O Android está mais seguro e vai passar a ter um botão de pânico

14 Comentários

O Android é, no geral, um sistema que tem elevados padrões de segurança e que procura ao máximo proteger os dados dos utilizadores. A Google tem, ao longo dos anos, procurando melhorar esta vertente e dar aos utilizadores as barreiras de proteção necessárias.

Uma nova medida, ainda não anunciada, foi agora descoberta. O Android passará a contar com um botão de pânico, que detetará situações em que o utilizador necessite de ajuda do sistema.

Android

São muitas as funções de segurança que a Google colocou no Android, de modo a proteger os utilizadores e prevenir que aplicações maliciosas possam tomar conta do sistema operativo.

A mais recente, descoberta pela equipa do XDA, traz aos utilizadores um modo de pânico, que irá permitir sair de qualquer aplicação mal comportada ou que o utilizador ache que está a bloquear o seu smartphone.

Para o fazer o Android irá ler constantemente o botão de retrocesso (back) e, caso detete repetidos toques, irá assumir o controlo e fechar as aplicações abertas. Os toques necessários para ativar esta função são 4 e têm de ser aplicados com um intervalo de 300 milisegundos.

Android

Foi ao analisar o código do Android que a funcionalidade foi descoberta, ao serem encontradas algumas variáveis e funções que reportavam a este tocar sucessivo no botão de retrocesso.

Para já este botão de pânico, ou modo de pânico, ainda não está disponível para todos os utilizadores. Será um exclusivo do Android 7.1, e posteriores, e está gradualmente a ser disponibilizado.

Esta é mais uma das muitas medidas de segurança que estão implementadas no Android e que os utilizadores não se apercebem de estar a usar, por serem criadas para os protegerem de forma discreta.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zéi
    Zéi

    Paranoid Android?
    (Pun Intended)

  2. Avatar de Samuel Pires
    Samuel Pires

    Emergencia ja tem nos samsungs

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      no meu Samsung s7 tem essa função. basta activar e depôs basta carregar 3 segundos no botão Power e ele faz o resto. claro temos de programar essa função com os números de telemóveis pretendidos para serem avisados que está em apuros. tira 2 fotos uma com a câmera frontal e outra com a traseira. E grava 5 segundos de som e depois envia por mms.

      1. Avatar de Fábio Nascimento
        Fábio Nascimento

        LOL…
        Ao menos leste o artigo?

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Experimenta usar e depois teres de explicar aos teus contactos constantemente porque é que estão a receber chamadas de SOS por engano. Está mal implementado.

  3. Avatar de Armindo
    Armindo

    O próprio Android já é um pânico por si só.

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Admira esta função que irá estar presente no futuro ios.

      1. Avatar de Goncalo Pinto
        Goncalo Pinto

        Mas vais ver que todos vao dizer que nao faz falta, poerque os iSheeps nao “panicam”. 😀

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Se tivessem noção que estas funções já existem não faziam comentários despropositados.

    2. Avatar de Pedro Cascão
      Pedro Cascão

      Só se usares um telemóvel de 50€, se souberes escolher até fica melhor que iOS e Windows Phone

  4. Avatar de Paulo Alberto
    Paulo Alberto

    Já agora qual é esse teclado de fundo? ^^
    Ou a foto não é da vossa autoria?

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      A foto não é da autoria do pplware….

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Windows 10 Mobile também não fechava as apps todas se carregasse continuamente da tecla de retrocesso? Tenho ideia que sim.

  6. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    A EDP Comercial já accionou o modo de pânico dos CTT e agora usa a Adicional Logistics… finalmente alguma concorrência mais a sério aos CTT.