Android Nougat tem finalmente presença visível no mundo Android

42 Comentários

A dispersão de versões no universo Android leva a que este sistema operativo esteja vulnerável em muitos aspetos. A causa deste problema reside na Google e nos fabricantes, que insistem em não lançar atualizações para os seus equipamentos.

Os mais recentes números do Android voltam a mostrar este cenário, mas desta vez já é visível uma presença substancial da mais recente versão, o Android Nougat.

Android Nougat

Os números agora apresentados pela Google, referentes ao Android, repetem parte dos dados que estamos já habituados a ver. As versões mais antigas continuam a ter uma presença no ecossistema Android, com valores de utilização elevados, e as novas versões tardam a conseguir dominar, mesmo com valores de vendas muito elevados.

Janeiro trouxe pela primeira vez o Android Nougat para um valor que mostra já uma presença no ecossistema Android. Finalmente passou a barreira do 1%, tendo um valor de 1,2%. Este não é um crescimento anormal, uma vez que começam agora a surgir as atualizações e os smartphones com o Android Nougat.

O domínio é feito pela versão Lollipop, que reclama para si 32,9% do universo Android. Este número resulta da soma dos 9,8% da versão 5.0 e dos 23,1% da versão 5.1.

Android Nougat

O Android 6.0 Marshmallow continua a crescer e prepara-se em breve para ser a versão mais usada. 16 meses depois do seu lançamento conseguiu crescer mais 1%, ultrapassando agora a marca dos 30%.

A versão 4.4 KitKat, com quase 3 anos e meio, tem agora 21,9% no mercado Android. Curiosa é a presença ainda da versão 2.3, que em breve vai perder o suporte para os serviços do Google Play, com 1%.

Este cenário volta a mostrar a fragmentação que existe no Android e a dificuldade que existe em ter uma versão recente como a mais usada. Os fatores são vários e por mais que a Google tente, este é uma realidade que dificilmente poderá ser contrariada.

Android Developer

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helio
    Helio

    A rolar bem no BQ U Plus, em modo beta desde 3/01

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Ter 1% de utilização é ter expressão visível? Come again?

    1. Avatar de MAC
      MAC

      Come again, João? Ficaste assim tão horny com esta notícia? É mesmo suburbano meter expressões inglesas em comentários em portugueses.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        1% de 85% de market share… Ainda é menos que o Windows 10 Mobile.

  3. Avatar de Marcos
    Marcos

    Alguem sabe datas desta actualização para o samsung s7? tanta demora

    1. Avatar de LG
      LG

      estáva com ideias que saiu ontem

    2. Avatar de Velho Rabugento
      Velho Rabugento

      estou na mesma. Está para breve desde o inicio de janeiro (pagina do facebook), e continua para breve.

    3. Avatar de V.T.
      V.T.

      Não faço a mínima ideia, estou à espera desde o dia 17 de Janeiro e ainda nada. É que nem noticias surgem, pelo menos para Portugal!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Porque 17 de janeiro? Eu comecei a esperar desde o dia em que o nougat foi lançado.

        1. Avatar de V.T.
          V.T.

          Já andei a ver do link para colar aqui neste comentário, mas de momento não o consegui detectar, li numa noticia que o Nougat para o S7 saia a partir desse dia. Depois é que vi que não era para Portugal, mas acho que na altura era primeiro para os EUA e RU.

          1. Avatar de JMS
            JMS

            Instalei no meu S7 EDGE (desbloqueado) o firmware do RU e está a funcionar sem problemas:
            https://www.sammobile.com/firmwares/download/122404/G935FXXU1DQB3_G935FOXA1DQB1_BTU/

    4. Avatar de Vasco Lopes
      Vasco Lopes

      Vais ao Sammobile e já lá está à quase há um mês

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Sim ja fui e a ultima versao que tem da vodafone para este num modelo é a 6.0.1 de 2 janeiro. A aguardar

  4. Avatar de censo
    censo

    Pplware, o meu zenfone 3, tem o Android 6 e segundo li vai receber o 7. Entretanto começou já a ser distribuída a versão em janeiro nas Filipinas, mas muito recentemente foi cancelada por haver problemas com essa actualização. Conhecem mais desenvolvimentos deste caso?

  5. Avatar de Roberto Simão
    Roberto Simão

    Ainda não me chegou ao BV6000!!!!

  6. Avatar de ta chateado?
    ta chateado?

    au menos tem mais que o windows 10 mobile 🙂

    1. Avatar de ta chateado?
      ta chateado?

      ao menos*

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      1% de 90% de Marketshare é menos que a quota do Windows 10 Mobile…

      1% de corresponde a 0.01% do total de market share, o windows 10 Mobile tem 10 vezes mais equipamentos que o Android em Janeiro de 2017!!!!!

  7. Avatar de J. Gomes
    J. Gomes

    Off de tópic …..preciso de uma opinião de quem percebe de telemóveis…..na Igogo.es tem há venda o Honor 8 por 315 euros…..está com um bom desconto……será uma boa compra ? …..este site é fiável ?……a compra irá passar pela alfandega….?……muito obrigado pela atenção..

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O site é espanhol, se enviarem de espanha não passa por alfandega.
      Quando ao Honor 8 não te sei responder a mais do que “tem o sistema operativo errado”.

      🙂

      Abraço

      1. Avatar de J. Gomes
        J. Gomes

        Obrigado Miguel…..

    2. Avatar de Daniel Jesus

      Eu tenho o Honor 8 e adoro. Especialmente agora com a EMUI 5. Acho um modelo bastante equilibrado para o preço.

      Sinceramente acho esse um mau negócio. Esse honor 8 vai ser o modelo chinês. O Honor 8 europeu já se compra por perto disso cá. A Vmall está agora a vender esse modelo com cartão microSD de 64gb incluído por 369€.

      https://www.vmall.eu/pt/vmall-deals/

      1. Avatar de J. Gomes
        J. Gomes

        Muito obrigado Daniel…..então há dois modelos….europeu e chinês ?…não sabia ……..ainda bem que avisas-te……qual é a diferença ?

        1. Avatar de Daniel Jesus

          Existe vários modelos. São identificados pelas letras de modelo. Ex: L09 e L19 para Europa, L04 Estados Unidos etc.

          Sou te sincero, não sei que diferenças existem entre eles. Mas se tens oportunidade de comprar o modelo europeu por um preço idêntico vale sempre mais a pena 🙂

          1. Avatar de J. Gomes
            J. Gomes

            Muito agradecido

      2. Avatar de J.Gomes
        J.Gomes

        Olá Daniel….se pudesses responder…..agradecia…..obrigado….

  8. Avatar de Genius
    Genius

    Tudo culpa das empresas que só querem vender e não querem saber das atualizações dos dispositivos.. Quanto ao Android esta 5*

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Culpa da Google que não obriga a quem vende a autorização para instalar a playstore e restante bloatware de actualizar o software.

      1. Avatar de Genius
        Genius

        Errado, a Google só é responsável pela game Pixel. Fora isso é cada empresa que tem que se responsabilizar e lançar updates para a sua gama de tlm’s. A Google já faz muito em disponibilizar o Android da maneira que o faz..

        1. Avatar de Genius
        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ai é? Então tenta meter a google store num android sem pagar os direitos à google…

    2. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Têm que vender amigo porque senão fechavam as portas.

  9. Avatar de Jonithu
    Jonithu

    O calcanhar de aquiles do Android é a variedade de versões e falta de atualizações dos SO instalados e deixando-os entregues à falta de respeito dos fabricantes como a SAMSUNG que deveria chamar-se SANGUESSUGA 😉

    1. Avatar de V. T.
      V. T.

      Há lá maior sanguessuga do que a Apple que leva 1000 euros por um aparelho que nem carregamento rapido tem!!!

      1. Avatar de Nuno Carvalho
        Nuno Carvalho

        Os produtos da Apple podem ser caros, aliás os topos de gama dos variados fabricantes andoid também o são, contudo, uma atualização do iOS é feita para todos os dispositivos recentes mesmo com mais de 2 anos após terem sido lançados mas no android nenhum fabricante atualiza um equipamento após 2 anos, considerando-os logo obsoletos.

        1. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Obsoletos porquê ? Deixam de funcionar ? Sinceramente também começo a pensar que essas actualizações é mais para Inglês ver, muda-se a cara, no caso do Iphone corrige-se erros que não existem ( visto ser um telemóvel perfeito ). As actualizações que recebi no meu Android até agora, como utilizador comum, não notei nenhuma diferença. A maioria das aplicações funcionam com Android 4.0

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Pergunta-lhes a eles. Eles é que os consideram obsoletos e com isso acarretam bastantes desvantagens. Porque hás de estar tu a defender e a justificar os fabricantes? Devias era exigir-lhes.

  10. Avatar de Rafael
    Rafael

    Meu moto G⁴ plus não atualizou

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    o nvidia shield k1 já tem 🙂

  12. Avatar de cK
    cK

    A rolar há cerca de dois meses no meu Oneplus 3