Android vai ter forma de ser apagado em caso de roubo

21 Comentários

As medidas de segurança que a Google implementou no Android conseguem já garantir uma protecção bastante elevada. Mas para complementar estas medias, a versão Open Source do Android, a AOSP, tem agora uma nova funcionalidade.

O Android terá em breve uma forma de ser bloqueado e eliminado remotamente dos dispositivos onde está a correr. Este “kill switch” será a garantia de uma protecção a 100%.

Nexus Android

Esta nova medida de protecção está a ser criada para trazer ao Android a possibilidade de ser bloqueado remotamente pelos utilizadores, operadores ou até pela Google, sempre que um equipamento for roubado ou perdido. Com uma chamada ao Android será possível deixar o smartphone ou o tablet completamente inutilizado, sem que possa mais tarde ser recuperado e vendido.

Esta é uma medida muito pesada para ser aplicada, mas será a forma mais segura de ser conseguida a eliminação dos dados dos utilizadores e também do próprio Android. Para aplicar esta medida, serão eliminados todos os dados das partições do dispositivos, tornando-o completamente inútil e bloqueado.

A nova funcionalidade está já presente nos repositórios de desenvolvimento da mais recente versão do AOSP e poderá muito bem ser incorporada pela Google no Android N, que está ainda a ser terminado para ser lançado durante o Verão.

Android arranque

O “kill switch” irá muito provavelmente ser incluído nas várias ferramentas que a Google tem para monitorização, localização e controlo dos equipamentos perdidos.

Esta deverá ser uma medida a ser usada pelos utilizadores em último caso e apenas como medida de recurso para inviabilizar o equipamento. A partir do momento em que os dados são eliminados, os dispositivos ficam inutilizados. Provavelmente a Google irá desenvolver no futuro uma forma destes poderem ser recuperados.

Os níveis de segurança estão a crescer no Android e a tornarem-se mais fortes. Depois do controlo dado pelo Gestor de Dispositivos e do bloqueio de recuperação associado à última conta Google configurada, este kill switch pode ser a medida que muitos queriam para destruir de forma permanente os smartphones ou tablets roubados ou perdidos.

Android Open Source Project

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sou fá de Android mas bem sabemos que medidas como esta e o bloqueio em caso de roubo, nunca irão funcionar em Android ao contrario de Apple, porque o sistema é todo fechado.

    Vai existir sempre forma de dar a volta, já existe tantos aparelhos Android com a funcionalidade bloquear em caso de roubo e para já consegue-se fazer hard-reset praticamente a todos, existe boxs especificas para isso a venda.

    Na Apple para já não existe nada simples, existe mas é muito complicado e não fica barato obriga a remover a nand reprogramar, reballing, o processo fica muito caro e ainda pouco pessoal faz isso, isto só para o bloqueio da icloud se for bloqueio de operador ainda obriga a remover mais 2 chips.

    1. Avatar de James
      James

      No Android existe porque assim eles querem,não tem nada de mal fazer um Hard-reset, tenho uma pessoa amiga que tem um s6 edge e esqueceu se da pass de segurança relativamente ah impressão digital,e ela precisava de aceder às fotos e vídeos que lá tem, e isso não tem como contornar para acederes,agora ela facilmente carregando em 3 botões faz um Hard reset mas ao apagar tudo não vai servir de nada, e se não existisse o hard reset ia deitar o telefone fora?, em caso de roubo bloqueias pelo imei

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        o bloqueio de imei apenas vai impedir o uso de redes nacionais, não vai impedir usar todas as outras funcionalidades do aparelho ou o uso de redes noutros países. Como tal é uma medida bastante mais fraca para desincentivar o roubo.
        quanto ao hard-reset continua a ser possível fazer com este género protecção, a pessoa só precisa de saber a autenticação da sua conta da Apple ou Google, coisa que à partida as pessoas sabem ou deveriam guardar nalgum lado seguro já que é usada por tantos serviços no aparelho.

        1. Avatar de Gabriel Rezende
          Gabriel Rezende

          Até onde eu entendo o bloqueio por IMEI é mundial.

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            não, não é. As bases de dados de roubo são nacionais, no máximo haverá alguns acordos de partilha entre alguns países europeus, mas basta ir parar a outros países para não sofrer qualquer bloqueio de rede.

  2. Avatar de sómaisum
    sómaisum

    Então não é simplesmente bloqueado para depois recuperar? (em caso de misterioso aparecimento)
    Kill the Nand, save the world ! ahah

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como o Windows 10 Mobile portanto… mas é bom a google ter essa essa opção, pode ser que venha o desbloqueio pela Iris, instalar software no sd card e tiles nas próximas versões.

    🙂

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      se é como o Windows Mobile corre o risco do bloqueio só ser possível em aparelhos comprados nos EUA e relativamente novos

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          E tocar funciona, assim como bloquear o aparelho com PIN.
          😛

          Apagar dados não vou experimentar 😛

        2. Avatar de Antwin
          Antwin

          O que o artigo fala é em “kill switch” e isso não é um para o Windows Phone, é outro tipo de serviço, à semelhança do Find My iPhone ou Android Device Manager.
          O que seria mais equivalente para o Windows Phone ou Mobile é o “reset protection”, mas tal só existe para aparelhos nos EUA. O Android também já tinha esse género de protecção mas aparenta ter algumas debilidades, daí talvez a criação desta forma alternativa mais radical.

        3. Avatar de Limbus
          Limbus

          Isso também o Android tem, não é disso que se trata.

    2. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      Já tinha isto no meu WP7.8 há mais de 4 anos..

  4. Avatar de André
    André

    mas isso já não existe?

    1. Avatar de Pedro Simões

      São formas diferentes. O que tens hoje apaga-te apenas os dados. Esta apaga o Android do smartphone ou tablet.

  5. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    ‘Este “kill switch” será a garantia de uma protecção a 100%.’
    Bom! Afirmação típica de fanboy. Ainda para maIs para quem a faz supostamente é da área e sabe que esse “Kill switch” ou outro não oferece uma proteção à 100%.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não há protecções a 100%.

  6. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Android e o Recovery Mode… Format e está novo para outro utilizar. Não sou fã da Apple mas dou bastante valor ao find My iPhone. Uma vez em lost Mode só o utilizar original é que o desbloqueia.

  7. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Deveria ser como o iCloud só que de Android? Bloqueou, precisa colocar o e-mail @gmail.com. Simples. Não adianta fazer hard reset que ele fica lá pedindo o e-mail e a senha. Tem fincionado bem na Apple.

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Pois, o Android finalmente chegou a 2010, yaaaayy! 😛 Duvido que o apagar ou bloquear do Android irá ter as mesmas funções que a Apple, a Google está a baldar-se para o sistema. Roubado?! Que se lixe, compre outro. Tinha dados importantes que não quer que ninguém tenha acesso? Azar.

  8. Avatar de Dreamliner
    Dreamliner

    Bem vindo a 2010.