Alerta: Apps para Android acedem a dados mesmo sem permissão

20 Comentários

O Android é o sistema operativo mais popular do mundo! Nesse sentido as responsabilidades são mais que muitas! Apesar de todos os esforços da Google, o sistema continua a não conseguir impor algumas limitações.

Segundo um estudo recente, há apps a aceder a informação pessoal mesmo que o utilizador não dê permissão.

Alerta: Apps para Android acedem a dados mesmo que o utilizador não dê permissão


Os resultados do estudo são claros! Muitas apps Android acedem a dados pessoais, mesmo quando os utilizadores não dão permissão para o fazer. A privacidade é hoje levada muito a sério, mas há apps que simplesmente ignoram tal facto.

Com o nome “50 Ways to Leak Your Data: An Exploration of Apps’ Circumvention of the Android Permissions System“, o estudo foi apresentado por investigadores da Universidade de Calgary, Universidade Carlos III Madrid e U.C. Berkeley. Os resultados mostram que há milhares de apps que têm feito coisas muito obscuras.

As apps obtêm informações como o MAC Address, o número de IMEI, número de telemóvel, entre outras informações… sem qualquer tipo de autorização.

Veja, em vídeo, o que realmente acontece

A Google continua a ter pela frente um super desafio no que diz respeito à privacidade. A loja de aplicações oficial para Android aloja milhares de apps e não é fácil controlar tudo. Como já tínhamos referido anteriormente, muitas destas apps têm SKDs desenvolvidos pela Baidu na sua génese.  Foram identificados vários SDKs concebidos pela gigante chinesa das pesquisas, que incluem Salmonads (uma plataforma de desenvolvimento muito usada na China).

Leia também…

Android: são milhares as apps que continuam a seguir a sua localização!

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    é um SO tão personalizavel, que ate as APPS conseguem personalizar o acesso a info confidencial.
    clap, clap

    1. Avatar de Artemus
      Artemus

      E há outros tão seguros que até os dados dos cartões de crédito partilham com o pessoal. Clap Clap

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Não leste a noticia que nunca foi confirmada , certo ?

        Abc

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Já foi confirmado há meses. A notícia recente de que isso voltou à baila é que foi abafada. Por quem terá sido? Pois. Não convém saber-se, não é? Pois claro.

          Senão lá se ia a fama da maçã roída.

  2. Avatar de Bruh
    Bruh

    Ética, para a maior parte das pessoas na área da informática, é algo com um significado demasiado complicado de perceber… Logo, passam à frente. lol

  3. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Sério, só por causa disso já não vou usar mais o telem. 😛

  4. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Aw… Obrigado Pedro Pinto, desde 2013 que vejo os videos da DefCON, aquilo para mim é como uma droga, não conhecia a USENIX ^^, agora cá vou eu em mais uma aventura.

  5. Avatar de Quim
    Quim

    Sabem qual é a parte triste deste assunto? É que este topico tem 4 comentarios, o que demonstra que já toda a gente sabe a porcaria que o android é. Ng fica admirado.
    Se isto fosse no iOS, este topico já tinha quase 70 comentarios.
    É a diferenca

    1. Avatar de cK
      cK

      Estás errado meu caro. Com este meu comentário são 5

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      A diferença é que quem usa Android sabe que está sujeitos a bugs… quem paga 1600 euros por um telemóvel, 300 euros por uns phones e 90 euros por uma capa (ou 900 euros por um monitor), acredita que nunca terá bugs e que está 6500 anos à frente dos outros todos… é assim que a Apple vende equipamentos a pessoas quem 0,00001% das capacidades usam mas, pagam para as ter, há que acreditar que compram a perfeição.

      1. Avatar de Njag
        Njag

        Neste momento o publico Android falar que o iPhone é caro já não lhe fica muito bem, sabendo que há Android`s na casa dos 2000€

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Para que dás exemplo do aparelho que não vai vender mais de 100 unidades?

          Mas falando em valores, há aquela coisa de comprares uma coisa cara e ser boa e comprares outra e só porque tem uma maçã roída atrás, vais dizer a toda a gente que o compraste e que é a melhor coisa do mundo, quando custou pouco mais de 200€ a fazer.

      2. Avatar de security
        security

        Fala-me de um telemóvel topo de gama com android que rivalize com um iPhone de 1600€ e dá-me o valor dele venda ao público sff. Para 1600€ estamos a falar de um Pro 11 Max com 256GB. Portanto, nada menos que isto e que (tente) rivalize(ar) com a máquina em questão.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Qualquer topo de gama da huawei ou da oneplus (e outras marcas) rivaliza com o iphone de 1600€. Por quanto? Menos de 1000€.

          É a diferença entre pagar um bom aparelho e pagar a marca.

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Ler termos e condições e está lá explícito o que uma App pode fazer sem consentimento do utilizador. Excepto piratas por conta própria, tudo o que é empresa revela o que faz. O próprio Android tem explícito nos termos que pode aceder a uma rede sem consentimento e nem sequer acende o ícone de wifi ou dados nem estes aparecem contabilizados. Quanto a isso Windows não é melhor, ios não é melhor. Privacidade talvez só na caverna.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Haja alguém com dois dedos de testa. Estes artigos só fomentam o ódio de quem só tem meio neurónio a funcionar e acha que tudo o que não é apple é mau.

  7. Avatar de Peter Frank
    Peter Frank

    Devem estar a pensar que os outros Sistemas Operativos, para além do Android, não têm aplicações que violam a privacidade dos utilizadores a vários níveis. Pois sim…
    Tudo o que está ligado a redes, sejam domésticas ou globais, sejam privadas ou públicas, está constantemente “sob aviso laranja” no que diz respeito a vulnerabilidades e “exploits” que permitem aceder a dados sem a autorização dos “donos”. E quando digo tudo, é mesmo tudo…
    Ainda está para ser inventado um sistema 100% seguro… E até certas VPN’s não se livram desse mal…
    Acredite quem quiser, mas se querem estar verdadeiramente seguros, agarrem-se a tudo excepto ao que está conectado a redes…

  8. Avatar de censo
    censo

    “Apps para Android” ou “há muitas Apps”…descubram as diferenças…

  9. Avatar de mico
    mico

    Podes comprar telefones de 600€ todos os anos, ou trocares de 6 em 6 meses telefones de 300€. Pagam o mesmo…

  10. Avatar de Manuel Noites
    Manuel Noites

    Mais extraordinário é quando a tua operadora te vende equipamentos Android que acedem à Internet móvel contra a tua vontade. Ligas o aparelho pela primeira vez e enquanto estás a fazer as primeiras configurações do smartphone já este está a ligar os dados móveis, sem que possas fazer nada. E se não tens um serviço de dados associado ao teu cartão, cobram-te um montante pelo acesso diário. Se mais tarde fizeres uma reposição de dados de fábrica, isto volta-te a acontecer. E se por acaso receberes uma mensagem MMS, essa é mais uma situação em que o telemóvel acede aos dados móveis automaticamente, mesmo que eles nas definições estejam desligados. Mas como vivemos em Portugal (=Faroeste) não adianta de nada queixares-te à ANACOM, associações de defesa do consumidor, institutos disto ou daquilo, nada; essas entidades são só de fachada, existem para criar nas pessoas a ilusão de que os sectores das telecomunicações e outros são regulados de alguma forma, e o máximo que irão fazer por ti é reencaminhar-te para os tribunais e para os meios de resolução alternativa de litígios com o pretexto de que se trata de um conflito particular entre empresa e cliente.