Fabricantes Android não investem no Face ID por ser caro demais

37 Comentários

O Face ID foi uma das novidades mais interessantes que a Apple colocou no iPhone X. Este é muito mais que um simples sistema de reconhecimento facial, o Face ID recorre a modelos 3D das faces dos utilizadores para os autenticar.

Como normalmente o mercado reage, era de esperar que os concorrentes da Apple conseguissem colocar nos seus equipamentos sistemas idênticos ao da empresa de Cupertino. Contudo, aparentemente há um grande entrave para que tal aconteça, criar um sistema alternativo ao Face ID é caro demais.


Se algum fabricante apresenta uma tecnologia que funciona, que atrai os consumidores, é praticamente certo que os seus concorrentes a vão “replicar” e oferecer aos seus clientes algo muito idêntico. Foi assim no passado e era esperado que o Face ID também fosse levado para outros equipamentos sob a forma de alguma tecnologia idêntica. Ao que parece… não será assim simples de o fazer!

 

Porque não surgem smartphones Android com reconhecimento facial?

Não temos dúvidas, até porque várias empresas já tinham mostrado que estavam a trabalhar em algo parecido, que o Face ID seria trazido para o mundo Android… mas isso não está a acontecer, depois de tudo o que vimos apresentado nas dezenas de novos equipamentos lançados já em 2018.

Não está a acontecer e, segundo informações reveladas, a causa está no elevado preço dos componentes, o que torna estes sistemas caros demais.

 

O fator preço está a impedir a massificação do Face ID

Do que se sabe, os módulos dos sensores 3D custam entre 30 e 50 dólares, o que em equipamentos com um preço de cerca de 200 dólares é claramente um acréscimo elevado demais.

Com a chegada do Face ID a novos equipamentos da Apple, que se prevê que surjam já este ano, espera-se que o preço destes módulos desça significativamente, tornado-os mais acessíveis a todos os fabricantes.

 

Já há fabricantes Android a criar alternativas

Apesar de muitos aguardarem apenas que estes módulos se tornem acessíveis, outros estão já a trabalhar de forma ativa para criar alternativas viáveis. Sabe-se que a Samsung, nos seus novos Galaxy S9 e S9+, está a usar o sistema de reconhecimento facial e da íris, com resultados positivos.

Também outro gigante chinês, a Huawei, apresentou já a Point Cloud Depth Camera, que a marca afirma ter melhores prestações que o Face ID da Apple.

Com estas limitações, os fabricantes Android acabaram por adiar os seus planos para implementação de sistemas de reconhecimento facial, mantendo por agora os sistemas biométricos assentes na impressão digital.

A própria complexidade na construção destes sistemas foi uma das razões apresentada para o adiamento da chegada do iPhone X ao mercado, mostrando que não são componentes simples.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dave snow
    dave snow

    O que os Android têm também é reconhecimento facial, só não têm a parte do scan 3d. E tendo em conta que o o fingerprint scan funciona extremamente bem, será que vale mesmo apena investir nesse tipo de hardware?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Tenho o face unlock do oneplus e dou por mim a usar mais o fingerprint scan.

      1. Avatar de dave snow
        dave snow

        Também use durante uma semana no Oneplus 5, no início era engraçado e bastante rápido. Mas depois desliguei.

        1. Avatar de Ze
          Ze

          O xiaomi redmi note 5 pro também vem com reconhecimento facial.

    2. Avatar de LG
      LG

      +1 tenho reconhecimento facial mas deixei de usar porque tinha sempre que apontar a cara. Utilizar o dedo é mais natural. De qualquer forma foi mais que provado que fingerprint é mais seguro que FaceID

      1. Avatar de dave snow
        dave snow

        Por acaso não sei muito sobre o assunto, mas o finger print parece ser algo bastante seguro, aliás deve ser usado em muitos sistemas de segurança.
        O meu problema com reconhecimento facial nos tlm é que ou é em dois passos (com slide to unlock) ou desbloqueia logo e não vês as notificações.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não podia concordar mais.

      Embora considere engenhoso e interessante o Face ID, não o vejo como algo mais que um fait diver… e garantidamente tê-lo não justifica retirar o fingerprint scan. A Apple criou uma solução para um problema que nao existia e retirou uma funcionalidade útil em contrapartida.

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    A verdade é que a mim chega-me bem a impressão digital e é mais difícil de trapacear, não quero pagar um alto premium para ter o face id, tenho coisas melhores onde gastar o dinheiro. Além de que com óculos de sol e um chapéu (verão) já temos que introduzir código.

    O dinheiro empregue no FaceId dá para ter 128 em vez de 64 GB flash e mais autonomia.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      E se tiveres umas luvas no inverno?

      1. Avatar de Dan
        Dan

        Usas luvas? 1 em cada mil é que deve usar luvas

      2. Avatar de Yuguitcho
        Yuguitcho

        Compravas iPhone.. LoL

      3. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Se tiver luvas (salvo 1% que tem luvas capacitivas) nem mexo no telemóvel. Fora isso com luvas escorrega imenso, já quantas vezes os meus smartphones iam fazer uma viagem ao chão por esse facto…

      4. Avatar de Daniel
        Daniel

        Se tiver luvas no inverno uso os chamados “trusted devices”, que enquanto os tiver comigo junto ao telemovel este fica desbloqueado. Além de que há luvas que funcionam com ecrãs capacitivos.

      5. Avatar de Jona
        Jona

        Desbloqueias com a fronha para depois teres que tirar as luvas para usares o aparelho? Boa ideia nao é?

    2. Avatar de GM
      GM

      Sou utilizador do (defunto?) W10m. Devo dizer que o meu Lumia 950XL, com o iris scaner, funciona de dia, de noite, às escuras, com óculos de sol. Só funciona menos bem, e por vezes não funciona de todo, quando a intensidade luminosa é elevada. Nessa altura, recorro ao PIN. Mas claro, são equipamentos já fora de circulação….
      Reconheço ainda que o fingerprint scan, apesar de não dispor dessa funcionalida, seria bem mais versátil e ráido a aceder ao equipamento.

      1. Avatar de GM
        GM

        * funcionalidade

    3. Avatar de NorthDylan
      NorthDylan

      Só quero corrigir que o Face ID funciona perfeitamente se tiver a usar um chapéu ou óculos de sol.

  3. Avatar de Haters gonna Hate
    Haters gonna Hate

    Isso é como dizer: um carro? Não o cavalo chega-me perfeitamente.

    1. Avatar de Lagaffe
      Lagaffe

      Sim, tem tudo a ver… Se quiseres fazer uma analogia com carros, faz em condições. Que tal comparares um carro com jantes especiais de liga leve e outro sem esse extra. Sim, porque o face ID é um extra, nada mais.

    2. Avatar de Dan
      Dan

      Bela comparação, tenta novamente.

    3. Avatar de CcsG
      CcsG

      Bulkshit, o problema é que se para usar o carro demoro dez minutos para o abrir, sentar, pôr o cinto etc etc, é muito mais prático e saudável ir a cavalo

      1. Avatar de Lagaffe
        Lagaffe

        Então vai!

  4. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Novidade? As tecnologias só existem quando a Apple as usa?

    Já agora o meu MI A1 tem reconhecimento facial… E é Android

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nao uses , a segurança dele é perto de 0% .

      Abc

      1. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        Normalmente uso impressão digital, mas o velhinho Lumia 950 já tinha leitor de Iris. Não percebo a insistência em chamar novidades só quando a Apple a usa… Tablet? Rato? Smartphone? Invenções Apple?

    2. Avatar de Pedro Pereira
      Pedro Pereira

      Atencao que actualmente qualquer telemovel Android, Iphone e possivel implementar uma tecnologia de FaceID baseada em 2D. Significa isso que se tirares um print a tua foto e colocares a frente da camera passa o FaceID. A apple foi a primeira a introduzir o 3D FaceID no IPhone X e so e possivel com adicao de novos sensors e.g. IR Camera, IR Projector, IR Light etc.

  5. Avatar de Logic
    Logic

    Nunca percebi porque insistem com FaceID, nem sequer é util. A impressao digital é mais comodo, seguro e funciona melhor…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      1 usa e depois fale.
      O problema do faceid é animação/swipe para desbloquear.

      1. Avatar de dave snow
        dave snow

        Mas se não tiver o swipe não consegues ver as notificações.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Depende , estás apenas a pensar na altura de desbloquear o tlm , com faceID tens autenticação a todo o instante , quando acedes a qq app ele faz autenticação , etc…

      Abc

  6. Avatar de ComAtesta
    ComAtesta

    Querem saber como isto e completamente falso? A apple vendeu menos este quarter certo? No entanto o lucro subiu, como e que isso pode ser feito se os componentes sao mais caros? exacto, nao pode, o preco dos componentes continua praticamente igual a unica diferenca e que a margem de lucro aumentou. Matematica simples. Mesmo basica. Mas continuem a enganar se a pensar que o telemovel e mais caro por causa da feature x ou y.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não aprendas matemática outra vez , não …..
      Uma das tua variáveis está errada.

      Abc

    2. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Pois, o segredo está na margem!
      Ao recalibrar o preço, a Apple vendeu menos, mas faturou mais.
      Porque deve haver muito quem esteja disposto a pagar mais de mil euros por um equipamento… que caído no chão, já era!

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Porque o preço final aumentou mais que o preço de produção (que também aumentou), e como estamos a falar da Apple, vai sempre vender consideravelmente, mesmo que venda menos que o ano passado.

      Matemática simples, mesmo básica.

  7. Avatar de ExaHamza
    ExaHamza

    Rostos Fidedignos. Já roda no Android há bastante tempo. Não sei porquê insistem em afirmar que a Apple trouxe uma inovação.
    Pode ter trazido uma melhoria ali e acolá, mas não foi invenção sua. Esse sistema de desbloqueio facial eu (assim como muitos) usava no Motorola Droid RAZR (Android 4). Mas, isso não é da minha conta.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    A experiência que tenho com reconhecimento facial é de usar o meu Samsung S8 Plus e agora também o Iphone X. No Samsung, infelizmente, numa sala sem luz não reconhece e com uma foto já desbloqueei. Desativei o reconhecimento facial no Samsung por questões de segurança e só uso o desbloqueio com impressão digital. O desbloqueio com a iris é muito lento. O Samsung S8 Plus é um excelente telefone uso todos os dias só pena o sensor de impressão digital estar numa posição estranha, fora isso excelente. Estou à espera da atualização para o Android Oreo. Reconheço que o face ID do iphone X funciona muito bem, mesmo numa sala completamente sem luz, e como é 3D não se deixa enganar pelas fotos. Pessoalmente, prefiro muito mais o face id à impressão digital, em telefones com os chamados ecrâs infinitos porque nestes telefones o sensor de impressão digital tem de estar na traseira do equipamento e prefiro desbloquear uma APP ou o telefone sem ter de pegar nele e com o Samsung tenho sempre de pegar nele para desbloquear o que se torna chato estar sempre a pegar no telefone para desbloquear, posso usar o desbloqueio com a IRIS mas tem de estar na posição certa e relativamente perto do olho e não tenho paciência…mas de qualquer forma, tudo bons telefones.