Android Silver está provavelmente morto

21 Comentários

No inicio deste ano, falámos aqui e aqui, que a Google provavelmente iria abandonar a linha Nexus em prol do programa Android Silver. Um novo programa que teria como principal objectivo promover a qualidade e incentivar os fabricantes de dispositivos móveis a criarem modelos mais sofisticados dos seus dispositivos para correr versões “clean” do Android.

Depois de vários meses sem se ter ouvido noticias sobre este programa, possivelmente adiamentos, surgem agora informações importantes…

AndroidSilver

Este programa deveria arrancar algures durante 2015, teria como objectivo substituir a linha Nexus e aproximar os fabricantes à linha AOSP, do género do programa Google Play Edition.

Nikesh Arora, CBO (Chief Business Officer), Senior Vice Presidente da Google e responsável pelo programa Android Silver, demitiu-se em Julho para rumar ao cargo de Vice CEO do SoftBank. Desde então este programa tem andado numa situação de indecisão, ao que parece com a saída de Arora, o Android Silver basicamente deixou de fazer sentido.

De acordo com o The Information, até mesmo a própria Google nunca esteve totalmente de acordo com os planos de Nikesh, chegando mesmo a questionar quais seriam as implicações que iria ter com o programa Nexus. Basicamente a gigante das pesquisas não tem ideias de terminar este programa tão cedo.

As operadoras americanas e os fabricantes também não estavam muito de acordo com o Android Silver.  Cada software, Android AOSP ou o costumizado pelas OEMs, têm benefícios para os utilizadores. As fabricantes e as operadoras não querem abdicar disso.

A ideia de Nikesh Arora não era de toda má. A ideia seria uma forma da Google concorrer directamente com a Apple no mercado americano com o Android puro.

A fonte que falou com o The Information não revela informações especificas de que o programa Android Silver está morto, mas tendo em conta que a Google e a Motorola têm estado a trabalhar fortemente na construção do novo Nexus que tem como nome de código Shamu, o programa Silver parece já ter sido arrumado numa gaveta.

Certamente será uma excelente noticia para os que gostam da linha Nexus, por enquanto a Google vai continuar a fazer parceria com algumas das grandes fabricantes para a construção do seu equipamento Android puro.

O novo Nexus deverá ser lançado já no próximo mês de Outubro juntamente com o aguardado Android L 5.0 que trás como principal inovação o Project Volta entre outras excelentes novidades (segundo os rumores).

Fonte: The Information

Via: AndroidPolice

Já esperava que o programa Android Silver fosse descontinuado?

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ARG
    ARG

    Abdicar do programa Nexus em prol de uma política de restrição para os outros fabricantes era um pouco extremista. Quando se sabe que a linha Nexus tem um peso enorme no Android. Não tenho nenhum. E só não adquiri um Nexus 5 por causa da que não e das melhores mas eu queria um equipamento que me permitisse deixar a compacta em casa. E adquirir outro Android sem ser da minha Nexus não obrigado. Cansei de fabricantes sanguessugas. E no Android ê do que mais tem…

  2. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    “Versão clean do Android” = Imitação do iOS (outra vez)?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Lol, olha já agora, o teu carro tem rodas que são triângulos? :O É que não pode ser um círculo, ou é imitação! hahaha lol

      1. Avatar de ze.ccjs
        ze.ccjs

        Bem respondido!

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Versão clean do Android = AOSP

    3. Avatar de Hélder Ferreira

      Não percebi essa questão?
      O que “Versão Clean” tem a ver com iOS?

  3. Avatar de Valter
    Valter

    Será que para o Google só importa uma versão do Android “puro” e é que possível atualizar para novas versões se for de sua própria linha?, pois no restante das fabricantes o Google deixa rolar solta as modificações e na hora de atualizar o sistema, bem, vira o que já estamos acostumados a ver.
    Eu mesmo sou prejudicado com um tablet da Samsung, o P6800, que parou na versão 4.0.4, as vezes não importo tanto em atualização, até que começa aparecer apps e jogos que exigem uma versão superior.

    1. Avatar de Nuno Paulo
      Nuno Paulo

      A culpa da falta de actualizações na maioria dos dispositivos é dos fabricantes e não da google.

  4. Avatar de DC
    DC

    Acho que o Silver não conseguiu muitos fãs.

    A Google que se concentre na linha Nexus que é conhecida e apreciada.

  5. Avatar de Pedro Pereira

    Voltam a mesma treta…Eu concordava com este Android. Para mim era a solução para o fim das roms de cada fabricante.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Os interesses financeiros (externos) falam sempre mais alto.

  6. Avatar de Nelson
    Nelson

    E é assim, o panorama pós-apocalíptico do Android…

    Não é verdade que dois comandantes afundam um navio?

    Nunca se ouviu dizer que se há cozinheiros a mais na cozinha, não é boa ideia?

    1. Avatar de eleck
      eleck

      lol como tu falas bem, isso deve ser conhecimento de causa devido ao iphone e ao ios

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não meu caro…

        Quando um ecossistema recebe primeiro as novidades (tipo instagram hiperlapse), tem melhor qualidade de app’s, mais é melhores jogos, a derradeira plataforma para tablets, 9 milhões de developers activos (pagamento anual de $99), etc. etc. etc… quem dera ao Android, que só recebe “mimo” em países de terceiro mundo…

        E a fenda vai aumentar, com a introdução de uma nova linguagem, vai permitir programadores mais acostados a linguagens de programação como Java, JavaScript, C++, Rust, Scala, etc… Aprenderem mais rapidamente a plataforma…

        1. Avatar de liph
          liph

          vai dormir q o teu mal é sono

        2. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          tu sonhas com o android? preves desgracas para a google e lideranca para a apple em todos os comentarios que fazes… tu para alem de pouco perceberes do que falas e fazeres uns copy/past da net para te mostrares muito entendido, nao percebes que ha produtos para todas as necessidades? e se um iphone serve para uma rapariga de 13 anos pode nao servir para um informatico de 30? tenta usar la a tua iTecnologia fantastica com inovacoes extraordinarias que so mentes como a tua conseguem ententer, e nao venhas chatear …

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa noticia 😉 assim concentram-se em criar equipamentos por valores ditos normais que duram anos e anos com qualidade.

    Go Nexus.

  8. Avatar de DASSE
    DASSE

    Porreiro uma especulação que morreu antes de nascer 😀

  9. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    Sinceramente acho melhor assim e prefiro ver o Nexus. Muito boa máquina, embora eu não saia do “Dark Side” (iOS) hehehe xD