Android Q: Novos gestos tornam-no ainda mais parecido com o iOS

32 Comentários

Algo que as mais recentes versões do Android e do iOS receberam foi o controlo por gestos. Esta nova forma de gerir estes sistemas facilitam a sua utilização, ao mesmo tempo que dispensam os botões físicos.

Se a maioria dá como mais úteis os gestos que a Apple implementou no iOS, isso pode mudar. O Android Q tem novos gestos, ainda que escondidos, que o aproximam muito do que encontramos no iPhone.

Android Q gestos iOS Google Android

Agora que o Android Q está disponível, muitos são os que o estão a descobrir de forma detalhada. É com a informação que tem sido revelada que se tem sabido das muitas novidades. A mais recente mostra que a Google está a testar novos gestos para controlar o Android Q.

A Google trouxe novos gestos ao Android Q

Na verdade estes não estão acessíveis de forma direta e devem ser ativados primeiro dentro do Pixel Launcher e depois dentro das opções de programador. Aí podem ser tornados usáveis ou mantidos desligados.

Do que se pode ver, estes novos gestos são muito próximos do que podemos encontrar no iOS. Desta forma, e depois de ativados, conseguem dar aos utilizadores do Android Q ainda mais controlo. Caso queiram testar esta novidade, devem procurar por Quickstep, o nome dado pela Google.

O controlo está quase igual ao que temos no iOS

Assim, encontramos agora ao deslizar para cima uma nova animação para o menu Home. Temos também como novidade o deslizar para cima e não soltar, o que dá acesso à lista de aplicações recentes. Este é o novo acesso rápido, em contraste com o que tínhamos antes, com estas apps a serem mostradas no topo da gaveta de aplicações.

Android Q gestos iOS Google Android

Há ainda a possibilidade de deslizar para a esquerda para aceder à última aplicação usada e o deslizar para a direita deixa listar as aplicações mais recentes usadas no Android Q. Uma novidade é a possibilidade de fazer descer a barra de notificações no ecrã principal.

Muitos vão reconhecer estes gestos não apenas do iOS, mas também de outras versões do Android de alguns fabricantes. A Google está assim a aproveitar o que de melhor existe e a colocar na nova versão do seu sistema operativo. Com o Android Q muito irá mudar, como temos visto recentemente.

Chegou o Android Q beta e o foco da Google é mesmo a privacidade dos utilizadores

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SSilva
    SSilva

    Algo que era bom copiarem ou tirarem ideias era sobre o control center. No iOS as funções do Wi-Fi, bluetooth, brilho etc está localizado na parte inferior, na minha opinião é muito mais prático e de mais fácil acesso do que esticar o dedo até ao topo do ecrã. Não sei se isso traria problemas de patentes ou assim, mas acho esse pormenor tão simples e útil do meu ponto de vista. Já ao iOS fazia falta a função como no android de ao pressionar na barra de notificações no simbolo de Wi-Fi que abri-se as definições de Wi-Fi.

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Uma das coisas que sinto mais saudades do Android agora que sou um utilizador forçado do IOS. Discordo plenamente.

    2. Avatar de Just Saying
      Just Saying

      Depende do dispositivo iOS, nos iphones da gama X é em cima do lado direito, por exemplo. Mas com a função de “puxar o ecrã para baixo” não é necessário esticar o dedo até ao topo do ecrã.

  2. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Gosto! Tirar do melhor do iOS é estratégico e desejado.

    E a Apple devia fazer o mesmo

  3. Avatar de WeAreTheChampions
    WeAreTheChampions

    sou o único que não gosta de usar gestos? seja em que SO for

    1. Avatar de SSilva
      SSilva

      Usas rato? 😀

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Presumo que estejas a falar de botões, físicos ou touch, correcto?

    3. Avatar de William
      William

      Também não uso, mas pelo visto no Android Q será uma obrigação usar. Pelo menos nos Pixels, que virão sem botão físico. A não ser que uses uma custom rom com smartphone antigo (ainda com botões). Gostava do modos operandi por gestos no Blackberry. Esse sim sabia como utilizar os gestos, atualmente apenas o Android Q que está entrando nessa onda.

  4. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Sendo que no Android existem uma infinidade de “launchers” que esses e muitos mais gestos.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Eu nem quero ver isto! No android 9 esqueceram-se de fazer coisas como rejeitar ou silenciar números privados de forma nativa e também de fazer chamadas de sem número.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      portanto..
      queres fazer chamadas que vão ser rejeitadas automaticamente…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        A serio? Foi isso que escrevi? Só um tontinho acha que se consegue fazer chamadas para si próprio.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          os inteligentes querem fazer chamadas não identificadas para telefones que rejeitam automaticamente chamadas não identificadas

          1. Avatar de Joao
            Joao

            ??? A serio? Mas que tapado. Cá para mim são duas situações diferentes. Fazer uma chamada anonima implica que o destinatário obrigatoriamente vai rejeitar a chamada? São apenas opções que ver disponíveis.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            ??? A serio? Mas que tapado. Cá para mim são duas situações diferentes. Fazer uma chamada anonima implica que o destinatário obrigatoriamente vai rejeitar a chamada? São apenas opções que ver disponíveis.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            sim

            os inteligentes têm a certeza que só o próprio telefone rejeita chamadas não identificadas

          4. Avatar de Joao
            Joao

            Eu não respondo a idiotas chapados de todo

          5. Avatar de Joao
            Joao

            Rejeitar ou silenciar números privados é receber uma chamada. E a opção é faze-lo automaticamente.
            Fazer chamadas de sem número é outra coisa diferente., não é?

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            um nível totalmente novo de inteligência

          7. Avatar de Joao
            Joao

            Talvez seja necessário dizer que, para esta conversa faça sentido é necessário perceber que são duas situações diferentes: uma é rejeitar ou silenciar uma chamada anonima automaticamente como opção. Outra coisa será fazer uma chamada anonima para quem não rejeita as chamadas. Ou seja, são opções de milhões de pessoas diferentes. Nem sei porque me dou ao trabalho de dizer isto, Irra!

          8. Avatar de Miguel
            Miguel

            os inteligentes decidem que as chamadas anónimas que fazem passam sempre e que só as chamadas que recebem são bloqueadas.

            e se decidem
            está decidido

          9. Avatar de Joao
            Joao

            Não, não passam sempre mas é o que se deseja que aconteça. Mas é bom ter essas opções disponíveis. Alias, elas já existiram.

          10. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            É facil de se perceber.
            É completamente contra em que se receba chamadas anonimas, mas quer que as chamadas sejam anonimas.

          11. Avatar de Joao
            Joao

            “eu sou completamente contra em que se receba chamadas anonimas, mas quer que as chamadas sejam anonimas” Onde terei dito eu isto?
            Eu disse quero ver estas opções disponíveis. Por exemplo, para falar para amigos e familiares onde também eles rejeitam chamadas anónimas, envio o meu numero. Mas no caso de vendedores de seguros (e afins) que muito insistem em chamadas anonimas, quero a forma de rejeitar a chama automaticamente. Não ponha por ir as palavras na minha boca.

        2. Avatar de Nuno José Almeida
          Nuno José Almeida

          Ó João que perda de tempo. Quando uma pessoa não entende que A implica B não implica que B implica A, mesmo explicado várias vezes, seguimos a nossa vida.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Eu que vim de android pra ios e os gestos em ios e das melhores coisas que o ios tem, super funcional

  7. Avatar de Elkido
    Elkido

    O meu Xiaomi Mi 8 já tinha isso dos gestos no Android 8.1.. .a MIUI é extraordinária

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      E dos melhores e mais bem implementados.

  8. Avatar de Darleigabrielgoncalves
    Darleigabrielgoncalves

    É quais Androids será atualizado os motos gs 6; 6 play; 6 plus será atualizado.❤️❤️❤️. Obrigado. Aguardo respostas.

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Ai agora é que vem o moderador. Isto é morrer a rir.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Não é uma opinião. Não sou contra receber ou fazer chamadas anonimas ou sempre enviar o numero. Apenas acho natural que essa opções existam sempre para controlar situações concretas.