O Android N está a preparar-se para ter o seu 3D Touch

53 Comentários

As tecnologias que têm sido apresentadas no mundo dos smartphones, mostram que estes estão a atingir um grau de desenvolvimento muito elevado.

Uma das mais interessantes novidades veio da Apple e explora novos modos de interagir. O 3D Touch foi um sucesso e a Google prepara-se para trazer isso para o Android N.

3D Touch Android

Todos conhecem o 3D Touch e as possibilidades que traz para o iOS. Com diferentes graus de pressão aplicada ao ecrã, temos acesso a novos menus e a novas opções que aumentam assim a possibilidade de interagirmos com o sistema.

A Google já percebeu a importância desta nova forma de interacção e, por isso, a mais recente versão de teste do Android N tem já dentro de si o princípio do que será o 3D Touch do Android.

Claro que com esta novidade disponível, os programadores começaram já a explorá-la e surgem já as primeiras formas concretas do que vai ser possível fazer.

Como ainda não existe suporte para o Android N para os poucos dispositivos que suportam a detecção de toques com diferentes graus de pressão, os programadores tiveram de alterar a forma como esta função é usada.

No Android N o 3D Touch será usado nos ícones, para apresentar informação ou para dar acesso a novas opções, da mesma forma que a Apple o explora no iOS.

Esta novidade do Android será de certeza apresentada na próxima I/O, onde o Android N será apresentado formalmente e onde todas as suas novidades vão ser exploradas. Até lá resta esperar e ver o que a Google vai criar para o seu sistema operativo móvel.

via Phandroid

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sxac
    Sxac

    Convinha emendar a 2°. Frase do 2° parágrafo…

    1. Avatar de Alguem
      Alguem

      Estou ansioso por ver o que a Apple vai trazer para a nova versão do Android N! Será que a Apple também vai adicionar outras funcionalidades? 😛

  2. Avatar de hmmn
    hmmn

    0:31 aquilo parece outro launcher

    1. Avatar de hmmn
      hmmn

      faz me lembrar um pouco o nova launcher

  3. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    Mais uma função à-toa, que não serve para nada!

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Pois é, neste momento os equipamentos já fazem tudo então têm que inventar coisas sem utilidade nenhuma, touch id, 3d touch, desbloqueio pelo olho, pelo pensamento, pelo sonho, enfim, já pensaram em melhorar as baterias?

  4. Avatar de RVM
    RVM

    Android N?

    Mais uma coisa para não chegar a 1% dos utilizadores, e logo as aplicações vão “mesmo” gastar tempo nisto, numa coisa que ninguém tem ou porque falta o hardware ou porque falta o software…

    Enquanto isso, quase todas as melhores aplicações já fornecem atalhos com o 3D touch, e já fornecem interações com 3D Touch, como pré-visualizar opções…

  5. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Inovação! Inchem iOS users! 😀

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Coitados.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Tal como a inovação do Split View do iPad Air 2 e iPads Pro? Aquela que o Windows 8 imitou da Apple anos antes da própria Apple meter nos seus tablets?

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Sim, a Microsoft copiou o Windows do MacOS, antes da Apple ter tablets.

  6. Avatar de Cortana
    Cortana

    Offtopic: Tenho um WD disco externo de 2TB com muitos docs, acontece que tenho mais docs no disco do que no pc. Tem como eu fazer um backup ou imagem do WD disco externo para o pc sabendo que o meu pc tem apenas 250gb de disco?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      depende da compressão possível dos mesmos. experimente o clonezilla. freeware e tem previsões da compressão final.

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      É fácil, compras outro disco para o pc ou outro externo.

  7. Avatar de Limbus
    Limbus

    O Android já tem o princípio de menu de contexto há muito tempo, simplesmente em vez de carregar com mais força, carrega-se durante mais tempo, portanto a inovação não é nenhuma, foi para a Apple porque não tinha o tal menu de contexto.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Não não tem menu de contexto, carregar mais tempo faz mover o item…

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        onItemLongClick
        Carregar mais tempo faz aquilo que o programador tiver implementado para fazer, seja arrastar items, seja mostrar um menu:
        http://developer.android.com/guide/topics/ui/menus.html#context-menu

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          conhecias algum “launcher” no Android que permitisse estes menus de contexto para cada icon de aplicação?
          Mas se preferes falar de menus nalgum sítio, então a Apple já tinha menus de contexto com “long-press” ainda nem o Android existia.

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            O meu LG tem no launcher original um menu de contexto para cada ícone.

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            tem um menu de contexto com opções específicas para cada aplicação?

          3. Avatar de Limbus
            Limbus

            Já agora, o nova e quase todos os outros têm um menu de contexto ao pressionar longamente um icone.

          4. Avatar de Tomás
            Tomás

            repito: já tinha antes um menu de contexto com opções específicas para cada aplicação? é disso que se está a falar não de mostrar um menu generalista igual em qualquer circunstância e que poucas vezes é necessário.

          5. Avatar de Limbus
            Limbus

            Penso que não, mas é preciso o force 3D para criar um menu de contexto especifico para cada aplicação?
            PS: o “poucas vezes é necessário” é mentira.

          6. Avatar de Tomás
            Tomás

            Se queres continuar a usar o click e o long press nos icons para fazer as coisas que já fazem, então precisas doutra forma como o 3D Touch, por exemplo, para ter funcionalidades adicionais. Percebeste? E não é só para isso que o 3D Touch é usado.
            Quantas vezes ao dia é que usas esse menu? Agora compara com o número de vezes ao dia que abres aplicações no launcher…

          7. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            O nova que é o que uso, ja tem isso do long press em icons há muitos anos, tem ainda o swipe sobre o icon que permite definir uma ação.
            Mentalizem se, é engracado no ios mas no android é possivel ter mais funcionalidades sem recorrer a hardware adicional.

          8. Avatar de Tomás
            Tomás

            Felipe Teixeira, long press em icons já existe há muito tempo em todos os sistemas no homescreen, cada um com uma funcionalidade diferente. E não tinhas menus com opções específicas para cada aplicação no homescreen.
            Swipe sobre o icon foi a solução encontrada na comunidade de jailbreak do iOS para poder ter o menu de contexto nos iPhones mais antigos… Mas swipe sobre o icon está longe de ser uma solução intuitiva e eficiente para o utilizador comum.

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Então afinal o 3D touch foi mais inútil… É para quem gostar mais de “carregar com mais força” em vez de “carregar durante mais tempo”. Ah, e para pesar figos 😀

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          IOS é sinónimo de inútil, quis emparelhar um simples Phones por NFC e para surpresa minha não dá!! Isso do 3D Touch é outra banhada que não serve para nada, “ah e tal não tem bugs, não isto e não aquilo” pois, o meu Z2 também não tem e felizmente não é necessário pedir autorização à google para instalar quase tudo o quero e necessito, sem fazer root.

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          Viste sequer o video?
          Não reparaste que é um método adicional para obter o menu de contexto e não um substituto do ““carregar durante mais tempo”” que faz outra coisa?

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        Lesma, estou enganado ou na verdade o long pressing no iOS só serve para click and drag?

        1. Avatar de Lesma
          Lesma

          Limbus, o longpress no iOS e Android serve para aquilo que os programadores o definirem para fazer. Até pode ser para mostrar um Easter Egg

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          Isso é para o que serve no homescreen da Apple no iOS, nas aplicações serve para o que se quiser, de tal forma que desde 2007 no Safari e Mail serve para nos links mostrar um menu com opções

        3. Avatar de Limbus
          Limbus

          Portanto, concluindo, serve para permitir o menu de contexto no homescreen, onde os programadores, não podem definir o que quiserem?

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            o que dizes não está a fazer nenhum sentido, poderias explicar-te melhor?

          2. Avatar de Limbus
            Limbus

            Resumidamente, para que serve o 3D touch?

          3. Avatar de Tomás
            Tomás

            o 3D Touch permite aumentar as formas de interacção directa intuitivamente. Estes menus de contexto são apenas uma das formas com que a Apple aproveita o 3D Touch, outras permitem variar a resposta do software com a variação de força aplicada, etc. Tens muito sítio onde podes saber mais…

          4. Avatar de Limbus
            Limbus

            Eu sei, mas não me compensa no presente o tempo que perdia a “saber mais”. Quando chegar ao Android vai compensar e depois logo vejo se começo a usar o telemóvel para pesar a fruta.

          5. Avatar de Tomás
            Tomás

            estás a confundir com a Huawei, a empresa que não tinha imaginação para pouco mais do que pesar fruta

  8. Avatar de Edilson
    Edilson

    A primeira a usar foi a huawei

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      tens a certeza disso?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Se pesquisares no Google vez que sim

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          se pesquisares como deve ser vês que não!
          Antes da Huawei sequer mostrar que estava a desenvolver o que chamou na altura de Force Touch já a Apple tinha lançado o Watch com Force Touch e tinha o iPhone com 3D Touch a ser fabricado em larga escala para começar a ser vendido poucos dias depois… coisa que a Huawei só passados vários meses fez. E aquilo que a Huawei mostrou nessa altura não tinha estes menus de contexto, aliás não tinha nem metade do nível de funcionalidade que a Apple introduziu com o iPhone 6s.

          1. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            Foste um dos felizardos que teve um huawei para saber que nao tinha metade das funcionalidades? Felizardo a duplicar, pelos vistos tinhas o 6s também

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            Felipe Teixeira, lê com calma o que as pessoas escrevem para poderes perceber o que é dito!
            … “aquilo que a Huawei MOSTROU NESSA ALTURA não tinha estes menus de contexto, aliás não tinha nem metade do nível de funcionalidade que a Apple introduziu com o iPhone 6s”
            Estamos a falar da apresentação pública do protótipo que a Huawei tinha com o que chamou de force touch, aquela que dizem que serve de prova que a Huawei tinha antes do iPhone quando o iPhone já estava pronto para ser vendido. As funcionalidades que a Huawei tinha NESSA ALTURA ficaram à vista de todos e alguns até mostraram o seu uso em video, tal como ficou registado o pedido da Huawei por ideias para saber o que fazer com aquilo.

  9. Avatar de Narco
    Narco

    Este ecra não tem 3d Touch.
    O que vi fazer, foi deslizar o dedo de cima para baixo sobre o ícone e abriu-se um menu.
    Agora que semelhança tem isto com o 3d touch?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Almeida
      Almeida

      Realmente tb não sei onde está a função 3D touch ou entao o video nao o mostra bem, carregar num icon e fazer saltar uma “Lista” com opções ?

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      LOL vocês não leêm e depois dizem disparates.
      Vocês acham que o Nexus 6p tem hardware para detetar pressão no ecrã???
      Claro que não! Quase nenhum smartphone Android tem, penso que só o Huawei Mate S e o Meizu Pro 6.
      Essa adição de compatibilidade foi introduzida no Android N, que é exclusivo (em beta) nos Nexus. Logo os desenvolvedores para compatibilizar uma app para pressão no ecrã tiveram de usar APIs do Android N, QUE SÓ ESTÁ DISPONÍVEL PARA OS NEXUS. Logo, só podiam testas as apps nos Nexus.
      Ora, como referi anteriormente o Nexus 6p não tem hardware para force touch, logo os desenvolvedores arranjaram uma maneira de demonstrar um exemplo de uma app (no vídeo mostra duas) a mostrar informação adicional quando é pressionada, que foi, em vez de pressionar (visto que o smartphone não tem hardware para isso, repito pela terceira vez) deslizaram o dedo.
      Na prática não vai ser assim no fim. Estas funções só vão estar disponíveis em smartphones que venham de fábrica com hardware para detetar a pressão no ecrã.

      Entenderam agora? Expliquei-vos como se fossem crianças de 3 anos.

      1. Avatar de gajo de alfama
        gajo de alfama

        Não sei como te deste ao trabalho oh Portimão.
        Quando vi os comentários desses gajos só me parti a rir e segui em frente.
        Fiquei com demasiada vergonha alheia.

      2. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Explicas te como se fosses uma criança de 3 anos, é diferente.
        Custa assim tanto ver que deslizar o dedo faz exatamente a mesma coisa e tá disponivel deste sempre no android?

        1. Avatar de gajo de alfama
          gajo de alfama

          “Explicas te” não existe.

  10. Avatar de Eu
    Eu

    Secalhar não foi a Apple que introduziu o 3D Touch…