Apps Android são mais descarregadas mas as do iOS rendem mais

50 Comentários

Os sistemas operativos móveis são sustentados pelas lojas de aplicações e pelos programadores que as criam. Na hora de escolher uma plataforma de eleição nem sempre é simples.

A análise dos mercados das aplicações móveis revelou que o Android pode ser mais apetecível, mas no final é o iOS que mais retorno dá aos programadores.

iOS Android

Tanto a Google como a Apple assentam os seus sistemas nas loja de aplicações e é por eles que conseguem grande parte do seu retorno financeiro. A Play Store e a App Store são a montra que os programadores têm para mostrar as suas criações.

Um estudo da empresa App Annie mostrou que a escolha pode ficar simplificada para quem se dedica a criar aplicações. Os números são claros e mostram que os utilizadores do Android descarregam mais aplicações que os do iOS. Este valor ronda os 50%.

Mas o reverso da medalha existe e está expresso no resultado que estas aplicações dão em termos monetários. Aqui a balança pende para o lado do iOS, com valores a rondarem também os 50%.

iOS Android Valores

Tendo uma grande quota parte do mercado dos smartphones, é normal que o número de aplicações descarregadas seja maior no Android. A questão é que na hora de investir são os utilizadores do iPhone e do iPad aqueles que melhor garantias dão.

Com estes valores é normal que a escolha recaia para o iOS, por ser um sistema operativo que dá garantias de retorno, que pode rondar o dobro do que o Android e a Play Store oferece.

A mesma análise, da App Annie, revelou que o mercado de venda de aplicações é dominado pelos países da Ásia, com um crescimento acentuado da China, que ultrapassou já o Japão, um mercado onde tradicionalmente a Apple obtém os seus melhores resultados de vendas.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    Off-topic
    Esse Samsung da foto é mesmo bonito.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Resumindo o utilizador Apple paga mais por menos 🙂

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Resumindo: (quase) todo o utilizador Android “rouba” apps de 1€ 🙂

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Não percebo como é que chegaste a essa conclusão porque pelo que eu entendi, neste estudo, apenas estão em causa as lojas da Apple e da Google.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ainda bem que tiram o Windows 10 Mobile das comparações neste post para dar vantagem ao iOS…

          https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/windows-phone-programadores-ganham-10-mil-euros-mes/

          1. Avatar de Pedro Simões

            Se não existem dados referentes ao Windows Phone como o poderíamos meter? Isso era estar a inventar e a ser pouco claros.
            Quando existirem dados descansa que os publicamos, como temos feito.

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            Onde é que essa notícia tem dados comparáveis a esta?

        2. Avatar de Francisco
          Francisco

          Cheguei a esta conclusão utilizando o mesmo metodo que o @Miguel usou para a dele… 🙂

    2. Avatar de Tony
      Tony

      O habitual 🙂

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Nada de novo já estão habituados.

    4. Avatar de Tomás
      Tomás

      …sem dúvida, toda a gente descarrega exactamente o mesmo para poderes chegar a essa conclusão

    5. Avatar de Henrique
      Henrique

      Resumindo: o utilizador Android quer o telemóvel para mandar SMS e telefonar, compram telemóveis topos de gama para isso…

      Apps de jeito, boas o suficiente para pagar por elas? Também não há!

      Apps para tablet? Compra um iPad, é a recomendação dos especialistas…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O meu tijolo por exemplo, estando na mesma rede wifi que tu, snifa-te o tráfego todo do teu super sumo dos telemoveis, e ainda da pra fazer mais uma série de brincadeiras, nomeadamente cortar-te a net 🙂
        Fazes isso com o teu?

        Deixa-te de “especialistas” e diz algo com sentido.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          És o McAfee português!

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Outra vez??? Este tema ja foi abordado montes de vezes no ppware!!!

  4. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Ao preço da licença de programador da Apple, não é de admirar que as apps “tenham” de render mais, caso contrário o programador perde dinheiro…

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      és capaz de explicar com algo mais concreto?

      1. Avatar de int3
        int3

        pagas 99€/ano para ser programador na apple store.

        1. Avatar de Ricardo M.
          Ricardo M.

          Ups.
          O capitalismo!

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          É 99 euros por ano que explica que a loja gere cerca de 18 mil milhões de euros? É o que leva a que os programadores ganhem mais cerca de 6 mil milhões do que com a loja da Google, se não perdem dinheiro?

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            De certeza que ajuda a loja a gerar parte desses 18 mil milhões. O que disse foi que é normal que as apps para ios rendam mais, porque é necessário que se ganhe mais dinheiro para cubrir apenas a despesa da loja. Na Play Store, se fizeres 100€ com uma app num ano tens 75€ de lucro e já cubriste a licença de programador para qualquer outra app que queiras fazer. Na Apple Store se fizeres 100€ com uma app num ano tens 1 € de lucro e não estás safo de no próximo ano vires a ter prejuízo, isto se quiseres continuar a dar suporte à app

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            99 euros por ano é uma gota no oceano naquilo que se ganha em média. Por trás do pagamento de 99 euros podem estar dezenas de programadores a criar o número de aplicações que quiserem

      2. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Basicamente o que o int3 disse. 99€/ano em comparação com a Play Store que pagas 25€ vitalícios, acho eu.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          por acaso já pensaste na dimensão das despesas para criar aplicações? Achas que 99 euros num ano é o mais significativo?

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Pode ser. Depende dos casos. E não é num ano, é por ano, enquanto quiseres dar suporte às tuas apps. Para alguém que se queira aventurar no mercado mobile, como passatempo ou what not pode ser um bocado puxado, principalmente se não tiver rendimentos próprios ainda. Não digo que não se consiga, acho muito estranho é ser uma licença anual. Por exemplo, a steam greenlight é 90€ mas é vitalícia. Isso faz mais sentido já que a loja fica com parte do lucro das vendas

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            depois dos meus outros comentários achas que não me referia a ser por ano? desenvolver aplicações tem custos muitos superiores aos 99 euros, e quem quiser que seja um hooby não necessita de pôr numa loja. O que esses 99 euros vão fazer é levar quem quer um hobby a pensar duas vezes sobre se tem uma aplicação com qualidade mínima para obter rendimento para cobrir todos os custos.
            Se a aplicação for grátis a loja não recebe nada, há apenas a licença que cobre os custos de suporte da loja.

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Se não tiver licença paga, apareceriam logo os spammers chineses a mandarem 500 cópias para a Store!

      99€/ano não é nada, considerando que tens um certificado para assinar Apps. Não é nada considerando que tens acesso a MIL MILHÕES de dispositivos em uso. Não é nada considerando que todas as tuas Apps, sejam gratuitas ou pagas têm verificação MANUAL pela Apple.

      Achas que está mal?

      Experimenta vender um software de 5€ na Internet a ver se alguém compra! Ninguém paga por software que não tenha a assinatura de uma marca de confiança por detrás!

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        É caro quando não queres cobrar pela tua app e/ou es um freelancer, além disso não tens mil milhões de possíveis clientes.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          fazes ideia dos custos para desenvolver aplicações? achas que os 99 euros é o mais significativo?

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Atualmente o custo de desenvolver aplicações é mínimo/inexistente. Qualquer um com um PC pode ter as ferramentas profissionais de graça para criar qualquer tipo de aplicação. Basta ver o Android Studio, Visual Studio, IntelliJ, mesmo a nível de gamedev tens o CryEngine, Unreal Engine, Unity 3D, tudo gratuito do início ao fim. O que precisas é de tempo, dedicação e uma ideia. Para um indie/freelancer, ou simplesmente alguém que queria usar os conhecimentos que tem de programação para lançar um produto sem fazer disso vida, alguém como um estudante que não tem rendimentos, sim, acho que 99€ Anuais para algo que nem se sabe se vai ter sucesso ou não é algo a pensar.

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            tempo é dinheiro e nos dias de hoje criar uma aplicação aceitável para cobrir esse investimento de tempo, já não requer somente “brincar” a programar no computador. Procura sobre a dimensão média dos custos para criar aplicações.

  5. Avatar de Albert
    Albert

    NFC tb n foram os primeiros mas foram os mais realistas pois o NFC tem utilidade naquilo que a apple explora, o ApplePay. Tudo o resto até pode ser muito engracado mas para geeks pois os outros n tem qq interesse no nfc. As pessoas esquecem-se que há 2 tipos de compradores. Os geeks que sonham com octacores e pcs, e as pessoas normais que sonham casar-se viajar e tb comprar um smartphone se possivel.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Albert compreendo a ideia,mas achares que o teu ponto de vista é normal e todos os outros não…é relativo.
      Há quem não queira casar nem viajar…e está tão certo como tu 😛

      1. Avatar de Luislelis
        Luislelis

        E quem quer ter um filho como o Albert lol (não quero ofender Albert, comédia pura)

    2. Avatar de Joka
      Joka

      Para as tuas necessidades talvez, mas não generalizes porque nem toda a gente pensa como tu, se assim pensaste então estás e enganado.

  6. Avatar de Luislelis
    Luislelis

    Mas o modelo de negócio do IOS não é completamente diferente do Android/Google.
    IOS baseia-se nas vendas directas ao consumidor, enquanto a Google se baseia na mais valia da publicidade poupando o consumidor.
    Partindo desse pressuposto……. Como se compara ou mesmo conclui? ?
    Nao me refiro aos outros jogadores pq não Teem expressão.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      É porque sim… Não há Apps com publicidade no iOS?

      Diz antes, no Android não há Apps de jeito, porque os utilizadores são agarrados, e preferem ter um tijolo, mas com octacore, do que gastar 1€ ou 2€ e ter software de qualidade que torna o telemóvel num objecto útil.

      Já para não falar da pirataria, que é o que mais se vê no Android.

      1. Avatar de Luislelis
        Luislelis

        Modelos de negócio diferentes tem clientes diferentes.
        A Google prefere que, quem quer vender q pague. IOS prefere que quem quer comprar q pague.
        Gastas onde quiseres (acho que chamam a isso, “liberdade” , (posso estar enganado no mome).
        Pirataria todos têm. Já ouviste falar em jailbreak? No android ha quase tudo grátis para que piratear? Exemplifica sff.
        Nao ha apps de jeito no Android? Exemplifica sff.
        Quatro tijolos Android dão um iPhone, mas isso são gostos pessoais. (o que faz um iPhone que um Android não faça?) Exemplifica sff.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          A Google?

          Estamos a falar de aplicações de terceiros, não estamos a falar de aplicações da Google ou da Apple!

          No Android tens muitos coisa de borla, como no iOS… Agora essas Apps de borla podem competir com as pagas? Nem pensar!

          Tens muitos joguinhos de comprar moedas e redes sociais de borla, agora Apps para trabalhar? Está quieto!

          Jailbreak e depois instalar Apps pirateadas é algo que dá trabalho demais, além disso, o público alvo do iOS não é o mesmo do Android, que não tem respeito pelos programadores!

          Falam tanto de Apps pagas no iOS, é grátis no Android? Deixa-me rir!

          PoketCasts, é o melhor podcast player no Android, custa 2.99€, há melhor no iOS, o Overcast, e é de borla.

          ESFileExplorer, custa 2.99€ sem anúncios, a versão final. O melhor no iOS, Documents5 é totalmente gratuito e sem anúncios.

          Já para não falar de software de alta qualidade que a Apple oferece, e a Google não tem equivalente, como o GarageBand, o iMovie.

          À prova de como o Android toda a gente pirateia, basta começar a pesquisar no próprio Google! Começas a escrever o nome de uma app, a primeira coisa que aparece é “apk free download”…

        2. Avatar de Henrique
          Henrique

          Quanto a “liberdade”, o que para ti é liberdade, para outros é simplesmente “não vale a pena investir no Android, porque vou ser roubado no fim…”

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            É assim mesmo…cego até ao fim LOLOL
            Liberdade é liberdade, lá porque gostas de viver oprimido não significa que isso passe a ser liberdade.

            IOS é bom…Android é bom..Wp…é tudo bom em certos aspectos.
            Tirem as palas dos olhos uma vez na vida.

          2. Avatar de Renato
            Renato

            Liberdade não é libertinagem!

            Se assim fosse, eu ia à Store do Android e punha um vírus e fazia as pessoas pagarem 1.000€ por ele, e dizia que era o AutoCAD completo como o para Windows !

            Posso fazer isso?

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        LOOL só dizes disparates.
        Pior que não conheceres o Android é, pelos vistos, também mal conheceres o IOS.
        É só rir com vocês 🙂

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      os modelos de negócio das duas lojas são semelhantes, sendo os programadores que decidem se querem vendas ou publicidade, preços, etc.

      1. Avatar de Luislelis
        Luislelis

        Não são semelhantes, não sr.
        Mas eu explico.
        Venderias o teu app a quem tem 10% do mercado publicitário ou a quem tem 90%? E ai que para a escolha do programador. Isso pra esclarecer modelo de negócio.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Em primeiro lugar publicidade não faz parte da loja, é uma opção do programador exterior à loja.
          Em segundo lugar estás a assumir que de alguma forma se ganha o mesmo por utilizador em publicidade nas duas plataformas, o que não é verdade, muitos estudos mostram que se ganha muito mais no iOS em publicidade por utilizador, chegando o rendimento total a ser bastante próximo entre as duas plataformas – valores do ano passado.
          Para além disso a questão de tamanho de mercado colocar-se-ía quer fosse publicidade ou venda.

  7. Avatar de Celso Rodrigues
    Celso Rodrigues

    Não esquecer que em Android não há só a Playstore. Especialmente na China onda ela nem sequer existe.

    Já vi artigos onde foram somados os valores da Playstore aos das outras lojas e o resultado final andava já muito perto do da App Store.

  8. Avatar de Serato
    Serato

    Existem montes de apps que são pagas no iOS, enquanto no Android são grátis…..
    É esta a diferença, e o facto da Apple estar mais preocupada com a sua (Gigantesca) margem de lucro

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      quem define se são gratis ou não são os programadores, não a Apple

    2. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      Os pixotes dos androids, compram aquelas chinesadas de 100 paus e ficam sem guito para as apps… que aliás nem correm… por isso descarregam apps gratuitas vezes e mais vezes….