Problemas de bateria no seu Android? A culpa está no Play Services da Google

22 Comentários

A Google tem estado a tomar uma abordagem no Android de descentralização. A face mais visível desta mudança está na remoção das APIs do próprio Android para o Google Play Services.

Isto leva a que seja mais simples atualizar alguns componentes, mas traz consigo alguns problemas. O mais recente surgiu este fim de semana, com relatos de problemas graves de consumos de bateria em muitos equipamentos Android.

bateria Android Google Play Services

O Google Play Services é atualmente um dos elementos do Android de maior importância. É aqui que a empresa delega a gestão de funções tão diferentes como as notificações, a gestão do GPS ou operações que correm em fundo. Todas são essenciais e estão concentradas num único ponto.

Consumos anormais de bateria no Android

Tem vantagens óbvias no campo das atualizações, uma vez que retira das marcas a necessidade de atualizações. Ao mesmo tempo, traz novos problemas quando uma falha é introduzida. Este caso aconteceu agora, com a versão 18.3.82, que trouxe consumos anormais de bateria.

Ao longo do último fim de semana surgiram muitos relatos deste problema. Em todos estava focado no Google Play Services, que consumia de forma anormal bateria. Não existe um padrão de equipamentos ou de versões do Android

Por agora a Google ainda não tem disponível uma solução para esta falha, devendo a mesma estar a ser validada e corrigida. Espera-se que entretanto surja uma correção para o problema, que será aplicado com uma simples atualização deste componente.

A solução para o problema do Google Play Services

Para evitar o problema, os utilizadores têm duas soluções. A mais rápida e simples passa pela utilização da versão de testes deste componente, que pode ser feita neste link. A segunda passa pela não atualização do Google Play Services, algo que não é trivial de ser feito.

Para validar se este problema está presente, basta confirmar no Android quem tem estado a consumir mais bateria. Nas Definições esta informação está apresentada, de forma simples e muito clara. Se o Google Play Services estiver à cabeça, então o problema está a manifestar-se.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ReversoZN
    ReversoZN

    Depois das últimas atualizações do Play/Carrier Services o meu Moto X4 vive perdendo o sinal do Wi-fi e 4G , isso por culpa justamente do Play Services… Tá horrível isso -_-

    1. Avatar de RODRIGO NUNES DE LIMA
      RODRIGO NUNES DE LIMA

      Tbm tenho esse problema Moto One Vision e MotoX4

    2. Avatar de António
      António

      Você falou de 4G. Tenho o A7 e tinha activada a 4G. Fui com ele 3 vezes à assistência dado que durante a noite, sem net e Bluetooth e sem qualquer utilização, desapareciam cerca de 25 % da bateria. Li que os TLM gastam muita bateria à procura de rede. Li também que há poucas antenas 4G. Passei para 3G e agora no mesmo período só desaparecem 2%! Passei a ter rede onde dantes não tinha como na garagem. Nada custa experimentar!

  2. Avatar de J. C.
    J. C.

    E desinstalar? Já desactivei a app Google e não sinto falta, desinstalei a Google play services for instant apps, se calhar esta até nem faz falta…

  3. Avatar de R
    R

    Às vezes reiniciar os equipamentos faz milagres…

  4. Avatar de Will
    Will

    Moto G6 plus está descarregando sem mexer

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Quem nem o meu j2 prime

  5. Avatar de hmk
    hmk

    por isso deixei android. bateria nunca será boa

    1. Avatar de Caio porto
      Caio porto

      Boa eh. De do aifony? Kkkkkkkkk

    2. Avatar de Geraldo Lopes
      Geraldo Lopes

      Boa é do iphone, a cada 6 horas precisa carregar…

      1. Avatar de hmk
        hmk

        isso é coisa do passado. carregar a cada 6 horas é bateria viciada ou é um grande viciado. se queixas de iphone, imagina aqueles que já usaram a porcaria de um galaxy s6

    3. Avatar de escovas
      escovas

      o teu conhecimento sobre smartphones é esse mesmo nunca deixes o que usas no momento, por favor.

  6. Avatar de Roberto K. M.
    Roberto K. M.

    Não esquecer que os smartphones são pequenos computadores e que necessitam de reinicialização após a instalação de importantes aplicações do SO. Por aqui sem problemas.

    1. Avatar de O novo do restelo
      O novo do restelo

      +1

      S9 Plus com último update (segurança Agosto 1, 2019) rodando sem problemas.

  7. Avatar de Duarte Miranda
    Duarte Miranda

    Tenho o One Plus 5T e notei a bateria a esgotar bem rapido nas ultimas duas semanas (algo que não era normal), possivelmente será do Google Play Services.

  8. Avatar de kan
    kan

    Fiz isso ontem no meu s10+ e s9+, todos 2 com 90% de bateria, deixei das 01 ate as 0930 de hoje, e o consumo de ambos foi so de 7% mesmo com o always on, e o always on S+ ligado.

    gostei da dica, vai ficar desativado, e bloqueado no firewal.

  9. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    No meu antigo LG G4 com Nogat, nas ultimas 6;43h (estive a dormir) consumiu 1%, nos 15 minutos em que estive a ler o artigo consumiu 5%, está na media para um equipamento com 4 anos e uma bateria com 2 e algum desgaste, na lista de apps a consumir bateria o GPS (google play services) nem aparece

  10. Avatar de Rui Ferreira
    Rui Ferreira

    No meu caso, tive que “repor de fábrica”… porque não conseguia abrir as aplicações e aparecia um retângulo com a mensagem a dizer que os = Fechar aplicação= e ou =Reportar problema=

  11. Avatar de António
    António

    Tenho o A7 e tenho notado um gasto exagerado da bateria. Infelizmente tenho essa versão instalada. Fico à espera da correcção.

    1. Avatar de António
      António

      Desactivei o google e voltou a consumir como dantes. Gostava era de saber quando isto se vai resolver

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Como é que desactivou o Google? Obrigado

  12. Avatar de António
    António

    Vi que já há a versão 18.7.19 de 16 de Agosto. Será a solução para o problema? Ou não? Quem diz algo