Android continua a ser o SO móvel mais usado nos EUA

37 Comentários

Os números de utilização e vendas dos diferentes sistemas operativos são a melhor forma de tomar o pulso às escolhas dos consumidores.

Normalmente estes números são condicionados com os novos lançamentos, especialmente no campo dos dispositivos móveis.

Uma nova análise vem mostrar que o Android continua a ser a opção para a maioria dos utilizadores em especial nos Estados Unidos, o que espelha a mesma tendência no resto do mundo.

android_usa_1

Os números que foram agora apresentados reflectem os dados recolhidos pela comScore durante o trimestre que compreendeu os passados meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

Nesse período, e com base informação que foi recolhida e analisada, a Apple manteve-se como o principal fabricante de equipamentos, com o Android a ser a escolha preferida no que toca ao sistema operativo utilizador.

Estes números não diferem muito de outros já apresentados e reforça a liderança do Android no campo dos dispositivos móveis.

A liderança da Apple como principal fabricante não é difícil de justificar. Não havendo uma diferença significativa entre o Android e o iOS, e aliado ao facto de haverem diversos fabricantes, a Apple acaba por tirar dividendos de ser o único a fornecer equipamentos com iOS.

Market Share de Fabricantes de Smartphones

Smartphone OEM Share (%) Nov-14 Share (%) Feb-15 Point Change
Total Smartphone Subscribers 100.0% 100.0% 0
Apple 41.8% 41.7% -0.1
Samsung 29.7% 28.6% -1.1
LG 7.6% 8.3% 0.7
Motorola 5.2% 5.1% -0.1
HTC 3.7% 3.8% 0.1

Os números que a comScore apresenta para o universo de fabricantes de hardware revela a posição de destaque da Apple.

São mais de 10%  de vantagem face ao segundo classificado, a Samsung. É importante notar que o período a que se reportam estes dados não contempla ainda os números de vendas dos novos Galaxy, que se espera venham a dar uma nova força ao fabricante sul coreano.

Da lista dos 5 principais fabricantes a quase totalidade acabou por ter uma prestação em que perdeu pontos de share, sendo a LG a única a apresentar um crescimento, ainda que reduzido.

Top Plataformas Smartphone

Smartphone Platform Share (%) Nov-14 Share (%) Feb-15 Point Change
Total Smartphone Subscribers 100.0% 100.0% 0
Android 52.6% 52.8% 0.2
Apple 41.8% 41.7% -0.1
Microsoft 3.4% 3.5% 0.1
BlackBerry 2.0% 1.8% -0.2
Symbian 0.1% 0.1% 0.0

No campo dos sistemas operativos o cenário completamente oposto e vem dar destaque ao Android. Este é, de todos os presentes na lista, o que consegue cativar mais utilizadores, com mais de metade das escolhas.

Em segundo lugar, com 11% de diferença, está a Apple com o iOS. Muito mais abaixo temos depois o Windows Phone, o BlackBerry e, como curiosidade, o Symbian.

A presença do sistema operativo da Nokia revela que muitos ainda não se renderam às mais modernas ofertas existentes no mercado, ainda que num número muito reduzido.

Top Aplicações Smartphone

Para além de fabricantes e de sistemas operativos, a comScore analisou também as principais aplicações usadas. Sem qualquer surpresa temos em primeiro lugar, e com um valor dificilmente ultrapassavel, o Facebook. Depois seguem-se as principais aplicações da Google e o Messenger do Facebook.

android_usa_2

Este é o cenário que o final de 2014 e principio de 2015 mostram do mercado dos dispositivos móveis. É uma imagem de como estava o mercado nos Estados Unidos, mas que facilmente pode ser extrapolado para o resto do mundo, com algumas pequenas adaptações.

O Android é, há já bastante tempo, o sistema operativo de eleição dos consumidores, mas a Apple é a que mais dispositivos vende, fruto da diversidade de ofertas no campo do Android e de ser o único a oferecer equipamentos com iOS.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LP
    LP

    A chamada maioria absoluta… há ali mão do João Jardim! 😀

  2. Avatar de Norman Bates
    Norman Bates

    Meh, o que é que isso interessa?

    Qualquer rede social tem de ter app para iOS, senão não vai pegar…

    Qualquer serviço online, também.

    Qualquer gadget, tem de ser compatível com iPhone, senão também não pega…

    É como o inglês, há mais pessoas a falarem espanhol e mandarim que inglês… Mas vai-se a qualquer lado do mundo, a qualquer país, mesmo Espanha e China, e eles falam inglês, ou pelo menos as pessoas com quem precisas de falar…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      E eu não pego em IOS porque simplesmente não tenho graveto para os comprar… tal como muitos portugueses. Para mim se o tlm mesmo de 100 euros, tem gps, câmara, dá para jogar e aprender o que desejo mais? ah e ainda telefona.

      1. Avatar de Norman Bates
        Norman Bates

        Se calhar algo mais e muito mais rápido. Por exemplo, podes ter GPS, mas num iPhone tens GPS, e enquanto num telemovel de 100€, ainda está a abrir o Google Maps, num iPhone, já abriste o Google Maps, já estás localizado instantaneamente, já introduziste o destino é já estás a seguir caminho.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Wooooooooowwwwww quero um iphone já xD
          Não sejas fanboy pah

        2. Avatar de R7cardo
          R7cardo

          Falas muito bem, mas ou és alguém com os paizinhos muito ricos ou então um pobreta qualquer que ganha o ordenado mínimo e andou um mês inteiro a pão e agua para ter um Iphone

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      O pplware devia vender pomada para o cotovelo.

  3. Avatar de Stako
    Stako

    É triste não ver a Sony nesta lista, acho que têm feito um bom trabalho tanto software como hardware, mas pronto são modas

    1. Avatar de Paulo pais
      Paulo pais

      Sony? Das piores marcas que nc faz update. Mas qq android para mim esta riscado. Lumia ou iphone sao melhores e nada bate ios

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim para o swag iOS é o melhor sem duvida.

      2. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Huh ? Tens modelos Sony com + de 2 anos que ainda vão receber este mês ( ou já receberam ) o Lollipop. Isto é uma marca que não faz updates ?

    2. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Não fez um bom trabalho com as operadoras americanas.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Em software é das piores.

      1. Avatar de Norman Bates
        Norman Bates

        Claro, usa Android

    4. Avatar de Xis
      Xis

      A Sony é uma vergonha…
      Quase 500€ por um Z3 Compact e ainda está no 4.4.4? Tanto tempo para lançar a actualização que prometeram no início do ano?!?

      Mas tens razão quanto à qualidade, estou super contente com telemóvel e com o sistema da Sony.

  4. Avatar de transcendez
    transcendez

    Proudly made in usa by RPC.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho que é normal que assim seja, na plataforma Androide há de tudo para todos, há do mais básico e barato aos melhores e mais caros, o que eu acho muito bem, para se ter um Smartphone não devia ser preciso vender um rim.

    1. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Mercado americano.

    2. Avatar de Xis
      Xis

      Exactamente, é perfeitamente normal que o Android domine uma vez que cobre muito mais áreas, desde preço a forma, tamanho, etc…
      Por outro lado é normal que a Apple seja a marca que mais vende, já que toda a gente que pretenda ter iOS tem de comprar um dispositivo dessa maca.

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Desde meados de 2012 foi a Apple que mais subiu.

    – Andoid era 51,8%, passou para 52,8%
    – iOS, era 34,3%, passou para 41,7%

    https://pplware.sitedev.pt/informacao/android-e-o-so-mais-usado-nos-estados-unidos/

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Este precisa de objectivos na vida.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        coitado… ele é assim mas acho que é feliz.

      2. Avatar de Norman Bates
        Norman Bates

        É como tu, só cena para aqui para insultar os outros e mandar farpas…

    2. Avatar de Xis
      Xis

      Ainda bem, espero que isso te tenha trazido algo de positivo na vida!

    3. Avatar de int3
      int3

      subiu. mas o android subiu. quer dizer que ha alguem que perdeu bastante

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Blackberry saiu de cena e houve aumento do mercado em si.

    4. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      E o que isso contribui para a tua felicidade?

      Imagino que sejas accionista ou funcionário da Apple, caso contrario não entendo.

  7. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Não troco iphone por nada, mas tanto a Samsung como a lg tem feito um bom trabalho (embora no android os sensores funcionem mal). Sony, htc e restantes são empresas medíocres que n interessam ao mercado.

    1. Avatar de SSilva
      SSilva

      Já tiveste algum sony da Gama Z nas mãos? Ou um HTC One? puff vê-se mesmo que não sabes do que falas…
      Não confundas pouca fama com falta de qualidade ou nível.

    2. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Vender muitas unidades, não quer que seja melhor.

      Quer dizer que é barato.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Hum… mas não é a Apple que tem o record de mais aparelhos vendidos (iphone 6)?
        Isso deita a tua teoria por terra!

        1. Avatar de Norman Bates
          Norman Bates

          Se se adicionasse “barato” ao que já é, vendia pelo menos 90%, já que haveria sempre haters e enganados para fazer os 10%…

          Como é só “bom”, fica-se por menos de 50%…

  8. Avatar de Rui C
    Rui C

    Quantidade não é qualidade.
    Tal como specs melhores não significa que trabalhe ao mais alto nível.

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Vocês falam, falam e falam, mas coitado é o Windows Phone…
    Pelo menos estes “são pobres mas alegres”

    1. Avatar de Não Não
      Não Não

      Pobres? Nem por isso, muitos compram modelos de 200eur porque simplesmente um Windows Phone de 50eur tem a mesma performance e estabilidade de um de 600, e por 200eur já se encontram Lumias com ecrãs excelentes e bons processadores que dão uma usabilidade de topo de gama.

  10. Avatar de FG
    FG

    O mercado de smartphones é definido por quê?

    Se isso fosse definido por verdadeiros smartphones (aqueles que são utilizados diariamente como um smartphone), as estatísticas eram outras…