Android Oreo tem um problema grave com os consumos de dados

40 Comentários

Chegado há poucas semanas, o Android Oreo ainda só está disponível para os dispositivos da Google. Espera-se em breve a chegada de novos equipamentos já com esta versão instalada, mas ainda sem qualquer certeza.

Uma falha agora descoberta veio mostrar que existe um problema com o Android Oreo. Mesmo com o Wi-Fi ligado, este sistema continua a consumir dados da rede móvel.

Android Oreo

Não se sabe ainda ao certo a razão desta falha, mas a verdade é que ela existe e está a causar problemas aos utilizadores, já que em pouco tempo consome os seus planos de dados, mesmo quanto estão ligados a redes sem fios.

 

Depois do primeiro alerta

A primeira queixa desta nova situação surgiu no Reddit e depressa outros utilizadores confirmaram a falha, tendo o mesmo problema nos seus equipamentos com o Android Oreo instalado.

PSA: Using mobile data and wifi at the same time with Oreo might bypass WiFi and only use mobile data from Android

Como pode ser visto na publicação original, a Google está já a par do problema e estará a preparar o lançamento de uma atualização para muito breve, onde este problema será resolvido.

Há utilizadores que sugerem que este problema pode ser resolvido com o desligar da opção Always on Mobile Data, mas ainda requer que seja confirmada esta informação.

Android Oreo

Esta é uma falha que deveria ter sido encontrada e resolvida durante a fase de testes, nas várias versões beta que a Google lançou para quem está neste programa. Aparentemente, resulta de uma opção de testes que foi ativada nas versões anteriores e que ficou esquecida.

Não sendo uma falha grave do Android, pode causar bastante transtorno aos utilizadores, que depressa esgotam os seus plafonts de dados, julgando estar ligados a redes sem fios.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Isso do não ser grave é relativo. Para mim estoirar o plano de dados em dois dias e depois ter de pagar mais para o resto do mês é grave.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      É verdade, isso aconteceu comigo estoirar 1.8Gb em 30 minutos e sem saber porquê , reclamei e a Lycamobile nem quis saber, fiquei sem net nas semanas seguintes.

  2. Avatar de Unknown
    Unknown

    bem afinal não haver updates atempados nos Androids é uma vantagem… 🙂

  3. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Não noto nada disso no meu 5X!

  4. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    O que é esgotar o plano de dados?

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      é teres 2 gigas e ele gastar-tos sem tu saberes sendo que depois tens de pagar mais dinheiro para usar a internet no teu smartphone.

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Isso existe? 2GB? Bolas…

  5. Avatar de addictedOne
    addictedOne

    Não é só o Android Oreo! Eu também tenho

  6. Avatar de Zé Sousa
    Zé Sousa

    e quem tem as 2 coisas ligadas em simultaneo? dumb users? lol

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mais o gps. Depois queixam-se da duração da bateria 😛

    2. Avatar de Wooden
      Wooden

      Qual é o problema de ter as duas coisas ligadas?
      No iOS há o “Apoio Wi-Fi” que quando está desligado, ou usas wi-fi ou dados móveis.

    3. Avatar de Nuno Ferreira
      Nuno Ferreira

      Muita Gente, Assim tens sempre Net, Se ele não tem Wi-FI usa dados.

    4. Avatar de João Matos
      João Matos

      Eu tenho sempre tudo ligado… Dados, wifi, bluetooth, GPS, etc.
      O telefone é para usar no máximos das capacidades e não ter de me andar a preocupar em ligar ou desligar opções.
      E não me queixo da bateria. 😉
      Xiaomi rules.

      Mas também não tenho o Oreo. 🙂

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Por essa ordem de ideias devias ligar também a lanterna e aumentar o contraste do visor para o máximo.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          PS: Também uso xiaomi, mas não me importo de ter de ligar o Bluetooth quando realmente preciso dele (tipo…1 vez por semana/mês) 😛

    5. Avatar de Tiago
      Tiago

      Supostamente o sistema operativo deve gerir isso e não utilizar os dados móveis, isso não é de “dumb users” isso é de “dumb OS”. Este tipo de erros devia acontecer nas primeiras versões do Android e não na “oitava”. Eu nunca desligo os dados quando estou com o Wi-Fi, não faz sentido…

  7. Avatar de Altamente
    Altamente

    Mais uma bolachada na cara.

  8. Avatar de eachtime
    eachtime

    Já vi que o OTA pro meu Nexus5X vai atrasar com isto

  9. Avatar de Block
    Block

    Se as operadoras acabem com esse limite ridículo, ou aumentar o plafond para preços razoáveis, é que era…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tens noção do que aconteceria se não existissem limites certo?

      1. Avatar de Block
        Block

        Ponham a cena do PUR. Agora é um absurdo pagar 25€ para ter meia duzia de megas de net (p.e.)

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Concordo, mas infelizmente têm a faca e o queijo na mão.
          Porquê investir em upgrades às infraestruturas para fornecer um serviço de melhor qualidade se podem simplesmente cobrar a quem ultrapassar os limites impostos?

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        O mesmo que em casa, nada. Usavas a internet em transparência, ou seja, seja fora de casa com lte ou em casa com Wi-Fi, não pensavas mais no assunto. A questão é que as operadoras tal como com a fibra usam isto só para ganhar ainda mais dinheiro e poupar nas antenas.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Há limites em todos os tipos de serviço de internet. O chamado PUR.
          Para quem tem fibra a coisa até está estável por enquanto, mas nos meios rurais é bastante visível quais as horas de ponta, ao ponto de nem conseguires abrir um video com qualidade baixa no youtube.

      3. Avatar de Nuno Ferreira
        Nuno Ferreira

        Rede Congestionada 100% do tempo, isto só para começar a enumerar..

      4. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Eu não tenho limite.

        1. Avatar de Block
          Block

          E pagas quanto?

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          De certeza que tens limite, acredita. Pode é ser difícil alcançá-lo 😛

  10. Avatar de abdu
    abdu

    Para mim este é um problema grave.

  11. Avatar de Jona
    Jona

    o problema só é grave para quem não ler a notícia.
    basta desligar os dados moveis quando tiver em modo wifi, que resolve o problem (1 segundo que demora…wowo gravissimo).
    nao estou a desvalorizar o problema, que considero preocupante. mas como existe um “workaround” de facil resolucao, nao me chateia muito.
    pior sao os bugs que nao dao para fazer nada enquanto nao lancarem nova versao. esses ou tentas fazer downgrade da rom que da sempre trabalho e nao é para qualquer um…ou aguentas no teu lugar a espera que corrigam.
    quanto aos dados….qualquer operadora envia um sms antes do plafond acabar a avisar que esta a chegar ao limite (no meu caso nos 80%). penso que qualquer um ao ver esse sms, com pouco uso de dados moveis…lance uma “red flag” e va investigar o problema.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Isso não faz sentido, o sistema operativo e que deve fazer isso automaticamente. O utilizador não tem de pensar em desligar uma coisa e ligar outra.

      1. Avatar de poupoi
        poupoi

        olha que tem!! então o sistema deteta luz e desliga a lanterna? o utilizador não tem que pensar em desligar a lanterna, o sistema faz por si só….
        o sistema não desliga os dados quando ligas o wifi!!

  12. Avatar de Pedro Meira
    Pedro Meira

    eu tenho o oreo no meu Nexus 6P e não notei nenhum consumo adicional.

  13. Avatar de Bikes
    Bikes

    Usem o iOS que isso passa.

  14. Avatar de Joao
    Joao

    São uma gracinha. Transtorno não grave, dizem eles!!!!

  15. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Falta de leite a oreo deve de se abrir lamber o creme e depois molhar no leite e comer LOL

  16. Avatar de Lisbon Lover
    Lisbon Lover

    Estamos na era do 4G, portanto toca a carregar com os plafonds…

  17. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O ideal era a Google explicar como consegue um sistema operativo gastar 2Gb em pouco tempo, tal como… 30 minutos…

  18. Avatar de jorge
    jorge

    é por isso que só pago dados moveis quando houver o pacote ilimitado ….o resto nao vale a pena