Android Studio 1.0 – Hora da abandonar o Eclipse ou Netbeans?

30 Comentários

O Android Studio é um plataforma de desenvolvimento para Android, criada pela Google. A plataforma é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores. Segundo a própria Google, com o Android Studio a programação para Android é mais simples e rápida.

Hoje foi disponibilizado o Android Studio 1.0! Vamos conhecer as novidades.

studio_09


A equipa responsável pela plataforma de desenvolvimento Android Studio acaba de anunciar uma nova versão que traz um conjunto de novidades interessantes.

First-run setup wizard

Se a instalação do Android SDK trazia sempre alguns problemas, com esta nova versão tudo fica mais simples e automatizado. O Android Studio 1.0 descarrega e instala o SDK adequado, sem complicações.

android_00

Sample Importing & templates

Com esta nova versão estão também disponíveis mais samples, que ajudam os programadores a iniciar um novo projecto e também a possibilidade importar código externo.

android_01

Código e Interface gráfica

Esta versão 1.0 do Android Studio traz também novidades relativamente à escrita e análise de código.

Android_03

O emulador está também mais fácil de usar, ajustando-se facilmente ao layout que pretendemos.

Android_05

Performance

Como sabemos a performance de uma aplicação pode ser a chave do sucesso da mesma. O Android Studio 1.0 traz agora uma ferramenta (Memory monitor) que permite avaliar a performance da app desenvolvida.

android_06

Interacção com serviços Google

Para facilitar a interacção da app desenvolvida com os serviços Google, está agora também disponível uma ferramenta para o efeito – saber mais aqui.

android_08

Migração do Eclipse

Para quem desenvolve no Eclipse e quer importar o projecto para o Android Studio existe agora também uma funcionalidade para tal migração – Saber mais aqui.

Android_09

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: Android Studio v1.0
Homepage: Android Studio

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jijij
    Jijij

    Iphone/ipad/macbook pro retina sao o melhor que existe
    Desvantagem? O preco, mas quem quer o melhor paga bem. Fugi de android porque via o meu quadcore a ter lags onde nem os lumias de 100 euros tem, windows phone e agradavel mas sem ecossistema, ios e sem duvida o topo

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tenho o meu one plus one e não precisei de largar um rim para comprar um icenas
      E não tem esses lags que falas

    2. Avatar de James
      James

      Lumia 1020, HP EliteBook 8570W, Surface Pro 3. Tudo sincronizado com a minha conta outlook: Mail, contactos, Cloud, Office 365… Queres mesmo dizer que não há ecosistema.

      1. Avatar de José Cordeiro
        1. Avatar de Pedro Oliveira
          Pedro Oliveira

          Eu percebo o que ele/a entende por “sem ecossistema”
          Com a Apple, é tudo Apple; não tens de te preocupar em arranjar o ecossistema porque iMac + MacBook Pro + iPad + iPhone + iTV + iWatch + etc.. funciona.

          Mas, tal como o @James disse, a Microsoft também já começa a ter o seu ecossistema mais robusto – só não é tudo da mesma marca – isto é o factor diferenciador! Sempre que renovarem a frota, têm de procurar algo que integre o ecossistema.

          Já no android, acho que não é difícil arranjar um ecossistema mas, tudo, TUDO, a funcionar às mil maravilhas na mesma marca – let’s say SamSung – não sei não. É a que parece mais preparada para um ecossistema PC + Smartphone + Tablet + TV + etc..

          My 2 Cents

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Experimentou que android?!?!? há androids bastante bons! especialmente o puro! como os nexus
      Os samsungs por exemplo tem muito bloatware

    4. Avatar de LP
      LP

      O que é que isso tem a ver com o Android Studio?

    5. Avatar de Mário
      Mário

      Parabéns deste um passo a traz. Já eu fiz o inverso de ti. Iphone nunca mais e cada dia que passo mais vejo as vantagens claras do android sobre o ios….e lags nunca os estive no android. só no iphone 3, 4 e 5

    6. Avatar de pedro
      pedro

      Pois… compraste um quad-core de 50€, com um cpu made in chinex….
      Isso e o mesmo que ir aos chineses comprar pilhas da SQNYA e dizer que as pilhas da Sony nao valem nada…

    7. Avatar de proud troll
      proud troll

      Offtopic do século!!!
      E depois o troll sou eu.

      Fluído, sem lags nem virus e apto para o dia a dia só mesmo o 3310. E com o que poupo ainda compro um portátil pequeno para ir à net DECENTEMENTE, sem conspurcar o ecran com gorduras e bactérias que depois entram pelo ouvido dentro ao fazer chamadas.

      Cada toto!!!

      Era metê-los todos numa sanita gigante e descarregar-lhes a água em cima.

    8. Avatar de João Fonseca
      João Fonseca

      Resuming….

      Loading….

    9. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Um post sobre uma ferramenta de desenvolvimento em Android e vem logo td a correr a ganir sobre qual é o melhor… que necessidade de fazer clubismo… chiça

    10. Avatar de ES
      ES

      Este artigo não é sobre qual o melhor sistema operativo, mas sim o anúncio da versão 1.0 um IDE que é há muito utilizado mas sempre em versões Beta.
      Se não sabes sobre o que comentar, por favor não o faças.

      Obrigado.

  2. Avatar de Zero Zero Sete
    Zero Zero Sete

    Netbeans?

    É mais Netlols!

  3. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Boas! aqui aconselharam-me a começar pelo eclipse, agora este sai da versão beta, será que ainda é recomendado o eclipse para quem está a começar?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu também comecei com Eclipse…muito flexível, muita documentação, uma excelente comunidade. Já testei este e também gostei, simplifica em muitas coisa. Podes fazer uma migração “com tempo”.

      1. Avatar de Eu da Silva
        Eu da Silva

        Sempre utilizei o Eclipse, e sempre estive satisfeito. Decidi dar uma oportunidade ao Android Studio e …. ja não consigo voltar ao Eclipse. Para começar talvez eclipse seja mais fácil pela comunidade, mas acho que o Android Studio ‘e melhor.

  4. Avatar de Ivo
    Ivo

    Eu há cerca de um ano desenvolvi uma aplicação com android studio, contudo os sucessivos erros de gradle sempre que se actualizava a versão do software, deixou-me uma “má” imagem do AS… Ainda não testei esta versão, mas se resolver esse pormenor, considero o android studio melhor que o eclipse.

  5. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Usava eclipse desde há 2 anos e gostava muito do eclipse.
    Quando surgiu a versão 0.1 do Android Studio começei a passar uma vista de olhos por ele. Mas achava-o ainda muito verde.
    Recentemente comecei a usar Android Studio e não volto mais para o Eclipse.

    Além disso, o uso de Eclipse para desenvolver aplicações Android é altamente desaconselhavel.
    O Google não mais vai desenvolver o Eclipse para Android.
    Então, aconsenha-se a quem estiver a iniciar a programação para Android usar o Android Studio.

    César Oliveira
    Programador Android e Web

    1. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Reconheci o layout do IDE… é igual ao PHPStorm (farto eu de utilizar) da JetBrains… deve ter esta tmbém desenvolvido o Android Studio. lol

      1. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        Sim. Tem por base o Idea da Jetbrain

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Desde que o AS viu a luz do dia que a Google diz: “Built on IntelliJ IDEA Community Edition, the popular Java IDE by JetBrains.”

        Em que o motor e interface é igual ao PhpStorm, RubyMine, PyCharm, WebStorm.

        1. Avatar de João Carvalho
          João Carvalho

          Deixei de utilizar o PhpStom… tento habituar-me com o Sublime Text.

  6. Avatar de xupiter
    xupiter

    Alguém pode dizer quais os requisitos mínimos da máquina para funcionar em condições?

    E manuais de iniciação à programação de android?

    Obrigado!

  7. Avatar de xupiter
    xupiter

    Sorry, os requisitos estão na pagina oficial…

  8. Avatar de roney
    roney

    Tudo passageiro, exceto vim ou emacs! Prefiro vim.

  9. Avatar de João Gonçalo Oliveira
    João Gonçalo Oliveira

    Qual é o mais leve e que consome menos recursos?
    (Preciso de usar um deles e irá ser numa máquina não muito recente ..)

    Eclipse, NetBeans ou Android Studio?