

(Por exemplo, na maioria dos dispositivos Samsung basta carregar simultaneamente nos botões Volume UP + Home + Power)

Passo 3) Seleccione as opções “Wipe data/factory reset

wipe_01

Passo 4) E depois basta confirmar escolhendo a opção YES

wipe_02

Feito isto basta reiniciar e confirmar se o equipamento agora já apresenta um “boot normal”.

Como referido esta é apenas umas das muitas soluções que existem para este tipo de problema. Caso não resolva, podem sempre aceder às opções avançadas (ver passo 3) e em seguida escolher Wipe Data/Factory Reset > Wipe Dalvik Cache e depois escolher format /cache e format /data.

wipe_03

Para quem acaba de instalar uma Custom ROM e se depara com o sistema em loop… não desespere! As soluções apresentadas, em princípio, resolvem facilmente problema.

Tem uma custom rom no seu equipamento? Já alguma vez teve um problema deste género?

Via | Maketecheasier

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Silva
    João Silva

    Eu tive algo do género(o telemóvel reiniciava do nada e não tinha padrão, tanto podia ser após 5 min de o ligar como 8h, mas o normal era estar em constante reboot), com actualização do Google no meu Nexus S por OTA. Solução, mandei para a Vodafone e fazeram-me um downgrade para o 2.3. A partir daí decidi instalar ROM’s.

    1. Avatar de andrOtários
      andrOtários

      custom roms e bootloops??? isso e so para os lagdroid fans! No iphone ou nokias (tlms a serio) isso nao acontece.. agora pensem!

      1. Avatar de Xis
        Xis

        Obviamente que se não podes ter custom roms no isheep e nos nokia, também não podes ter problemas com elas. Mais valia teres pensado tu antes de escreveres asneiras…

      2. Avatar de Wtf
        Wtf

        Nos nokias tambem tens cust roms
        BTW antes de carregar em submeter pensa bem na shit que vais postar o “andrOtário” LOOL

      3. Avatar de lel
        lel

        mete mais tabaco

      4. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Lol, o esperto és tu que gasta 700€ para se limitar a fazer e receber mensagens eh eh

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Excelente Artigo!

    Apenas ficou a faltar a informação de que com o factory reset todos os dados guardados no telefone são eliminados 😉

    1. Avatar de Rui Guedes
      Rui Guedes

      E que dados são esses depois de acabar de instalar a ROM? 😉

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Configurações, contactos, mensagens, aplicações e afins… Existem muitas Custom rom que não fazem hard reset quando as flasham 😉

  3. Avatar de Alex
    Alex

    Tenho visto esse problema de loop de boot em versões oficiais dos fabricantes, geralmente acontece quando um app apresenta erro na instalação ou durante o uso, o google deveria apresentar uma forma de contornar esse erro com um boot no modo de segurança ou algo parecido que possamos identificar e resolver o problema sem recorrer a flash de memória ou hard reset, imaginem se toda vez que seu windows ou linux apresentar um erro você tenha que reinstalar o sistema, todo o mundo viraria técnico.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Totalmente de acordo. Já ando a dizer isso há muito tempo! Nesse aspecto o Android é uma anedota!

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Certa altura tive um HTC Magic que depois de uma tentativa de instalação de uma rom CM, nem bootloop estava, “brickou” por completo. Era um equipamento manhoso para colocar rom, porque tinha que se alterar o SPL e o Radio e bastava um dos dois não ser o correcto e estava problema armado. Muitas horinhas perdi eu até conseguir devolver o bicho ao mundo dos vivos. Mas há males que vem por bem aquele tempo perdido de volta do HTC e depois de um samsung, entre outras coisas como as bem ditas actualizações que o HTC não teve nem sequer uma (ficou-se pelo 1.6 Donut), levou-me a comprar um iPhone 4 que depois troquei por um 5S e até hoje super satisfeito. Não digo que não mudo outra vez para para android, mas para isso o SO da google vai ter muito que provar.

    1. Avatar de OMG
      OMG

      E nunca brickaste nenhum iPhone ao trocar-lhe a rom?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Os iPhones não brickam;)

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Tens que comprar um para descobrires…

          2. Avatar de OMG
            OMG

            Não preciso de comprar um “papa-reformas” para cumprir limites de velocidade; por mais rápido que seja um carro, só ultrapasso os limites se quiser, mas para quem não se consegue controlar, sobra a hipótese do “papa-reformas”.

          3. Avatar de Daniel Pinto

            Será pk não existem “ROMS” (no sentido em que estamos a falar aqui) cozinhadas…

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            @omg, o teu problema é seres um tipo limitado, que só vê bonecos verdes á frente, tens que alargar os teus horizontes, experimentar coisas novas. para ti tudo o que não seja android não presta e se for Apple então pior ainda. tens experimentar para poderes dizer bem ou mal.Eu tenho recomendado equipamentos android a muita gente que não tem possibilidades de comprar um iPhone 5c ou 5s e não me custa admitir que um Moto G ou um Nexus 5 (principalmente desde que a google o começou a vender em PT, representam uma melhor compra relativamente ao iPhone mais barato, o 4S. Porque essas pessoas, na sua grande maoria nem o SO que o equipamento tem sabem ver e querem apenas uma coisa que lhe dure e que seja actulizavel

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            @Daniel Pinto, eu sei que não existem roms cozinhadas para iPhone, a não ser que se considere que os .ipsw alreados pelo UltraSnow e pelo Redsnow, sejam roms alteradas. E acho o @OMG que também sabe, por isso a minha resposta foi dada á medida da pergunta “espertalhona” dele.

          6. Avatar de Nuno
            Nuno

            @omg, já agora se com a história do “papa-reformas” estavas a insinuar que sou velho, estás muito ao lado.Infelizmente ainda me restam muitos anos a trabalhar e a descontar para pagar RSI a certas pessoas

          7. Avatar de OMG
            OMG

            Tens problemas de compreensão, não percebeste a analogia e tentas disfarçar com ataques pessoais de bonecos verdes e não sei quê, que não te levam a lado nenhum.
            Recomendas um Android a quem quer procura algo actualizável, sendo que nem o SO sabe ver? 😀
            Com amigos assim…

        1. Avatar de Edgar Almeida
          Edgar Almeida

          Ai não? Eu já brickei um iPhone e foi uma dor de cabeça para o voltar a trazer à vida.
          Já os android que brickei têm soluções mais fáceis de desbrickar

          1. Avatar de OMG
            OMG

            A solução para o meu SGS foi levá-lo para a Tamet… ao abrigo da garantia (lá se vai a teoria que o bicho papão de trocar Roms’s quebra a garantia).

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Tu está como o “outro”, tens leitura selectiva, se conseguires vê bem os androids que recomendo, está la escrito. E eu não tenho problemas de compreensão, tu é não sabes diferenciar analogia, de sarcasmo, que foi o que sem saberes estavas a tentar usar com a “perguntinha” se não tinha brickado nenhum iPhone ao mudar-lhe a Rom, mas mais uma vez se a tua leitura selectiva não te atrapalhar lê a resposta que dei ao Daniel Pinto e tenta compreender.

          3. Avatar de OMG
            OMG

            Não sabes o que é uma analogia.
            Não me vou dar ao trabalho de ler… nenhum Android é recomendado para quem quer atualizações “fáceis”.

    2. Avatar de Nuno nuno...\
      Nuno nuno…\

      De facto se não sabes efectuar uma alteração de ROM o melhor é mesmo te manteres com o iphone

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Deves tar a brincar comigo, o HTC MAGIC foi dos primeiros equipamentos android á venda em PT, mas tu nessa altura devias estar muito ocupado a ver o Disney para saberes isso. Quanto ao saber instalar roms, se quiseres dou-te umas dicas…

        1. Avatar de Redin

          Para aproveitar a tua amabilidade, vou-me aproveitar dos teus conhecimentos e pedir se sabes como fazê-lo para o Sony Xperia J, embora não esteja esperançado sobre o CM mas uma rom que me permitisse eliminar programas desnecessários e inúteis que só me ocupam a memória do sistema.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Para ser sincero ao Xperia J, nunca mudei nenhuma rom, mas deixo-te a aqui a dica de um “expert” me deu em que apenas alterei na parte em que se aplica a ti:
            “De facto se não sabes efectuar uma alteração de ROM o melhor é mesmo te manteres com o 3310”
            espero que ajude

        2. Avatar de diogo
          diogo

          Tu é que deves estar a brincar, tinha um colega (mais velho) que tinha o magic e trocava-lhe e muito mais e nunca teve problemas

    3. Avatar de diogo
      diogo

      Este é fino, muda para iphone porque perdeu muitas horas a tentar trocar a rom de um android, como se o iphone fosse melhor nesse requesito -.-

      Quer dizer, tentas ir ao extremo da versatilidade do android, corre mal e trocas para um quase zero de versatilidade

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Tens voltar á escola para aprenderes a interpretar Português, tens uma leitura selectiva. Quanto á mudar para iPhone, acho que tenho esse direito, ou não? Tu e outros fanáticos como tu querem implementar a ditadura do android. E para finalizar falas pela experiencia de outros e não pela tua, dessa conversa do ” ah e tal tenho um amigo que fez e aconteceu” já eu estou farto…

      2. Avatar de andrOtários
        andrOtários

        nem toda a gente tem a vida de “nerd” que tu tens, e gosta de perder tempo com pcs ou arranjar problemas de tlms. Eu compro e uso de forma simples. IPhone é rapido e simples, alem de ser o tlm mais elegante do mercado. Nao concordas? Ve pessoas com dinheiro, boas posicoes nas empresas, na tv e usam todas iphone. Agr quando preciso de arranjar o pc ou o tlm vou falar com a malta como tu que serve para arranjar o que as pessoas com dinheiro n tem paciencia para fazer.

        1. Avatar de José
          José

          Hoje em dia o IPhone não é sinal de exclusividade, até pessoas sem o dito “status” têm um (trabalho no ramo da construção, portanto confirmo pelo que vejo), já foi símbolo disso mas já não é… O design pode ser bonito para ti e feio para outras pessoas, é sempre gostos pessoais e isso não se discute.
          Na verdade vocês fanáticos do “I…” é que não admitem que o Android já é melhor em algumas coisas, assim como o IOS é melhor noutras… mas já lá vai o tempo que dominavam e agora só reagem ao Android tão agressivamente porque já faz “mossa”…

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            @José é esse mesmo o espirito que se deve ter, devemos escolher o sistema que melhor se adapta aquilo que queremos e eu no meu caso depois de ter usado os dois, escolho sem sombra de duvidas iOS. Quanto aos fanáticos eles existem dos dois lados, não só do “I..” e tendem a ser mais agressivos quando falam sem conhecimento de causa.

        2. Avatar de Xis
          Xis

          Para essas pessoas com dinheiro e sem paciência, este post não se aplica.
          Se é o teu caso, não sei porque vieste ler e comentar.

        3. Avatar de Edgar Almeida
          Edgar Almeida

          Basicamente estás a dizer que iPhone é para pessoas burras e com dinheiro

          1. Avatar de Edgar Almeida
            Edgar Almeida

            @ andrOtários

  5. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Tenho utilizado todas as versões Android da Cyanogenmod no meu S2 desde o Gingerbread e nunca me aconteceu essa situação…

    1. Avatar de m
      m

      Por acaso tambem usei desde sempre Cyanogenmod no meu S2, mas estas últimos versoes nightly de dia 3/6 volta e meia acontece um reboot assim do nada.

      Hoje instalei omnirom 4.4.3 e e acho que ja não volto á Cyanogenmod . Estou a gostar.

  6. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Ainda ontem instalei uma custom rom no htc pico, para além dessas opções também se deve apagar a cache partition, e a battery stats.

  7. Avatar de Daniel Pinto
    Daniel Pinto

    É sempre preciso ter em atenção se a base da ROM é a mesma aquando de uma actualização para um ROM cozinhada…

    Se não for aí fazer o factory reset é aconselhado, porque mesmo que o telefone arranque é provável que vá dar problemas de force close.

  8. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Bom tb é bom lembrar que o CWM permete fazer cópias ou backups, ou nandroid, que é exactamente aquilo que tinhamos antes, ou tivemos, podemos ter várias. Se a coisa correr mal, entrar de novo do CWM, pressionando, no geral,k Powr +vol up (ver cada caso) e seleciconar prlo restoraa cópia, ou backup anterior e voilá. Dito assim é simples não é? mas às vezes até CWM desaparece e pode ser.. uma trabalheira.. ´

    1. Avatar de Edgar Almeida
      Edgar Almeida

      Eu cá tenho a minha ROM do dia a dia mas volta e meia gosto de experimentar novas ROMs, depois é só restaurar o backup e fica tudo como estava!

      Já desenvolvi ROMs para o meu anterior smartphone mas agora já não tenho paciência para essas coisas

  9. Avatar de bizugodaterra
    bizugodaterra

    isso por acaso já me aconteceu…a solução que descreveram ai em cima não resolveu de muito…mas se uma pessoa prestar atenção ao erro em causa e googlar um pouco saberá que existe sempre alguém que já teve o mesmo problema e tem a solução disponivel…(no meu caso foi um ficheiro,não faço ideia o que era aquilo,e tinha apenas uns kapas…)

    Moral da historia…não sejam malandros e pesquisem…

    😉

  10. Avatar de pisca
    pisca

    Ler estes comentários, faz-me ainda mais velho

    Na sua maioria parece que descobriram agora as Roms Cozinhadas com o aparecimento do Android

    As ditas ROms existem há vários anos, desde o Windows Mobile, com imensos cuidados, lembro da primeira metida no Qtek100 (grande máquina), mais tarde, anos 2008 e seguintes, andei pelo TyTnII e Diamond II, quase todas as semanas aparecia algo de novo, e vai de meter outra. Fiz várias para estes dois equipamentos e estarão arquivadas nas catacumbas do Xda Developers, a Biblia Sagrada

    Com o aparecimento do Android, já não tive paciência, nem tempo, para reaprender a “cozinhar”

    Regras de Oiro a NUNCA esquecer, ler, ler, ler muito, não ir de cabeça só porque tem uns ecrans bonitos, verificar com cuidado se é mesmo para o aparelho que têm

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 como te compreendo, mas sabes bem que isto renova-se a cada década e agora é a década dos “novos” mobile, volta tudo a desabrochar como se estivessem a nascer… mas só que “de novo” 😉

    2. Avatar de OMG
      OMG

      Hoje em dia está tudo muito mais facilitado:
      http://beta.download.cyanogenmod.org/install

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uma pergunta instalei o CM11 M6 no S2.
    Ficou optimo. Estava a pensar comprar um novo telemovel e deixei de pensar nisso. Porque gostei mesmo da estabilidade e desempenho da bateria com o CM11.

    No entao o radio nao funciona.
    sabem se ha maneira de voltar a ter radio ?

    Obrigado,

    Pedro

    1. Avatar de Pedro Neves
      Pedro Neves

      Encontrei resposta ao meu post.
      Agora tenho o Android perfeito.
      Acho que vou ficar com o S2 por mais uns anos 🙂

      Bastou instalar o Spirit.
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1059296

      Eles tem aqui o link para uma versao free:
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?p=45682432#post45682432

  12. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    já tive isso 2 vezes no nexus 4! solução… ligar ao pc e full back to stock… e depois root novamente… por acaso nao tentei essa solução… se acontecer novamente tentarei obrigado

  13. Avatar de José Rebelo
    José Rebelo

    Estou com um problema, depois de tentar fazer um down-grade, o meu LG-P880 está travado na tela S/W e não consigo resolver esta situação. Será que morreu??? Por favor alguém me ajude. Obrigado.

  14. Avatar de joão rachão
    joão rachão

    Actualmente tenho a rom da cyanogenmod 11 instalada mas sempre que tento fazer algo aparece a mensagem (lamentamos, os serviços do Google Play foi interrompido.
    já fiz de tudo, limpar cache, limpar dados e nada, ver se existe algo desativado e tantem nada.
    Dão-me alguma sugestão. queria ficar com a mesma rom.
    Será que se pode apenas desinstalar as gapps e instalar outras novas para o mesmo sistema?

  15. Avatar de Felipe Prince
    Felipe Prince

    Por favor alguém me ajuda fiz um recovery pelo apk [ROOT] Rashr – Flash Tool e depois ao iniciar meu celular liga mas não faz mais nada já tentei de tudo resert, já segurei power + vol. menos e power + vol. mais e tudo junto e nada, liga e fica só ligado o pc não reconhece não sei o que fazer estou desesperado pq ainda tive sorte que ganhei esse celular alguém me ajude!!!!

  16. Avatar de juliana
    juliana

    bom dia, nao sei se ainda obterei resposta mas, hoje estou com um problema parecido. o meu dispositivo travou depois da instalaçao de uma aplicaçao e quando tentei desligar, quando ligava ficava só no logotipo do telemovel. é um samsung galaxy s6 edge, nao desliga nem consigo fazer hard reset, existirá alguma soluçao sem que tenha de mandar para assistencia?