Aumentar a RAM do smartphone? A Xiaomi quer fazer isso apenas por software

31 Comentários

Cada vez mais os smartphones surgem no mercado com valores de RAM muito elevados. Esta é a forma das marcas conseguirem um desempenho melhor e mais elevado, sendo esta uma solução que acaba por beneficiar os utilizadores.

A Xiaomi quer agora mudar este cenário e dar aos seus smartphones um aumento de RAM, sem alterar nenhum componente dos equipamentos. Vai recorrer ao armazenamento e assim conseguir este aumento apenas com o ativar de um simples botão.

Xiaomi RAM memória armazenamento Android

Novidade da Xiaomi para breve no Android

A nova solução da Xiaomi foi descoberta há alguns dias e promete ser muito interessante para os utilizadores dos smartphones da marca. Com uma simples alteração da configuração, ativada com um interruptor, estes podem aumentar a RAM,

Foi o programador Kacper Skrzypek que encontrou esta novidade ao analisar o que a marca está a preparar para a nova versão da MIUI 13. Ao analisar o código presente, encontrou código que revelou uma novidade que chegará em breve.

Mais RAM no smartphone sem mudar nada

Os utilizadores dos smartphones Xiaomi vão poder ativar uma opção que garante até mais 2 GB de RAM. Esta surgirá com a criação de uma solução de RAM virtual, que usará parte do armazenamento disponível para esse fim.

Para tal, os utilizadores necessitam de ter esse espaço livre e o mesmo deixará de estar disponível. Assim, e em função da necessidade, esta RAM adicional será ocupada pelo Android para albergar as apps em segundo plano, que assim funcionam melhor.

Xiaomi RAM memória armazenamento Android

Armazenamento vai servir esta memória

Do que foi descoberto, este aumento de RAM estará disponível apenas num bloco de 1 GB ou de 2 GB. Dependerá do hardware do smartphone e, principalmente, do espaço de armazenamento que estiver disponível no equipamento da Xiaomi.

Apesar de ser uma melhoria decerto importante que a Xiaomi cria, esta não é a primeira vez que este mecanismo é usado no universo Android. Já antes a Vivo apresentou a Virtual RAM e a OnePlus mostrou o Turbo Boost 3.0 no OnePlus 9.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    Já não chega os 12gb de RAM? Ainda consigo viver bem com 4gb de RAM.

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Está “funcionalidade” não é pra esses smartphones de certeza.

      1. Avatar de dasda
        dasda

        tipo se so vem no novo SO e so aparelhos com menos de 2 anos é ke o podem ter nao estou a ver grande resolucao de problema…..nao devem ter muito ke fazer….

  2. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Espero que a Xiaomi se lembre que existe o RN5.

    Já usei essa “funcionalidade” há uns anos num samsung e num tablet da Deco. Mas como a memória interna era pouco, de pouco adiantava.

  3. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Está quase a chegar o dia em que podemos fazer download de mais RAM

  4. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Dispenso essas funcionalidades…..

  5. Avatar de André R.
    André R.

    Só em Android é que há essa necessidade absurda de RAM…

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    No meu tempo, chamava-se “swap” a essa funcionalidade inovadora ….

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Exacto, aqui inovaram, tiram umas letrinhas em SWAP, colocando outra e rodando 180º o “W”

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É bom para os smarphones ficarem ainda mais lentos

  8. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    Com a política de fecho agressivo de apps no Android, 2 GB de RAM chegam e sobram.

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      discordo, á pessoas que têm mais apps a correr em segundo plano e precisam de mais RAM…

      1. Avatar de HUGO SANTOS
        HUGO SANTOS

        Eu tambem tenho muitas apps e uma deles corporativa que basta atender uma chamada e bye bye app, reinicia, aguenta e espera.

  9. Avatar de Jonny
    Jonny

    Meu rico 4GB de ram dá para tudo

  10. Avatar de cel
    cel

    fantástico estão a recorrer um procedimento que já existe desde o velho MSDOS, criar uma expansão virtual através de um pouco de espaço no disco, ainda assim, não vejo a necessidade de tal com a quantidade de memoria ram que os modelos de smartphones mais recentes já possuem com parados com os antigos..

    eu ainda estou a usar um velho S4 com 2Gb de ram e 16Gb de espaço interno, e chega e sobra para as app’s normais, redes sociais, navegar na web, jogar, e ainda não tensiono trocar enquanto este se manter.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Mas vê lá se tens espaço para instalar uma app de dicionário de português…

      1. Avatar de Filipe Rafael
        Filipe Rafael

        +1

  11. Avatar de Marte
    Marte

    Acho que o Windows 3.1 já tinha isso e que mais tarde passou a ter o nome de swap.
    Pelo menos a ideia é tao antiga que nem devem ter problemas com patentes.

    —- Assinatura de Valor —
    GoParity: Ganhe 5€, invista em Projectos Sustentáveis e obtenha um retorno médio de 5%
    https://goparity.com/pt-pt/signup/referral/VMGMA7824

  12. Avatar de OS
    OS

    Chiça! Até fiquei mais aliviado com esta notícia. Eu já nem dormia em condições, por causa do telemóvel não ter memória suficiente!

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Puro marketing.
    A Xiaomi tem uma gestão de memória de tal forma agressiva que mata as apps em background. Pouca importa se tem 6,8 ou 12 de ram quanto mais o turbo boost.

  14. Avatar de Elkido
    Elkido

    O novo ZTE Nubia 6 e o novo ASUS Rog Phone 5 já trazem novas memórias até 18 Gigas de memória RAM DDR5 nas versões mais parrudas por hardware…. com esse truque por software irão ficar com 20 Gigas de ROM DDR5 5 …. bem mais potentes que qualquer computador…..e com 512 Gigas de ROM UFS 3.1 para completar o puzzle e Snapdragon 888 metem qualquer computador a um canto

    1. Avatar de dasda
      dasda

      e keres isso tudo para usares um ecra de 6″ certo? espectacular…ja dei mais em teclados e ratos do ke um topo de gama da xiaomi e nao fico nada arrependido…chama.se produtividade. um dia vais perceber.

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Não ligues, coitado ele é o que se chama o puto das specs.

  15. Avatar de Utilizador
    Utilizador

    Agradeçam ao UFS 3.1. Essa opção bem trabalhada nem o mais prespicaz deve perceber onde está a aplicação a correr. Se na RAM ou na designada partição sawp. Basta saber se vão utilizar o dual-channel que a tecnologia oferece.

  16. Avatar de JR
  17. Avatar de Elkido
    Elkido

    Écran de 6? Isso já é antigo e pequeno hoje em dia…o normal de écran num bom smartphone hoje em dia é de 6.67 a 6.9 polegadas e com margens quase inexistentes para caber na palma da mão ou numa algibeira das calças…. os de 6 polegadas já estavam a ser pequenos para multimedia e jogos e browsers….. para os amantes dos écrans minúsculos aconselho a comprar o iPhone 12 Mini

  18. Avatar de Elkido
    Elkido

    Eu achava graça aos Iphones Plus grandes com uma grande carcaça e com um écran minúsculo de 5.5 polegadas e aquele botão físico frontal ….a Apple no seu melhor Vá lá que a partir do iPhone X já puseram quase tudo em écran na parte frontal….. quando tirarem aquele notch enorme na parte de cima e ficar com mais écran é que irei comprar o meu primeiro iPhone

  19. Avatar de Elkido
    Elkido

    Se acham que ter muita memória RAM é desnecessário comprem um iPhone 12 Pro Max 5G com apenas 6 gigas de RAM….. essa é para rir mas não faz mal

  20. Avatar de André Pinela
    André Pinela

    Estou em crer que há quem não perceba bem o que isto implica…
    Usar um eMMC para aumentar a virtual memory? Ainda bem que descobriram a swap.
    Será que tem noção que o throughout da RAM nada tem a ver com o do eMMC e que cada vez que for necessário usar partes dessa virtual memory estão de facto a usar o eMMC, e com jeitinho a queimar ciclos de escrita/leitura?
    Enfim…

  21. Avatar de João Pedro Silva
    João Pedro Silva

    O mercado dos telemóveis está a ficar ridículo. Quando vou ter um que tire tostas mistas?

  22. Avatar de Elkido
    Elkido

    Comprem um Poco F3 5G com Snapdragon 870 de 8Gb/256Gb por apenas 333€ como eu…..e ficam com um Smartphone mais rápido que um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G com Exynnos 2100 e um iPhone 12 Pro Max 5G …. sejam felizes com o Flagship Killer de 2021