Android Marshmallow já passou a barreira dos 15%

34 Comentários

O universo Android sabe-se que é composto por diversas versões, alguma delas com alguns anos e que teimam em não desaparecer. Mesmo com novas versões disponíveis, os utilizadores vêm-se presos, muito por culpa dos fabricantes, que decidem não actualizar os seus equipamentos.

Os números de utilização do Android, apresentados pela Google, mostram que o Marshmallow continua a crescer, tendo no último mês atingido o patamar dos 15%.

Android Marshmallow

Estamos a pouco menos de um mês do, suposto, lançamento do Android Nougat e os números de utilização do Android continuam a seguir o padrão dos últimos meses. O Marshmallow domina cada vez mais a plataforma da Google e o seu crescimento, apesar de lento, segue uma toada firme e com números cada vez mais expressivos.

Os dados referentes ao mês passado mostram que o Marshmallow chegaram aos 15,2%, o que representa um crescimento de quase 2 pontos percentuais face aos 13,3% que tinha em Julho.

Os Android Lollipop 5.0 e 5.1 conseguem ter 35,5% em conjunto, com uma subida de 0,4% em comparação com os 35.1% que apresentou no mês passado. Estas 3 versões são seguidas pelo Android 4.4 KitKat que teve uma quebra de 0,9%, passando de 30,1% para 29,2%.

Android Marshmallow

A lista continua com o Android 4.3 Jelly Bean, que viu cair a sua posição, passando de 17,8% para 16.7%, enquanto o Ice Cream Sandwich caiu apenas 0.1%. O Gingerbread também caiu 0,2%, para os 1,7%. Por fim o Froyo está agora presente com 0.1%, o que o levará a desaparecer desta tabela já no próximo mês.

A saída do Froyo deverá ser compensada com a entrada do novo Android Nougat, que está já em testes há algum tempo e que começa a ter uma expressão no universo Android.

Mais uma vez fica patente a dispersão de versões no universo Android. Nove meses depois da chegada do Android Marshmallow, este passou agora os 15% e dificilmente conseguirá um domínio completo e que seria desejável, antes da chegada da próxima versão.

Android Developers

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E se calhar há mais equipamentos com Marshmallow porque as pessoas compraram novos, porque provavelmente os antigos não tiveram direito a atualização.

  2. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    A verdade é que vejo os fabricantes mais interessados no 6.X que no 5.X e respectiva adopção. Sepor umlado a Google temvque apertar com os fabricantes, é necessário não cair no erro de comparar com outros SO como iOS já que são ciclos diferentes: a Google faz o software e só a meio do desenvolvimento é que os fabricantes podem começar a trabalhar em produtos baseados no código; no iOS a Apple tem mais flexibilidade e pode trabalhar em paralelo. Além disso o sistema é tão fechado que o desenvolvimento é muito mais simples.

    No caso concreto o 6.X e antevejo o 7 são já SÓ muito maduros e convém ter hardware jeitoso para aproveitar ao máximo o SÓ quase nível Desktop.

  3. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    clap.. clap.. clap….
    Deveria ser bem superior mas hey os fabricantes estã-se borrifando e a Google não força os fabricantes…

    1. Avatar de Alegre
      Alegre

      Organizacao da apple e o que faz os seus produtos terem o sucesso tremendo que tem. Os haters nao percebem porque os seus octa cores baratos nao fazem comichao a um dual core futurista da apple. Hpdates, seguranca e exclusividade de apps e servicos e o que faz o ecossistema apple o melhkr do momento

      1. Avatar de aqui.
    2. Avatar de TOM
      TOM

      A maioria dos utilizadores está-se borrifando para a versão do SO, mas hey, quem se importar compre um nexus.

      1. Avatar de João RS
        João RS

        Mas hey… 2 anos e fica sem updates!

        1. Avatar de TOM
          TOM

          Mas hey, roms com fartura durante anos!

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Ifans: Android? Isso é lag, vírus e falta de updates.

      Androidfans: Isso overpriced! com specs de ha 2 anos e limitado.

      Windowsfans: eu não quero saber de apps, tenho tudo o que preciso, não gosto de pokémon go.

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Ainda a uns tempo postaram um artigo de um senhor que dizia que as redes sociais vieram dar voz aos incompetentes. A verdade é que esse tipo criticas/afirmações são o espelho da ignorância de cada um.

      2. Avatar de aqui.
        aqui.

        vai comer pão

      3. Avatar de aqui.
        aqui.

        vai beber leitinho

      4. Avatar de Hugo
        Hugo

        É que é tal e qual LOl
        Toda a gente sabe dizer mal, mas poucos sabem o que dizem e pior, poucos sabem o que precisam 😛

  4. Avatar de Tiago E.
    Tiago E.

    Mas já não está a chegar o Android Nougat? Não percebo a malta que usa android….

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Então porque vieste cá comentar? Isso sim, não se percebe.

    2. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Vieste tentar perceber ou dizer que não percebes?

    3. Avatar de TOM
      TOM

      Não percebes, porque és um updatófilos. Já agora, vai trocar de frigorífico, porque saiu uma versão nova!

  5. Avatar de aqui.
    aqui.

    sempre a dizerem mal do android. deixem ele sossegado.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sou um fan boy da Samsung, mas felizmente isso está a mudar! Dei 400 euros por um s4 que tem specs mais que suficiente para o Android 6.0 e não me atualizaram. Estou desiludido. E sei que existe CM e outras……..

    1. Avatar de aqui.
      aqui.

      cala-te fã da apple

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      400€? WTF
      Eu então tive um com Lolipop (custou-me 1/4 desse valor) e fiz downgrade pro CM 4.4. Ficou muito mais rápido e autonomia aumentou brutalmente.
      Há que saber o que se precisa, quando não se sabe, nada é suficiente, a não ser o novo iphone/samsung que ainda nem saíram.

  7. Avatar de Pedro
  8. Avatar de Santos
    Santos

    Android M: 15%
    Windows 10 Mobile: 13%
    iOS 9: 86%

  9. Avatar de edgar
    edgar

    o grande mal e a google que nao consegue impor aos fabricantes de SOC e as marcas a obrigaçao de actualizaçao

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Eu já tenho o 7.0

  11. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Pois eu tenho, no meu Mi4, o Android versão 4.4.4KTU84P com a MIUI Global 7.1.99.99 e não consigo fazer o up-date para o Marshmallow de modo nenhum! Disseram-me que tinha que instalar a rom global para pode receber a atualização via OTA. Não consegui lá chegar. Também tentei instalar o W10Mobile na máquina mas também não consegui. Isto é bem mais complicado do que atualizar o IOS num iphone…!

    1. Avatar de aqui.
      aqui.

      que comentário tão mentiroso

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        Verdade verdadinha! Eu nunca deixei de atualizar os meus Iphones, excepto o 4S de 8Gb quando o espaço em disco não o permitia. Agora o Mi4, garanto-te que tem o droid 4.4.4 porque não o consegui atualizar para o 6. Nem tão pouco flashar a rom específica criada pela Microsoft com o W10M. Talvez tu, que és um sabichão possas iluminar o meu caminho…
        Ou talvez não, se não souberes que caminhas no escuro…

        1. Avatar de aqui.
          aqui.

          não te enterras mais

        2. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          “Eu nunca deixei de atualizar os meus Iphones, excepto o 4S de 8Gb quando o espaço em disco não o permitia.”

          Ainda falam dos outros que não recebem actualizações mas depois a outros que não as conseguem fazer porque pasme-se não existe espaço no telemóvel que custou centenas de euros,fantástico.

  12. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    E o meu asus zenfone 2 laser ze601kl é um deles.

  13. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Seria tão bom se pudéssemos abdicar das versões 5.0 para baixo.
    As minhas aplicação actualmente dão suporte da versão 4.1 para cima
    Mas gostaria muito de poder abdicar das versões 4.x.