Atualizações mensais de segurança estão a chegar cada vez mais depressa ao Android

21 Comentários

A falta de atualizações sempre foi um problema grave do Android. Mesmo com as marcas a fazerem esforços para manter os seus smartphones atualizados, a verdade é que estes demoram a chegar.

Uma análise ao universo Android revelou agora que este cenário está a mudar completamente. As atualizações mensais de segurança estão a chegar cada vez mais depressa aos smartphones que usam o sistema operativo da Google.

atualizações segurança mensais Android smartphones

Uma boa notícia para o Android

Mais que as novas versões do Android, a Google tem apostado nas atualizações mensais do seu sistema. Estas não trazem novidades, mas sim correções de segurança e a resolução de falhas que vão sendo encontradas e tratadas.

Se este era um cenário que poucas marcas seguiam de forma frequente, agora tem mudado e evoluído. Uma análise da empresa SRLabs revelou que cada vez mais as marcas apostam nestas atualizações e demoram menos dias a lançar as atualizações.

atualizações segurança mensais Android smartphones

Atualizações mensais de segurança mais rápidas

Para além da Google, algo óbvio, a Nokia e a Sony seguem o mesmo caminho e apresentam as atualizações de imediato. Esta lista segue com a Huawei, LG e Samsung a demorarem poucos dias a colocar nos seus smartphones as correções de segurança.

No extremo oposto temos a Vivo, HTC e Xiaomi e as suas atualizações. Estas marcas são as que mais demoram a colocar nos seus smartphones as correções que a Google cria para o Android. Em média estas demoram mais de um mês a chegar.

Uma evolução importante para os smartphones

Estes dados são uma clara evolução desde 2018, altura em que a SRLabs baseou o seu estudo. As marcas passaram de uma média de 44 dias para os atuais 38 dias, em média, que atualmente demoram a chegar aos smartphones.

Os dados mais recentes mostram que apenas 1 em cada 10 smartphones está atualizado para a mais recente versão deste sistema. Com estes números preocupantes de fragmentação no Android, a Google e as marcas têm ainda um longo caminho a percorrer.

Novos números de distribuição do Android! A fragmentação é ainda uma realidade

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hpomen
    Hpomen

    S9 plus ultima actualizaçao segurança veio com android 10 e é de fevereiro que para um equipamento com 2 anos e que nao vai receber mais nenhuma versao android completamente abandonado a sua sorte é mau afinal foram 970€ e nisso tenho que tirar chapéu a apple 5 anos tao garantidos

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Continuo a receber os updates de segurança todos os meses. Tanto no s9plus como no note 9. Neste momento:
      Android security patch level:
      1 April 2020

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Hugo é a tal coisa que eu comentei a baixo, uns fabricantes fazem isso de proposito outros não. La por tu teres, não significa que todos têm.

        Já vi um Huawei mesmo modelo, mesma versão frente a frente a procurarem por um update e um encontrou, outro não! Diversas vezes foi feito a procura de actualizações.

        Isto nem sempre é de forma rápida, por vezes só chega a alguns de forma gradual… Isto também é uma estrategia das empresas, gradualmente até a pessoa se chatear e acabar por abandonar, ou comprar outro.

        Sendo a Samsung uma marca gigantesca, recupera num instante!

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          É propositado, mas não é para desistires. Tem 2 razões: primeiro para não sobrecarregar os servidores, e depois para “testar as águas”, se alguma coisa correr mal, evitam que todos os clientes fiquem com o problema e param a atualização.

      2. Avatar de Hpomen
        Hpomen

        Eu nao recebo nada mas comprei telm na nós a prestaçoes como ficava mais barato 870€ aproveitei sera que operador bloqueia actualizaçoes segurança? Vou falar com samsung members via chat e expor o caso ” obrigado pelo comentário assim vou ver o que se passa “

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          É esse o problema. As ROMs de operadores são diferentes, e não recebem as atualizações globais. O mesmo sucede com a Vodafone, etc. Por norma, quem compra equipamentos nos operadores fica sempre pior nas atualizações.

          1. Avatar de Hpomen
            Hpomen

            Eu questionei isso e eles via chat disseram que as operadoras as actualizaçoes segurança nao costumam bloquear e a google é que envia as actualizaçoes

    2. Avatar de golo
      golo

      tens de ver uma coisa, dispositivos andoid existem milhares, cada fabricante lança n modelos por ano, logo darem suporte durante dois anos já não é mau, a apple consegue dar suporte por mais tempo, mas, tem meia duzia de dispositivos, logo consegue sem problemas manter o suporte, pois se tivesse igualmente milhares de modelos no mercado, faria o mesmo que as marcas no android…

      é claro que se o trabalho de casa for bem feito, no android, existe o suporte alternativo da comunidade, em que quando acaba o suporte do fabricante, continuamos a ter alternativa para manter o telefone actualizado, até justificar então comprar um novo…

      comprei um samsung galaxy s4 em 2013 por 750€ livre de operador, vinha com android 4, o suporte do fabricante ficou-se pelo android 5, passei a usar a rom Lineage os da comunidade e ainda hoje tenho suporte fiz recentemente o update para o android 10, e o smartphone, está para as curvas…

      simplesmente o interesse é vender vender, e o resto é conversa…

    3. Avatar de O pirata
      O pirata

      No meu S7 edge à 2 meses recebi uma atualização de segurança, não tem o Android 10 mas ainda recebe atualizações

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    De que é que serve se os fabricantes aproveitam-se da situação e dificilmente lançam actualizações para telemóveis que ainda tem menos de 4 anos? Muitas das vezes em perfeitas condições e a funcionar plenamente.

    Aproveitam e forçam de maneira a que o consumidor compre outro, ou tenha a perspeção de que o smartphone que possui esta obsoleto, criando uma imagem de que já não serve na mente das pessoas.

    Os próprios fabricantes fazem isso de forma a forçar os consumidores a comprar os novos equipamentos e é aqui que reside o problema, em maioria dos casos. Obvio que se pode para quem tiver conhecimento alterar a ROM, ainda assim para quem não os tem fica a ver navios.

    Há marcas e marcas, tudo depende. Marcas a evitar, uma delas é a Samsung com o seu bloatware passado meses reduzem a qualidade da câmara com os updates para forçar a comprar o novo topo de gama ou outro que tenham lançado.

    Quando tive o Galaxy S3 naquele tempo tinha uma boa qualidade nada de extraordinário, mas assim que saiu o S4 de forma estranha, a qualidade baixou imenso no S3 quer no desempenho como na camara…

    Coincidências a mais? Não me parece, até porque é possível sim mediante actualizações piorar ou melhorar certas coisas de forma a levar o consumidor a mudar.

    Só uma pessoa tapada é que não vê, não passa de jogadas de Marketing abusivas por parte das grandes empresas para o consumidor comprar algo que poderia estar perfeitamente normal e durar mais alguns anos!

    Já cheguei a ter um Samsung que em menos de 1 Ano e meio já estava lento (isto com as actualizações que se fazia, cada vez ficava pior!) desaceleramento de hardware? Hum?

    Samsung é um BIG NO para mim (venham la os criticos e fanboys e SIM SEI que não é só a Samsung).
    Mas não estou disposto a pagar pela marca e por um smartphone que custa metade do preço com aquelas caracteristicas, onde só por dizer Samsung é só mais 40€/90€ a mais!

    Não obrigado.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso é algo que só afeta 1% dos utilizadores. Quantas pessoas comuns é que se preocupam com isso das atualizações? Muito poucas. Aliás, muitas nem gostam nada disso, são cépticas às mudanças e acham que a atualização vem estragar tudo. Para o comum dos mortais, desde que o smartphone funcione e as apps também tá-se nas tintas. A maioria das pessoas que troca de smartphone é porque querem algo que tire melhores fotografias, ou um display maior, e não propriamente porque já não tem o último iOS ou Android.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Comprei um Smartphone com android one e ainda estou com a versão 9.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      qual? de que ano?

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O meu pai tem um também com Android 9, mas é de 2017. Ainda recebe patches de segurança até ao final de 2020. É essa a promessa da Nokia, e tem cumprido.

    3. Avatar de Ivan
      Ivan

      tambem tenho um xiaomi mi a1 e sempre recebi os updates comecou com o 7 e acabou no 9 foi o prometido alem disso ainda recebo updates de seguranca semanais…android one nao e sinal de suporte vitalicio…

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    O titulo devia ser “Atualizações mensais de segurança estão a chegar ligeiramente menos devagar ao Android”…

  5. Avatar de Helio
    Helio

    No Mate 10 Pro, ainda em Android 9 eo ultimo patch de segurança de 1 de dezembro de 2019

  6. Avatar de PGomes
    PGomes

    Com o meu One Plus 6, já ando com Android 10 e ainda está semana recebi um update com as patches de segurança de Abril e uns bug fixes menores.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, mas antes disso só tinhas patches de Fevereiro. Eles saltam meses.

      1. Avatar de PGomes
        PGomes

        Correto, mas mesmo assim é muito melhor do que a maioria das marcas. que usam Android.