App Ops – A funcionalidade escondida do Android 4.3

26 Comentários

Na passada sexta-feira, demos aqui conhecer um TOP 6 de novas funcionalidades  que estão presentes no Android 4.3 Jelly Bean. No entanto Ron Amadeo, do Android Police, descobriu que esta nova versão do Android traz uma funcionalidade oculta e desactiva, à qual foi dada o nome de App Ops, que permite a gestão individual de permissões nas aplicações.

Não se sabe ainda qual o objectivo da Google ao esconder uma funcionalidade destas, mas os utilizadores que possuem a versão 4.3 podem desde já usufruir da mesma, uma vez que foi lançada entretanto uma aplicação para iniciar o App Ops. O Pplware já testou, vamos conhecer os pormenores.

android_hidden

App Ops é, ao que parece, uma nova funcionalidade a incluir no Android (talvez seja anunciada oficialmente para o Android 5.0) que permite aos utilizadores definir, para cada aplicação, as permissões que estas têm dentro da plataforma Android.

Quantas vezes já instalou uma aplicação, não viu as permissões que a mesma requer…e depois simplesmente não consegue manipular/rever tal configuração. Com o App Ops passa assim a ser possível rever as permissões de uma app depois de instalar a mesma.

app_02

Vamos a um exemplo

Vamos considerar que pretendemos que o Instagram não tenha acesso à câmara. Para isso App Ops , selecionamos a aplicação Instagram  e desactivamos a Câmara. Como resultado, ao tentarmos aceder à câmara via Instagram recebemos o alerta “Não é possível ligar à Câmara”

app_01

Como referimos, para que possam usufruir desta funcionalidade, além de terem instalado o Android 4.3 têm de instalar o Permission Manager que está disponível via Google Play (download em baixo).

O App Ops organiza as permissões em quatro categorias: Localização, Pessoal, Mensagens e dispositivo, facilitando assim a acção do próprio utilizador.

Consideram esta funcionalidade essencial no Android ou acham que, devido ao nível de personalização  e complexidade  (e “trabalho” adicional) para um utilizador vulgar, os utilizadores vão acabar por não usar.

Agradecimento ao Miguel Almeida pela disponibilização dos screenshots.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 4.3+
Download: Permission Manager 

qr_permissionManager

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Apple
    Apple

    Quem está agora a copiar quem?

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Não entendo o porquê de tanta surpresa, espanto e achar que é uma novidade.
      Tenho isso no 4.2.2, ROM do MacLawStudio para o Samsung.
      E sim, dá muitoooooo jeito! Principalmente para aplicações duvidosas onde apenas o acesso à net é suficiente, metem também leitura de contactos, etc…

      1. Avatar de Paulinho Seco
        Paulinho Seco

        Boas, como fazes isso Filipe YaBa Polido? Tenho a 4.2.2 do Maclaw e nao sei onde isso se encontra.
        Alguém pode ajudar por favor?

    2. Avatar de CarlosC
      CarlosC

      E pronto, andamos nisto, o cérebro não deve dar para mais!
      Como se uma coisa desse género (activar/desactivar)nunca tivesse existido em nenhum OS antes de haver o da apple, eles inventaram tudo, vais ver inventaram-te a ti também!!!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        por acaso o iOS foi o primeiro a implementar o controlo granulado de acesso a funções e dados. E continua a ser o único em que é preciso dar autorização prévia quando a aplicação quer ter esse acesso, pela primeira vez!

        1. Avatar de mGo
          mGo

          Nem smarphone era o meu Samsung Jet e já tinha essa função… no tempo do iPhone 1

          1. Avatar de João Inácio
            João Inácio

            E o ábaco foi inventado na china há 3000 anos e o Marconi inventou o telefone… Tomem!

          2. Avatar de Marco
            Marco

            explica lá isso melhor! esse telefone apareceu 2 anos depois do primeiro iPhone e o sistema não tinha qualquer protecção de acesso a dados (vulgo sandboxing/permissões). Por isso duvido muito que desse para bloquear efectivamente cada aplicação no acesso individual aos diferentes tipos de dados (calendário, contactos, fotos…)

        2. Avatar de Monkeyz
          Monkeyz

          ai foi?
          telemoveis basicos da nokia (s40) e os da sonyericsson.. pediam permissões e etc.. e eu não ouvia falar de iphone nenhum.. até no tempo do symbian..

          1. Avatar de Marco
            Marco

            tanto quanto eu sei no S40 dá-se permissão para ler todos os dados do utilizador, não há controlo granular quanto aos diferentes tipos de dados que pode aceder – é tudo ou nada!

    3. Avatar de Marco
      Marco

      não será uma cópia fiel, mas a ideia é a mesma! No entanto ainda peca por não pedir autorização prévia ao utilizar certas funcionalidades

    4. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      “Haters gonna hate”….

      Epá.. Parabéns… foste inventado pelo steve jobs muito antes dele nascer e a apple melhorou-te muito antes de existir IOS..

      Haja paciencia para tanta falta de massa cinzenta!

    5. Avatar de afinal quem copiou quem
      afinal quem copiou quem

      quem copiou quem? o jornal abola ou o jornal ojogo? ou então o jornal de noticias ou o correio da manha? meu amigo, o que estas a dizer é a mesma coisa, a ideia (o gênero de jornal) é o mesmo, mas nao tem nada ha ver… tal e qual isto, a ideia é a mesma, mas nao tem nada ha ver!

      ate podemos ir mais longe, o gajo que desenhou o primeiro carro, segundo a tua ideia segundo percebi, hoje em dia estamos a copiar o gajo? nao me parece…

      esse é o tipo de estupides que esta por de traz de muitos “haters” meus amigos, tu tens uma ideia boa, e metes em pratica, eu ate gostei dela mas meti em pratica de uma maneira diferente, mas o conceito é o mesmo, não quer dizer que te copiei…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        sendo assim, sejam coerentes e quando a Apple introduz novas funcionalidades não venham todos clamar que é uma cópia, mesmo com todas as diferenças de implementação!

    6. Avatar de Pedro Almerim
      Pedro Almerim

      em C
      main()
      {
      printf(“hello, world”);
      }

      em Java
      public class HelloWorld {
      public static void main(String [] args) {
      System.out.println(“Hello, World!”);
      }
      }

      em Python
      print “Hello, World!”

      em PHP

      em Ruby
      puts “Hello, World!”

      em c#
      System.Console.WriteLine(“Hello World!”)

      em BASIC
      PRINT “Hello, world!”

      Essa mania de copiar coisas em programação é tramada. Neste caso foi o Hello World. ninguém respeita a originalidade do Hello world.

      acho que por este andar são capaz de copiar tudo ….

      copycats….
      mass crl+c crl+v users…..

      1. Avatar de Monkeyz
        Monkeyz

        ahahha +99999

  2. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Já fazia falta, sem dúvida. Assim acabam-se as permissões manhosas.

    1. Avatar de João Inácio
      João Inácio

      Pergunto-me o que vão os developers de jogos fazer, agora que podemos bloquear as permissões dos jogos de acederem á internet e sacarem publicidade…

      1. Avatar de Pedro Teixeira
        Pedro Teixeira

        Verificar se a internet é acessivel antes de continuar o jogo e manda-lo a baixo caso n se verifique.

  3. Avatar de fabio
    fabio

    Penso que as rom’s da MIUI já fazem isso á muito tempo.

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Exacto.

    2. Avatar de Hugoola
      Hugoola

      Se não estou em erro a cyanogenmod tb já tem isto há muito tempo.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, as versões personalizadas têm algo parecido

  4. Avatar de Devanir Nunes Filho

    Uso Android 2.3 (CM7) e o PDroid faz isso.

  5. Avatar de Melo
    Melo

    Bom dia,
    tenho o Nexus e gostaria de saber se já posso atualizar para o 4.3 e como devo proceder.
    Muito obrigado pela ajuda,
    Melo