Atenção, utilizadores Android! Estas apps estão a enviar fotografias e outros dados para a China

24 Comentários

Apesar das promessas de controlo de segurança, cabe ao utilizador manter os olhos bem abertos, atento a irregularidades e a possíveis mensagens, aplicações, e-mails (etc) maliciosos. Caso seja utilizador Android, saiba que há aplicações que podem estar a enviar os seus dados para a China.

Spyware

À partida, a Google assegura que a sua Play Store é um espaço de confiança para descarregar as mais variadas aplicações para Android. Apesar de não ser tão criteriosa quanto a Apple, tenta que as ofertas expostas na sua loja sejam seguras e não ponham em causa a privacidade dos utilizadores.

Contudo, há exceções e, enquanto potencial lesado, convém estar a par da possibilidade de poder ter a segurança dos seus dados comprometida. Afinal, já sabemos que existem aplicações que, de forma sorrateira, integram o catálogo de ofertas das lojas de aplicações com o único objetivo de prejudicar o utilizador.

 

Atenção a estas apps no Android…

A empresa de segurança cibernética, Pradeo, apontou a File Recovery & Data Recovery e a File Manager como maliciosas. Conforme partilhou, as plataformas parecem ser de gestão de ficheiros, mas são, na verdade, spyware, que envia informações do utilizador para servidores baseados na China.

As aplicações pertencem ao mesmo programador e já foram descarregadas 1,5 milhões de vezes.

A Pradeo descobriu que, contrariamente ao que alegam, as aplicações recolhem dados como:

  • Contactos guardados no dispositivo;
  • Contactos de e-mail e das redes sociais;
  • Imagens, áudios e vídeos guardados na aplicação;
  • Localização do utilizador em tempo real;
  • Código do país;
  • Nome do fornecedor de rede;
  • Número da versão do sistema operativo;
  • Modelo do dispositivo.

A recolha da maioria destes dados não tem qualquer pertinência, considerando que as aplicações se destinam a gestão de ficheiros e recuperação de dados. Além disso, nenhuma pede autorização para a sua recolha.

De acordo com um relatório da Bleeping Computer, as aplicações foram removidas do Google Play, recentemente. Contudo, caso ainda as tenha no seu smartphone, elimine-as e mantenha-se atento.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    China a maior ditadura do mundo continuem a comprar bugigangas…

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Frankenstein, sim, até porque todos nós sabemos que o Windows, Facebook e etc não enviam dados para lugar nenhum.
      Oh espera, tb serão da maior ditadura?

      1. Avatar de Mamaaqui
        Mamaaqui

        Pelo que vejo nos vários posts estás sempre a falar ou melhor a escrever. Falas muito, por detrás de um ecrã és muito corajosa!!!

  2. Avatar de GM
    GM

    Se isto acontece no Android, imagino no Harmony OS…

    1. Avatar de Douglas
      Douglas

      Imagine no Windows e no Mac. XD

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se as apps enviam dados para a China é um problema. No entanto a maioria, ou quase todas, envia dados desde sempre para os EUA e isso já não é um problema.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Onde estão as provas disso?

      1. Avatar de Butter
        Butter

        Pergunta à “Pradeo” que foi quem lançou o alerta

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Basta leres o que as app pedem acesso quando instalas uma e o que fazem com esses dados. Por exemplo no windows o mais visivel é o caso da microsoft com a Telemetria no windows 10 e 11 que esta a enviar constatemente dados para a sede (microsoft nos EUA). Os navegadores fazem todos o mesmo sendo o Chrome o que mais envia dados a google, enfim, julgo que estas muito fora do que é a privacidade online. Estas cosntantemente a serr vigiado a nivel de cliques com os teu gostos. Isso nunca foi um problema porque os dados eram enviados para os Estados Unidos, desde que o TikToK apareceu e os dados começaram a ser enviados tambem para a china, foi a carga dos trabalhos.

      3. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        iDroid, provas do quê?
        Ainda quer mais, depois do Snowden?
        Acorde que já é dia…

    2. Avatar de Cenas
      Cenas

      Só que não?

    3. Avatar de CENAS
      CENAS

      Não percebo esta filosofia de “se um faz mal então não tem problema que todos façam”.

      Todo e qualquer comportamento anómalo e desrespeitador de apps instaladas em dispositivos privados deve ser algo de escrutínio, independentemente da sua origem. Se este foi descoberto e está a ser divulgado então isso é uma coisa boa.

      Se está preocupado com a falta de privacidade das “apps americanas” então não as instale no seu dispositivo. Melhor, divugue nos seus círculos as apps que considera perigosas.

  4. Avatar de Voz
    Voz

    De rir… A NSA(EUA) e TODAS as corporações americanas recebem os dados dos pacóvios europeus. E a manada nem muge. Qual o problema de a China receber uma fração dos dados?! Não é isto a globalização da WWW?!

    1. Avatar de GM
      GM

      Tu incluído?

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Achas que há comparação entre a China e os EUA?
      Para ti é tudo igual?
      Democracia e ditadura para ti são apenas palavras que não compreendes o significado.

      1. Avatar de Poio
        Poio

        É igual, não moro em nenhum dos dois

      2. Avatar de Marp
        Marp

        Ah, ah, ah, ah… como piada por agora serve, oh B@rão…

    3. Avatar de PN
      PN

      E que tal nenhum deles receber esses dados sem pedir autorização hmmm? Pior é se nos termos e condições de utilização da App não estiver lá nada a dizer que esses dados são recolhidos, o que aqui na EU viola o RGPD. Aliás, no artigo indica:

      A recolha da maioria destes dados não tem qualquer pertinência, considerando que as aplicações se destinam a gestão de ficheiros e recuperação de dados. Além disso, nenhuma pede autorização para a sua recolha.

      O recolher destes dados e enviar sem pedir autorização, que nem sequer são pertinentes para a funcionalidade das apps, é a parte escandalosa. E dados nas mãos de uma empresa chinesa, que tem obrigação por lei de colaborar com o exército de libertação da China e com o PCC, não obrigado.

      (Resposta de colaboradores desse regime em 3… 2… 1…)

  5. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Será a China o exemplo que os governos irão escolher para a Nova Ordem Mundial? Já são muitos os factores para assim crer .

  6. Avatar de PN
    PN

    Então mas… mas… respeito da soberania é só bocas para atirar ao Ocidente, a China não tem que respeitar???

  7. Avatar de dude
    dude

    Mas vocês acham que a espionagem industrial e económica se faz com espiões? Não. Têm estas apps que vão enviando os dados. É só esperar que mordam o isco

  8. Avatar de BS
    BS

    3310 amigos…3310