O Android Nougat será à prova de ransomware

29 Comentários

A Google tem procurado garantir a segurança para o Android e a mais recente versão, o Android Nougat, não é excepção. Se muitas funcionalidades novas estão já implementadas, uma outra foi descoberta que garante uma protecção contra o ransomware. Deixará de ser possível alterar a password do Android com um simples comando.

Android Nougat

Ao contrário dos computadores, o ransomware tem uma forma diferente de funcionar nos dispositivos móveis. Em vez de cifrar os ficheiros, os atacantes simplesmente alteram a password de desbloqueio do dispositivo, deixando assim os utilizadores impossibilitados de aceder aos seus dados, até que paguem o valor exigido.

Para realizarem essa mudança de password muitas vezes basta à aplicação infectada dar um comando dentro do Android, algo que é simples demais.

Mas a Google quer acabar com este comportamento e, por isso, no Nougat alterou o comportamento do sistema para impedir esse processo. Apenas através da interface, de forma manual, será possível realizar a alteração da palavra-passe de bloqueio do ecrã.

Android Nougat Ransomware

Este comportamento será o padrão e estará em todas as instalações que forem feitas, sendo uma medida de segurança activa e disponível para todos.

Há apenas uma excepção para este comportamento. Apenas nos dispositivos onde não exista qualquer password definida será possível a aplicação de uma password de forma automática.

Esta é uma razão para que os poucos que ainda não têm uma password definida o façam. Apenas com esta medida vão estar duplamente protegidos.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Será À prova de ransomware… durante 48 horas.

  2. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Ainda me falta para aí meio ano ou mais para o Nougat chegar ao Xperia Z5 Premium, no entanto acho isso simples e eficaz. Mas e se tiver um Smartwatch ou outro dispositivo qualquer dado como fidedigno, que dá acesso sem password ao telemóvel, essa segurança mantém-se?

  3. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “O Android Nougat será à prova de ransomware”, deve deve…
    Pode ser mais difícil no inicio, mas depois alguém deve conseguir dar a volta…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Como tudo.
      É à prova do ransomware conhecido actualmente 😛

  4. Avatar de Silva
    Silva

    ja foste…

  5. Avatar de paulo
    paulo

    “O Android Nougat será à prova de ransomware” isto só possivel porque se descobriu que o ransomware nao se mistura com o Nougat é tipo o azeite com a agua

    1. Avatar de Gingo
  6. Avatar de limbus
    limbus

    Mais de metade dos comentários são de fãs da maçã… “O Android não presta”, mas está visto que lhes mete uma comichão danada.
    Inveja é coisa feia!

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      a rolha parece que es tu que a estar a meter..visto que nao li nada aqui que de essa sugestao que falas…o que o povo acha e acha bem é que nao ha sistemas invioláveis, noticias que dizem a prova de alguma coisa é so para encher o olho..qualquer pessoa informada sabe que isso nao é verdade.

      1. Avatar de limbus
        limbus

        Compra uns óculos, cuidado se os sujares com azeite, que não dá para limpar com água.

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      Fãs da maçã ou não, o facto é que agora dizem que não dá.. mas alguém arranja forma de dar a volta mais cedo ou mais tarde. Tem acontecido constantemente desde o inicio da informática, não vai parar agora.

      Entre vulnerabilidades, entre permissões que podem permitir à aplicação ler informação e depois simular algo, entre… muita coisa. Há muitas possibilidades que vão poder ser exploradas quando o Nougat estiver finalizado.

      1. Avatar de limbus
        limbus

        Pois é, mais vale ficar de braços cruzados e não investir na segurança.

        1. Avatar de Balmer
          Balmer

          Claramente foi isso que eu disse. Parabéns pelo elevado nível de compreensão.

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Se dizes que quando o nougat estiver finalizado, esta segurança já vai ser inutil, para quê investir nela? De facto não compreendo, explica-me.

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Achas que os ulizadores de iPhones de 500/700/800/1000eur têm inveja dos que usam smartphones de 100 e 150eur? LOL

      Assim como todos os artigos da Apple têm lá comentários teus.
      Acho que quem tem inveja e dor de cotovelo és tu. Lamento a sinceridade.

  7. Avatar de Coiso
    Coiso

    Sou utilizador de android há muitos anos mas isto é muito bonito é daqui para a frente. Os telefones todos que ja foram vendidos e que não foram nem nunca serão actualizados, continuam vulneráveis…

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Mas muitas das vulnerabilidades dependem da forma de como nós usamos os terminais. Se te metes a instalar apps crackadas e tivereres feito root ao android é lógico que estás a brincar com o fogo…. Tenho um One Plus One sem antivirus e tal, com uma custom rom (CM13) do bem conhecido Daniel Monteiro (TugaPower), um velhinho Sony Ericson Live Wlkaman com o ICS, um Tablet com o 4.2. Prefiro pagar pelas apps que tenho instaladas do que andar a meter sei lá o quê nos telemóveis. Até à data de hoje = 0 problemas

      1. Avatar de Joao Peixoto
        Joao Peixoto

        credoo…ainda tem pessoas a usar o 4.2?? há 1 ano que uso o 6, quando pego num com o 4.2 parece que andei para tras 10anos de ser tao mau….
        continuem a comprar phones que actualizam passado 6meses 1 ano com sorte……tudo de bom

        1. Avatar de limbus
          limbus

          Porque as atualizações são o mais importante que há… Para toda a gente!

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Se o que te limita é a versão do Android está tudo dito.

          1. Avatar de Joao peixoto
            Joao peixoto

            Se inúteis como tu não dão valor ao trabalho duma equipe de programadores durante dois anos, está tudo dito.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claramente tens dificuldades a nível da compreensão.
            Já pra não dizer que o que acabas de escrever não faz sentido nenhum no contexto do meu comentário.

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        Há pessoas que morrem por ter de pagar 75cêntimos ou 1eur por apps que precisam diariamente, depois fazem pirataria e queixam-se dos vírus, dos malwares, dos popups….
        Nem todos têm bom senso como tu.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só há um SO à prova de ransomware, e é o iOS…

    Vamos ver se essa da Google sai do papel!

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        isso não é ransomware! foram casos em que hackers conseguiram obter dados de autenticação de contas AppleID e com isso usar a funcionalidade Find my iPhone para bloquear remotamente aparelhos das pessoas alvo. Mas para quem tivesse já definida uma password no aparelho bastava usar essa password, o aparelho não ficava realmente bloqueado.

      2. Avatar de Nathan
        Nathan

        Não sabia que o Find My iPhone era ransomware!

        Mais treta de uma empresa que quer vender o seu peixe, e usa scare tactics para isso!

  9. Avatar de issak
    issak

    Boa tarde..
    Nada é a prova de nada..pode ter algumas seguranças mas os ditos piratas entram onde querem e quando querem..não é um smartphone ou pc que muda algo..nem os GRANDES servidores do FBI ou bancos conseguem bloquear na totalidade estes vírus ou spywares…