Melhor autonomia e performance no Android? Active o ART

64 Comentários

O desempenho de um smartphone está normalmente dependente de vários factores. Por um lado o CPU, que é como se fosse o coração do equipamento, a quantidade de memória RAM, a gráfica…e claro o sistema operativo em uso.

Para quem tem um dispositivo com Android KitKat 4.4, fique a saber que pode melhorar ligeiramente a performance do seu equipamento! Saiba como.

art_03

Para tem tem dispositivos com Android KitKat 4.4 há uma funcionalidade escondida que dá pelo que permite aumentar a velocidade do seu dispositivo na forma como interage com as aplicações e também melhorar a autonomia da bateria. Chama-se ART (Android Runtime) e é o sucessor do máquina virtual Dalvik.O ART foi uma das melhores funcionalidades apresentadas pela Google para o Android 4.4. Veio corrigir vários problemas de funcionamento das aplicações fazendo com que elas passassem a Ahead-of-Time Compilation em vez do tradicional JIT (Just-In-Time).

O Android usa (actualmente por omissão) a  máquina virtual Dalvik para executar o código das aplicações necessitando muito mais recursos que qualquer outro sistema operativo móvel – Saiba tudo aqui.

Como activar tal funcionalidades?

Activar tal funcionalidade é algo muito simples. Para isso só precisamos de activar o Developer Options que se encontra escondido no sistema. Para activar o Developer Options basta ir Settings > About Phone > Build number e tocar 7 vezes nesse parâmetro. Depois de activo basta ir a

art_01

(Agradecimento ao Mário Queirós pelos screenshots)

Depois de fazer esta alteração basta reiniciar o equipamento e esperar alguns minutos até que sejam realizadas algumas conversões relativamente as aplicações instaladas. Experimentem e dêem-nos o vosso feeback.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Liquidz
    Liquidz

    é Relativamente mais rápido , mas nem todas as aplicações suportam o ART ainda.

    e preferível esperar mais um pouco.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade que neste momento ainda nem todas as apps suportam ART. Mas caso as vossas apps favoritas suportarem..vejam a diferença 😉

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Só não uso porque o gravitybox não funciona com ART..

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        Eu preferi o art ao gravitybox, opções de vida… 😉

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          pois, mas como estou com CM11 e diz que não é muito aconselhavél usar ART, não uso no telefone, apenas uso no Tablet..

          mas pelo que se sabe está próximo o dia em que as novas versões Android já vêm a trabalhar em ART por defeito…

          1. Avatar de dbrenha
            dbrenha

            Eu estou a usar o art no cm11 (nexus4) e só tive problemas com o ¨sound search for google play¨ mas nem tenho a certeza que foi do art.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            dbrenha, acho que é porque também estou a ter force closes nisso quando mudei para art

  2. Avatar de MIKE
    MIKE

    eu já activei e usei por algum tempo mas ocupa um pouco espaço. por causa de algumas app n serem compatíveis acabo por voltar ao dalvik 🙂 já agora como se mete foto aqui ao lado do nome? LoL

    1. Avatar de Vasco

      é um gravatar – gravatar.com/ – está associado ao email inserido

    2. Avatar de Tobias
      Tobias

      gravatar.com

  3. Avatar de Simão
    Simão

    E no cyanogenmod 11, será boa ideia alterar para ART? Aparece um aviso que adverte, que o Cyanogenmod não é ainda compatível com ART, e que pode provocar erros de sistema e perdas de dados…

    1. Avatar de Edroid
      Edroid

      mal acabei de instalar o CM11 meti logo em art e até agora não detetei nenhuns problemas

      1. Avatar de Simão
        Simão

        Pois eu foi o pior erro que fiz, ignorei o aviso e estraguei esta porra toda. Tive de fazer os 3 wipes novamente, o que significa que tive de repor tudo de fábrica… Talvez funcione acabado de falashar, mas no meu caso foi um desastre.

  4. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Isso não dá em todas as ROMS, por exemplo a da Sony do meu Z1, não aparece essa opção.

    1. Avatar de João Inácio
      João Inácio

      Não está dependente de ROM, tens é de ter KitKat (4.4).

  5. Avatar de Abílio
    Abílio

    Sem duvida, uma boa opção.

  6. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    No meu S4Mini não consegui, mas no Nexus 7 foi fácol. Vou experimentar.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      No meu S4Mini não consegui, mas no Nexus 7 foi fácil. Vou experimentar.

  7. Avatar de Dário Silva
    Dário Silva

    Uma questão caso exprimente o ART e veja que algumas apps importantes não funcionem se voltar para dalvik essas apps voltama funcionar ou tenho de instaar de novo?

    1. Avatar de Ricardo Correia
      Ricardo Correia

      Voltam a funcionar.

  8. Avatar de José Vicente
    José Vicente

    Eu no Galaxy S4 não consigo encntrar essa opção… O meu tlm n é compativel com ART?

  9. Avatar de Dark Rider
    Dark Rider

    ora boas…eu resolvi exprimentar no N4 com CM11 e por acaso nao liguei ao aviso…agr o tlmv ta em bootloop….ja tentei instalar um versao actualizada do CM mas continua no mesmo…o que é que posso fazer?obrigado a quem me possa ajudar

    1. Avatar de Edroid
      Edroid

      tenta limpar a cache e dalvik

  10. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Tenho uma dúvida em relação ao ART: tenho um moto g e já li em certos sites que de momento o próprio dispositivo não está configurado para usar o ART, mas sim o Dalvik, pelo que não valia a pena a transição… Podem confirmar-me isto?
    Já cheguei a usar o ART e notei algumas diferenças, principalmente ao nível da bateria, mas como li estas indicações e como também li que o ART ainda se encontra em fase experimental voltei para o dalvik.

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Nenhum hardware é configurado para suportar ART, isso é o problema das ROMs (têm de ter GApps compatíveis com ART, escreve paranoid gapps no google e escolhe uma).
      De qualquer das maneiras, o Android L usa ART por default, portanto não perdes nada em tentares.

  11. Avatar de Hugo Oliveira
    Hugo Oliveira

    Acho que vou esperar pelo update para o L… Ainda nem todas as apps funcionam.

    1. Avatar de Cris
      Cris

      As apps não vão passar a funcionar automagicamente, cada dev tem de adicionar suporte para ART na sua app, portanto mais vale fazer a mudança já.
      No entanto, mais vale fazer a mudança o quanto antes, visto que a maior parte já funciona com ART. (com a excepção do xposed framework)

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Nomeu aparece mas depois de reiniciar volta ao Dalvik

    1. Avatar de Ricardo Pontes
      Ricardo Pontes

      Tens de desactivar o Xposed

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Experimentei no meu S5…maldita hora que segui os vossos conselhos…mais valia estar quieto! Avisem, antes de experimentarem, que poderá não ser tão funcional como se diz…e que prejudicará o funcionamento do aparelho!

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Em vez de mandares bocas, podias especificar o que aconteceu.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Não mandei bocas nenhumas…! Não fui ofensivo, nem tão pouco agressivo! Apenas dei o meu feedback e disse para deixarem um “aviso” para quem quiser experimentar, não ficar desagradado (ou não) com a experiência e ficarem cientes do risco que podem correr.
        Experimentei pq “acreditei” no post da pplware e deduzi q o resultado fosse o mesmo em todos, ou mínimo.
        O resultado do meu foi um aumento gradual da temperatura do smartphone, bem como um erro no ecrã, que só ao fim de quase mil toques e só entre esses toques, consegui aceder ás definições e alterar novamente para Dalvik. Mas várias vezes reiniciou…Felizmente consegui põr como estava!
        Quem tiver um S5 e quiser ter a mesma experiência, que beba uma garrafa de whisky para depois não se lembrar do que aconteceu!

        1. Avatar de k
          k

          O aviso esta lá por uma razao. Aliás, a forma de activar esta opção é particularmente rebuscada para evitar activar acidentalmente. Se tiveste problemas, acontece, mas a queixa é para a Samsung que fez a ROM que estas a usar. E no entanto, visto ser uma função experimental, a queixa nem é o ideal, apenas constatar que não funciona bem e não usar.

          Dito isto, já activei o art em muitos Android diferentes e nunca vi isso a acontecer, logo não é normal acontecer. Tiveste azar 🙂 mas por outro lado tens um s5 logo não tens problemas de velocidade nem com Dalvik :p

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Eu não fiz queixa de ninguém…continuo a dizer que so dei o meu feedback, que era isso que aqui pediam!
            Nem me interessa queixar-me á Samsung ou a quem quer que seja…sou apenas mais um leigo que apraz este tipo de sugestões e se for para o bem de todos ou para o melhor funcionamento dos smartphones melhor ainda.
            Se já experimentaste com muitos e nunca te aconteceu nada do género…tenho que te dar os parabéns…és um senhor!
            E quanto á velocidade do S5…realmente não me posso queixar…mas o q é q fazias se tivesses um ferrari e te dissessem que com um simples toque num botão ganharias mais potência, binário e velocidade…que fazias?

        2. Avatar de João
          João

          Boas

          Por acaso só vi os comentários depois de já ter o meu S5 a optimizar para o ART e disse logo “vai correr mal”.

          A temperatura aumentou bastante e o consumo de bateria também. Ligado ao PC continuou a perder capacidade na bateria.
          Foi por pouco que consegui voltar a repôr as definições do runtime.

          1. Avatar de David Ferreira
            David Ferreira

            SE tens o s5 já devias ter o Android 5.0 que já traz o Art por defeito.

  14. Avatar de iBM
    iBM

    O melhor é ativar o iOS. Esse é que tem mais autonomia e performance.

    iBM

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Autonomia? essa é tipo para rir não?

    2. Avatar de Edroid
      Edroid

      há cada um que até parecem 2

    3. Avatar de OMG
      OMG

      O iOS garante mais autonomia, a Apple é que decidiu meter a bateria de um relógio (de pulso) no iphone…

      1. Avatar de Simão
        Simão

        Então veremos se a Apple vai dar alguma atenção extra à capacidade das baterias agora nas novidades de Setembro…

    4. Avatar de k
      k

      O meu OnePlus One discorda. 🙂

      (E por acaso já o pus ao lado do 5s de outro membro da casa)

  15. Avatar de NewJ
    NewJ

    O meu motoG já está em art à meses e até à data não vejo inconvenientes de maior.. Bateria dura bem e sim é rápido.

  16. Avatar de Esbrecho
    Esbrecho

    Mas qual ART qual quê? Mudem todos para IOS ou WP que isso passa

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Também deves ter um picozinho! Não tomes os comprimidos antes de te deitares…

    2. Avatar de Cris
      Cris

      Há quem goste de ter controlo sobre o seu equipamento e ter funcionalidades extra.
      O melhor SO neste preciso momento é sem duvida alguma o Sailfish. Todo o poder do Android, menos o lag porque usam qt.

  17. Avatar de Filipe Pinheiro
    Filipe Pinheiro

    Foi melhor coisa que fiz com o meu LG G3.
    O sistema ficou muito mais fluido.
    A autonomia da bateria esta praticamente igual ou até ligeiramente inferior.

    No Nexus 5 apenas há uma melhoria pouco significativa na autonomia da bateria.

    Cumps.

  18. Avatar de André
    André

    Apos a alteração quanto tempo demora a reinciar o telemovel? o meu ja esta á uns 5 minutos e nada…

  19. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Experimentei no Moto G. Em minutos reverti.
    Perdi mais de 1000 pontos no Antutu. E diversas apps ficaram sem tino..

    1. Avatar de João
      João

      Os testes no Antutu não são muito fiáveis, basta que tenhas feito testes com diferentes temperaturas internas no smartphone para que apareçam resultados muito diferentes.
      Quanto maior foi a temperatura pior é o resultado.

    2. Avatar de José Bernardo
      José Bernardo

      Também experimentei no meu Moto E e a coisa ficou lentinha, quanto á conversão não tive problemas. Estou a voltar ao original neste momento, espero que tudo fique como estava 😉

  20. Avatar de Nuno Azevedo
    Nuno Azevedo

    Boas pessoal, acabei de actualizar para ART mesmo lendo que alguns utilizadores tiveram problemas quis experimentar para dar o meu feedback…..tenho um Samsung S5 com o 4.4.2 e funciona a 100% com todas as aplicações que tenho, está mais fluido porque no google earth vejo que na aproximação está mais fuido, no meu ver está significamente mais rapido, não tenho nada negativo a apontar, vou continuar a testar, em relação a bateria não posso adiantar nada a autonomia porque como é obvio instalei a uns minutos…..

    1. Avatar de João
      João

      Então agradecia que desse algum feedback sobre o funcionamento. À 1ª vista pareceu-me ficar pior mas já que deu para reverter sem problemas estou disposto a tentar novamente.

  21. Avatar de Carlos Freitas
    Carlos Freitas

    Tenho um SGS2 com CM11 M8.
    Na primeira tentativa de ativar o ART tudo o que era aplicações da google crasharam, sem parar. Vi-me grego para, entre clicks no OK das mensagens de erro, conseguir repor o Dalvik.
    Atualizei as gapps, para uma versão supostamente compatível com o ART (kk-2014-06-06). Ficou bem melhor, mas as gapps continuaram a crashar (o que só por si já inviabiliza a coisa), embora a um ritmo muito menos intenso.
    Verifiquei também que as aplicações passaram a ocupar bastante mais espaço. Tinha 500MB livres, fiquei com 20.
    Reativei o Dalvik. O espaço livre reapareceu.
    Vou esperar mais algum tempo. Pode ser que o próximo CM já adopte o ART de origem.
    Dava jeito também reparticionar a drive interna para ter mais espaço em /System (512MB vai ser pouco) e na partição das aplicações (2G tb é pouco), mas ainda não ganhei coragem.

    1. Avatar de Edroid
      Edroid

      Eu já alterei o meu, passei a memória das apps de 2 para 4gb porque estava sempre a dar memória cheia

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    No G2 fiz como aqui descrito, ficou visivel o menu “opções de programador” mas lá não tem nada para alterar entre Dalvik e ART :/

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      Algumas marcas retiraramente as opções do kitkat. S4 e lg g2 foram 2 telemóveis de onde foram retiradas as opcoes

  23. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    No meu Xiaomi Mi3 não aparece essa opçao. Tenho uma das ultimas Roms da miui portugal 4.12.26.
    Como sabemos se estou a usar ART ou dalvik?

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ora aí está… os equipamentos que MENOS precisam são aqueles que têm isto tudo. É como comprar um Ferrarri Enzo ou um Buggati Veyron, e só existir “reprogramações de centralina” e aumentos de potência para motores ………. Ferrari Enzo ou Buggati Veyron.

  25. Avatar de José
    José

    Tenho Android 4.4,mas essa opção não aparece?