BlackBerry… adeus BB10, olá Android

69 Comentários

Outrora o melhor sistema operativo do mundo, hoje o sistema em fim de linha!

A mais recente estratégia de recuperação do fabricante de smartphones BlackBerry passa declaradamente por apostar na gama média de dispositivos Android. Assim, a empresa vai deixar de fabricar novos smartphones com base no seu próprio sistema operativo BlackBerry 10.

BlackBerry... adeus BB10, olá Android


As alterações na direcção da BlackBerry chega depois dos clientes empresariais – os únicos que se mantêm leais à empresa – terem reclamado que o primeiro dispositivo Android era muito caro, referiu esta semana o CEO John Chen.

Chen admitiu que o lançamento do BlackBerry Priv por 700 dólares foi um erro.

A lot of enterprise customers have said to us, ‘I want to buy your phone but $700 is a little too steep for me. I’m more interested in a $400 device’

Feedback recebido dos clientes que Chen confessou ter percebido.

O duopólio crescente entre Android e iOS tem empurrado o sistema operativo da empresa para fora do mercado. A BlackBerry continuará a dar suporte ao BB10, contudo não irá lançar mais nenhum equipamento com este sistema operativo.

BlackBerry... adeus BB10, olá Android

 

Haverá espaço para a BlackBerry no mundo Android?

Chen acredita que sim. Que a sua empresa tem a oportunidade para fazer a diferenciação com base na longa história dentro da segurança e integração em ambientes empresariais, experiência conseguida durante décadas com o BlackBerry que sempre se evidenciou nestes dois pontos fundamentais.

We’re the only people who really secure Android, taking the security features of BlackBerry that everyone knows us for and make it more reachable for the market.

Rematou o CEO da empresa canadiana.

Poderá ser o fim de uma empresa que marcou profundamente um segmento, embora que a sua experiência dentro do mundo Android poderá trazer boas práticas em termos da segurança. Resta saber se aguentará competir com os muitos players deste poderoso mercado.

 

Apple Insider

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tulio
    Tulio

    E claro que o próximo a ir para o buraco é o Windows 10 Mobile. Oh sistema feio e inacabado.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Sinceramente, não entendo este “ódio” gerado à volta do Windows 10 mobile…. Feio? Inacabado? A beleza de um sistema é quase o gosto de cada um, mas vamos lá ver uma coisa, android é assim tão bonito, o IOS é assim tão belo? Não será que até são idênticos, sendo até o windows o que mais se afasta do conceito? Isso é ser feio? Então e quando o ubuntu rasgou o normal com o unity, é feio?
      E quanto ao inacabado? Existe hoje algum sistema acabado? O último que me lembro de ser declarado acabado foi o windows 95… Se calhar não sabes o que é. Hoje, qualquer sistema operativo está sempre em evolução, e, sinceramente, prefiro o 10 mobile que faz atualizações para todos os aparelhos elegíveis do que comprar um android que se for daqueles que custam duas prestações de uma casa, ainda cm sorte, tem uma atualização. Nisto o IOS dá bailinho à Google tb.
      Mas não era o tema de conversa o BB? Tive dois aparelhos, muito bons, excelentes mesmo para o que se destinavam a fazer, é realmente uma pena que o sistema não tenha seguido, de todos o mais seguro, mas hoje em dia o importante é, facebook, status e não fazer puto de saber de segurança….

      1. Avatar de rui
        rui

        É igual ao ódio gerado à volta do windows 10 e de tudo o que a microsoft faz. São as massas (ou a carneirada como diz outro nabo) a funcionar. Um ignorante diz, outros 10 juntam-se a ele e dizem também porque tem piada. E com isso muitos mais se vão juntando, sem sequer meterem as mãos ao trabalho, mas falam porque outros também o dizem. E o pior é que há muitos sites de informação sobre tecnologias a ir pelo mesmo caminho (deixo aqui uma carapuça também).

    2. Avatar de Christian Nogueira de Faria
      Christian Nogueira de Faria

      Se for seguir esse raciocínio, o Android vai na frente!

      1. Avatar de Nitroglycerine
        Nitroglycerine

        Clap! Clap! Clap!

    3. Avatar de Rudua
      Rudua

      @Tulio
      “Feio e inacabado” lol
      O teu conceito de feio deve ser diferente do meu!
      O meu Lumia 930
      http://tinypic.com/m/j6604o/3

      1. Avatar de Toni
        Toni

        Nada feio, muito elegante até, gosto bastante (y)

        1. Avatar de Rudua
          Rudua

          É por isso que eu as vezes vejo WM10 e não percebo como é possível ter o ecrã tão feio quando é muito fácil organiza lo

      2. Avatar de andre
        andre

        esse desktop é mesmo feio e confuso! gostos não se descutem

        1. Avatar de Rudua
          Rudua

          Eu não acho confuso mas é como dizes, gostos não se discutem. Eu por exemplo não gosto do IOS e uso no Ipod

          1. Avatar de rui
            rui

            Eu também não gosto e tenho de usar graças ao meu trabalho. Aliás, tenho de saber “mexer” em todos.

      3. Avatar de jokam
        jokam

        Uau! que lindas tiles!!!
        Fantástico! Cada vez gosto mais do WP!

      4. Avatar de rui
        rui

        tinypic? Até fiquei doente. Podias ter metido a imagem num sítio em condições. 😀
        Mas tirando isso, bonito.

      5. Avatar de Britney Spears
        Britney Spears

        omg Rudua, qual é a app da tile das horas que usas?? É linda!

    4. Avatar de jj
      jj

      O objectivo do Windows phone sempre foi a maior semelhança com as “tiles” do menu iniciar do Windows introduzido com o 8. Uma vez que praticamente ninguém gostou disso também não gostaram que estivesse presente no sistema do telemóvel. Daí o maior fator de insucesso deste e o apelido de feio. Mas isto não impediu que o sistema não seja leve, prático e funcional ainda que um pouco, não inacabado mas sim incompleto. Sinceramente ainda não experimentei o wp10 mas o wp8 que vinha no meu lumia deixou essa impressão.

      1. Avatar de Alguem
        Alguem

        Eu não ligo muito a design e tenho um Lumia exatamente pelo que disseste, é um SO leve, prático e funcional. Não tenho paciência para estar sempre a fechar as apps em 2º plano, formatar o telemóvel quando começa a ficar lento, etc. Só tenho pena de não ter recebi a atualização para o W10M que parece ainda melhor mas o meu equipamento já tem uma boa idade por isso não culpo a Microsoft (culpo porém por ter prometido tanto que o meu receberia)

    5. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      O que é triste é sistemas bons, como o BBOS e Windows Phone terem de se matar a trabalhar para terem alguma quota de mercado e no fim não conseguirem. Porquê? Porque o ser humano é um ser estúpido que detesta mudança e detesta novas coisas, só quer ficar agarrado ao passado e só quer ter uma opção.

      Prova disso é que só vêm Android e iOS à frente, quando o Windows Phone oferece uma excelente experiência, muito fluido, diferente, muito, muito seguro, super bonito e oferece também uma integração BRUTAL com o pc Windows (que é o sistema que 95% das pessoas usa no seu computador).

      Tudo o que é diferente a um novo conceito é logo posto de lado pelas pessoas sem experimentarem. Prova disso é o Windows 8, que é uma lufada de ar fresco, que não mereceu sequer uma fase de aprendizagem por parte das pessoas, porque rejeitaram logo o sistema e imploraram pelo voltar do menú iniciar, que existe desde 1998 (ou antes).

      As pessoas são preguiçosas, não gostam nem querem ter de aprender a mexer em novas coisas.

      Depois há os tolos (e desculpem-me a expressão) que adoram ver a desgraça de uma empresa. Esquecem-se que o Windows Phone é tão importante no mercado quanto o Android e o iOS, porque é concorrência e concorrência faz com que a empresa criadora dos produtos que usamos se esforce para não ficar para trás. Quem beneficia somos nós, mesmo que não usemos os produtos da concorrência.

      Sou utilizadora iOS que já trocou por tempos o seu iPhone por um Lumia 640 XL e gostei muito do que vi do sistema operativo móvel da Microsoft.

      Eu não entendo o que ganham em desejar a morte de um sistema operativo. São vocês que lucram com o sucesso da Apple e da Google? A morte do Windows Phone vai tornar-vos ricos ou mudar a vossa vida?

      1. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        A empresa Microsoft é uma empresa monopolista que foi processada em vários mercados por jogo sujo. Não creio que seja uma boa para os consumidores dependerem de uma empresa assim.

        Como você própria falou, se a empresa têm 95% do mercado de PC, então, caso a cota dela no mercado móvel seja significativa, teremos novamente a famigerada Microsoft no controle, portanto é bom que a cota dela seja bem baixa mesmo.

        É melhor para os consumidores ter a Microsoft humilde do que arrogante. Veja a politica do novo CEO, estar presente em várias plataformas, agradar consumidores, etc. Compare com a postura idiota do CEO antigo de promover a todo custo seu SO rejeitado querendo que o mercado engolisse de todo jeito, forçando as empresas “parceiras” com ameaças de processos por patentes se não lançassem produtos com seu sistema. Como se ameaça parceiros com processos?!??!! Que empresa quer fazer parceria com a Microsoft se vai ter que se prevenir para não ser passada para trás?

        Fez a parceria com a Nokia obrigando-a a lançar produtos com o sistema fraco e quase levou-a a falência, depois comprou a parte da ex-sócia e agora segue tendo prejuízo merecido.

        Quanto a torcida: eu torço para ganhar em alguma loteria e até agora não consegui. Fará diferença se eu torcer contra a famigerada Microsoft?!?!?

        No Japão a presença desses Windows Phônei é menor que 0,5%, depois de 5 anos no mercado, não é minha torcida que fará diferença. Se o produto é ruim, não sabe se vender, restou aos fãs culparem o mercado, o que é ridículo, e a ficarem de chororô.

        Frase idiota: não vende porque o mercado não aceita o produto
        Frase verdadeira: o produto não é bom pois não atrai consumidores

        A Microsoft já deu golpe na IBM, Apple e Nokia, entre outras. Um dos sócios Bill Gates tentou dar um golpe no outro sócio Paul Allen, é cobra engolindo cobra. A Microsoft sabe fazer software ou dar golpes? O Steve Jobs deu a resposta: “Bill basicamente não tem imaginação e nunca inventou nada, (…) Ele só roubou descaradamente as ideias de outras pessoas”.

        Que a Microsoft e seus produtos vão para o lixo por merecimento. A Ford jogou a Microsoft no lixo (Google: Ford dumps Microsoft) por falha e bugs no software para carros que ela desenvolvia e trocou-a justamente pela Blackberry.

        No lançamento nos EUA, a Microsoft fez um enterro do iPhone e do Blackberry, após algum tempo de mercado uma das operadoras teve que se livrar do produto ruim, com promoção de leve 2 e pague 1, dizem, as más línguas, que não venderam tudo, nem com esse argumento.

        Será que veremos a Blackberry revivida e o Windows Phônei/Mobile morto?

  2. Avatar de Joao
    Joao

    CEO como o chen e os anormais da nokia ke levaram a companhia ao charco sao exemplos claros de companhias com produtos bons mas com lideres fracos, sem visao e completamente desfazados da realidade. Rip blackberry

  3. Avatar de Alisson
    Alisson

    Ja ja teremos o enterro do windows 10 mobile kkk…o.s movel ruim pk7!

    alias windowsphone deveria era acabar.

    1. Avatar de WP_10
      WP_10

      O teu problema nunca o usas-te e depois mandas postas de pescada. Deves ser mesmo isheep que tristeza de comentário

      1. Avatar de Decio Machado
        Decio Machado

        Sou fan apple!!! Mas tenho um galaxy s6 edge plus e o sistema mais bonito para mim é o wp!

        1. Avatar de Britney Spears
          Britney Spears

          Também sou fan Apple, mas não sou obcecada. Digo com toda a certeza que o Glaxy s7 Edge é o smartphone mais bonito do mercado e o Windows 10 Mobile um dos sistemas operativos mais belos (a par com o iOS e com a interface MIUI).
          Ser obcecada e ter palas nos olhos só me faz uma pessoa inculta e não alarga os meus horizontes.
          A minha terra é a minha preferida, é por isso que não devo conhecer outras? É por aí.
          Claro que nós, como seres humanos, temos gostos e preferências, mas achar que aquilo que nós preferimos tem de ser uma verdade universal e tem de ser o gosto de todas as outras pessoas é tão estúpido!

    2. Avatar de vrael
      vrael

      Ya giro giro é não haver concorrência e so dois sistemas móveis, para todos os fanboys -.- ganha juízo, deve haver o maior numero de concorrência para estes tempos de crise financeira. Comprei o lumia 640 novo no olx com dois anos de garantia por 80 euros, adoro o windows 10mobile, o android é que devia acabar por esses raciocínios, 349 mil bugs, crashs, falta de actualizações por parte das marcas, tenho um equipamento com o 4.4 com 1 ano de vida ja nao sai mais dali e aguenta o 6.0 na boa… Androids

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        @vrael
        É exatamente por isso que quantos mais OS existirem melhor.
        Quem fica a ganhar é sempre o consumidor porque assim as marcas não se deixam ficar á sombra dos louros e tentam inovar cada vez mais

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Pois.. Eu acho que o sonho destes tipos é a fusão da Goopple e o fim de todos os outros sistemas.
        São como aqueles idosos que ainda dizem: “No tempo só Salazar é que as coisas estavam bem”.
        Curem-se!

  4. Avatar de jose
    jose

    Chen deu cabo do pouco de bom que restava na Blackberry. Não inverteu as vendas, está a eliminar o melhor OS alguma vez feito e agora vai vender telefones a 400 com Android. Mais uma decisão completamente errada. Já existem no mercado dezenas de ofertas nesse segmento. A Blackberry precisava era de marketing a sério. Uma coisa que não tem há anos. Sou utilizador BBOS 10 e serei até o telefone não dar mais(Passport). Adoro o sistema.

    1. Avatar de jj
      jj

      Esse é uma grande máquina 😉

    2. Avatar de LP
      LP

      BB10 forever… É sem duvida o melhor OS do mercado!

      1. Avatar de India Jones
        India Jones

        “sou utilizador BBOS 10 e serei até o telefone não dar mais” +1 aqui

    3. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Contradizes-te nesse comentário, querias que invertesse as vendas com um Sistema Operativo que não tem nenhum market share? Não estou a colocar em causa a qualidade do SO, mas ter o interesse dos developers é mais importante do que qualquer coisa. Que eles começassem a lançar smartphones com duas opções de Sistemas, ainda aceitava, agora o passo para Android já devia ter sido dado à anos, os blackberry são equipamentos fantásticos, em design qualidade de construção, tudo, mas depois não têm interesse no publico por ter um sistema que não para “brincar”.

    4. Avatar de Tiago Reis
      Tiago Reis

      Tb utilizo o BB10 e até agora nada de erros e crashs :).Acho que está muito bom e serve bem para o que foi desenvolvido

    5. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Eu era doida por Blackberry, tive muitos modelos com o OS5 e com o OS6. Depois nunca mais usei até hoje.
      Confesso que a BlackBerry já não me desperta muita atenção (OS10), porém concordo em absoluto contigo. É um erro acabarem com o sistema nativo da Blackberry, pois o mercado precisa de concorrência, de novas opções! assusta-me ver o mundo reduzido a iOS e Android, ainda que o iOS seja o meu sistema de eleição. Não quero ver toda a gente a usar o mesmo sistema que eu e o Android. Quero sair com um grupo de amigos nerds (heheh) e todos usarmos sistemas distintos e aprendermos uns com os outros os benefícios e funções próprias desses sistemas. Quero ver na rua pessoas com Lumias, com Blackberry, com iPhones e com as outras marcas todas que usam Android.

      Eu própria andava doida para comprar um Passport (smartphone lindo e diferente, todo quadradão, adoro!) e não comprei porque tive medo de gastar centenas de euros num sistema operativo cujo futuro é incerto (e que pelos vistos já é mais que certo de que vai acabar).

      É uma pena que as pessoas não deêm oportunidade a novos sistemas e que a maioria use palas que só deixa olhar para um determinado sistema operativo.

  5. Avatar de Blackberry
    Blackberry

    Esta malta anda mesmo contra a Blackberry. Para o ano sairão telemóveis com bb10 apenas este ano e que não. Os proximos a sair, ainda est ano, serão 2 e mais baratos
    Para noticias fiáveis sobre Blackberry, consultem o fórum da crackberry

    1. Avatar de jppataki
      jppataki

      Estes gajos transcrever todo o que lêem em sites indianos..

  6. Avatar de Zaark
    Zaark

    Porque será que já esperava que, numa notícia destas acerca do BB10, viriam logo alguns caramelos desejar o fim do W10M? Serei o único a achar que um duopólio Android+iOS não beneficia ninguém e é indesejável? Serei o único que, apesar de nunca ter usado o BB10, lamenta esta grande perda (e assume esta situação como uma grande perda e não algo com que gozar)? Serei o único a ver as vantagens de haver mais sistemas para a evolução tecnológica do segmento? Ou será que sou eu que não estou a ver a vantagem de só haver dois sistemas? Um reservado para flagships acima dos 500€, e outro caracterizado pela sua alta fragmentação entre OEMs (com as naturais consequências nefastas que daí advêm)… Isso é o melhor que se consegue fazer?

  7. Avatar de loghain
    loghain

    “Haverá espaço para a BlackBerry no mundo Android?”

    Penso que sim, até porque o Priv foi bem recebido pela critica.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Sera porque a “critica” nao compra telemoveis?

  8. Avatar de Peter
    Peter

    Acho q sim. A Blackberry ainda é a que pode fazer uns telemóveis diferentes do normal das chinesises no bom sentido. Se permitirem o windows 10 seria um must have. Assim nao. Mas que sao belos equipamentos são. Pena sera o SO. Mas entende-se.

  9. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Tudo a fugir do windows 10 mobile eu já. Vendi o meu lumia 640 xl foi a pior compra que fiz em toda a minha vida aconselho a fazer o mesmo que eu antes que seja tarde de mais

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Cuidado com o Windows Mobile, pode ser tarde demais… é o Apocalipse!

    2. Avatar de Martins
      Martins

      Depende como vc utiliza o celular…para Negócios (Trabalho) o Lumia 640xl eh excelente….ja tive um S4 , mas prefiro o Lumia…estou me preparando para o 950xl…..Sugiro que os amantes do BB10 experimentem o WP… A não ser que queiram ficar brincando de baixar apps inúteis e desinstalar…..

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      Nada como um conselho “bem” fundamentado… Bem haja!
      Enfim…

    4. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      LOL estes caramelos mudam de nick como mudam de cuecas e inventam coisas para denegrir o sistema operativo. Aposto que nunca usaste um Windows Phone e que não tiveste Lumia 640 XL nenhum. Haters não se são sequer ao trabalho de experimentar aquilo que detestam de morte.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    A blackberry costuma a acertar na qualidade dos materiais e no look premium. Venham androids z10 e z30 para o povo.

  11. Avatar de ze
    ze

    Tenho o Nokia Lumia 625.
    Preço qualidade do melhor, e satisfeito.
    O problema é não há muita oferta de apps 🙁
    O próximo terá mesmo que ser Android… com muita pena

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Deves ter muita pena, sim. Se estivesses satisfeito não mudavas de sistema.

  12. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Este BB é grande calhau!

  13. Avatar de sigsegv
    sigsegv

    A blackberry morreu. Esta estratégia é um desastre e só serve para legitimar a morte da divisão dos smartphones. Nenhum fã de blackberry compra blackbery para vir com android. Se quisesse um android comprava um samsung. Uma estratégia pouco focada ditou o fim dessa empresa.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      concordo em parte… de BB10 só saio para algo diferente… Ubuntu se estiver bem desenvolvido sailfish, e por aí fora.. Android e ios wp são cartas fora do baralho..

      qualquer pessoa que tenha um BB10 percebe o que quero dizer… é que depois de BB10 mais nada.. !!
      demoraram uma eternidade para desenvolver este SO, o pior foi o Hub…2 anos…porque tinha que ter performance, e ser isto é aquilo…
      enquanto isso as outras marcas inundaram o mercado com crapware, e lá se foi o hipe todo…
      A BlackBerry apesar de seguir um caminho diferente do que a nokia seguiu tente a tentar copiar o fracasso da nokia, e uma pena..

      1. Avatar de LP
        LP

        Concordo consigo… depois de um BB10… vai-se andar para trás!
        O Passport é excelente mesmo sem specs de topo…
        Com um update no runtime android ficava perfeito…
        O Sistema é super estável, fiável, e rápido, sem qualquer “lag”…
        Mesmo a correr as Apps Android está muito bom…
        No entanto… há algumas incorrecções no conteúdo deste artigo…

      2. Avatar de Alucard
        Alucard

        Para além do SO, a Blackberry tem um outro factor diferenciador em que quase ninguém aposta e infelizmente : os teclados Qwerty.

        Eu neste momento tenho Lumia e só lamento a MS não ter coragem de fazer um modelo com o teclado semelhante ao do Priv. Gosto de teclados físicos e acho que não sou o único.

      3. Avatar de Britney Spears
        Britney Spears

        Independentemente de não gostares do Windows Phone (já o deixaste bem claro muitas vezes), tens de admitir que o duopólio do iOS e do Android é assustador!
        Eu não sou fã de Linux, admito, mas o sistema operativo Ubunto Phone nunca vai vingar e digo isso com muita pena minha. Porquê? Porque nenhum sistema operativo consegue vingar, as pessoas estão agarradas a um sistema e nem dão oportunidade a outro novo que surja. O Ubunto Phone é uma lufada de ar fresco, assim como o BB10 e o Windows Phone. Quanto mais sistemas houver, mais oportunidade de escolha haverá. O Android tem aspetos negatívos gravíssimos e o iOS sufoca muita gente por falta de liberdade e costumização. Quem quer um sistema personalizável q.b., super seguro e que tenha atualizações durante muito tempo tem o quê? Nada.

    2. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      LOL quem te disse que quem gosta de Android compra Samsung? O TouchWiz é de fugir a 7 pés e é o grande calcanhar de aquiles dos produtos lindos que são os s6 e os s7.
      Até simpatizo com o Android, mas jamais compraria Samsung. No mínimo comprava Nexus, mas a marca que mais gosto em Android é a Xiaomi. Produtos lindíssimos, com muita qualidade e com a interface mais bonita que já vi em Android…. A MIUI.

  14. Avatar de nm3k
    nm3k

    Quem diz mal de Windows mobile 10 é porque nunca usou um telefone razoável (estou a falar de 640, 650, etc), experimentem uma semana e vão mudar de opinião. Quanto ao android no BB, era muito interessante do ponto de vista da segurança do OS ver como se porta um android em modo de segurança “paranóico”. Se houvesse um BBDroid ao preço dos média gama Lumia, eu comprava.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E parece que é nisso que a BB vai apostar agora… na gama média…
      Vamos a ver o que isto vai dar…

    2. Avatar de gajo de alfama
      gajo de alfama

      Já usei e não gostei. O teu argumento é inválido e aprende a respeitar opiniões oh zé

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Tendo em conta o rol de comentários que tens feito nestes artigos de OSes móveis, o mesmo para ti, oh zé 😉

  15. Avatar de Pastel
    Pastel

    Qualquer dia é a Apple a adoptar o Android hehe

  16. Avatar de Privacidade
    Privacidade

    Na minha opinião o que deviam fazer era lançar modelos com bbos e com android ( neste caso ). Como disseram, os fãs da marca gostam do bbos e muitos mantém-se fieis pelo os. Ao manterem o os matinam os fãs e ao virem com andróid possivelmente ganhariam também alguns que gostam dos telemóveis mas gostam do andróid.
    Para mim a marca que no futuro ganhara mais cota de mercado é a marca que lançar modelos que corram vários os. Por exemplo a marca “toto” lança o modelo t1 em que o cliente pode comprar o t1 com android ou o t1 com W10M ou o t1 com ubuntu Phone etc..
    Isso é que era um sonho!

  17. Avatar de LP
    LP

    Penso que será mais um até já BB10.
    Vamos aguardar para ver!

  18. Avatar de Alucard
    Alucard

    A Blackberry faz excelentes equipamentos, por isso sim, acredito que com um preço adequado haja espaço no mercado para os telefones da marca. Tenho muita pena de terem abandonado o seu sistema operativo próprio, mas o mercado não perdoa e cada vez há menos espaço para livre concorrência. Pelo mesmo caminho irá o Ubuntu Phone.

    O Windows 10 Mobile é para mim o melhor SO móvel do momento, um dia gostaria de ver um Blackberry a corrê-lo, mas entendo que primeiro tem de cimentar a sua posição no Android.

  19. Avatar de marco
    marco

    Como utilizador do BB10 e do PlayBook devo dizer que a companhia já nos habituou a ficar na m*****.
    Eu gostava de ter o OS em outra marca do que ter um BlackBerry com Android. Mas são opções. Penso que o afunilamento de OS vai ser prejudicial para nos consumidores.
    Sailfish ou Ubuntu, um deles será a minha próxima escolha…

    1. Avatar de jppataki
      jppataki

      Não sei a que referes, tenho ambos, já tive Z10, tenho Q10 e Playbook, sim tenho de instalar por sideloading no BBOS10 o Snap mas depois corro “quase” tudo. Quanto à App Facebook não é à Blackberry que temos de agradecer a ingratidão, é mesmo à Facebook.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        O Playbook deveria ter o software atuallizado para BB10 e não teve.
        Se agora acabarem com o BB10 e mudarem para Android…

        Facebook é o que menos me interessa, não uso.

  20. Avatar de Danny
    Danny

    O problemas de tos os sistemas de hoje em dia é as aplicações, e como as empresas dependem de outras empresas, basta não fazerem aplicações para aquele sistema e ditarem o fim dele por mais que seja um excelente sistema. Já usei todos mas a BB teve sempre um toque especial.

  21. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Eu pessoalmente, por aquilo que leio(nunca usei nenhum), adoro o priv, acho fantástico e inovador, mas 700€ por uma “experiência” é demasiado para muita gente, se tivesse saído aos 400€ talvez eu tivesse um agora em vez do meu 5X.

    Os que defendem o sistema BB não sabem que isso não faz aumentar as vendas, ninguém quer um sistema que não tem apps, por muito seguro e estável ele seja, no futuro quando aparecerem apps inovadoras, sabem onde elas aparecem? A blackberry tem a seguido a “vossa” estratégia e vejam onde ela está.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Um sistema precisa de apps é verdade mas precisa que apostem nele e o saibam vender na “praça”. Quem diz BB10, também pode dizer Ubuntu, Sailfish ou WM10.
      Todos eles têm potencialidades que podem ser exploradas e que os colocam como alternativa ao IOS e Android.

      A Blackberry começou a morrer no dia em que saiu o Iphone e desde ai tem dado tiros nos pés(playbook e preço dos telemóveis são exemplos disso). Mas criou um OS muito interessante.

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Sem dúvida, mas isso tinha que ser feito em 2007/08 quando saiu o iphone, neste momento é impossível alguem impor o que quer que seja.
        Olha para a microsoft, que é a “microsoft” não conseguiu impor o windows phone, apesar de ser bem conseguido, e de haver equipamentos acessíveis.
        Android e ios vão durar para os próximos anos, até que o paradigma volte a mudar.