App RADARES de Portugal lança versão melhorada para Android

29 Comentários

Para os automobilistas que viajem regularmente, é possível que a app RADARES de Portugal já seja conhecida. Trata-se de uma app portuguesa cujo objetivo é fornecer toda a informação acerca dos Radares existentes nas estradas nacionais.

A aplicação lançou recentemente uma versão melhorada com várias novidades.

radares



Se não conhece a app RADARES de Portugal, e até costuma andar muitas vezes na estrada, então veio ao sítio certo. Trata-se de uma app que permite a partilha de informação sobre os radares existentes nas estradas nacionais.

Uma vez que a app já é usada por uma quantidade significativa de utilizadores, é de esperar que seja submetida a constantes atualizações e melhorias.

Em fevereiro a app sofreu alguns melhoramentos, voltando a ser melhorada agora em março, altura em que foi lançada a versão 2.0.1.

Novidades na versão 2.0.1 da app RADARES de Portugal

  • Melhoramento da Autonomia do Android
  • Possibilidade de reposicionar os ícones da Partilha no Mapa e por Mensagem, pressionando os mesmos durante alguns segundos
  • Receção de alertas em voz (TTS), ainda em fase de experimental (ver Definições da App)
  • Interface atualizada para ligar-se à Comunidade automobilística (menu > Ligar-me)
  • Interface atualizada de receção de mensagens de Radares no Mapa
  • Manual atualizado (fazer download no menu item “Sobre a App”)
  • Navegação porta a porta em paralelo com o Maps (deve consultar manual para saber mais)

Na atualização de fevereiro a app já havia sido dotada de outras funcionalidades novas e interessantes tais como um Mapa de Radares em tempo real, Fixos (pré-carregados) e Móveis, Modo de navegação, com avisos visuais e sonoros, Possibilidade de partilhar Radares localmente ou à distância e confirmar Radar após passagem pelo local, entre outros.

Pode instalar a app gratuitamente no seu Android, ou consultar os Radares na versão web, que lhe disponibiliza acesso à informação em tempo real, a partilha de Radares via mensagem e ainda a visualização do Mapa de Radares. Pode aceder à versão Web também através do iOS (sistema para o qual se prevê desenvolvimento de app) e Windows Mobile.

Homepage: RADARES de Portugal
Preço: Gratuito

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose Sá
    Jose Sá

    MADE IN PORTUGAL
    “Compre” o que é nosso! Use o que é nosso!

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sei que a intenção foi boa mas essa mentalidade é do século passado…
    Compre o que é BOM e use o que é BOM, independentemente da sua origem…somos cidadãos do mundo!!!

    1. Avatar de Júlio Rocha
      Júlio Rocha

      Neste caso, o que é Nacional é Bom e continuamos a trabalhar para a melhorar. Cumprimentos.

      1. Avatar de Cyberon
        Cyberon

        Pequeno à parte, retirem a expressão “Caça à multa!” da descrição da app, fica-vos mui mal…

        1. Avatar de Júlio Rocha
          Júlio Rocha

          Obrigado pelo conselho. Temos de conseguir uma expressão que “caracterize” a prática de radares de velocidade escondidos, sem qualquer sinalização prévia, seja de zona de acidentes ou, mesmo, de controlo de velocidade.

          1. Avatar de Cyberon
            Cyberon

            Não e necessária uma descrição à CM julgo eu. Já agora, se cumprirmos o código da estrada não há problema em não estarem sinalizados (reparaste como não usei a expressão “escondidos”). Sejam profissionais, abraço.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Se é o criador da APP não lhe fica bem vanglorizar-se sobre a mesma…de qq forma, os meus parabéns pela concretização da ideia e vou testar concerteza. Cumprimentos

        1. Avatar de Júlio Rocha
          Júlio Rocha

          Não percebi essa observação, mas sou um dos programadores, sim. E não estou a vangloriar-me. Disse, apenas, que, neste caso, o que é nacional é bom. Também não percebo o porquê de tanta resistência em geral. Eu abro a RADARES de Portugal e abro apps semelhantes e nota-se logo a diferença, segundo o objetivo que têm este género de apps. Cumprimentos e bons testes. (Em caso de testes, apague os radares de seguida, de forma a manter-se apenas a informação real na App. Obrigado.)

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Não percebeu?! Então desenvolve uma APP e vem dizer que a sua APP é que é boa? 🙂 Atenção que eu acho a ideia excelente se funcionar de forma colaborativa, como me parece que é o objetivo mas além de elogiar a sua própria APP, ainda deu ênfase ao comentário anterior que no fundo é o pensamento que mais prejudicaria os programadores portugueses…pois se todos países pensassem assim… continuação de bom trabalho e peço desculpa por trazer aqui um tema que nada tem a ver com o que está aqui em causa… cumprimentos

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    só acho engraçado, que não podemos ter no carro um aparelho que nos avisa dos radares na estrada, por ser ilegal …
    mas podemos ter uma app que faz praticamente o mesmo
    por mim na boa se não uso um, uso o outro… ou os dois 🙂

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Como funciona o mapa, usa o mapa do Maps da Google? Eu tenho o mapa da Google offline, para não gastar muitos dados, isto vai usar o mesmo mapa?

    1. Avatar de Júlio Rocha
      Júlio Rocha

      Olá, Hugo! Descarregue o manual, através do item “sobre a App”, penso que explica melhor como funciona, pois tem imagens que ajudam a esclarecer. Mas pode user o Google Maps offline, em paralelo, sem problema. 🙂 os nossos mapas (da App) são Mapbox, que são mais flexíveis para programar e mais baratos. (sim, a partir de um certo número de utilizadores é-nos cobrada uma importância, mas nada de especial). Cumprimentos.

    2. Avatar de Júlio Rocha
      Júlio Rocha

      Hugo, esqueci de dizer que a melhor experiência com o Maps, é com o Android 8, no entanto com o Android 7, as indicações já se sobrepõem (e bem) na RADARES de Portugal. Nas versões anteriores do Android, apenas as indicações por voz, vindas do Maps, que está a correr em background. No fórum temos algumas imagens que poderão também ajudar. Cumprimentos.

  5. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    As pessoas que criam e alimentam com informação este tipo de aplicações deviam parar para pensar um pouco.

    Pensar que esta informação não é só usada por quem quer evitar multas, mas também por criminosos que querem evitar operações STOP.

    E que se um dia têm o azar de lhe roubarem o carro, ou algo pior como um roubo ou um rapto, torna o trabalho da polícia de apanhar os criminosos quase impossível.

    Para evitar ser multado, basta cumprir o código da estrada e circular em segurança.

    1. Avatar de Júlio Rocha
      Júlio Rocha

      Rui Sousa, a RADARES de Portugal é a única App do género que não permite a divulgação de Operações STOP! A equipa Radares de Portugal é contra a partilha dessas informações (Operações STOP, Balanças, etc.). Só e apenas Radares em Tempo Real, que costumam estar escondidos e nada previnem a sinistralidade rodoviária.
      NOTA: Nesta última versão 2.0.1 existe a possibilidade de partilhar acidentes e trânsito, mas apenas no mapa!
      Obrigado.
      Obrigado.

      1. Avatar de Rui Sousa
        Rui Sousa

        O excesso de velocidade mapa. Mata quem a pratica, mata os outros automobilistas e mapa os peões. Hoje de tarde em Viseu morreram mais duas pessoas atropeladas com um carro que se despistou. Há umas semanas morreram outras duas à porta de minha casa, atropeladas com um condutor que se despistou por excesso de velocidade.

        Se não houver radares ocultos, todos esses assassinos podem continuar a circular em excesso de velocidade, pois nunca vão ser apanhados, multados e perder a carta de condução.

        Quem contribui com informação para aplicações destas, é cumplicie das mortes causadas pelo excesso de velocidade, por quem a pratica não ser punido.

        1. Avatar de Júlio Rocha
          Júlio Rocha

          Concordo em parte, mas, repare, maior parte das vezes as autoridades não intercetam o “criminoso”! E, já agora, também o informo que já presenciei Caça à Multa ridícula, onde o radar está escondido , no início de uma descida, depois de uma zona de acidentes e, mesmo assim, não havia ninguém a intercetar os “criminosos”! Por favor, de forma a não sairmos fora do contexto, ficamos por aqui. obrigado. NOTA: Já há muitos anos que me envolvo com o Radares de Portugal e, desde aí, que os meus comportamentos na estrada melhoraram consideravelmente. Se calhar não só aconteceu comigo. Para finalizar, se as autoridades (que muito respeito e quem me conhece sabe disso) realmente colocam o radar em zonas propícias a acidentes, então o Radares de Portugal é uma mais valia. Diria mesmo que até se completam. Obrigado.

        2. Avatar de DR
          DR

          Sr. Rui Sousa, o excesso de velocidade, ou presumindo tal, é muitas vezes a justificação mais à mão para todos..
          A alta velocidade devidamente controlada não mata.. Senão, o que seria de todas as provas de automobilismo e motociclismo…
          O que mata são as distrações, o facilitismo, quer de condutores, quer de peões, nas várias circunstâncias…
          Não precisa alegar excesso velocidade quando, supondo, o condutor poderia ir distraído com telemóvel, por exemplo, perdendo noção de espaço e tempo, facilitando assim o descontrolo e consequente despiste causando as vítimas que comentou..
          Muita da sinistralidade advém de incúria das pessoas.. Condutores e peões…
          A Radares de Portugal apenas, e bem, faz parte do que as autoridades deveriam fazer: prevenção. E está, com 2 vertentes bem claras..
          Já as autoridades, e com se constata pelos números divulgados, aumentaram o número de fiscalização e de radares nos últimos anos. Resultado: maior sinistralidade, mais feridos e mortos, etc..
          Onde estão as verdadeiras fiscalizações? As OS, a presença mais constante e visível bem como ativa.. Isso sim, seria prevenção.
          Chamar assassinos aos condutores em geral que, em determinadas circunstâncias até vai um pouco mais depressa eventualmente, na minha opinião é demasiado forte e agressivo. Para além de demonstrar alguma falta de informação e cultura.
          Nem Haja a Radares, bem hajam as autoridades que realmente executam a árdua tarefa de prevenção.
          PS- não incluo autoridades que apenas passam a multa e pretendem cobrar, persuadido a tal por vezes.. Isto quando mandam parar…
          Na A1, entre outras, autuar a 126km /h previne o quê…?

          1. Avatar de Cyberon
            Cyberon

            Estavas a ir tão bem, eatragaste tudo no fim.
            “Na A1, entre outras, autuar a 126km /h previne o quê…?”
            Vejamos, para seres autoado a 126km/h com a margem de erro do radar (7km/h neste caso) e o erro do velocímetro (num carro fatela como o meu) 126+7+10 = 143.
            Tinhas marcado no velocímetro 143km/h num local onde deverias andar a 120km/h…

          2. Avatar de DR
            DR

            Cyberon

            Registo de 132km/h, deduziram 6km por margem de erro (q engloba erro de velocímetro e/ou de leitura do radar..) = auto/coima a 126km/h – foi isto que quis dizer, o valor efetivo e que dita o auto.
            Exemplo prático, não meu mas em minha posse.

            A diferença é que, e dito por quem o faz, autuar acima das 150km/h (entrando na infração grave), em 1h, são “caçados” +- 10 condutores.. (porque andamos sensibilizados para circular na ordem dos 140km/h, velocidade perefitamente controlável em autoestrada e já assumido publicamente pelas autoridades).
            Como o controle e respetivas coimas estão abaixo da “prevenção” desse dia, há que baixar a tolerância..
            Assim e na hora seguinte (existem registos..) são para cima de 100 os condutores apanhados nesta “prevenção”…
            As diferenças:
            na primeira hora, parando ou não o condutor, são autos de montante minimo de 120€ (x10 = 1.200€)
            Na hora seguinte e sem mandar parar condutores pela infracção leve, com minimo de 60€ (x 100, pelo menos = 6.000€)

            E para bom entendedor , meia palavra bastará

          3. Avatar de Rui Neves
            Rui Neves

            As estradas não são pistas! A alta velocidade qualquer distracção é a morte do artista, ou acha que é a mesma coisa parar em segurança uma viatura a 120 e a 200??

    2. Avatar de Sky2008
      Sky2008

      Não disse nada de errado, é verdade, mas fico com a impressão de que o sr Rui deve ter alguma ligação com as autoridades…

      Mas não fique assim… O radar até pode lá estar sozinho e não vai mandar parar ninguém, logo, os criminosos de que fala não precisam de evitar o percurso.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Tudo dito.

    3. Avatar de Fak
      Fak

      Rui Sousa,
      já venho tarde mas apoio a ideia.
      vejamos, pagamos balúrdios em portagens e scuts para circular a 120?
      Qo que pagamos acho que o limite devia ser de uns 150/h, é um roubo, ainda hoje vim para a sertã, pela nacional (fora de localidades passando pelo centre de umas vilas) demoro apenas mais 20 mins que pela autoestrada, são 15€ em portagens e scuts que poupo… Pagar 15e por uns 20 minutos?
      o governo tá a gozar com a minha cara só pode…

  6. Avatar de Tz
    Tz

    …nem mais, no entanto operações é uma coisa e, radares é outra…

  7. Avatar de Tz
    Tz

    No meu OnePlus 5, não funciona com Google maps

    1. Avatar de Júlio Rocha
      Júlio Rocha

      Viva Tz! Não sei se é por ser OnePlus, mas foram testados alguns telemóveis e a partir do Android 7, todos funcionavam! Tenha atenção que as informações só aparecem sobre a RADARES de Portugal quando são emitidas notificações! Temos um vídeo no fórum a exemplificar isso mesmo. (como não sei se posso colocar aqui links, sugiro que vá ao item “Sobre a App” e clique sobre a palavra tópico, na descrição Manual / Suporte.

  8. Avatar de David Nunes
    David Nunes

    Em tempos usei os radares no meu gps tomtom e no meu nokia com o ndrive e era uma maravilha, sempre que me aproximava de uma zona de radar era avisado sonora e visualmente. No entanto quando mudei pra android, reparei que a aplicação apenas me dava uma lista de radares e não interagia directamente com o gps (google maps, meodrive…). Não sei se era por não ter os dados móveis activos ou se era mesmo assim. Nesta última versão, já é possível usar a aplicação mesmo offline, usando apenas o gps e receber os avisos em tempo real?

    1. Avatar de Júlio Rocha
      Júlio Rocha

      Olá David Nunes!
      Sugiro que descarregue o “manual de utilização” através do Menu > Item “Sobre a App”. Tem lá (quase) tudo.

      Obrigado!